DHEA: O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Especialista:
atualizado em 09/02/2021

Suplementos de DHEA são usados por pessoas que querem aumentar o desejo sexual, criar músculos, combater os efeitos do envelhecimento e melhorar algumas condições de saúde, mas não há evidências suficientes de que esses benefícios sejam verdadeiros. A seguir você encontra o que a ciência sabe sobre esse suplemento, para que serve, quais são seus benefícios e efeitos colaterias, e o que mais você precisar saber.

O que é DHEA?

DHEA (desidroepiandrosterona) é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais do corpo. Os suplementos de DHEA são produzidos a partir de soja ou inhame selvagem.

Não se sabe ainda tudo o que a DHEA pode fazer, mas sabe-se que é um precursor dos hormônios sexuais masculinos e femininos, incluindo testosterona e estrogênio.

A produção de DHEA no corpo atinge seu pico depois dos vinte anos e começa a diminuir depois dos trinta. A diminuição é mais rápida nas mulheres do que nos homens. Níveis mais baixos de DHEA também podem ser encontrados em pessoas com transtornos hormonais, HIV/AIDS, Mal de Alzheimer, doenças cardíacas, depressão, diabetes, inflamação, transtornos no sistema imune e osteoporose. Corticosteroides, anticoncepcionais orais e agentes de tratamento de transtornos psiquiátricos também podem diminuir os níveis de DHEA.

O suplemento de DHEA é geralmente usado para tratamento de desequilíbrios hormonais, mas fabricantes começaram a anunciar o produto como uma cura mágica para muitas coisas, como perda muscular, perda de peso, osteoporose e depressão. A DHEA também foi ligada a uso por atletas como doping. Atualmente, a DHEA é rotulada desde “fonte da juventude” até fraude.

Qual a verdade? Para que serve a DHEA? Continue lendo e descubra.

Benefícios da DHEA

Há poucos estudos bem formulados que testam os efeitos dos suplementos de DHEA. Não há evidências suficientes da eficácia de DHEA no tratamento de insuficiência adrenal, síndrome metabólica, depressão, HIV/AIDS, síndrome da fadiga crônica, sintomas da menopausa, doença cardíaca, câncer de mama, infertilidade, diabetes ou Mal de Parkinson.

Além disso, também não há evidências que apoiam o uso de suplemento de DHEA como medicamento anti-idade ou para ajudar na perda de peso. O suplemento também parece não ter efeito para aumentar a libido, aumentar a força muscular ou proteger contra o Mal de Alzheimer.

Entretanto, há pesquisas que apoiam a utilidade dos suplementos de DHEA em certas condições. Aqui estão algumas delas.

Osteoporose

Tomar DHEA em forma oral parece aumentar a densidade óssea em mulheres e homens mais velhos com osteoporose. Um estudo de 2002 publicado no Chinese Medical Journal relatou que após seis meses de tratamento, 44 homens com osteoporose experimentaram um aumento significante na densidade óssea em comparação ao grupo de controle.

Esquizofrenia

De acordo com um estudo de 2003 do Archives of General Psychiatry, aumentar os níveis de DHEA pode ajudar a diminuir sintomas de ansiedade e depressão em pessoas com esquizofrenia. De acordo com os autores do estudo, DHEA também pode ajudar a melhorar o humor, aumentar o bem-estar e a energia em pessoas com esquizofrenia.

Disfunção Erétil

A suplementação com DHEA pode ajudar com a disfunção erétil, mas não se ela for causada por diabetes ou problemas nos nervos.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora sejam poucos os estudos que testaram a DHEA em pacientes com disfunção erétil, um deles mostra que homens que receberam uma dose diária do suplemento por seis meses tiveram uma melhora significativa na habilidade de alcançar e manter uma ereção. Os pacientes do grupo de controle não tiveram nenhum tipo de melhora.

Efeitos Colaterais da DHEA

A DHEA é um hormônio, e portanto, deve ser tomado sob a supervisão e recomendação de um médico. Crianças e mulheres grávidas ou lactantes não devem usar DHEA.

Os efeitos colaterais incluem acne, insônia, fadiga, pele oleosa, dor abdominal, perda de cabelo, congestão nasal, aumento dos níveis de colesterol, batimento cardíaco rápido ou irregular e palpitações.

Em mulheres, a DHEA também pode causar mudanças no ciclo menstrual, crescimento de pelos faciais e engrossamento da voz. Em homens, pode ocorrer aumento dos seios, assim como sensibilidade na região, e agressividade.

Interações Medicamentosas

Suplementos de DHEA podem aumentar os efeitos de medicamentos como AZT (para tratamento do HIV), barbitúricos, medicamentos de câncer, estrogênio, anticoncepcionais orais, testosterona e benzodiazepinas. Os suplementos também podem ter efeitos inprevisíveis com medicamentos como corticosteroides, insulina, lítio, medicamentos para alergia, medicamentos anti-fungais, medicamentos para câncer e colesterol.

Como Tomar DHEA

A necessidade e dosagem do suplemento deve ser determinado por um médico, de acordo com a condição a ser tratada e as necessidades do paciente. O uso de suplementos de DHEA quando não há necessidade ou em doses indiscriminadas pode ser prejudicial, podendo causar os efeitos colaterais mencionados anteriormente.

Embora haja algumas evidências de que o suplemento de DHEA pode ajudar com determinadas condições de saúde, ele não deve ser usado de forma indiscriminada, substituindo o tratamento indicado pelo médico, já que isso pode trazer sérias consequências à sua saúde, não apenas com os efeitos colaterais, mas também com um possível agravamento da condição, se ela não recebe tratamento.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já experimentou por algum motivo a suplementação de DHEA, ou conhece alguém que a tenha utilizado? Como foram os resultados? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2.364 votos, média: 3,76 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

670 comentários em “DHEA: O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar”

  1. boa tarde minha genícologista me receitou tomo DHEA 25 mg a dois anos melhorei bastante tomo uma capsula pela manhã porque ele tira o sono me sinto bem melhor.

  2. Olá, tenho 57 anos e gostaria de saber se o dhea 50mg pode ser tomado por quem tem a próstata aumentada(HPB).
    Eu tomei durante dois anos e me fazia um bem absurdo. Porém fiquei com medo e resolvi parar. Meu ânimo foi lá embaixo. Gostaria muito de obter a resposta para, se for o caso, voltar a tomá-lo.
    Obrigado ?

  3. Estou tomando há 2 semanas, vou fazer 54 anos em outubro.
    O meu problema era o calor e com o DEHA, graças a Deus, melhorou muito. Com o calorão que está fazendo, estou me sentindo muito bem. O rosto está um pouco oleoso, mas nada diferente do que já era.
    Tb estou disposta para treinar. Estou amando!
    As espinhas, bem pequenas, apareceram no começo, mas já está normal a pele. Cabelo não caiu. Tomo 50 mg à noite.

  4. Meus cabelos estão caindo estupidamente e n pararam apesar de todas as vitaminas q comecei a tomar p pararem! Estou tomando há quase dois meses e minha menstruação Soh veio agora e Soh uns pinguinhos e já foi, geralmente meu ciclo eh intenso. Comecei a sentir uma dor nos dois seios q acontecia na minha adolescência antes do período menstrual mas q há anos eu n sentia e estou com 39 anos hoje. Meu rosto tbem ficou bem oleoso. Mas uma coisa melhorou: eu estava muitoo depressiva e Nunk mais me vi chorando pelos cantos em pânico. Mas em meio a tantos efeitos colaterais, prefiro parar e ir procurar um médico até pq comecei a tomar ouvindo conselhos de uma amiga q esta tomando e melhorou a questão da depressao mas n teve os mesmo efeitos colaterais q estou tendo

      • Tomo DHEA de 25Mg à quase de 2 anos e só tenho a agradecer. No início apareceram alguns poucos ´pêlos no rosto, mas após fazer depilacão sumiram, o único pequeno incoveniente é que intensificou mais a oleosidade da pele do rosto e cabelos. Antes do Dhea sofri muito com a menopausa. Sentia um calor insuportável,vivia suada, até a roupa íntima ficava molhadar, acordava várias vezes à noite com muito calor e dormia mal, algumas vezes tinha até taquicardia. Os hormônios que tomei antes quase me deixaram careca , inchada e com os seios sensíveis e doloridos. Hoje estou com 64 anos e agradeço a Deus pelo DHEA que me trouxe alívio de todo este sofrimento.

      • Amiga meus cabelos se foram perdí mais da metade dos meu cabelos .
        Olha que foi uma médica Ortomolecular que me receitou .
        Apesar de ter dado um piquemuito bom . Parei e não quero nem ouvir falar mais nisto .

  5. Tenho 55 anos, tomei DHEA durante 04 meses, meu libido foi às alturas, ganhei massa muscular fazendo ginástica, mas meu cabelo caiu muito e tive caroços no rosto, parecidos com espinhas internas. Agora minha endocrino receitou novamente, 50 mg, 01 cápsula por 02 meses. Estou temerosa, e se os efeitos colaterais continuarem?

      • Tenho 54 anos ainda menstruando mas O q pouco.
        Foi indicado por minha médica, tenho tido aquele calor normal da menopausa, mas q causa um transtorno, comecei a tomar de 25mg.
        Senti a pele um pouco oleosa e apareci c algumas espinhas.
        Espero melhorar do calor!
        Será q essa oloiosidade e espinhas desaparecem?

      • Realmente fisicamente eu estava ótima. Mais devido intensa queda de cabelo resolvi parar . Porque não quero ficar careca .

  6. Boa noite,

    RR, saberia informar se o DHEA pode ser tomado em dias alternados?
    Comecei a usar o de 25mg mas com 15 dias de uso parei, pois atrasou o meu ciclo menstrual, tive queda de cabelo e meu rosto ficou demasiado oleoso e tudo isso em apenas 15 dias de uso.
    Por outro lado me senti mais disposta, mais feliz e sem dores no joelho. Por essas boas razões gostaria muito de continuar.
    Pensei em usar o meu de 25mg em dias alternados na tentativa de diminuir a dosagem. Não consegui encontrar com menos de 25mg.

  7. Olá Cristina, levou quanto tempo para vc sentir os resultados. Quanto a dosagem, foi prescrita ou vc já que decidiu iniciar com o de 25mg. Quero tomar mas ainda na duvida da dosagem. o seu é capsula ou comprimido.

    Me chamo Kelly, estou com 41 anos, me sinto como uma mulher idosa…

    • Oi Kelly ,

      Comecei a tomar em setembro de 2017 , tomo o 100mg todos os dias , minha vida , minha energia mudou !!
      Tenho 44 anos , e só tenho bons resultados.
      Meu medico indicou porque eu estava me sentindo assim, uma mulher de 80 anos , e hoje tenho uma qualidade de vida excelente.

  8. Tenho 61 anos. Eu tomei por um ano ( há dois anos) , 25mg, 1 capsula por dia. Houve melhora da memória e disposição física geral. Eu gostei muito desses efeitos, porém surgiram alguns caroços parecendo espinhas internas no meu rosto. Minha médica mandou alternar, dia sim – dia não ( porque eram capsulas). Diminuíram em número, mas continuaram a aparecer. Passei a tomar de 3 em 3 dias. Ainda assim apareceram esporadicamente. Parei de tomar por isso, mas vou tentar novamente com comprimidos porque a dosagem sanguínea está bem baixa e os efeitos são muito bons. Eu havia tomado 7-Keto antes, mas não vi nenhum efeito nessa medicação.

    • Apesar de ter feito bem para o meu corpo . Quase fiquei careca . Parei e não quero mais nem ouvir falar .
      Tomei por 3 meses

  9. Olá, comprei 2 frascos nos Estados Unidos do DHEA 7-KETO, 100 mg , 30 cápsulas da marca Vitamin World, porém antes de começar usá-los descobri que estou com um problema no estômago e não poderei tomar, portanto caso alguém se interesse em comprá-los eu estou vendendo cada frasco por R$ 50,00, no site deles está sendo vendido a U$ 24,99, estou fazendo este valor para não perder o dinheiro que investi já que não poderei mais tomar.

  10. Não pode tomar diário, 25 mg mas o ideal é ter acompanhamento médicoendocrinologista medicina avançada poderá fazer análise de seu sangue e indicar a melhor dosagem para seu biótipo.

  11. Entao, fico pensando assim, teria que tomar para vida toda?
    Pq, pelos comentários, que faz bem em todos requisitos!
    Nao faria mal tomar constantemente.?

  12. EU COMECEI A TOMAR FAZ 30 DIAS MEU DESEJO SEXUAL MELHOROU SO QUE APARECEU UMA ALERGIA NO ROSTO E NO MEU PESCOSO E NO PEITO E FUI PERCEBER QUE ESTAVA COM FIO DE CABELO PRETO NO ROSTO E MEU CABELO CAINDO CAINDO MUITO MEUS CABELOS COMEÇARAM A FICAR OLEOSA COMO MEU ROSTO TB JA NAO BASTASSE TD ISSO AGORA MEU ROSTO ESTA APARECENDO ESPINHA TD ISSO SERA QUE VEM DO REMEDIO dhea 50 mg

Publicidade