Chá de bugre (porangaba): benefícios e como fazer

publicado em

O chá de bugre (Cordia salicifolia), também conhecido como porangaba, é uma planta medicinal do continente sul-americano. 

O termo “porangaba” é originário do Tupi e significa beleza. É possível que você já tenha ouvido os outros nomes populares da porangaba, que fazem referência à sua semelhança ao café: café-do-mato ou café-do-bugre

A porangaba é o fruto de uma árvore de copa bem alta, de cerca de 8 a 12 metros de altura, com diâmetro de 30 a 40 cm. Representantes dessa espécie são encontrados desde o nordeste até o sul do Brasil, estando bem adaptados ao clima típico do bioma da Mata Atlântica, com uma estação de verão chuvosa, seguida de estiagem. 

As flores da porangaba são pequenas, brancas e perfumadas, e os frutos (o chá de bugre) são bagas globosas, carnosas e vermelhas, bem semelhantes ao café

Os frutos podem ser consumidos in natura, e têm sabor semelhante ao do caqui. O chá de bugre tem propriedades diuréticas, por isso é muito utilizado para perda de peso e como inibidor do apetite. 

Chá de bugre
Imagem: via Australian School of Meditation & Yoga

Veja quais são os benefícios do chá de bugre para a saúde e como prepará-lo. 

Ajuda na perda de peso

O chá de bugre possui propriedades diuréticas, por isso ajuda na eliminação de líquido retido no corpo, contribuindo para a perda de peso corporal e diminuição de algumas medidas. Veja o que é retenção de líquidos.

  Continua Depois da Publicidade  

Pelo fato do chá de bugre possuir cafeína em sua composição, ele age como um termogênico estimulante e esse efeito pode ajudar a aumentar a performance nos exercícios físicos, o que também contribui para a queima de calorias e perda de peso. 

A cafeína presente no chá de bugre também ajuda a inibir o apetite, o que contribui para reduzir a quantidade de calorias ingeridas. 

Dessa forma, o chá de bugre auxilia na perda de peso, aumentando a energia para os treinos, ajudando a eliminar o líquido retido e controlando o apetite.  

Pode diminuir as celulites 

Como o chá de bugre estimula a circulação sanguínea e diminui a retenção de líquidos, ele pode ter um efeito secundário de diminuição de celulites, tornando-as menos aparentes na pele. Confira 8 dicas para eliminar celulites.

Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares

O chá de bugre conta com antioxidantes e taninos, que ajudam a proteger os vasos sanguíneos contra a deposição de placas de gordura, que poderiam obstruir o fluxo sanguíneo.  

Isso porque as substâncias antioxidantes presentes no chá de bugre ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) no sangue e, consequentemente, contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares, como pressão alta, infarto, parada cardiorrespiratória e acidente vascular cerebral (AVC). 

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar do chá ser uma excelente opção para a prevenção de doenças cardiovasculares, é preciso ter cuidado se você já tiver histórico de alguma doença cardíaca. Esse cuidado é necessário, porque como o chá de bugre contém cafeína, ele pode fazer com que seu coração acelere, o que pode ser perigoso em alguns casos. Por isso, pergunte ao seu médico ou médica se você pode tomar o chá, antes de inserir essa prática em sua rotina. 

Pode ter ação antiviral 

Este benefício requer mais estudos para ser aplicado aos seres humanos, mas alguns resultados científicos têm apontado para uma atividade antiviral contra o vírus herpes do tipo 1, causador de inflamações na gengiva e na mucosa oral (gengivoestomatite), herpes labial e ceratite herpética. Veja se herpes na boca tem cura.

Como fazer o chá de bugre

O chá de porangaba é feito a partir das folhas da árvore, desta forma:

  1. Ferva 250 mL de água.
  2. Desligue o fogo, quando levantar fervura.
  3. Adicione 1 colher de sopa de folhas secas de porangaba à água fervente. 
  4. Tampe o recipiente com a água e as folhas, deixando-as em infusão por 15 minutos. 
  5. Coe o chá de bugre e beba-o, assim que ficar morno. 

A frequência de consumo do chá de bugre pode variar de caso para caso, dependendo da necessidade da pessoa e de suas condições de saúde. 

Como a maioria das pessoas procura pelo chá de bugre para ajudar com o processo de emagrecimento, a recomendação mais usual é que ele seja consumido 1 hora antes de cada refeição. 

Cuidados importantes para quem quer emagrecer

É importante ressaltar que só o fato de beber o chá não contribuirá para uma perda significativa de gordura corporal. No início, é possível que ele ajude a eliminar o líquido retido e, por isso, você observe uma boa diferença na balança. 

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, para que a sua perda de gordura corporal seja eficiente, é preciso aliar o consumo do chá de bugre com uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável. Neste contexto, o chá te ajudará a controlar o apetite e a ter mais energia para treinar.

Também é importante chamar atenção para a necessidade de um acompanhamento profissional, se você estiver vivenciando um quadro de obesidade. Veja qual é a diferença entre obesidade e sobrepeso.

Procure um médico ou médica para uma avaliação do seu estado geral de saúde e, também, um/uma nutricionista que possa elaborar um plano alimentar de acordo com suas necessidades nutricionais e de perda de peso. Quando for praticar atividade física, busque por opções de baixo impacto para as articulações. Consulte um profissional da educação física para te orientar quanto aos exercícios físicos mais adequados para você. 

Efeitos colaterais e contraindicações

Porangaba
Imagem: via Agro20

O chá de porangaba é contraindicado para:

  • Gestantes.
  • Lactantes.
  • Pessoas com problemas cardíacos ou renais. 
  • Pessoas com insônia.

Essas contraindicações existem, porque o chá de bugre é diurético e pode sobrecarregar os rins de quem já tem algum problema nesses órgãos. O chá de bugre também pode alterar o ritmo cardíaco, o que pode prejudicar pessoas que já têm um problema no coração. 

Pessoas que têm insônia também podem ser prejudicadas com o consumo do chá de bugre, pois contém cafeína, assim como o café. 

E por falta de estudos de segurança, o chá de bugre é contraindicado para gestantes e lactantes. 

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar sobre o chá de bugre ou o conhecia por outro nome? Qual benefício do chá de bugre mais te interessou? Você pretende começar a tomar o chá de bugre diariamente? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário