Barulho na barriga: o que pode ser e o que fazer

publicado em

Barulho na barriga costuma ser algo normal, principalmente após as refeições, quando os os movimentos de contração dos músculos que constituem o sistema digestivo são mais intensos, para fazer os alimentos se movimentarem dentro do corpo. 

O barulho na barriga também é comum quando estamos com fome ou com excesso de gases. 

O problema é quando o barulho na barriga é apenas um, de uma lista de sintomas vivenciados por uma pessoa, por exemplo, uma sensação de mal-estar generalizado, febre, calafrios, diarreia, náuseas e vômitos. Nesse caso, o barulho na barriga pode sinalizar um quadro infeccioso ou algum outro problema envolvendo o intestino. 

Na presença dessa combinação de sintomas, é fundamental procurar ajuda médica, para descobrir qual é a causa por trás do barulho na barriga e tratá-la adequadamente. 

Veja o que pode ser o barulho na barriga e o que fazer. 

Fome

Fome
O motivo mais comum do barulho na barriga é a fome

O constrangedor barulho na barriga que ouvimos quando estamos com fome é provocado pela movimentação de ar e de líquidos dentro do sistema digestivo. 

Esse ronco é mais comum de ser ouvido quando está perto do horário que costumamos nos alimentar. 

  Continua Depois da Publicidade  

Através do nervo vago, responsável pela comunicação cérebro-estômago, substâncias são liberadas no estômago e no intestino, sob o comando do cérebro, para preparar esses órgãos para receberem a tão esperada comida. 

Neste momento, o estômago é estimulado a produzir ácidos para a digestão e, o intestino, a aumentar seus movimentos peristálticos, de contração muscular, para mover o alimento que será recebido. 

O que fazer

Neste caso, a solução para acabar com o barulho na barriga é bem simples, basta se alimentar. Mas, é importante saber que, mesmo estando alimentado, os barulhos na barriga podem se manifestar se você ingerir muito refrigerante e fazer uma refeição muito volumosa ou gordurosa. Veja uma lista de alimentos que saciam a fome e não engordam.

Gases

Apesar de não notarmos, um grande volume de líquidos e gases percorre o caminho entre o estômago e o intestino, praticamente o tempo todo. 

Os líquidos provêm da ingestão de bebidas e da produção interna de mucos e secreções. Os gases são produzidos durante a fermentação dos alimentos, no estômago e no intestino. 

Quando eles se misturam no tráfego pelo sistema digestivo, ouvimos os barulhos na barriga. 

  Continua Depois da Publicidade  

O que fazer

Para diminuir esse desconforto, reduza o consumo de bebidas e de alimentos que aumentam a produção de gases intestinais, especialmente as bebidas gaseificadas, produtos lácteos e alimentos muito açucarados. Confira esta lista de alimentos que provocam gases

Investigue, também, se você possui algum tipo de intolerância ou alergia alimentar, ao glúten e à lactose, por exemplo. Essas condições de saúde podem aumentar a produção de gases e, consequentemente, os barulhos na barriga. Veja quais os sintomas de intolerância ao glúten

Inflamações gastrointestinais (gastroenterite)

O revestimento interno do sistema digestivo pode ficar inflamado por causa de infecções causadas por microrganismos, como vírus, bactérias e fungos, ou pela ingestão de produtos químicos tóxicos ou medicamentos. 

Seja qual for a causa, a gastroenterite provoca dor abdominal, náuseas, vômito e muita diarreia. O quadro diarreico aumenta consideravelmente o trânsito intestinal, logo, os barulhos na barriga ficam mais frequentes e intensos. 

O que fazer

Para tratar uma gastroenterite, você precisa ficar de repouso, beber muita água e ingerir alimentos de fácil digestão, para repor o líquido perdido nas fezes e nos vômitos e nutrir o corpo. Caso você não consiga beber água sem vomitar, é preciso ir até um pronto atendimento, para receber soro na veia. 

Você também pode precisar de remédios antieméticos, para reduzir a sensação de náuseas e vômitos. Antibióticos ou antiparasitários podem ser necessários em casos de infecções bacterianas ou parasitárias, respectivamente.  

  Continua Depois da Publicidade  

Doenças inflamatórias intestinais

Doenças inflamatórias intestinais são patologias crônicas que inflamam o intestino, sendo a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa as principais representantes.  

O quadro inflamatório altera a parede intestinal e, como consequência, a maneira como os líquidos e gases presentes no intestino se movem também são alterados, produzindo sons que nem sempre são audíveis. 

Os sintomas que acompanham os barulhos na barriga são quase sempre as dores abdominais e as alterações dos hábitos intestinais, seja com diarreia ou constipação (prisão de ventre). 

O que fazer

A doença inflamatória intestinal deve ser devidamente diagnosticada por um médico ou médica gastroenterologista, para dar início ao tratamento com medicamentos imunossupressores, para controlar a inflamação. 

Obstrução intestinal

Obstrução intestinal
A obstrução intestinal causa, entre outros sintomas, o barulho na barriga

Obstrução intestinal é uma causa comum de barulho na barriga porque, com o espaço reduzido para a passagem de líquidos e de gases pelo intestino, o órgão intensifica o seu movimento de contração muscular, para fazer as substâncias passarem por ele. Com isso, o barulho na barriga pode ficar mais alto. 

Um segmento do intestino pode ficar obstruído por uma série de fatores, dentre eles: 

  • Formação de tecidos cicatriciais após uma cirurgia no intestino, também conhecida como brida abdominal.
  • Presença de tumores
  • Espessamento da parede intestinal, devido à inflamação grave na doença de Crohn.
  • Nó no intestino ou volvo
  • Fezes presas e ressecadas
  • Diverticulite

Geralmente, nessas condições, o barulho na barriga não é o único sintoma, sendo acompanhado de outros, que variam conforme a causa da obstrução. 

O que fazer

Assim como as causas são diversas, os tratamentos também são. Mas, normalmente, se faz uma estabilização do quadro clínico em ambiente hospitalar, com administração de soro na veia e colocação de uma sonda pelo nariz, para sugar o excesso de gases e de líquidos aprisionados no sistema digestivo.  

Também é comum a intervenção cirúrgica, para remover a obstrução no intestino. Caso a pessoa não tenha condições de saúde para passar por uma cirurgia, pode ser colocado um stent, uma malha de metal no interior do intestino, que infla e desobstrui a passagem. 

Hérnia

Uma alça intestinal pode se projetar para fora do corpo, formando uma hérnia. Isso pode ocorrer devido a um enfraquecimento da parede muscular abdominal, associado ao aumento da pressão interna, durante um levantamento de peso, por exemplo.

No local da hérnia, pode haver o bloqueio da passagem de líquidos, gases, alimentos e de sangue. Como vimos, uma obstrução no intestino aumenta o barulho na barriga, não sendo diferente no caso das hérnias.  

O que fazer

Em alguns casos, o médico ou médica só faz um acompanhamento periódico da hérnia. Mas, quando ela causa muitos sintomas e obstruções intestinais, é preciso fazer uma cirurgia para recolocar o tecido intestinal no seu devido lugar. 

Fontes e referências adicionais

Você costuma ouvir barulhos na sua barriga com frequência? Qual é a causa dos barulhos que você ouve? Conseguiu descobrir o que pode fazer para resolver? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário