Xantinon Emagrece? Para Que Serve e Como Tomar

Especialista:
atualizado em 22/04/2021

Todo mundo provavelmente já está careca de saber que não existe fórmula mágica para o emagrecimento. Mesmo assim, ao escutar a respeito de um medicamento que parece causar efeito, algumas pessoas saem correndo atrás do produto, com a esperança de finalmente se livrar dos indesejados quilinhos a mais sem ter muito sofrimento.

No entanto, o que essa turma não entende é que ao ir atrás de um remédio sem orientação médica ou informações sobre seus efeitos, eles podem colocar a saúde em risco e nem ao menos obter o efeito desejado de perda de peso.

E se pararmos para pensar um pouco, não custa nada tirar um tempinho para pesquisar sobre esses tipos de produtos, não é mesmo? E para facilitar ainda mais essa tarefa, vamos falar sobre um dos remédios associados à eliminação de peso, o Xantinon.

O que é isso? Para que serve? E será que o Xantinon emagrece ou é tudo mentira? Para descobrir como tomar este medicamento e a resposta desses e outros questionamentos, continue lendo.

O que é? 

Produzido pelo laboratório Nycomed Pharma, o Xantinon é encontrado em embalagens de comprimidos revestidos em versões de 20, 30 e 100 unidades. Ele está classificado na categoria terapêutica dos medicamentos digestivos e não é necessária a apresentação de receita médica para o consumidor comprar o remédio e levá-lo para casa.

Para que serve o Xantinon? 

O remédio serve para o tratamento de transtornos metabólicos hepáticos, doença hepática gordurosa não alcoólica, dispepsias (sensações de peso e sonolência que são experimentados ao término de uma refeição), dificuldade na digestão, náusea, vômito, excesso alimentar, enxaqueca digestiva, intolerância aos alimentos gordurosos e mal estar causado pela ingestão de bebidas alcoólicas.

Na composição do medicamento são encontradas a metionina e a colina, dois nutrientes importantes para o metabolismo de gorduras e proteínas presentes no fígado. Esses dois componentes também atuam evitando o acúmulo de gordura, retirando o excesso de gorduras e agentes tóxicos no órgão, facilitando o funcionamento da bile – fluido produzido pelo fígado que age na digestão de gorduras e absorção de nutrientes provenientes dos alimentos –, o que proporciona um funcionamento mais eficaz desse órgão.

Xantinon emagrece?

A ideia de que Xantinon emagrece pode estar relacionada ao efeito de diminuir a quantidade de gordura encontrada no fígado. Entretanto, se não é possível afirmar com todas as letras que a utilização do medicamento resultará em eliminação de peso corporal, tendo em vista que o emagrecimento não é citado como um dos efeitos colaterais trazidos pelo produto, podemos dizer sim que a manutenção de um fígado saudável, que pode ser fruto do tratamento com o remédio, colabora indiretamente com a perda dos quilinhos em excesso.

Isso porque um fígado limpo faz parte de um organismo saudável, que traz também um metabolismo funcionando de maneira adequada. E quando o metabolismo trabalha de maneira eficiente, o processo de queima de gorduras também é melhor, o que auxilia a perda de peso.

Entretanto, não basta cuidar do fígado para que isso aconteça. É necessário certificar-se que os outros órgãos do corpo também estejam funcionando bem e saudáveis e, principalmente, seguir uma dieta saudável e equilibrada, para além de perder e não ganhar peso, conseguir também manter a saúde do organismo.

Até porque, de que adiantará tomar o remédio para eliminar a gordura do fígado e depois que o tratamento terminar, continuar comendo alimentos que trazem o acúmulo de gordura na região? Portanto, quem sofre com esse tipo de problema deve dar prioridade a alimentos como legumes, frutas, leite desnatado, arroz, mel, gelatina, ovos, carnes magras e queijo branco e passar longe de bebidas alcoólicas, chocolate, salsicha, bacon, linguiça, requeijão, mortadela, maionese, margarina, manteiga, pizza e condimentos.

Além disso, para quem quer emagrecer e manter a boa forma é aconselhável a prática frequente de uma atividade física, algo que aumentará o gasto calórico e, consequentemente, contribuirá com a perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Ou seja, se o Xantinon emagrece para algumas pessoas, é por resultado de uma série de esforços e não somente da simples ingestão do medicamento.

Como tomar? 

É indicado que o remédio seja tomado via oral, engolido por inteiro e seguido pela ingestão de um pouco de água. Orienta-se que a dosagem seja de três a quatro comprimidos por dia, mudando somente de acordo com o critério médico.

Em relação a isso, vale dizer aqui que mesmo que a substância seja comercializada sem a apresentação de receita médica, o ideal é que o seu médico de confiança indique e acompanhe o tratamento, para indicar a dosagem, frequência e duração de seu uso, além de determinar se a utilização é realmente necessária.

Efeitos colaterais, cuidados e contraindicações 

Não há registro de reações adversas com a ingestão de Xantinon usado na dosagem recomendada. Entretanto, caso você venha a sentir algum efeito inesperado oriundo do produto, não demore muito para avisar ao médico de sua confiança.

Como ainda não existem estudos relacionados sobre o seu uso em crianças, não é recomendado que o medicamento seja administrado em indivíduos menores de 12 anos de idade.

Os pacientes com insuficiência hepática devem consultar o seu médico de confiança antes de começar a usar o produto. Já as pessoas com alergia a algum dos componentes da fórmula não devem ingerir a substância, daí a importância de sempre avaliar bem as informações contidas no rótulo do medicamento.

Você conhece alguém que tenha utilizado o tratamento e afirme que o Xantinon emagrece? Utilizaria este medicamento? Comente abaixo!

(493 votes, average: 3,87 out of 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

72 comentários em “Xantinon Emagrece? Para Que Serve e Como Tomar”

  1. Boa tarde. Entrei neste site e ao ler os comentários aqui, fiquei estarrecida pelas expectativas quanto ao emagrecimento que a medicação supostamente pode oferecer… Eu tenho Esteatose (gordura no fígado) desde quando sofria com pedras na vesícula. Há cinco anos fiz cirurgia para a retirada da vesícula, e foi nesse período pré-operatório que o médico, ao pedir-me sonografia abdominal, descobriu o meu quadro de Esteatose… Me receitou Cilimalon para tomar 3 x ao dia, por 90 dias (três meses) como tratamento… Essa medicação é específica para combater a gordura no fígado, e, além disso, regulariza o intestino preso (sequela de quem não tem mais vesícula).
    Quanto ao Xantinon, esse medicamento também é exclusivo para (limpar) o fígado das toxinas causadas por medicamentos e excesso de alimentação. Lembrando que tudo o que você ingere de massas (farináceos) se transforma em açúcar no sangue, e o que você ingere de doce (açúcar) se transforma em gordura que será armazenada no fígado… Logo, daí, quem gosta muito de carboidratos estará condenado a sofrer de Esteatose biliar… Esse foi o meu caso, porque gosto muito de guloseimas e não consigo fazer dietas rigorosas… Por isso, a cada 6 meses eu volto ao tratamento com Xantinon ou Silimalon. Por fim, afirmo que nem Xantinon, nem Silimalon faz emagrecer… Somente para “desintoxicar”… Temos que sair do conforto, caminhar ou entrar na academia. Abraços.

    Responder
      • Adorei seu comentário,pois as pessoas criam expectativas quanto ao emagrecimento sem esforço,o que realmente não existe. Você falou tudo de uma forma natural, sem ridicularizar. Bacana!

        Responder
    • Amei sua resposta Raquel parabéns, estou tomando xantinon pq tenho gordura hepática no fígado e sinto muito desconforto abdominal ,insônia cansaço, fadigas, e minha barriga cresceu muito de dois anos pra cá ,tenho hltranome tomografia computadorizada deu seis ctmr de gorduras, fiz todos os tratamentos e gastei muito sim sim com manipulações tudo orientado pelos médicos,e nada de melhoras !!espero que o xantinon mim ajude minha esperança continua depois mando resultados, os médicos dizem que tenho gorduras visceral

      Responder
  2. comecei a tomar por conta própria, ia no medico faz exame não da nada mais sempre com mal estar, sem fazer digestão, boca amarga, ai comecei a tomar tudo ta melhorando ainda não percebi se emagreci mais melhorei muito os sintomas.

    Responder
  3. O boa tarde, ouvindo falar do xantinon resolvi usar por conta própria e acabei ganhando uma bela indisposição acompanhada de dores abdominais e diarreia.Apesar de ter gordura no figado, pesquisei e li que não tinha reações mas eu as tive e foi horrível.

    Responder
  4. Existe a Laranja Limo da Pérsia que fiz um tratamento com ela durante 15 dias. Quando acordava, retirava a semente e cortava a laranja em pedaços e bati no liquidificador com 250 ML de água gelada, peneirei e tomava jejum, depois de uma hora fazia as refeições normalmente. Resultado: nos 15 dias consegui reduzir minhas taxas ( Colesterol, Triglicerídeos e as taxas dos fígado ). Quando fiz os exames que apresentei ao médico ele não acreditou, pois não havia gordura nenhuma no fígado e as taxas excelente, porém como o médico falou que a ciência não comprova tal eficaz, mas o exames comprovaram. Como tenho problema de asia, no décimo dia tive dificuldade, mas terminei o tratamento com a laranja. Faço esse tratamento a cada seis meses.

    Responder
  5. Comecei a tomar esta medicação e só foram dois dias e começei a sentir fortes dores adnominais com prisão de ventre.
    Pra mim infelizmente não deu certo!
    Voltei pra outra Silimalon que o gastroenterologista passou.
    Quem souber de outra fala aqui por favor.
    Só dieta ou ginástica não tira a gordura já instalada dá é uma fraqueza enorme .
    Tenho esteatose hepatica moderada descobri a uns meses.
    É complicado tudo isso!!!

    Responder
  6. Gente esse remédio não é para emagrecer, é para limpar o fígado. Querem emagrecer façam uma boa dieta, muito aeróbico, e tomem um termogênico!

    Responder
  7. Vou começar a tomar por conta própria o xantinon estou com o nível 2 de gordura no fígado,é estou fazendo dieta a meses e não emagreci nada.
    Posto aqui os resultados.

    Responder
  8. Bom dia fiz ultrason e deu gordura avançada no fígado, falei com um amigo farmacêutico e ele me falou da boa tolerância que tem essa medicação, não fiz ultra sonho ainda,mas vários sintomas que sentia desapareceu como cansaço, dores nas pernas,dores abdominais, gostei muito.

    Responder
  9. Bom dia , estou tomando xantinon a um mês e percebi uma perda de peso e melhorou a minha resistência, eu corro de segunda a sexta e tenho sentido mais disposição e um rendimento melhor , vou continuar a tomando por mais uns 4 meses ou até tingir minha meta .

    Responder
  10. Na bula diz pra tomar de 3 a 4 por dia,mas seria de 1 em 1 ( se sim,ql intervalor de horas entre 1 e outro? ) ou os 4 ao mesmo tempo?

    Responder
    • Se diz 3 a 4 por dia então é de 8 em 8 horas ou de 6 em 6 horas, é óbvio só dividir as 24 horas do dia pela queda de indicada de uso ou receitada pelo médico especialista

      Responder
  11. Bom dia galera.
    Sou obesa grau 1. E comecei hj a tomar xantinon por causa de dores no fígado (por conta propria). TENHO alimentação mais ou menos equilibrada mas vou melhorar e observar os resultados. TOMAREI por 30 dias e posto resultado aqui….

    Responder
  12. Bom dia!
    Gostaria de saber se quem teve hepatite b pode tomar o xantinon.Qual o mais eficaz,xarope ou comprimido?
    Abraços,
    Zoraide

    Responder
  13. Estou tomando uma vez por dia a noite antes da última refeição e tem sido muito bom para o meu sono e digestão. Sou magro e tenho digestão lenta com colesterol alterado mesmo com dieta saudável. Fator genético na área. Tomo o xarope xantinon e percebo que a minha memória também melhorou. Não consigo ficar sem mais.

    Responder
  14. Boa noite, comecei a tomar o xantinon há uma semana para tratamento de gordura hepatica do nivel 3, tenho perecebido algumas mudanças, como não senti mais dores abdominais, voltei a ir no sanitario defecar uma vez ao dia, estava indo sete vezes ao dia. espero em breve fazer um utrassom de abdomen total e deixar aqui uma boa noticia.

    boa sorte a todos e que Dús os abençôe!

    Abraços,

    Yair Jairo.

    18.05.2016

    Responder
    • Xantinon tem dos tempos da minha querida mãe e avós, daí uma senhora amiga me falou e comprei estou usando melhora as dores e diminui a vontade de ir ao banheiro, quanto a emagrecer é consequência. Vou continuar. Tudo dos antigos está voltando com força, eu acredito e confio

      Responder
      • Tomei uma vez foi muito bom. Foi até engraçado a maneira como descobri esse remédio, foi através da veterinária da minha irmã que indicou pra cachorrinha dela pra gordura no fígado, como eu já tinha tomado de tudo e nada adiantou.. Resolvi tomar esse remédio graças a Deus até minha crise de visicula teve fim. Recomendo o xantinon

        Responder
  15. to tomando este medicamento para gordura no fiigado já tomei vários remédios indicados pelos médicos sem resultado um amigo me falou deste remédio to tomando 3 vezes ao dia quanto tempo devo tomar

    ADALBERTO
    12/04/2016

    Responder
  16. Ola comecei a tomar hoje por conta mesmo: na verdade nem sabia que existia esse tipo de mendicamento. Decidi comprar pois estou ha quase um ano fazendo dieta e nada de emagrecer, baixar o colesterol ou diminuir o problema do figado gorduroso. Nenhum medico por quais ja consultei me informaram de remedio, todos me diziam que o remedio era dieta sem gordura e fazer exercicios, no entanto, ate agora nao tive resultado. Descobri hj esse remedio e comecei a tomar. Espero que ajude, vou continar a dieta e exercicio e ver se consigo o resultado esperado.

    Responder
      • Oi Edison, infelizmente para mim não deu resultado quanto a emagrecer.
        Ainda não fiz a ultrassom para ver se diminuiu a gordura no figado, então não tenho como te dizer se teve melhora.
        Estou com acompanhamento de endócrino – na verdade não fiquei satisfeita com a consulta, pois não trouxe nenhuma informação nova ( o mesmo de sempre: dieta exercício). Também entrei pra academia – hoje faz duas semanas! Fechei pra seis meses e to firme e forte, mesmo nesse friozinho – to fazendo musculação.
        Não tive nenhum efeito colateral tomando o remédio.
        Sobre continuar tomando o xantinon: PAREI – quando entrei na academia.

        Responder
  17. Eu tomei Xantinon por minha conta, devo ter usado durante uns cinco meses, tomando três comprimidos por dia. Por conta de hesteatose hepática, o médico mandou parar disse que não servia de nada. Perdi 5 quilos, e continuo emagrecendo. estou preocupada, pois não sou gorda, meu peso era 62 quilos, agora 57, parei o remédio e também a dieta. Será que foi realmente o Xantinon que me fez emagrecer? Podem me responder??

    Responder
    • Se o seu médico fez essa afirmação, seria o caso de uma interpelação judicial contra o laboratório por possível fraude. Creio que esse laboratório deveria se pronunciar a respeito neste espaço tendo em vista a gravidade da acusação (não serve para nada). Convém lembrar que o “fígado gordo”, se não for contido o seu avanço, conduzirá à cirrose não alcoólica. Diante desse quatro um coisa é certa, um dos dois (laboratório ou o médico) estariam agindo de má-fé.

      Responder
    • Maria,
      Eu comecei a tomar Xantinon por conta de hesteatose também. Diminiui a quantidade de comida gordurosa ingerida, porém não tudo. O que aconteceu comigo foi que a alimentação passou a me asaciar muito mais, com pouco eu já comecei a me sentir satisfeito. A disposição foi outra, durmo melhor e acordo melhor. Minha digestão melhorou muito. Perdi uns 5 quilos em três semanas. Acontece que assim como disse seu médico, eu também já ví médicos que não servem para nada. Penso que o fígado travado vai provocando problema em tudo e com ele funcionando bem, você deve na verdade é estar alcançando o que seria o seu peso normal.

      Responder
      • Verdade o que vc disse.Um fígado saudável faz o metabolismo funcionar melhor. Eu comecei a ter umas dores no abdômen, sentia ele alto, sempre que eu comia sentia dores, a noite não conseguia dormir com dores. Comecei tomar o Xantinon estou me sentindo melhor, sem dores.

        Responder
        • Bacana, estou passando pelo mesmo problema. Iniciei hoje a medição!!! Espero que esteja bem.. me avisa, vamos ter esse contato. Me Chamo Anderson (84) 98798-5450 (ZAP). Obrigado

          Responder
    • Não mas sim a dieta mas o xantinon ajudou a limpar o fígado para facilitar a eliminaca de toxinas e queima de gordura

      Responder
Publicidade