Tudo Sobre Depilação a Laser – Principais Dúvidas Respondidas

publicado em

Manter uma pele lisa e sem pelos é o objetivo de muitas mulheres e homens, mas a depilação pode ser agressiva para a pele e também dolorosa, dependendo do método realizado – sem contar que após alguns dias os pelos já estão de volta, sendo necessária outra intervenção.

Por esse e outros motivos, a depilação a laser tem conquistado adeptos, que buscam o tratamento como uma maneira de se livrar permanentemente dos pelos de qualquer região sem tantas dores e irritações que os métodos tradicionais costumam provocar.

A popularidade da depilação a laser cresceu muito e hoje já é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios e clínicas especializados. A depilação a laser envolve feixes de luz altamente concentrados nos folículos pilosos e o pigmento nos folículos absorve a luz, o que destrói o pelo. Cada pulso do laser leva uma fração de segundo e pode tratar muitos pelos ao mesmo tempo.

Pequenas áreas podem ser tratadas em menos de um minuto e regiões maiores, como as costas ou as pernas, podem levar até uma hora. Está interessado? Então continue lendo e saiba tudo sobre depilação a laser.

O que é depilação a laser?

A depilação a laser é uma forma não invasiva de reduzir ou remover pelos indesejados. A terapia a laser usa um equipamento que emite raios laser de alta temperatura como uma forma leve de radiação. Durante o processo, os raios laser aquecem e danificam os folículos pilosos.

Os folículos capilares estão localizados logo abaixo da pele e são responsáveis ​​por produzir novos fios de cabelo. Se os folículos forem destruídos, a produção de cabelos será desativada temporariamente.

A depilação a laser é segura?

O procedimento é considerado seguro quando realizado por profissionais capacitados e em um local com o equipamento adequado.

  Continua Depois da Publicidade  

Quais os tipos de lasers mais utilizados?

Os tipos de laser mais utilizados para este tipo de tratamento são o Laser Rubi, que funciona melhor para peles muito pálidas; YAG Laser, que é um dos lasers mais comuns utilizados e é usado para tratar pessoas de pele mais escura; e IPL, que é o laser mais utilizado na técnica de remoção de pelos e mais eficaz para o tom de pele do tipo pálido a médio.

A radiação está envolvida no procedimento?

Não está. Laser significa “amplificação de luz por emissão estimulada de radiação”, mas não é como um raio-X. O tratamento simplesmente usa luz e calor. 

Quais partes do corpo podem ser tratadas?

Quase todas as áreas do corpo podem ser tratadas, porém as áreas mais procuradas para tratamento são as pernas, virilha (linha do biquíni), braços, costas, peito e rosto.

Para quais partes do corpo a depilação a laser não é recomendada?

Os únicos lugares que estão fora dos limites são aqueles que não podem ser vistos, como dentro das narinas e dentro da órbita dos olhos.

A depilação a laser é recomendado para todos os tipos de pelos?

Os melhores resultados são percebidos em pelos com pigmento. Pelos loiros e grisalhos costumam ser mais difíceis de tratar. Isso acontece porque o laser tem como alvo o pigmento no folículo capilar, então, quando o pelo é claro torna-se mais difícil de ser detectado pelo laser e efetivamente desabilitar o folículo piloso.

Outra questão é a cor da pele: quanto mais escura for, mais difícil será distinguir entre a cor da pele e o pigmento nos folículos.

  Continua Depois da Publicidade  

A depilação a laser é permanente?

A proposta da depilação a laser é que ela reduza permanentemente a quantidade de crescimento de pelos. Algumas áreas do corpo podem ter resultados de remoção permanente do pelo, mas outras áreas podem precisar de manutenção periódica. A boa notícia é que a manutenção já trabalha uma região onde o crescimento do pelo já está reduzido, o que significa que menos sessões são necessárias.

Como devo me preparar para uma sessão de depilação a laser?

O pré-requisito para a primeira sessão de tratamento é estar com a região livre de depilação por aproximadamente três semanas. Outro ponto importante é evitar o sol o máximo possível antes do procedimento, pois a luz ultravioleta estimula os melanócitos, que criam mais melanina na pele. Isso torna mais difícil para o técnico em laser distinguir entre a pele e os folículos, o que também torna o tratamento mais desafiador.

Além disso, para obter melhores resultados, você deve certificar-se de que está aplicando protetor solar ao longo dos tratamentos para evitar qualquer hipersensibilidade à sua pele.

Algum equipamento de segurança será utilizado?

Dependendo do laser ou da fonte de luz usada, o paciente e o profissional precisarão usar uma proteção ocular apropriada. Também pode ser necessário proteger as camadas externas da pele com um gel frio ou um dispositivo especial de resfriamento. Isso ajudará a luz do laser a penetrar na pele.

Quanto tempo dura uma sessão?

O tempo dependerá do tamanho da área que será tratada. Por exemplo, um buço pode levar menos de 30 segundos, o queixo ou axilas podem levar apenas 20 minutos, já uma área maior, como a perna, pode levar em torno de 60 a 90 minutos para ser tratada.

A depilação a laser causa dor?

Durante a realização do procedimento, um desconforto como uma pequena pressão pode ser sentido. Ele costuma durar apenas alguns segundos e geralmente para quando finaliza. Isso pode acontecer porque há nervos ligados aos folículos pilosos. Quando o procedimento estiver concluído, bolsas de gelo, cremes ou loções anti-inflamatórias ou água fria para aliviar qualquer desconforto podem ser aplicados.

  Continua Depois da Publicidade  

Como será a recuperação após uma sessão?

O tratamento costuma ser eficaz e muito seguro. Entretanto, após a sessão de depilação a laser pode aparecer um pouco de inchaço, vermelhidão ou irritação em torno dos folículos pilosos. Isso pode durar alguns dias. A hiperpigmentação, que é o escurecimento da pele, também pode acontecer, mas geralmente desaparece rapidamente.

Quais são os riscos?

O maior risco com os lasers é o dano ocular, por esse motivo o equipamento de segurança é obrigatório. Outros riscos incluem bolhas, cicatrizes e queimaduras que podem descolorir sua pele. Se a pele estiver queimada ou com bolhas, pode significar que o tipo de laser está errado para o seu tipo de pele. Queimaduras ou bolhas podem surgir, mas são muito incomuns.

Quantas sessões são necessárias para que os resultados apareçam?

O processo só funciona durante o ciclo de crescimento do pelo; por esse motivo, ele é feito várias vezes. Algumas pessoas já percebem ótimos resultados após três sessões, mas outras não. Assim como o tempo, o número de sessões necessárias dependerá da área que será tratada.

Embora não seja uma regra, pois as exigências são individuais, as pernas e a virilha precisam de aproximadamente 6 sessões. Outras áreas podem exigir 8 sessões, que são feitas com um intervalo para efetivamente reduzir o crescimento do pelo.

Outro fator está relacionado à cor da pele, pois a pele com tom mais escuro pode precisar de mais sessões devido à maior dificuldade de distinguir entre a cor da pele e o pigmento nos folículos. Se a pele é clara e os pelos escuros, os bons resultados já podem ser notados após apenas alguns tratamentos.

Como devo cuidar da pele após o tratamento?

Para obter os melhores resultados é essencial evitar a luz solar direta, não realizar sessões de bronzeamento artificial, usar protetor solar todos os dias e aplicar uma compressa fria e hidratante na área até que a vermelhidão e o desconforto desapareçam totalmente.

Quais são as vantagens de realizar a depilação a laser?

A maior vantagem da depilação a laser é evitar o crescimento de pelos, pois ele levará muito tempo para crescer se comparado às técnicas tradicionais. O tratamento a laser possui resultados de longa duração e, em alguns casos, até permanentes.

E quais as desvantagens?

Uma desvantagem é que ele pode não oferecer resultados satisfatórios para pelos ruivos, loiros e grisalhos e também para pessoas com pele escura. Outro ponto é que a depilação a laser remove o folículo piloso que está em uma fase de crescimento ativo, mas não impede o crescimento de novos folículos pilosos. Por isso, não é um tratamento permanente de remoção de pelos e é possível algum crescimento.

Qual é o custo?

O custo do tratamento de depilação a laser depende de vários fatores. Por exemplo, a área de tratamento, pois áreas maiores do corpo são mais caras do que as pequenas. O número de sessões também pode interferir no custo, por esse motivo muitas clínicas que realizam o procedimento já oferecem um pacote fechado. Por fim, a região onde a clínica está localizada e a capacitação do profissional também são fatores que variam o custo do procedimento.

Geralmente, a média de uma sessão para depilar a virilha fica em torno de 210 reias e uma sessão para a axila custa em média 100 reais. O valor médio para a perna inteira é de 380 reais.

Atualmente, muitas clínicas oferecem pacotes promocionais, alguns inclusive em sites de compras coletivas. Então, não se esqueça de que a depilação a laser deve ser realizada por um profissional capacitado, que tenha sido treinado especificamente para usar o laser de maneira segura e eficaz, para que os riscos de efeitos colaterais prejudiciais sejam bastante reduzidos.

Antes de fechar, faça uma avaliação para entender como será o tratamento para o seu caso e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre a depilação a laser.

Fontes e Referências Adicionais:

Você tem vontade de experimentar a depilação a laser? Em que parte do corpo? Se já experimentou, como foram os resultados em você? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário