Triglicerídeos alto – Causas, sintomas, dieta e dicas

atualizado em

Os triglicerídeos, ou triglicérides, são um tipo de reserva de energia do corpo, mas quando está em um nível alto, pode causar uma série de problemas.

Eles têm a função de fornecer o combustível para que os músculos trabalhem, e quando não utilizados, são armazenados no seu tecido adiposo em forma de gordura.

Abaixo você o que causa o aumento dos níveis de triglicerídeos, a relação entre eles e o seu colesterol, quais os seus sintomas.

O que são exatamente?

Os triglicerídeos são gorduras que podem ser produzidas pelo corpo ou ingeridas através da alimentação, e são fonte de energia para as células de todo o corpo.

De fato, a maior parte das gorduras da dieta são triglicerídeos, e desenvolvem importante função para a saúde, quando consumidas sem exageros.

Triglicerídeos alto

Especialistas acreditam que níveis altos de triglicerídeos no sangue pioram os problemas causados pelo nível de colesterol alto, e outras doenças crônicas.

Além disso, o nível de triglicerídeos alto está associado à síndrome metabólica, que aumenta o risco de desenvolver diabetes e problemas cardíacos.

  Continua Depois da Publicidade  

Outro ponto a se levar em consideração é que mulheres são mais afetadas por variações nos triglicerídeos.

Mas isso não quer dizer que só elas devem tomar cuidado com a ingestão de gorduras, uma vez que homens são os mais afetados pelas doenças cardiovasculares, como mostra um estudo publicado nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

Como é o exame?

exame de sangue
O ideal é que o exame seja feito depois de um jejum de 12hs, e 3 dias sem consumir bebidas alcoólicas

De acordo com as recomendações do Grupo Fleury, o exame para medir o nível de triglicerídeos é feito a partir de uma amostra de sangue, coletada após um jejum de cerca de 12 horas.

Mas, caso o jejum não seja possível, o exame ainda pode ser feito, só que os valores de referência serão diferentes. Além disso, é necessário que a pessoa esteja há no mínimo 3 dias sem consumir bebidas alcoólicas, para evitar interferências no resultado.

E quanto aos valores de referência, eles variam de acordo com a idade:

JejumEntre 10 e 20 anosMaior que 20 anos
Com jejumMenor que 90 mg/dlMenor que 150 mg/dl
Sem jejumMenor que 100 mg/dlMenor que 710 mg/dl

Mas, apesar de existirem valores de referência para os níveis de triglicerídeos, outros fatores também devem ser levados em consideração, como:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Níveis de colesterol (total, LDL, HDL);
  • Histórico familiar;
  • Outros problemas de saúde que a pessoa possa ter.

Saiba mais informações sobre como é feito o exame de triglicerídeos.

Causas

O excesso de triglicerídeos pode ser causado por diversos fatores, como:

Além disso, alguns remédios como os corticoides e a isotretinoína (conhecida também como roacutan) também podem causar esse problema.

O que triglicerídeos e colesterol tem a ver?

Os níveis de triglicerídeos e colesterol estão intimamente ligados, e por isso normalmente os exames para medição dos níveis sanguíneos são pedidos juntos. Esses exames são feitos para avaliar o perfil lipídico.

Mas existem casos em que os níveis de triglicerídeos se elevam isoladamente, como por exemplo as hipertrigliceridemias genéticas e as que são causadas pelo uso de medicamentos.

Sintomas

Um nível alto de triglicerídeos na corrente sanguínea normalmente não causa sintomas, e normalmente o problema é descoberto em exames de rotina.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, quando os níveis estão muito alterados, alguns sintomas podem aparecer, como:

  • Dor no peito;
  • Dificuldade para respirar;
  • Náuseas e vômitos;
  • Bolhas de colesterol na pele, chamadas de xantomas;
  • Lipemia retinalis, que é uma manifestação ocular da hipertrigliceridemia.

Além disso, níveis muito altos de triglicerídeos podem aumentar o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e pancreatite.

Como reduzir o nível de triglicerídeos alto

exercícios físicos
Exercícios físicos são importantes para reduzir o nível de triglicerídeos

1. Diminua o consumo de gordura saturada e trans

Quando for fazer compras, confira nas informações nutricionais dos alimentos se eles não têm grandes quantidades dessas gorduras. Se sim, evite-as.

2. Consuma menos carboidratos e açucares

Diminua a quantidade de comidas açucaradas e preparadas com farinha branca na dieta. Elas engordam, oferecem pouquíssimos nutrientes e aumentam a quantidade de triglicerídeos no sangue.

3. Beba com moderação

O consumo de álcool também pode aumentar o nível de triglicerídeos ao fazer o fígado produzir mais ácidos graxos.

4. Invista em gorduras saudáveis

Gordura é importante para manter o funcionamento do corpo. Então, procure fontes de gordura monoinsaturada e poli-insaturadas.

Esses tipos de gordura são encontrados no azeite de oliva, amendoim, girassol, milho, abacate, amêndoas, sementes (como de abóbora e gergelim), e também peixes ricos em ômega-3.

5. Coma mais fibras

As fibras alimentares ajudam a diminuir o nível de triglicerídeos e colesterol naturalmente, pois ajudam a reduzir a absorção de gorduras saturadas.

6. Cuidado com a frutose

O consumo de grandes quantidades de frutose pode aumentar os níveis de triglicerídeos. Mas não é preciso evitar frutas, e sim tentar substituir os sucos pelas frutas in natura.

7. Pare de fumar

Ao parar de fumar, os níveis de triglicerídeos podem diminuir, assim como o seu risco de ter problemas no coração.

8. Faça exercício e perca peso

A prática de exercícios ajuda a queimar a gordura corporal, e, associado às outras medidas já citadas, ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos.

Dica: Aproveite para conhecer uma dieta e um cardápio para baixar os triglicerídeos. E, para acompanhar a sua alimentação, faça uma dessas 5 receitas de suco para baixar os triglicerídeos.

Tratamento medicamentoso

Se mesmo com a mudança de estilo de vida os seus triglicerídeos continuarem altos, pode ser o caso de usar algum medicamento.

Mas é sempre importante lembrar que os remédios sempre devem ser prescritos por um médico, que também irá analisar o seu nível de colesterol.

Os medicamentos mais comuns são:

  • Estatinas: Usadas por quem sofre com baixo nível de bom colesterol (HDL), alto nível de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeo alto;
  • Fibratos: Usados para diminuir os triglicerídeos. Eles funcionam melhor em pessoas que tem níveis mais altos.
  • Suplemento de ômega-3: Alguns médicos muitas vezes prescrevem esses suplementos para auxiliar na redução dos níveis de triglicerídeos e de colesterol.

Entretanto, em alguns casos, o uso de apenas um medicamento pode não ser o suficiente para reduzir as taxas de triglicerídeos. Nesses casos, o médico pode associar um ou mais medicamentos, para potencializar o efeito.

Vídeo: Como baixar triglicerídeos

Confira os vídeos abaixo para aprender mais sobre como baixar triglicerídeos e conhecer os alimentos que devem ser evitados!

Vídeo: Alimentos que aumentam os triglicerídeos

Fontes e Referências Adicionais

Você já constatou o nível de triglicerídeos alto em seu exame? Seu médico passou alguma dieta, alimentos e exercícios específicos para o caso? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento em transplantes no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela UFRJ em 2010. Dr. Lucio Pacheco é autor de diversos livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D'Or e do Hospital Copa D'Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

68 comentários em “Triglicerídeos alto – Causas, sintomas, dieta e dicas”

  1. Parabéns mto bom mesmo esse texto fácil entendimento e bem explicativo.
    Adorei
    Vou seguir tdas as dicas, fumar ja parei há 10 meses o resto não é dificil ..
    Só a cervejinha no fim de semana essa ainda não dá para deixar…kkk

    Responder
  2. Triglicerides alto 259, colesterol 39 o outro 212, faço exercicios praticamente diariamente,
    Nao sou diabetico, glucose boa, a1c 5.0 , tenho pressao controlada con remedio diario,
    recomendacao???

    Responder
  3. Estou com 375 de triglicérides, anemia , e plaquetas altas e já faz dois anos que tento controlar mas não tô obtendo resultados, ando passando muito mal, já passei com vários profissionais da saúde, mas ninguém descobre a causa, se alguém puder me ajudar eu agradeço… Deus abençoe a todos.

    Responder
  4. Normalizei os níveis de triglicérides e colesterol seguindo o jejum intermitente e dieta low carb… meu triglicérides estava em 1700 e baixei para 190, colesterol de 600 baixou para 180 tudo isso em apenas 30 dias.

    Responder
  5. Ótimo artigo! Meu filho tem 3 anos, está um pouquinho abaixo do peso é magrinho come bem todos os legumes e apareceu com triglicerídeos e colesterol LDL altos, estou em parafusos, já fez 03 meses de dieta, colesterol reduziu para o nível aceitável, mas o triglicerídeos aumentou, enquanto o HDL continua baixíssimo, vou leva-lo a um nutricionista por indicação da pediatra, já dei varias frutas, aveia, azeite na comida, reduzimos carne vermelha, biscoitos somente água e sal maisena e leite, não sei mais o que fazer. 🙁

    Responder
  6. Olá a todos! Meus triglicerídeos devem estar altíssimos, a uns 3 dias fiz uma coleta de sangue para verificar as alterações e me ligaram do laboratório para voltar lá e fazer nova coleta para confirmar resultado do triglicerídeos. Da pra imaginar??? Mas uma coisa eu tenho absoluta certeza o
    maior vilão da historia é a farinha branca e a falta de exercícios constantes. Que são meus opostos adoro massas e odeio exercícios!!! Mas com toda certeza tenho que mudar os abetos. Vamos todos mudar!!
    É a única coisa e o melhor a se fazer!!! Obrigado a todos pelos comentários e pelas explicações da Doutora! MUITA SAÚDE A TODOS!!!

    Responder
    • Meu triglicérides tá 3010 e não consigo abaixar , tomo remédio ciprofibrato e passo mal , me ensinarão alto-mar suco de caju concentrado e tomar suco de laranja com beringela espero abaixar c alguém tiver alguma receita caseira natural por favor me ajudem , meu face djalma souza meu whats 94714 9944 por favor só addc quem pode ajudar realmente obrigado a todos

      Responder
  7. Muito esclarecedor! Estou um pouco assustada, preciso cuidar da minha alimentação. Já faço atividade física, agora vou dar maior atenção à alimentação. E pelo q li nos comentários farináceos e açúcar são os maiores vilões. É preciso ter muita força de vontade e mudar os hábitos. Mas vamos lá! Há solução! Estou otimista!

    Responder
  8. Pena que falaram muita besteiras sobre a gordura saturada, ela não causa doenças cardiovascular nem o colesterol é cauda desse tipo de doença. Não tem estudo cientifico de especie nenhuma quanto mais randomizado afirmando que gordura saturada eleva o triglicerídios nas arteiras, alias é só diminuir os carboídratos principalmente os refinados e os amidos que isso. Quem assina pelo site deveria se informar melhor e consultar os livros de estudos randomizados ou o Google acadêmico. Fica a dica

    Responder
  9. Meu colesterol está 200 e triglicérides 175, e colesterol bom 50 ,não tenho diabetes,tenho pressão alta controlada,Meu médico quer que eu tome estatinas,mais passo mal com ela,e nem como gluten e nem tomo leite,.Só que tive um AVC a três anos e só Fiquei com tontura de seguela graças a Deus.Mais vendo os comentários aqui com nível altíssimo de colesterol e triglicérides,eu até que estou bem,meu médico é muito rigoroso.

    Responder
  10. Nossa minha triglicérides deu 1850 e o colesterol 403 ñ sei como não tive um infarto.Mas deu uma baixada só no triglicérides que ta 850 mas o colesterol não baixou nada, não sei mas o que fazer.

    Responder
  11. Olá…eu também peguei meus exames dia 24/10/16 e assustei…triglicérides 783 e colesterol LDL o ruim ta 431…cheguei casa e ja mudei a alimentação comecei a caminhada e estou tomando um suco que peguei na internet é 1 laranja com bagaço…uma rodela de abacaxi eu acrescento uma rodela de berinjela e uma folha de couve….terceiro dia e ja me sinto melhor ….também estou tomando um chá que comprei na loja dúloiro centro de jundiaí o chá chama diabetil ….e corto berinjela e deixo em um copo com agua e bebo 2 vezes por dia …sendo o primeiro copo em jejum ….estou comendo bastante saladas antes das refeiçoes isso ajuda muito baixar….arroz integral e pouquinho feijão ….carne só cozida e grelhada mais amo sardinha em lata e ela tem bastante ômega 3…..temos lutar e nunca desanimar turminha…..Deus da a vida e lutaremos por ela …abraços e volto assim que baixar as gorduras ok abçs a todos.

    Responder
  12. Trigliceridio e colesterol ruim (alto) consegui sair de 350 mg/dl para 130….apenas caminhando pela manha, eliminando pao, reduzindo o arroz (que por sinal nao serve p nada) e principalmente comendo peixe rico em amega3 (o mais rico em omega3 é o salmao e a sardinha)….

    Responder
  13. A Vida sedentaria contribui bastante para essas doencas.
    meu exame constatou trigliceridios alterado,foi preciso saber disso pra decidir mudar o estilo de vida.
    vou começar a tomar medicamento e me alimentar da maneira correta.

    VIVA A VIDA!

    Responder
  14. Por favor ,estou precisando de ajuda.Meu triglicérides pulou de 817 para 2190 sou diabética.
    Tenho vários fatores de risco.Preciso de ajuda urgente.
    Já tomo fibrátos 200 mgr e uso um medicamento que se chama Zetia,mas mesmo assim meu nivel de triglicérides continua subindo.Acho que estou comendo erradíssimo e não pratico exercícios físicos.
    será que se eu mudar minha forma de alimentar esse quadro pode mudar?

    Responder
    • Não sou medico nem nutricionista mas minha glicemia, triglicérides e gordura no figado só melhorou com Low carb

      Responder
  15. Tive triglicerídios altos, porém, o médico optou por não receitar medicamentos, apenas atividade visita e reeducação alimentar.
    Funcionou bem!

    Responder
  16. Meu exame deu trigliceredes altíssimo / 1700.
    minha endocrinologista me receitou Lipless 100mg, dieta e cortou alguns alimentos que eu consumia diariamente, e também me proibiu de tomar áquela cervejinha de fim de semana.
    Me indicou a prática de exercícios físicos, pelo menos, tres vezes por semana.

    Obs: Já fiz tudo isso em outras vezes, quando meu exame de trigicéredes e colesterol davam alterados.
    Porém fiquei 5 anos sem me cuidar e agora, meus resultados nos exames pioraram. Estou muito preocupado!

    Responder
    • Ronildo…Recebi ontem meu resultado o meu trigliceres tb ta muito alto…Achei o meu fora do normal deu 1028…Imagina o seu..1700…Cuidado cara se cuida eu ja vou comecar minha dieta eu sempre tive alto …O pior que comeco fico uns 2 meses e depois paro…Acho que devemos levar a serio …Nunca se sabe se teremos outras chances…Anota ai meu face e vamos manter contato e saber quem vai baixar esse nivel…VAmos fazer uma aposta ….kkkk
      Ricardo Brito e meu face…

      Responder