TGO e TGP Altos – O Que Significa?

atualizado em

Em geral, não damos muita importância ao nosso fígado – exceto talvez quando estamos pensando se dá ou não para tomar mais uma dose de bebida alcóolica. Mas, muito embora não seja tão lembrado, o órgão é fundamental para a manutenção de uma série de processos metabólicos que ajudam a manter a saúde em dia.

Pois é, o fígado não serve apenas para nos deixar de ressaca: quando sobrecarregada, a maior glândula do corpo inflama e pode trazer uma série de complicações. Uma das maneiras de analisar o estado do fígado é através de exames como o de TGO e o de TGP, dois testes laboratoriais que medem as enzimas hepáticas.

Conheça mais sobre estes exames e saiba também o que você pode fazer para manter a saúde do seu fígado e como tratar os níveis de TGO e TGP altos.

Importância do Fígado

O fígado é um órgão vital do corpo humano, e sem ele simplesmente não conseguiríamos sobreviver. Ele é responsável pela execução de tarefas críticas que mantêm o corpo livre de toxinas e outras substâncias nocivas.

A cada minuto, a glândula localizada no lado direito da região abdominal filtra nada menos que 1,5 litros de sangue. Esse processo remove toxinas como medicamentos, álcool, componentes do cigarro, agrotóxicos, etc.

Além de atuar como um grande filtro, o fígado também serve para remover o excesso de amônia da circulação, estocar glicose (na forma de glicogênio), produzir bile e metabolizar proteínas e gorduras.

O que são TGO e TGP

Nosso corpo tem uma série de substâncias orgânicas de natureza proteica que servem para catalisar reações químicas. Chamadas de enzimas, essas substâncias podem atuar dentro ou fora das células, e através da análise de suas funções podemos saber como está a saúde do organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

O exame de duas destas enzimas específicas serve para detectar o estado de funcionamento do fígado. Conhecidas como transaminases ou aminotransferases, elas estão presentes dentro de diversas células do corpo, sendo responsáveis pela metabolização de algumas proteínas.

As duas transaminases mais importantes são a TGO (transaminase glutâmica oxalacética, atualmente conhecida como AST) e a TGP (transaminase glutâmica pirúvica, também chamada de ALT).

Embora estejam espalhadas por diversos órgãos e tecidos (como no coração e nos músculos), é nos hepatócitos (células do fígado) que encontramos a maior concentração de TGO e TGP. Isso porque, como já vimos, o órgão funciona como uma espécie de “estação de tratamento” que metaboliza todas as substâncias contidas no sangue humano.

Por que medir TGO e TGP?

Em pessoas saudáveis, os níveis de TGO e TGP são naturalmente baixos. Porém, quando o fígado está inflamado ou danificado, as duas enzimas “vazam” das células hepáticas para dentro da corrente sanguínea.

Portanto, temos que os valores de TGO e TGP se elevam como resultado da lesão das células.

Mais especificamente, a TGO está também presente nas células do coração e dos músculos, enquanto a TGP é encontrada quase que exclusivamente no interior dos hepatócitos. Por este motivo, os valores de TGP alto são mais específicos para doenças do fígado do que a medida do TGO alto.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, de uma maneira geral, a análise das duas enzimas serve como um primeiro passo para detectar possíveis alterações no fígado.

O que significa TGO e TGP altos?

Os valores das duas transaminases não são exatos, uma vez que cada laboratório utiliza seus próprios métodos de aferição das enzimas.

Mais comumente, no entanto, costuma se dizer que valores de TGO e TGP até 40-50 U/L são absolutamente normais. Taxas das duas enzimas até três vezes maiores que os limites acima são inespecíficos, ou seja, podem indicar lesões de outros órgãos, e não necessariamente do fígado.

Hipotireoidismo, lesões musculares e danos às vias biliares (conjunto de pequenos ductos que transportam a bile do fígado até a vesícula biliar e desta até o intestino) também podem acarretar em TGP e TGO altos.

Já valores de TGO e TGO acima de 150 U/L são fortemente indicativos de doença hepática. Esse valor por si só não indica, no entanto, qual a real causa da lesão no fígado, sendo necessários outros exames para se chegar ao diagnóstico preciso da doença.

Indicações para os exames

O médico poderá solicitar uma análise dos níveis de TGO e TGP quando o paciente estiver apresentando sintomas como:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Perda de apetite;
  • Dor ou inchaço abdominal;
  • Náusea e vômitos;
  • Icterícia (presença de coloração amarela na pele e nas mucosas);
  • Alteração na cor da urina;
  • Fezes claras (ou esbranquiçadas).

Outras situações em que pode ser necessário realizar um exame de TGO/TGP: alcoolismo, obesidade, diabetes, suspeita de hepatite, uso de medicamentos que podem trazer danos ao fígado e histórico familiar de doenças hepáticas.

Diagnóstico

download (1)

Na maioria dos casos, TGO e TGP altos são uma condição temporária e não são indicativos de problemas crônicos no fígado.

Porém, o médico poderá fazer o diagnóstico de doença hepática combinando o resultado dos exames das transaminases com o histórico de sintomas e o uso de medicamentos que possam estar afetando as funções do fígado.

Em alguns casos, poderão ser solicitados exames de fosfatase alcalina (FA) e gama GT (GGT), duas enzimas que se elevam na circulação quando há lesão das vias biliares.

Outros exames utilizados para verificar a função hepática: bilirrubina, albumina, TAP (TP), glicose sérica, LDH, 5’nucleotidase e teste de coagulação.

O que pode causar TGO e TGP altos?

Níveis de TGO e TGP altos podem ser indicativos de:

  • Hepatites virais;
  • Cirrose;
  • Abuso de bebidas alcóolicas;
  • Hepatite medicamentosa (lesão no fígado causada por drogas e medicamentos, como o paracetamol);
  • Isquemia (deficiência no fluxo de sangue para o fígado);
  • Câncer de fígado;
  • Lesões musculares;
  • Infarto;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Esteatose hepática (“gordura no fígado”);
  • Doença celíaca (danos no intestino delgado causados pelo glúten);
  • Hipotireoidismo;
  • Mononucleose;
  • Pancreatite.

O que fazer

O tratamento irá depender do que causou os níveis de TGO e TGP altos. Caso o médico diagnostique o problema como sendo esteatose hepática ou síndrome metabólica, você receberá uma recomendação para alterar o estilo de vida.

– Tratamento medicamentoso:

  • Corticosteroides e pentoxifilina podem reduzir a inflamação do fígado;
  • Ácido ursodesoxicólico desacelera a progressão da cirrose biliar;
  • Medicamentos antivirais podem baixar o TGO e TGP altos se estes tiverem sido causados pela hepatite C;
  • Antibióticos são utilizados no tratamento da cirrose e outros problemas hepáticos causados por infecções.

– Mudança de Hábitos

download (3)

O primeiro passo para baixar o TGO e TGP altos é interromper o uso de álcool e cigarro. Mesmo que você ainda esteja investigando a causa da alteração nos exames, parar de beber e fumar (o cigarro contém toxinas como a amônia e a nicotina) irá aliviar imediatamente o estresse no fígado.

Em seguida, o médico poderá orientá-lo a seguir temporariamente uma dieta com baixo teor de proteína. Essa alteração na alimentação irá reduzir o risco de toxinas se acumularem no corpo pela incapacidade do fígado de processar os subprodutos da digestão de proteínas.

Além das proteínas, as gorduras (porque elevam as taxas de colesterol e dificultam o processamento de nutrientes) e o sódio (que favorece a retenção de líquidos no fígado) também devem ser consumidos com moderação na dieta para baixar TGO e TGP altos.

Por último, caso o médico suspeite que você tenha síndrome metabólica, poderá ser necessário perder peso e reduzir as taxas de colesterol.

Dica

download (4)

Além de seguir as orientações médicas, praticar exercícios e manter uma alimentação com muitas verduras e legumes também colabora para a saúde do fígado.

Enquanto a atividade física estimula a liberação de toxinas através da sudorese, os vegetais (sobretudo aqueles com grande potencial desintoxicante, como as verduras escuras) estimulam a excreção das toxinas através do trato digestivo.

Ainda vale lembrar que as frutas, verduras e legumes contêm nutrientes essenciais para promover a formação de novas células e melhorar a resposta do corpo aos danos hepáticos.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já foi diagnosticado com TGO e TGP altos alguma vez? Que tratamento o médico te recomendou? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento em transplantes no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela UFRJ em 2010. Dr. Lucio Pacheco é autor de diversos livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D'Or e do Hospital Copa D'Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

71 comentários em “TGO e TGP Altos – O Que Significa?”

    • Amigo, TGO e AST são a mesma Enzima. Acho que vc deve ter se atrapalhado. Se o seu TGP deu 35, ainda se encontra dentro da normalidade, já o TGO/AST está um ponto acima do permitido, mas não é nenhuma alteração significativa. Pode ter sido por algum esforço feito ou simplesmente por ter bebido antes do exame. Procure seu médico para maiores esclarecimentos. Saúde.

      Responder
    • Meu marido fez o exame de tgo e deu 37ul
      E tgp deu 51 ul e de ggt 27 ul , isso seria considerado elevado ou
      normal ou seria algum risco a saúde,,

      Responder
  1. Tomei Bactrim e ferrou todo meu organismo,tive quase todos os colaterais,ainda estou com medo da meningite q ele pode dar,falei para o médico e ele pediu um exame e deu

    Fosfatase 209,3 U/L
    TGO 124,9
    TGP 335,6

    Mostrei para o médico e ele perguntou se eu ja tinha usado alguma droga injetável compartilhada de seringas ,falei q não e ele pediu um monte de exames de sangue e ultrassom do figado,estou com medo de morrer!

    Responder
    • Morre nada as vezes são as vias biliares a visicula aumentam mesmo o meu o ano passado deu TGO 1500 é o TGP 980 e o Gama GT 800 foi uma pedra da visicula que perfurou meu fígado fiquei com hepatite que morreu de tanta dor 6 meses depois todos os exames níveis normais show depois de 6 meses deu gordura no fígado leve mas já alterou o TGO é TGP tá 56 e 77 já fico preocupada

      Responder
      • Eu estou com pedras na vesícula e como tive dor forte abdominal fui a emergência
        Meu TGO e TGP deram mto altos!
        O médico mandou fazer na emergência uma ultrasonografia. e deu q eu estava com esteatose hepática .
        Ele disse q estou com hepatite e passou exame pra saber o tipo de hepatite, mas disse n ser nada com a vesícula .

        Estou sem dormir, angustiada!!

        Responder
        • tnm tenho esteatose mas a maioria do povo tbm tem só tomar cuidado pra não virar cirrose tbm ja tive hepatite a 30 anos atras mas nunca deram os exams do figado alterados mas o ultimo deu um pouco acima dos valores, ando receiosa to fazendo academia e a dieta que ta fogo não consigo não..mas fica tranquila há tratamento pra isso.

          Responder
          • Oi Sandra!
            Fiz os exames pra vê o tipo de hepatite , mas com.certeza ñ é a B e nem a C . Meu marido é doador de sangue sempre faz exames pra doar .Na gravidez fiz todos exames tb e por isso q ñ é essas duas .
            Se for hepatite é a tal da esteato- hepatite , onde a própria gotdura do fígado causa a inflamação . Isdo deveria ser informado pra os pacientes , assim q descobrem q estão com esteatose hepatica.
            Espero q o exame ñ der nenhum.resultado ruim.
            Obrigada por responder .
            Bjus ?

        • O meu TGP também deu levemente alterado, e a médica solicitou o exame de Hepatites A e B. Estou com um medo absurdo. Vi que vc estava fazendo exames para investigar o seu tipo ,E então? Era mesmo hepatite? E seu BB tem quantos meses ou anos? Porque hepatites podem ser contraídas através de alicates e equipamentos de manicure não esterilizado corretamente. Bom. Espero que o seu exame tenha dado negativo. Saúde.

          Responder
          • Então Rosa , pois bem to la na academia não firme e forte como gostaria e não mudei meus habitos mais leio muito sobre coisad do fígado , meus exams que sangeu que deram alterado foi um dia que passei mal com dor de estomago forte tomei varios medicamentos e fui pra emergencia…baseado neles é que meu tgo e tgp estão altos e a gama gt tbm, mas vi que tenho Hepatite A que vi é a mais facil de pegar e contrair mas li tbm se vc se abstem por 15 dias de gordura comidas forte e bebeida alcoolicas e suco natural vc refaz os exmes se o figado não tiver com prooblemas ele baixa, a gente fica atormentada porque anos não fazemos mensalmente estes exams e as vezes comemos oubebemos algo dois dias antes que dás esse sobrecarga no figado .. da uma pausa por 10 dias e reface os exames

        • Oi rosa , como vc está hoje? Espero que melhor. Também estou tendo alterações com as enzimas. Passarei com hepatologista essa semana para vermos o que será feito. Tenhamos fé

          Responder
  2. BEBO CERVEJA DIARIAMENTE (4 LATINHAS DE 350 ML) E ESTOU TENDO ALERGIAS INCONTROLAVEIS APOS A INJESTAO DA BEBIDA. VOU FAZER OS EXAMES TGO TGP GAMA FOSFATASE ALCALINA UREIA PARA VER SE E DA BEBIDA mesmo ou sera outra coisa???!!!! estou com medo!!!!

    Responder
  3. ola meu tgo deu 42,84 e meu tgp deu 58,32 estava muito assustada a medica pediu um exame de epatite e uma ultrasson abdominal ainda nao fiz mais ultimamente estou mi sentindo muito enjoada e so posso acha que e isso mais so enjoo mesmo mais nenhum sintomas estou fazendo dieta retirei todo alcool e gorduras e massas ja faz 15 dias e continu enjoada e normal pois vi que tem uma mulher ai que esta com os niveis altissimos e nao sente nada alguem me responda por favor a e lembrando que eu fiz o exame em uma terca feira e no domingo anterior tomei muita cerveja sera que enfuenciou algo

    Responder
  4. oi gentem tudo bem??
    meu tgo deu 132
    e o tgp 87
    foi bem preocupante os resultados, e o problema é que logo depois tive 1 semana de festas que foi bem difícil nao beber…. diz o medico que mudando os habitos e parando de fumar melhora, mas é bem difícil largar mão de beber, vou te contar

    Responder
  5. boa tarde. meu tgo deu normal, o tgp deu 39 u/l, tenho crohn e fazendo infusão uma semana sim outra não com adalimumabe, na semana que faço me sinto fraca, imunidade cai muito, vou retornar ao médico daqui a umas 3 semanas, pode ser hepatite, conheço uma pessoa com o mesmo diagnóstico que teve hepative, com esses valores será que pode ser a hepatite? obrigada

    Responder
  6. Olá fiz meus exames e i resultado fio i seguinte
    Tgo 248
    Tgo 638
    Me sinto bem já q os demais exames apresentaram Td dentro da normalidade. Vou retornar ao médico pra ele avaliar meu caso. Enquanto isso o que posso fazer pra abaixar essas taxas com alimentação. Meu retorno é daqui 8 dias.

    Responder
    • Oi Maria Helena, tudo bem? Também sofro com alterações dessas enzimas. Vamos trocar informações por favor. Meu e-mail segue abaixo: rogerio.ronaldo@hotmail.com

      Responder
      • Rogério o meu tgp deu 61 e o normal é ate 50..giquei meio assustado mas ao ver que o domoovo passa de 100 fico mais aliviado…sabe como baixar isso? Alimentacao, exercicios…me avisa ai!! ronydelima@yahoo.com.br

        Responder
        • Depende. Seu valor não está tão elevado. Meu hepatologista disse que até mesmo esforço físico feito antes do exame pode elevar essa enzima acima dos valores considerados normais. Exercícios físicos, evitar o excesso de álcool, alimentação pobre em gordura e redução da carboidratos são as melhores dicas que posso lhe dar, pois não sou médico, de tudo que li sobre assunto. Para descargo de consciência, seria bom você procurar um médico que é o profissional mais indicado para lhe orientar melhor, e fazer exames de sangue periodicamente para acompanhar seu quadro de saúde.

          Responder
      • Tive dores abdominais e fiquei febril . Meus exames deram muito alto!!
        TGP 590
        TGO 842

        Na ultasonagrafia deu q estava com esteatose hepatica .

        O médico disse q estou com hepatite pelos resultados e passou exames pra descobrir o tipo de hepatite .

        Estou muito tensa e preocupada de ser uma esteato-hepatite …ñ sei o q fazer!

        Responder
  7. MEU TGO FICOU EM 479 E TGP EM 16
    FIZ US ABDOMINAL SUPERIOR E DEU UMA ESTEATOSE HEPÁTICA MEUS GAMAS GT TEM DADO ENTRE 100 E 200 A FALTA DE INGESTA HIDRICA PODE ESTAR RELACIONADA?
    UMA VEZ QUE NÃO BEBO NEM FUMO NÃO TENHO VICIOS

    Responder
  8. meu TGO DEU 32 e TGP – 51 TENHO MOTIVO PRA MIM PREOCUPAR AGORA COM O FÍGADO DEVIDO O TGP TER DADO ALTO?
    tenho uma lesão muscular(tendinite calcária no ombro esquerdo). Essa lesão pode ser a causa do aumento da TGP, já que vc informa que lesões musculares podem aumentar as TGA E TGP?
    GRATO PELA ATENÇÃO

    Responder
  9. Fiz os exames a algun tempo da tgo e tgp deu
    853/ e 575
    Um médico que não era o meu disse-me,que se fossse ele iria Se internar e esperar a hora de morrer, eu achei ante ético pedi novamente os exames fiquei nove dias sem beber rretirei todos medicamentos e refiz os exames caíram para 81/53 moral da estória era a sivastantina o álcool e hepatite a viral. Eles não sabem nada! ( só Deus!)

    Responder
    • O meu tb deram altos assim e o médico pediu exames pra saber q tipo de heparite estou . Tenho esteatose hepática e estou mto assustada

      Responder
  10. Meu TGO deu 284 e meu TGP deu 185. Porém me sinto muito bem. Melhor que nunca. Nenhum sintoma de nada. Sera que por eu ter causado grande extresse e lesões musculares na musculação dois dias antes do exame pode ter alterado?

    Responder
  11. Sim em 2009, fui diagnóstico com gordura no fígado e o médico receitou o médico metadoxil.

    Responder
    • bom dia vinicio vc se deu bewm com metadoxil o medico me passou tambem mas eu ainda nao comprei,tambem fui diagnosticado com esteatose epatica

      Responder
  12. TENHO PTI(PURPURA TROMBOCITOPENICA IDEOPATICA) NO MOMENTO ESTÁ SOBRE CONTROLE MAS O TGO/TGP DEU ALTERADO 48/75. O QUE PODE SER? PODE SER POR CAUSA DO PREDNISONA?

    Responder
    • Meu TGO deu muito alterado 501
      E o T GP deu 396 tenho fibromialgia e Hipotireoidismo.Meu médico não passou nada na época fui por cólica na visicula.

      Responder
  13. meu exame tgo/tgp deram respectivamente 158/58. Será que o suo de gengibre tem haver com isso? Consumi muito para perda de peso 🙁

    Responder