Taxa de metabolismo basal – O que é e como calcular

atualizado em

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre o “metabolismo”, mas já ouviu falar na taxa de metabolismo basal?

O metabolismo é o conjunto de reações bioquímicas e hormonais que permite que os órgãos e células presentes no corpo humano funcionem de maneira adequada.

Desta forma, o ritmo de trabalho do metabolismo pode variar de pessoa para pessoa de acordo com alguns fatores como idade, sexo e peso. Porém, há um fator responsável por mantê-lo em bom estado: a alimentação saudável. 

Apesar de essa informação já não ser uma novidade, você sabe como calcular a taxa de metabolismo basal e o que isso significa? Se não, continue lendo para descobrir.

O metabolismo basal

O metabolismo basal refere-se à quantidade mínima de energia que o corpo humano precisa enquanto está em repouso para que consiga sobreviver.

Em outras palavras, equivale ao número de calorias que são gastas durante o sono e a quantidade mínima que cada um deve ingerir durante o dia.

mulher se exercitando

Portanto, essa taxa mínima é necessária para que o corpo consiga manter as funções vitais que não são interrompidas durante o sono, como a respiração e o bombeamento de sangue. Para o metabolismo, isso significa que ele receberá a quantia adequada de fluídos que o regulam.

  Continua Depois da Publicidade  

Vale ressaltar que o termo não se aplica à quantidade de energia que o corpo gasta quando já está acordado.

A taxa de metabolismo basal 

Primeiramente, a taxa tem a ver com o índice que mostra a quantidade de energia que cada pessoa gasta enquanto dorme. A taxa de metabolismo basal pode ser definida por alguns aspectos, como:

  • idade;
  • sexo;
  • fatores genéticos;
  • peso;
  • altura;
  • tipo e frequência de atividade física.

Esse valor pode, ainda, ser alterado conforme o percentual de gordura e músculos que a pessoa tem em seu corpo. Os músculos queimam três vezes mais energia do que a gordura, portanto, a taxa de metabolismo basal de uma pessoa com um percentual baixo de gordura será maior do que aqueles que possuem uma porcentagem alta.

medindo gordura corporal

Além disso, alguns problemas de saúde podem influenciar a taxa de metabolismo basal como, por exemplo, a febre e a produção inadequada de hormônios da glândula tireoide (nesse caso, a taxa pode diminuir de 30 a 40%).  

Como calcular a taxa de metabolismo basal 

Para obter esse resultado, temos que usar uma fórmula que considere os seguintes fatores: idade, peso, altura e sexo.

Para calcular o índice de um homem é preciso seguir a seguinte equação:

  Continua Depois da Publicidade  
66 + (13,7 x peso) + (5,0 x altura em cm) – (6,8 x idade)
Fórmula para calcular o índice de metabolismo basal de um homem.

Ou seja, um homem de 35 anos, com 175 cm de altura e 70 quilos, possui uma taxa de metabolismo basal de aproximadamente 1700 calorias por dia.

Já para calcular o índice de uma mulher, a fórmula a ser aplicada é um pouco diferente:

665 + (9,6 x peso) + (1,8 x altura em cm) – (4,7 x idade)
Fórmula para calcular o índice de metabolismo basal de uma mulher.

Isso indica que, por exemplo, uma mulher de 24 anos, 170 cm de altura e 70 quilos, possui uma taxa de metabolismo basal de cerca de 1530 calorias diárias.

Assim sendo, o homem do exemplo acima deve consumir 1700 calorias diariamente e, a mulher, 1530 calorias.

Os cálculos que vimos fazem parte do método da equação Harris-Benedict, que foi criado no ano de 1919. Entretanto, há ainda um outro jeito de descobrir a taxa de metabolismo basal que, além dos dados pedidos pela fórmula Harris-Benedict, leva em consideração também o gasto calórico que a pessoa tem durante sua prática diária de atividade física.

Para descobrir esse valor é necessário acrescentar o resultado obtido na equação Harris-Benedict com o tempo gasto no exercício físico, multiplicado pelo número de calorias gastas por minuto.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, temos a seguinte fórmula:

(Harris-Benedict) + (tempo x calorias por minuto)
Resultado da fórmula de Harris-Benedict junto ao tempo gasto em atividade física e as calorias perdidas.

Exemplos

Por exemplo, vamos supor que o homem que citamos acima corra 20 minutos por dia e tenha um gasto calórico de 296 a cada sessão de corrida. Podemos concluir que sua taxa de metabolismo basal é de aproximadamente 1996 calorias por dia (1700 + 296 = 1996).

homem na academia

Agora, se formos aplicar a segunda fórmula usando o caso da mulher e supormos que ela corre 30 minutos por dia, gastando 444 calorias por treino, seu índice subirá para em torno de 1974 (1530 + 444 – 1974).

O segundo cálculo nos fornece um valor mais próximo do real; entretanto, ele pode ser mais complicado de ser usado, visto que nem sempre é possível definir o gasto calórico exato em uma atividade física (isso porque o número varia de acordo com o peso do indivíduo, a intensidade do treinamento e a velocidade em que ele é feito).

Para mais informações sobre este assunto, acesse os vídeos abaixo da nossa nutricionista Patricia Leite.

Fontes e referências adicionais

Você consegue identificar a sua taxa de metabolismo basal através desta fórmula? Acredita que precisa mudar seus hábitos de dieta e exercícios para melhorá-la? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

39 comentários em “Taxa de metabolismo basal – O que é e como calcular”

  1. Olá eu meu nome é Sandra tenho 38 anos, 1,70 de altura e peso 86 kilos, não consegui fazer a conta pois não entendi

    Responder
  2. Olá, não consigo perder peso. Tenho 51 anos, 1,54 e peso 62 quilos. Faço esteira todos os dias numa perda calórica de 400 cal. Consumo no máximo 1000 cal diárias. Qual está sendo meu problema?

    Responder
  3. Boa tarde, calcule para mim por favor.
    Homem 1.98 126 kg caminhada de 20 minutos e musculação de 1 hora +ou – 5 vezes por semana e trabalho com esforço físico de moderado a pesado

    Responder
  4. Me ajuda mulher de 16 anos 1,57 58kg jogo vôlei de 3hr de segunda e sexta e jogo futsal terça e quinta e sábado 3hr

    Responder
  5. Bom dia alguém pode me ajudar neste cálculo. Meu nome e Helena. Tenho 47 anos. Peso 93,600 altura 1,72
    Faço exercícios físicos todos os dias. Segunda quarta e sexta faço crosfit. Das 19:00 as 20:00 horas.Terça e quinta e sábado faço hit e ABS de manhã das 7:00 as 8:00 da manha. Meia hora o hit que e intensidade ea noite faço circuito.das 19:00 as 20:00 horas. Sou bruta monte. Faz um ano que impaquei no 93 e não saio mais. Meu metabolismo e quase morrendo. E acabei descobrindo que e tipo cortisol. Mais preciso de ajuda para o cálculo basal. Obrigado

    Responder
  6. Boa tarde!
    Tenho 20 anos, peso 100 kg e tenho 168 cm.

    Caminho 30 minutos 6 dias por semana (3 ou 4 km a subir e a descer) mas preciso de emagrecer 10 Kg em 4 meses. Normalmente não como exagerado nem porcarias e mesmo assim não consigo emagrecer. o que fazer ?

    Responder
  7. Eu já fiz, achei falho.
    Teve uma época que eu comia cerca 1000 calorias por dia, estava entrando em um quadro de transtorno alimentar já, pois eu desmaiava com frequência e eu pesava 56 kg na época (tenho 1,74 de altura). O TMB diz que para eu manter 56 kg eu teria que ingerir 1900 calorias, isso sendo sedentária. Comendo uma quantia calórica saudável diariamente, entre 1800 e 2000 calorias, nunca chego a pesar menos de 62 kg. Ou seja, cada organismo tem uma necessidade calórica própria, não dá para calcular assim.

    Responder
    • Na verdade essa fórmula pode não ser a adequada para o seu tipo de corpo e etc. POR ISSO é mais indicado procurar um profissional qualificado( NUTRICIONISTA) porque Nutrólogo, e endócrino, apesar de serem formados em medicina, não são autorizados a estabelecer dietas,mesmo eles estabelecendo, de acordo com o Conselho Regional de nutrição, não podem prescrever dietas,assim como nutricionista não pode prescrever medicamentos enfim. Não se basear por um cálculo da internet. Não é o cálculo que é falho e sim não indicado para o seu metabolismo e necessidade. Esse cálculo é uma base, nenhuma nutricionista realiza um plano alimentar baseado só nisso. Existe um conjunto de fatores. Por isso não da para fazer esse cálculo e seguir, porque cada caso é um caso.

      Responder
  8. Boa Noite tenho 128 Milos , 44 anos , 1.76 altura. Caminho 1hora e 20 todos os dias. Vcs podem calcular pra mim que não consegui

    Responder
  9. tenho 160 altura peso 106k e faço esteira 20minutos e musculaçao tres vezes na semana e mas 20 minutos no final da musculaçao de bicicleta por gentileza me diz como faz esse calculo nao consigo .

    Responder
  10. Não concordo com esta fórmula de 1919. Observem que ela não leva em consideração a massa muscular. Sabemos que o indivíduo com maior massa magra tem um metabolismo maior em comparação com o que tem pouca massa magra.

    Responder
  11. Também preciso de ajuda, sou mulher, tenho 50 anos, atura 1.60, peso 67.9,caminho 1 hora três vezes por semana.

    Responder
  12. Me ajudem a fazer esse cálculo eu não consigo por favor. Eu tenho 20 anos peso 58 kl e tenho 1,67 de altura . Quero ganhar massa, tem como alguém calcular pra mim?

    Responder
  13. por favor peço ajuda, pois encontrei valores diferentes: 1079 – 1591 – 1608 nao entendi onde errei,
    tambem fui calcular com a atividade fisica e me perdi. tenho 34 anos peso 85kg e tenho 1,65 de altura.

    muito obrigada a quem me ajudar.

    Responder
  14. Também não estou conseguindo fazer, alguém pode me ajudar? Eu tenho 21 anos, peso 56kg, 1,65 de altura e faço musculação 3x na semana.

    Responder
  15. Olá. O resultado da formula de homens esta errada. O correto é 1.662 kcal/dia.

    Fabio, não é correto, pois NUNCA a quantidade kcal para o TMB deverá ser menor. Essa quantidade é somente para manter seus órgãos vitais funcionando.
    Se você deseja emagrecer deverá fazer uma reeducação alimentar e praticar pelo menos uma caminhada todos os dias. É sempre bom passar em um médico, nutricionista e fazer o acompanhamento da sua saúde.

    Responder
    • Me ajudem a fazer esse cálculo eu não consigo por favor. Eu tenho 24 anos peso 127 kl e tenho 1,67 de altura . Quero perder peso estou fazendo caminhada de uma hora seis vezes por semana. CalculEm pra mim por gentileza.

      Responder
          • Faço 6 vezes por semana!! descanso 1 dia apenas, faço hits, corridas, treinos rápidos e intensos!!!

        • MT gente falando que não e isso que não e aquilo ..
          Geeeeeente e só uma ideia , essa conta não e exata vc tem que pegar e ir fazendo testes com seu corpo pra saber o certo em qual o seu corpo se adapta..

          Responder
        • Poxa tava querendo saber da minha,mas é complicado esse cálculo.
          Poderia me ajudar por favor?
          Sinto que meu metabolismo é muito acelerado,pois se eu não consumir no café da manhã muitas calorias,sinto mal antes do almoço.
          Faço pilates pela manhã e uso escadas diariamente.
          Fiz exames e deramnormalis,porém estou pendendo peso depois que tirei pão, açucar branco e arroz branco.
          Tenho uma vida corrida.
          Só que não quero emagrecer assim!
          Tenho 53 anos
          Altura 1m64
          Estava com 61 quando comecei perdendo
          Hoje com 57

          Responder
  16. Está correto dizer que quem quer emagrecer deve manter o numero de calorias consumidas menor que a taxa de metabolismo basal + atividade física?

    Responder
    • Está correto sim Fábio. Quando a sua ingestão calórica diária fica abaixo da TMB+AF, seu corpo irá buscar essas “calorias que faltam” nas reservas energéticas (geralmente lipídicas) existentes no organismo. Tem-se então o emagrecimento.

      Responder
    • Ah, faltou um detalhe. Além da TMB+AF vc deve considerar tb a Taxa Ocupacional, que em média equivale a 20% da TMB. A TMB, como a Karina explicou, leva em conta somente as calorias necessárias pro funcionamento do organismo, meio que em situação de repouso. A taxa ocupacional complementa a TMB com as calorias gastas nas suas atividades básicas do dia-a-dia (locomoção, trabalho, etc).

      Responder