Sustanon: o que é, como funciona e efeitos colaterais

atualizado em

O uso de medicamentos à base de testosterona, como o Sustanon, é bastante comum, seja por pessoas que estejam fazendo reposição do hormônio ou que o utilizem para aumento da massa muscular.

Entretanto, fazer uso do Sustanon poderá trazer alguns riscos para a saúde, como veremos mais adiante.

Por isso, no decorrer deste artigo vamos entender melhor o que é o que é o Sustanon e quais os seus efeitos no organismo, além dos efeitos colaterais mais comuns. 

Veja também: 14 formas para aumentar a testosterona naturalmente

O que é Sustanon?

sustanon
O medicamento é comercializado no formato de ampolas

O Sustanon é um medicamento que contém uma mistura de quatro ésteres diferentes de testosterona, e é utilizado para aumentar os níveis de testosterona em homens que por algum motivo fisiológico não conseguem produzir quantidades suficientes desse hormônio. São eles: 

  • Decanoato de Testosterona, 100 mg: Um dos ésteres mais utilizados em anabolizantes, o decanoato de testosterona tem uma meia-vida bem maior que a dos demais ésteres, em torno de 15 dias. Na prática, isso significa que o decanoato de testosterona permanece ativo no organismo por aproximadamente 30 dias, sendo seu pico alcançado por volta do 11º dia após a aplicação do medicamento.
  • Isocaproato de Testosterona, 60 mg: Podemos dizer que o isocaproato é um éster de alcance médio, sendo utilizado como um intermediário entre o propionato e o decanoato de testosterona. Sua meia-vida é de aproximadamente 9 dias.
  • Fenilpropionato de Testosterona, 60 mg: Assim como o isocaproato, o fenilpropionato é também um éster de meia-vida intermediária, tendo como principal função manter estáveis os níveis de testosterona enquanto o propionato é metabolizado e eliminado do organismo e ao mesmo tempo em que aguarda a entrada em ação do decanoato de testosterona. Sua meia vida é de aproximadamente 5,5 dias.
  • Propionato de Testosterona, 30 mg: O propionato é um dos ésteres de testosterona com meia vida mais curta, de cerca de 48 horas.

Assim, como cada um dos ésteres contém uma meia vida diferente, o Sustanon é capaz de liberar testosterona de maneira ininterrupta na circulação sanguínea, contribuindo para manter os níveis do hormônio em equilíbrio e sempre próximos da concentração ideal.

Indicações do Sustanon

Como vimos, o Sustanon é um medicamento que contém diferentes formulações sintéticas de testosterona.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o uso do Sustanon é recomendado para casos nos quais a concentração de testosterona no sangue está abaixo do recomendável, como nos casos de hipogonadismo masculino ou mesmo quando os níveis hormonais caem devido a outros problemas de saúde.

Ou seja, é um medicamento que funciona como Terapia de Reposição Hormonal Masculina.

Entretanto, devido ao efeito da testosterona no crescimento muscular e na redução da gordura corporal, muitas pessoas utilizam este medicamento como anabolizante.

Efeitos do Sustanon

Quando utilizado de forma correta, o Sustanon ajuda a aumentar os níveis de testosterona, o que melhora os sintomas causados pela falta deste hormônio.

Além disso, níveis mais altos de testosterona também causam efeitos físicos intensos, como:

  • Favorece o crescimento do tecido muscular (hipertrofia).
  • Aumenta a síntese de proteínas e favorece a retenção de nitrogênio dentro do tecido muscular.
  • Aumento da produção de IGF-1.
  • Inibição do cortisol, através da atuação nos glicocorticoides (classe de hormônios a qual pertence o cortisol).
  • Aumento da produção de glóbulos vermelhos, o que favorece o fornecimento de oxigênio para o organismo.

Por isso, esse medicamento é muito utilizado por pessoas que desejam aumentar a massa muscular, em associação à exercícios físicos direcionados para isso.

  Continua Depois da Publicidade  

Sintomas de testosterona baixa

A testosterona é um hormônio extremamente importante para o funcionamento do organismo, e é produzido tanto por homens quanto por mulheres.

Entretanto, os níveis de hormônio variam bastante entre os dois sexos, sendo bem mais altos em homens.

Assim, quando os níveis de testosterona estão abaixo do recomendado, alguns sintomas podem aparecer, como:

  • Redução da libido
  • Disfunção erétil
  • Fadiga
  • Diminuição da massa magra e da força muscular
  • Rebaixamento do humor
  • Ansiedade
  • Diminuição da densidade óssea
  • Redução da contagem de espermatozoides

Diferencial do Sustanon

A combinação dos quatro ésteres de testosterona torna o Sustanon muito mais eficiente e prático de ser utilizado, uma vez que a frequência das injeções passa a ser de apenas uma ou duas vezes por semana, dependendo da recomendação profissional.

Para se ter uma ideia melhor, caso a aplicação fosse de somente um tipo de éster de testosterona, de eliminação mais rápida, as aplicações teriam que ocorrer diversas vezes ao dia, uma vez que o hormônio deixaria o organismo em apenas algumas horas.

Dose ideal de Sustanon

A dosagem ideal do Sustanon vai depender da orientação médica, após a avaliação do estado clínico e dos exames laboratoriais. 

  Continua Depois da Publicidade  

Veja também: Qual é o nível de testosterona ideal para o homem?

Efeitos hormonais do Sustanon: ele causa aromatização?

Em condições normais, o organismo converte uma pequena parte da testosterona em estrógeno, através da atuação da enzima aromatase, que dá o nome ao processo de aromatização. Logo, quanto maior a concentração de testosterona na circulação, maior será a sua conversão em estrogênio.

E, assim como boa parte dos esteroides anabolizantes, o Sustanon também aromatiza facilmente.

Além disso, como o Sustanon aumenta a quantidade de testosterona no organismo, a produção natural desse hormônio é inibida. Ou seja, o corpo para de produzir a testosterona, já que o medicamento já supre essa necessidade.

Assim, para conter esses efeitos, é comum a realização de pausas e de terapias pós-ciclos, que devem ser feitas com cuidado e sempre com orientação profissional.

Efeitos colaterais do Sustanon

Calvície
A calvície precoce pode ser provocada pelo uso de esteroides como o Sustanon

Como se trata de um medicamento composto por ésteres de testosterona, o Sustanon pode causar alguns efeitos colaterais, como:

  • Retenção de líquido e inchaço
  • Aumento da próstata
  • Calvície precoce
  • Ginecomastia
  • Aumento da oleosidade da pele, que pode causar acne
  • Aumento da sudorese
  • Virilização, que é o aparecimento de características masculinas quando o medicamento é utilizado por mulheres

Além disso, muitos usuários do Sustanon 250 também sofrem com elevação das taxas de colesterol ruim (LDL), diminuição nos valores do bom colesterol (HDL) e aumento da pressão arterial. Por esse motivo, evite fazer uso do Sustanon se você apresenta:

  • Pressão alta ou alguma doença cardiovascular
  • Síndrome metabólica
Fontes e referências adicionais

Você já experimentou o uso de Sustanon? Teve bons resultados com este anabolizante? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário

2 comentários em “Sustanon: o que é, como funciona e efeitos colaterais”

  1. Senti um aumento da próstata embora esteja a ser medicado mesmo assim vou deixar de tomar o sustenon????

    Responder