Suplemento Ensure Engorda Mesmo?

Especialista:
atualizado em 22/08/2021

Fabricado pela Abbott Nutrition, o suplemento Ensure é uma bebida nutricional, que pode ser consumida por pessoas saudáveis ou que sofrem com algum tipo de deficiência nutricional ou estejam internados, desde que haja o aval do médico, obviamente. O produto fornece 28 vitaminas e minerais, entre eles o cálcio e a vitamina D, proteínas, fibras e gorduras saudáveis, como ômega 3 e ômega 6.

Ele está disponível nos sabores baunilha, chocolate, morango e banana em embalagens em pó de 400 e 900 g. Já o Ensure Plus, que é líquido, pode ser encontrado nos sabores chocolate e baunilha, em caixinhas tetra pak, de 200 ml.

O suplemento Ensure engorda mesmo?

A promessa da empresa que produz o suplemento é que o Ensure engorda mesmo. Ela afirma que o produto traz uma fórmula nutricional equilibrada e completa, para auxiliar pessoas que precisam manter ou ganhar peso de maneira saudável.

Além disso, a fabricante afirma que o suplemento pode trazer benefícios a pessoas desnutridas, que se encontram em risco nutricional ou estejam sofrendo com a eliminação de peso involuntária.

– Calorias adicionais:

Mas será que na prática, o suplemento Ensure engorda mesmo? Vamos começar nossa análise com o valor calórico do produto: o preparado de 230ml a partir da versão em pó fornece 230 calorias. Já a embalagem pronta com a versão líquida do produto – o Ensure Plus – contêm 300 calorias.

Se pensarmos que essas calorias serão adicionadas ao consumo diário calórico de uma pessoa, podemos chegar à conclusão que realmente haverá um aumento de peso. Afinal, quando há um crescimento na ingestão de calorias, o que se espera é que também haja o surgimento de mais quilos.

Para adquirir o efeito de ganho de peso com o produto, uma recomendação é consumi-lo entre uma refeição e outro, como um lanche extra.

– Necessidade para ganho de peso:

No entanto, não podemos terminar a nossa análise antes de levar alguns pontos em consideração. Uma pessoa que deseja engordar em torno de meio quilo por semana, deve aumentar a sua ingestão calórica diária em 550 calorias.

Isso reforça a ideia que ao consumir uma porção de Ensure ou Ensure Plus por dia, como algo extra e não no lugar de uma das refeições, pode ajudar a engordar, embora não garanta o meio quilo a mais, já que nenhum deles chega as 550 calorias.

Em segundo lugar, é preciso levar em conta o gasto calórico que se tem ao longo do dia. Ou seja, para quem passa a praticar atividades que promovem um uso alto de energia e uma eliminação de muitas calorias, serão necessárias mais do que essas 550 para conseguir engordar.

  Continua Depois da Publicidade  

– Outras refeições são importantes também:

Há ainda que se pensar na necessidade de engordar com saúde. Assim como acontece quando nos referimos à perda de peso, a pessoa que busca aumentar seus quilos no corpo, deve certificar-se de seguir uma dieta equilibrada e saudável.

Isso quer dizer não simplesmente fazer refeições calóricas, mas comer e beber de modo que forneça quantidades suficientes da variedade de nutrientes que o organismo precisa para funcionar direitinho.

E enquanto é bem verdade que Ensure e Ensure Plus trazem vitaminas, minerais, fibras, proteínas e gorduras saudáveis em sua fórmula, não é o simples consumo do produto que garantirá um aumento de peso saudável. É que cada corpo funciona de uma maneira e tem necessidades diferentes e a composição do produto pode não satisfazer o que o organismo precisa, especialmente no caso de pessoas idosas.

Além disso, o produto pode não trazer as quantias necessárias de nutrientes que uma pessoa precisa para estar bem nutrida e seus maiores benefícios nutricionais são observados quando ele é consumido em grandes porções, algo que não acontece da mesma forma quando as doses ingeridas são menores.

Por isso, quem sente que está emagrecendo demais sem necessidade ou possui um peso abaixo de ideal, além de buscar bebidas nutricionais, deve se consultar com o médico e/ou nutricionista para descobrir quais as necessidades de seu corpo, que tipo de suplemento é o ideal para o seu caso e montar uma dieta que promova esse crescimento de peso saudável.

Nutrientes encontrados no Ensure

A composição do suplemento traz os seguintes nutrientes: cálcio, ferro, magnésio, zinco, cobre, manganês, iodo, molibdênio, cromo, potássio, cloreto, selênio, fósforo, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9, vitamina B12 e colina.

Informações Nutricionais de Ensure

Veja a tabela nutricionais das duas versões a seguir:

– Ensure em pó (sabor baunilha)

230 ml – 6 medidas em pó + 195 ml de água

  • Energia: 230 calorias
  • Carboidratos: 30 g
  • Proteínas: 8,5 g
  • Fibras: 2,3 g
  • Gorduras totais: 7,6 g
  • Gorduras saturadas: 0,7 g
  • Gorduras trans: 0 g
  • Sódio: 193 mg
  • Potássio: 361 mg

– Ensure Plus (líquido – 200ml)

  • Energia: 300 calorias
  • Carboidratos: 40 g
  • Proteínas: 13 g
  • Fibras: 0 g
  • Gorduras totais: 9,8 g
  • Sódio: 240 mg
  • Potássio: 400 mg

Ensure não possui glúten, nem lactose.

  Continua Depois da Publicidade  

Como tomar o Ensure para engordar

A orientação é diluir seis colheres medida do produto, em sua versão em pó, em aproximadamente 200 ml de água e beber. Como o Ensure Plus já vem em forma líquida, pronto para tomar, basta adicioná-lo em um copo e ingerir.

O uso do ensure engorda mais quando se o toma duas vezes por dia, como dois lanches adicionais na sua dieta. O fabricante afirma que não há necessidade de prepará-lo com leite, somente com água mesmo. Se adicionar leite, os valores nutricionais informados acima serão maiores.

Efeitos colaterais

O uso do suplemento pode em alguns casos trazer algumas reações adversas como prisão de ventre, diarreia, náusea e vômitos, que tendem a diminuir com o tempo. Se usado corretamente, de acordo com as indicações da embalagem e a orientação do médico, o consumidor não deve ter problemas maiores.

Cuidados e contraindicações

O produto não é indicado para pessoas que sofrem com a galactosemia, um distúrbio em que os níveis sanguíneos do açúcar galactose estão elevados.

Para quem sofre com alguma condição especial de saúde ou está tomando algum tipo de remédio, é sempre aconselhável consultar o médico a respeito da possibilidade de utilizar a bebida nutricional. A mesma orientação serve para crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e idosos.

Para você o Ensure engorda? Como foi sua experiência? Já tomou o suplemento Ensure por algum motivo como deficiência de alguma vitamina? Qual? Comente abaixo!

(645 votes, average: 3,96 out of 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

86 comentários em “Suplemento Ensure Engorda Mesmo?”

  1. Olá , eu tomei ensure por 4 anos , estou na menopausa e o ensure me ajudou muito principalmente por que meu cabelo e unha estavam muito fracos !
    Só que eu engordei 10 kg , faz 1 ano que parei de tomar , minha unha e cabelo voltaram a enfraquecer ! Se eu tomar so de manhã sem comer outro alimento você acha que nao vou engordar?

    Responder
  2. Posso tomar ensure em duas vezes no dia, dividindo em 100 ml com 3 colheres de ensure em cada vez?
    Acho ele muito pesado no estomago.

    Responder
  3. Olá…
    Então… eu gostaria de tomar ensure só p repor a energia do dia a dia q perdi p causa da fase da menopausa q estou começando a entrar e nem disposição p fazer exercícios estou tendo mais…
    Me canso mto ao subir e descer escadas sabe…
    Só q n quero engordar e nem emagrecer…
    N sou de comer mto e sou bem controlada c gorduras doces massas e etc…
    Será q é bom p mim?
    Como devo Tomar?
    Uma vez só pela manhã me basta?
    Ele tem q substituir o café da manhã ou complementar?
    Me ajudem c a resposta por favor ok
    Grata
    Deus abençoe

    Responder
  4. puxa… fiquei triste por quer estava muito animada para tomar mas eu nao quero engorda.. so queria mais energia para malhar.. se eu misturar ensure com albumina sera que engordA MUITO?

    Responder
    • Se você se empenhar para queimar calorias e não consumir a mais através da alimentação, não terá problemas.

      Responder
  5. Sou pós bariátrica faço uso 2x ao dia sendo 3 colheres manha e noite pois quando tomava as 6 colheres de uma vez estava tendo uma reaçao muito desagradavel rsrs estou usando a 10 dias o gosto e bom

    Responder
  6. Olá, quanto tempo para começar a fazer efeito eu comprei e vou começar a tomar …
    Vocês deveriam abaixar o preço ?

    Responder
  7. Boa tarde ! Gostaria de saber como devo tomar, já que no meu caso seria mesmo pra disposição já que estou sem nenhumaaaaaaa ! Comprei hj devido aos bons comentários, no aguardo da resposta, obrigado!

    Responder
    • Comecei dia 3 de junho. E estou muito satisfeita, tomo logo cedo é o que inicia o meu desjejum. Nesse frio é bom para consumir bem quentinho. Como sou intolerante à lactose e evito glúten pra mim está sendo maravilhoso. Não preciso engordar nem perder peso, apenas busco uma alimentação que me faça sentir bem nutrida.

      Responder
      • Silva , boa tarde ! Você disse que ele não tem lactose , na lata do Ensure em pó , diz que contém . Por favor me tire essa dúvida . E quanto a proteína do leite ele tem ou não ? se poder me respondeu eu fico muito grata .

        Responder
  8. O melhor preço encontrei na Drogasil. Comprando 3 latas sai em torno de $ 44,00 cada. Alguém sabe de algum lugar mais barato? Obrigada.

    Responder
  9. Olá! Minha nutricionista me indicou Ensure para complementar o planejamento alimentar,já que estou mto abaixo do peso ideal para minha idade e altura.Poderiam me indicar qual o sabor é menos enjoativo?
    Obrigado!

    Responder
  10. Uma dúvida, tomo crestor para controle do colesterol, não é alto, mas está no limite. Tem algum problema de consumir o ensure? faço musculação. Outra pergunta, estou tomando justo pela massa muscular, o bom seria eu tomar o ensure pela manhã como estou fazendo ou após o treino que é à noite?

    Responder
    • Renata procure um médico nutrólogo,ele vai mandar você parar de tomar remédio para colesterol,e você terá uma vida mais feliz e saudável

      Responder
    • Oi eu tenho gastrite e li que o ensure faz mal pois contem niacina. Isso é verdade? Ele dá enjoo? Eu quero tomar p engordar pois sou mto magra. Só estou com medo dos efeitos colaterais. Pode tirar essa dúvida por favor?

      Responder
  11. Olá, comecei tomar ensure hoje.
    Não tenho intenção de engordar, aliás estou tomando para ter mais ânimo pois sou sedentária, não sabia que ele tinha esse efeito de engordar…quero ter mais disposição apenas.
    Não tenho hábito de tomar café da manhã e almoçar, acredito que assim não engordarei. Vou tomá-lo pela manhã, em substituição ao desjejum. Talvez seja esse o motivo do meu desânimo…vamos esperar pra ver. Abraços a todos.

    Responder
Publicidade