Suplemento Ensure Engorda Mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 19/11/2015

Fabricado pela Abbott Nutrition, o suplemento Ensure é uma bebida nutricional, que pode ser consumida por pessoas saudáveis ou que sofrem com algum tipo de deficiência nutricional ou estejam internados, desde que haja o aval do médico, obviamente. O produto fornece 28 vitaminas e minerais, entre eles o cálcio e a vitamina D, proteínas, fibras e gorduras saudáveis, como ômega 3 e ômega 6.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele está disponível nos sabores baunilha, chocolate, morango e banana em embalagens em pó de 400 e 900 g. Já o Ensure Plus, que é líquido, pode ser encontrado nos sabores chocolate e baunilha, em caixinhas tetra pak, de 200 ml.

O suplemento Ensure engorda mesmo?

A promessa da empresa que produz o suplemento é que o Ensure engorda mesmo. Ela afirma que o produto traz uma fórmula nutricional equilibrada e completa, para auxiliar pessoas que precisam manter ou ganhar peso de maneira saudável.

Além disso, a fabricante afirma que o suplemento pode trazer benefícios a pessoas desnutridas, que se encontram em risco nutricional ou estejam sofrendo com a eliminação de peso involuntária.

– Calorias adicionais:

Mas será que na prática, o suplemento Ensure engorda mesmo? Vamos começar nossa análise com o valor calórico do produto: o preparado de 230ml a partir da versão em pó fornece 230 calorias. Já a embalagem pronta com a versão líquida do produto – o Ensure Plus – contêm 300 calorias.

Se pensarmos que essas calorias serão adicionadas ao consumo diário calórico de uma pessoa, podemos chegar à conclusão que realmente haverá um aumento de peso. Afinal, quando há um crescimento na ingestão de calorias, o que se espera é que também haja o surgimento de mais quilos.

  Continua Depois da Publicidade  

Para adquirir o efeito de ganho de peso com o produto, uma recomendação é consumi-lo entre uma refeição e outro, como um lanche extra.

– Necessidade para ganho de peso:

No entanto, não podemos terminar a nossa análise antes de levar alguns pontos em consideração. Uma pessoa que deseja engordar em torno de meio quilo por semana, deve aumentar a sua ingestão calórica diária em 550 calorias.

Isso reforça a ideia que ao consumir uma porção de Ensure ou Ensure Plus por dia, como algo extra e não no lugar de uma das refeições, pode ajudar a engordar, embora não garanta o meio quilo a mais, já que nenhum deles chega as 550 calorias.

Em segundo lugar, é preciso levar em conta o gasto calórico que se tem ao longo do dia. Ou seja, para quem passa a praticar atividades que promovem um uso alto de energia e uma eliminação de muitas calorias, serão necessárias mais do que essas 550 para conseguir engordar.

– Outras refeições são importantes também:

  Continua Depois da Publicidade  

Há ainda que se pensar na necessidade de engordar com saúde. Assim como acontece quando nos referimos à perda de peso, a pessoa que busca aumentar seus quilos no corpo, deve certificar-se de seguir uma dieta equilibrada e saudável.

Isso quer dizer não simplesmente fazer refeições calóricas, mas comer e beber de modo que forneça quantidades suficientes da variedade de nutrientes que o organismo precisa para funcionar direitinho.

E enquanto é bem verdade que Ensure e Ensure Plus trazem vitaminas, minerais, fibras, proteínas e gorduras saudáveis em sua fórmula, não é o simples consumo do produto que garantirá um aumento de peso saudável. É que cada corpo funciona de uma maneira e tem necessidades diferentes e a composição do produto pode não satisfazer o que o organismo precisa, especialmente no caso de pessoas idosas.

Além disso, o produto pode não trazer as quantias necessárias de nutrientes que uma pessoa precisa para estar bem nutrida e seus maiores benefícios nutricionais são observados quando ele é consumido em grandes porções, algo que não acontece da mesma forma quando as doses ingeridas são menores.

Por isso, quem sente que está emagrecendo demais sem necessidade ou possui um peso abaixo de ideal, além de buscar bebidas nutricionais, deve se consultar com o médico e/ou nutricionista para descobrir quais as necessidades de seu corpo, que tipo de suplemento é o ideal para o seu caso e montar uma dieta que promova esse crescimento de peso saudável.

Nutrientes encontrados no Ensure

A composição do suplemento traz os seguintes nutrientes: cálcio, ferro, magnésio, zinco, cobre, manganês, iodo, molibdênio, cromo, potássio, cloreto, selênio, fósforo, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9, vitamina B12 e colina.

  Continua Depois da Publicidade  

Informações Nutricionais de Ensure

Veja a tabela nutricionais das duas versões a seguir:

– Ensure em pó (sabor baunilha)

230 ml – 6 medidas em pó + 195 ml de água

  • Energia: 230 calorias
  • Carboidratos: 30 g
  • Proteínas: 8,5 g
  • Fibras: 2,3 g
  • Gorduras totais: 7,6 g
  • Gorduras saturadas: 0,7 g
  • Gorduras trans: 0 g
  • Sódio: 193 mg
  • Potássio: 361 mg

– Ensure Plus (líquido – 200ml)

  • Energia: 300 calorias
  • Carboidratos: 40 g
  • Proteínas: 13 g
  • Fibras: 0 g
  • Gorduras totais: 9,8 g
  • Sódio: 240 mg
  • Potássio: 400 mg

Ensure não possui glúten, nem lactose.

Como tomar o Ensure para engordar

A orientação é diluir seis colheres medida do produto, em sua versão em pó, em aproximadamente 200 ml de água e beber. Como o Ensure Plus já vem em forma líquida, pronto para tomar, basta adicioná-lo em um copo e ingerir.

O uso do ensure engorda mais quando se o toma duas vezes por dia, como dois lanches adicionais na sua dieta. O fabricante afirma que não há necessidade de prepará-lo com leite, somente com água mesmo. Se adicionar leite, os valores nutricionais informados acima serão maiores.

Efeitos colaterais

O uso do suplemento pode em alguns casos trazer algumas reações adversas como prisão de ventre, diarreia, náusea e vômitos, que tendem a diminuir com o tempo. Se usado corretamente, de acordo com as indicações da embalagem e a orientação do médico, o consumidor não deve ter problemas maiores.

Cuidados e contraindicações

O produto não é indicado para pessoas que sofrem com a galactosemia, um distúrbio em que os níveis sanguíneos do açúcar galactose estão elevados.

Para quem sofre com alguma condição especial de saúde ou está tomando algum tipo de remédio, é sempre aconselhável consultar o médico a respeito da possibilidade de utilizar a bebida nutricional. A mesma orientação serve para crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e idosos.

Para você o Ensure engorda? Como foi sua experiência? Já tomou o suplemento Ensure por algum motivo como deficiência de alguma vitamina? Qual? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (692 votos, média 3,96)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

117 comentários em “Suplemento Ensure Engorda Mesmo?”

  1. Minha mana ta tomando a dois dias ta acamada sem andar por conta de um AVC..foi recomendado pela nutricionista..perdeu muita massa muscular….tomando sabor de morango ela gosta muito …ele se alimenta de 3 em 3 horas e diabética…estamos na espectativa da massa muscular… fortalecer..junto com.a fisioterapia…precisamos achar preços mais em conta.

    Responder
    • Estou tomando a 3 meses e já ganhei 7 kg, adoro o de banana!!! Muito bom esse ensure, super recomendo!!!

      Responder
    • Wilma, se sua irmã é diabética, talvez a melhor opção para ela seja o Glucerna (da mesma marca – Abott), que possui os mesmos efeitos do Ensure, só que feito especialmente para quem tem diabetes tipos 1 e 2. Leia mais a respeito sobre o Glucerna no Google, e procure a orientação de um médico e/ou nutricionista.

      Responder
    • O SUS disponibiliza para pacientes de algumas doenças , procure o médico da sua irmã , e pergunte como fazer .

      Responder
    • Boa noite,meu marido está com doença de crhon tudo que ele come e solta só água no banheiro ele está pesando 58quilos, o ensure é indicado pra esse tipo de doença

      Responder
        • Então, pela idade da sua mãe, é altamente recomendado que faça uma consulta a especialista, pode ser nutrologia por exemplo, ou um clinico geral, e com os dados de exames que provavelmente ele ira passar, ir num profissional de nutrição. Ai vc vai ter a certeza de que esta fazendo bem.. o fato de ganhar peso, não necessariamente significa que esta tudo ok…
          Caso não tenha plano de saude, geralmente as universidade de medicina tem local para atendimento gratuito, se informe…. e se for do Rio, tem clinica, Consulta Carioca, onde as consultas tem valores inferiores a 100 reais, 80 em média… vale e muito o investimento.
          Minha mãe tem 87, se desencantou por comida, mastigar etc.. entramos com ensure e ela não se adaptou… depois de fazer alguns exames, graças a Deus tudo ok pela idade dela.. levamos o exame de sangue para uma nutricionista e com ela montou uma planilha de alimentos, combinações etc..
          Fzemos, passamos tudo no liquidificador, fica uma sopinha cremosa e por fim, um temperinho na frigideira para dar um toque de comida caseira… minha mãe gostou, esta bemmelhor, aparencia mais corada e mais ativa… e comendo coisas que antes eram impensadas como beterraba, brocolis, inhame.. ela odiava isso, mas no liquidificador ela nem percebe ou talvez perceba mas não identifica o que é…. geralmente se diz não gostar mas as vezes nunca provaram.. enfim, esta bem de boa e a nossa certeza do que realmente ela esta comendo, e não um pó que no fundo, não sabemos como é feito mas não desfazendo do Ensure, eu compro de quando em vez, os potinhos prontos, para minha filha levar para a faculdade, estagio… e ela disse que sentiu boa diferença da fadiga que sentia antes.. uns 4 dias mais ou menos usando, ela comentou isso.

          Responder
    • Qualquer suplemento alimentar que tenha niacina, deve ser evitado por pessoas que têm gastrite, inclusive, o Ensure.

      Responder
      • Mas e se tomar uma quantidade reduzida, tipo ao invés de 6 colheres(como recomendado) adicionar só a metade (3 colheres) ou duas. Li que só faz mal pra quem tem gástrite só se você tomar em quantidade grande. Eu tenho gastrite mas não é forte, pois não tomo medicação pra gastrite, ela é bem controlada. Mas isso porque evito uma série de alimentos, como refrigerantes, bolos, salgados, alimentos com muito condimentos, muita massa em geral etc etc.

        Responder
  2. Pedi pela internet o Ensure de 900 gramas e chegará amanhã. Vou experimentar. Estou querendo ganhar peso tbm, sempre fui muito magrinha e estava à procura de algum suplemento que me ajudasse a engordar um pouco. Espero que esse faça efeito!

    Responder
  3. ele foi indicado pela medica de uma amiga só que para ela emagrecer e ajudar na absorção de calcio, pois ela esta com fraturas na perna. só que a medica instruiu a substituir o cafe por um copo de ensure. Ela ja toma a dois meses e perdeu mais de dez kg. Achava que o suplemento era pra ajudar a emagrecer.

    Responder
  4. Gente estive muito magra pesando 38 quilos e hoje estou c 54 estava c 56 fiquei resfriada e perco peso muito rápido, ja tomo a mais de um ano e creio que me ajudou sim,pois sou muito ruim para comer,pena e ser tão caro.

    Responder
  5. ola boa noite! usei o ensure por curiosidade, porém ele e muito gostoso pelo menos pra me !!! gosto não se discuti emfim .faco academia e náo tenho intenção de engordar.pelo contrario quero adquirir massa muscular e ter energia.gostaria de saber se e recomendado no meu caso.muito obg.

    Responder
  6. meu endocrinologista me receitou o ensure para tomar junto a 3 colheres de sopa de Albumina, antes e após os treinos de musculação.vamos ver o efeito.

    Responder
  7. Gente, eu tomo e faz efeito sim . Todo pela manhã com frutas, janto e faço antes de dormir . Não engordei e fiquei gordinha não, mais tenho uns quilos a mais, e sei que ele ajuda muito . E não tem gosto de remédio não, tomo só o de morango, e é uma delícia .

    Responder
  8. Comecei a tomar o ENSURE, porque estou grávida e não estou conseguindo ganhar peso, dai o médico me receitou pra ver se ajuda. Ó cheiro é muito bom, mas o gosto é de remédio rsrsrs .

    Responder
  9. INSATISFEITA com o produto. Consumi por 90 dias e não engordei. Muito caro, aff Impossivel continuar o tratamento.

    Responder
  10. Muito interessante, não sei se foi o ensure, mas em três meses de academia, ganhei 13 centímetros de ombros, o que é totalmente inesperado para uma pessoa de 51 anos de idade. Voces efetuam venda direta? Qual seria o preço?

    Responder
    • Tenho câncer no reto e estou fazendo rádio e quimioterapia,estou sentido muitas fores no abdômen, falta de apetite,secura na boca.posso tomar o Ensure e como devo tomar

      Responder
      • No seu caso eu recomendaria um suplemento específico para a sua patologia – FORTCARE( SUPPORT ) suplemento para terapia nutricional específica para pacientes oncologicos, nutricionalmente completo, pronto para beber, hiperprotéico, hipercalórico e enriquecido com EPA. Utilizado para recuperação e manutenção do estado nutricional, melhora da performance status e da resposta imunológica, durante a quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Acrescido do mix de fibras e mix de carotenóides. 
        Isento de lactose e glúten. Teria que saber seu peso para fazer o cálculo da quantidade necessária por dia

        Responder