A sertralina é um medicamento que, apesar de indicado para outro fim, é classificado informalmente como tendo um efeito emagrecedor. Porém, é um antidepressivo cuja principal intenção é o controle de serotonina presente no corpo, uma vez que uma das funções deste neurotransmissor engloba o controle de humor dos indivíduos.
Entretanto, diversos pacientes afirmam que a sertralina engorda, levando à crença de que poderia ser consumida também para atingir este fim. Em sentido contrário, e em número bem menor, outros pacientes também acusaram que a sertralina engorda.
Então, afinal de contas, a sertralina emagrece ou não?
Índice deste artigo:
O que é sertralina?
A sertralina pertence a uma categoria de medicamentos conhecida como Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS), indicados no tratamento de depressão, transtornos obsessivos compulsivos, distúrbios de ansiedade e também doenças orgânicas, como a fibromialgia e a tensão pré-menstrual. Foi introduzido no mercado em 1991, pela Pfizer.
Como funciona
O medicamento atua no equilíbrio químico de serotonina no cérebro ao coibir a receptação deste neurotransmissor e aumentando sua concentração, uma vez que certos distúrbios nesse harmonia química podem levar a depressão, pânico, ansiedade ou sintomas de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Como efeito, ajuda a inibir transtornos compulsivos e a reduzir sintomas de ansiedade.
A sertralina emagrece mesmo?
É preciso ter em mente que a sertralina não é um medicamento cuja função é o emagrecimento. Em verdade, é um remédio que não possui efeitos emagrecedores ou de ganho de peso, sendo majoritariamente neutro neste aspecto.
Entretanto, ao diminuir os níveis de ansiedade – geralmente excessivos em transtornos psiquiátricos – pode levar aquele que o toma a desenvolver um maior controle ao selecionar melhor os alimentos e a quantidade em que os consome. Em algumas pessoas, ainda, tem os efeitos secundários da perda de apetite e de enjoos, que levariam a menor ingestão de comida. Ou seja, quando estes efeitos acontecem, pode-se dizer que a sertralina emagrece.
As expectativas com a ação emagrecedora do remédio, portanto, não devem ser altas. O emagrecimento, se ocorre, decorre do medicamento realizar adequadamente sua real função enquanto antidepressivo, ou por efeitos colaterais não tão frequentes.
E quando a sertralina engorda?
Assim como é possível dizer que a sertralina emagrece em alguns casos, existem casos de pacientes que obtiveram aumento de peso ao tomar o medicamento. Os motivos, porém, são meramente especulativos e derivam de efeitos colaterais do remédio tanto para o ganho quanto para a perda de peso. Alterações no apetite, maior vontade de consumir carboidratos, mudanças hormonais, retenção de fluidos, falta de exercícios, metabolismo mais lento são todas hipóteses para eventualmente alguém atestar que a sertralina engorda.
Contraindicações
A principal contraindicação é para quem é alérgico à sertralina, mas utilização de Pimozida concomitantemente à sertralina também é enfaticamente contraindicada. Deve-se interromper o uso de um dos medicamentos antes de iniciar a tomada do outro. É preferível ainda que não se utilize a sertralina e, ao mesmo tempo, inibidores da monoamida oxidase (IMOA), também utilizados no tratamento para a depressão.
A sertralina também deve ser evitada por gestantes e no período de amamentação, uma vez que pode causar problemas pulmonares e outras complicações para a criança. Outro grupo que deve evitar consumir este medicamento é o de menores de 18 anos. Especialmente nestes dois casos, um médico deverá ser consultado e informado destes fatos antes de iniciar o tratamento com sertralina. Porém, não se deve interromper o uso sem falar com seu profissional de saúde.
Caso você tenha doença renal ou hepática, epilepsia e convulsões, sangramentos recorrentes, disfunções de coagulação sanguínea, transtorno bipolar e um histórico de abuso de drogas ou pensamentos suicidas, deve informar seu médico antes de começar o tratamento com sertralina.
Efeitos colaterais
Quanto aos efeitos colaterais que a sertralina pode provocar, os mais comuns são a sudorese, a boca seca, a diarreia, o cansaço, a sonolência, tonturas, náuseas, insônia, palpitações e taquicardia, além de dificuldades relacionadas à digestão. Outra efeito indesejado da sertralina é sua potencialidade de levar à anorexia.
Existem, porém, efeitos colaterais mais sérios, como manifestações depressivas e pensamentos de suicídio, rigidez e câimbras musculares, fraqueza, alucinações, febre alta, fácil aparição de hematomas e sangramentos, problemas de memória, dificuldades respiratórias, tremor e perda de peso extrema. No aparecimento de qualquer um dos sintomas, não somente dos mais graves, recomenda-se que o médico seja informado rapidamente.
Seu médico deverá ser imediatamente informado no caso da aparição de novos efeitos, ou na ocasião da piora de alguns deles, tais como: alterações no humor, ansiedade, ataques de pânico e dificuldade para dormir. Vale o mesmo caso você sinta irritabilidade, impulsividade, agitação, hostilidade, agressividade, hiperatividade (mental ou física), aumento na depressão ou pensamentos suicidas ou sobre se machucar.
Em todos os casos, recomenda-se consultar seu médico sobre os possíveis efeitos colaterais em seu caso específico, além de informá-lo seu histórico médico e quais outros medicamentos já fazem parte de sua rotina.
Cuidados
Vale lembrar que medicamento algum deve ser tomado visando uma solução para o rápido emagrecimento, já que perder peso é um processo que deve ser feito gradualmente. A rapidez com que se alcançará o resultado depende de genética e do metabolismo da pessoa, mas também tem muita relação com os alimentos que ela consome e se há ou não a prática de exercícios em sua rotina. A aliança entre uma dieta balanceada a atividades físicas regulares sempre deve ser a base de qualquer plano para emagrecer.
A sertralina é um fármaco que necessita de prescrição médica, especialmente por sua função não ser a mesma de outros remédios emagrecedores. Caso haja perda de peso ao tomá-la, isto tem pouco a ver com seu propósito, e é somente através de efeitos secundários do tratamento de sintomas de doenças como a depressão e a ansiedade que a sertralina emagrece.
Fontes adicionais:
- http://www.medsafe.govt.nz/profs/datasheet/a/arrowsertralinetab.pdf
- http://www.nhs.uk/Medicine-Guides/Pages/MedicineSideEffects.aspx?condition=Obsessional%20states&medicine=Sertraline%20Hydrochloride
- http://www.rxlist.com/zoloft-side-effects-drug-center.htm
- http://www.drugsdb.com/rx/zoloft/zoloft-and-weight-loss/
- http://www.drugs.com/sertraline.html
- http://www.medicinenet.com/sertraline/page2.htm
Eu faz 2 semanas pra menos e sinto uma fome fora do comum e muito formigamento nos braços como se o braço tivesse dormente também ….. sertralina 50mg estou triste por minha psiquiatra me deu c a intenção de diminuir minha compulsão alimentar..
Eu tbm engordei com sertralina.em 6 meses engordei 4 kilos.Eu não percebia que estava tendo muita fome.Só percebi quando engordei mesmo.vou passar na minha medica e pedir pra trocar.Pq eu tomo ele pra ansiedade e sindrome do panico,não pra engordar.
Tomando Sertralina, eu emagreci 5kg em três meses.
Estou engordando 1 mil por mês . Faço tratamento há 6 meses. Acredito que seja por causa dele .
Desculpe, só corrigindo : 1 kilo por mês
nossa, como e difícil pra nos que temos esses problemas psicológicos neh, comecei com paroxetina tomei 2 dias nossa não dormi tive pesadelos horríveis tonturas confusão mental, parecia que ia enlouquecer, depois sertralina esse tomei 3 meses acabou meus ataques de panico, porem continuei com insonias e falta de ar. agora estou tomando amitriptilina, esse me faz dormir a noite toda porem depois do 7 comprimido estava me sentindo chapado, não conseguia me concentrar em nada, não consegui dirigir e nem realizar outras tarefas do dia a dia, estou mantendo o meu controle psicológico com omega 3, ajuda mas não me mantem 100% humorado, sinto falta de ar o tempo todo… não e fácil viu.. meu problema começou em Dezembro de 2016, tomei 6 capsulas de suplemento alimenta chamado de BCA ai fui para no ps, depois disso minha vida acabou, fico o tempo todo indo em hospitais e tomando esses remédios anti depressivos.. que arrependimento viu,, fui tentar melhorar o corpo e estraguei minha saúde mental… que Deus nos proteja dessa terrível doença que se espalha pela população cada vez mais..
No meu caso, eu sempre mantive o meu peso por muitos anos , e depois que tomei o sertralina eu engordei 20 kilos em pouso mais de um ano.
Nossa ! Eu engordei 10kg em 5 meses! To muito chateada! Me deixou mais depre..
Oi Iracema . Aconteceu parecido comigo . Qual foi a conduta do seu médico ? Alguma mudança para reverter isso ?
Jamais! Tomo sertralina por precisão, e não por estética. Um medicamento tão agressivo ao corpo jamais deveria ser tomado com essa intenção. Pra mim funciona muito como antidepressivo. Tomo há um ano e pouco, e tem me feito super bem!
no seu caso,durante esse tempo que vc toma,seu peso não mudou?Eu engordei 4 k, em 6 meses.não sei se foi a sertralina, mas acho que sim.
Eu dei uma emagrecida depois que parei de tomar a sertralina. Não sei se é porque estou comentando alimentos ricos em fibras. Mas quando estava tomando a sertralina não tinha controle sobre alguns alimentos. Comia sem ter fome. Agora consigo, ficar mais tempo sem comer.
Vou pedir ao meu medico pra me receitar outro, pois engordei 20kilos tomando sertralina.
Ele trocou, hoje tomo escitalopram e estou gostando muito.
Eu tomo o de 50mg e emagreci 69k 700gr mais o psiquiatra diz que ê normal pois tenho depressão leve e um pouco do síndrome do panico
Vc emagreceu 69 kilos ? Em quanto tempo ?
Emagreceu tudo isso? Como vc está se sentindo psicologicamente, já que o remédio é voltado à esse tratamento. Melhoras!