Remédio para vesícula – 5 mais usados

atualizado em

Problemas na vesícula biliar são bastante comuns. A dor sentida quando algo não vai bem com esse órgão é muito forte, e quanto antes o diagnóstico for feito e o tratamento iniciado, melhor será para o paciente.

Vamos mostrar quais são as opções de remédio para vesícula mais usadas e também indicar alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar a dor pelo menos até chegar no consultório médico.

O que é a vesícula

ilustração fígado e vesícula

A vesícula é um órgão tão pequeno que talvez seja por isso que muita gente não presta atenção ao seu funcionamento. A vesícula biliar apresenta um formato parecido com o de uma pera e tem cerca de 10 centímetros de comprimento. Ela fica logo acima do fígado na parte superior direita do abdômen.

A função da vesícula biliar é armazenar a bile, um composto sintetizado pelo fígado responsável por digerir a gordura e por auxiliar o corpo a absorver nutrientes e vitaminas lipossolúveis.

Quando problemas afetam o funcionamento normal da vesícula, o indivíduo pode sentir muita dor e desconforto.

Problemas na vesícula

Em geral, os possíveis problemas que afetam a vesícula biliar são:

  • Cálculos biliares ou colelitíase;
  • Pedras do ducto biliar comum ou coledocolitíase;
  • Vesícula biliar inflamada ou colecistite;
  • Câncer de vesícula biliar;
  • Infecção do ducto biliar comum;
  • Vesícula biliar perfurada;
  • Abscesso da vesícula biliar;
  • Pólipos da vesícula biliar;
  • Vesícula biliar disfuncional ou doença da vesícula biliar crônica;
  • Íleo biliar;
  • Calcificação da vesícula biliar.

Sintomas

pedras na vesícula
Pedras do ducto biliar comum ou coledocolitíase

Os principais sinais de que algo não está bem com a vesícula são:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Dor na parte central ou superior direita do abdômen: A dor costuma ir e vir várias vezes e pode variar de intensidade. Algumas vezes, a dor pode ser sentida também no peito e nas costas.
  • Febre ou calafrios: A febre indica que há uma infecção em curso no organismo. Assim, se outros sintomas de problemas na vesícula forem observados juntamente com a febre é porque existe uma infecção no órgão.
  • Alterações nos movimentos intestinais: Mudanças nos hábitos intestinais como diarreia frequente e inesperada ou fezes de cor clara podem indicar, respectivamente, uma doença crônica na vesícula ou algum problema nos ductos biliares.
  • Icterícia: A pele pode ficar amarelada devido a incapacidade da bile produzida no fígado de chegar até os intestinos onde a digestão acontece. Esse sintoma surge por causa de algum problema no fígado ou devido a um bloqueio dos ductos biliares causados pela presença de cálculos biliares.
  • Náusea ou vômito: A náusea ou o vômito geralmente são observados em problemas na vesícula biliar devido a problemas digestivos causados pelo mau funcionamento do órgão.
  • Alterações na urina: A urina mais escura do que o habitual pode ser um sinal de problema na vesícula. Na maioria dos casos, este sintoma indica um bloqueio no ducto biliar.

Remédio para vesícula

Antes de tomar qualquer remédio para vesícula, é importante fazer um diagnóstico. Geralmente ele consiste na análise dos sintomas pelo médico e pode incluir exames de sangue e exames de imagem. Se necessário, o médico pode solicitar testes mais específicos para detectar a presença de cálculos biliares.

Os principais problemas de vesícula são os cálculos biliares, as infecções e a colecistite. Felizmente, todas as condições podem ser tratadas com o uso de medicamentos.

Em geral, podem ser usados antibióticos em casos de infecções ou remédios para dissolver os cálculos biliares. Casos mais graves podem requerer a remoção cirúrgica do órgão, que é um procedimento bem comum.

Antes de qualquer intervenção cirúrgica, é importante testar outros tipos de tratamento. Por isso, destacamos a seguir alguns dos remédios mais comuns prescritos pelos profissionais da saúde para tratar problemas na vesícula biliar.

Alguns dos remédios citados abaixo servem apenas para alívio sintomático, enquanto outros dependem da causa do problema.

1. Agentes de dissolução de cálculos biliares

O ursodiol – ou ácido ursodesoxicólico – é um remédio para vesícula muito prescrito quando há um cálculo biliar.

  Continua Depois da Publicidade  

O ursodiol é o remédio mais conhecido da classe dos agentes de dissolução de cálculos biliares. Ele atua diluindo o colesterol da bile e promovendo a dissolução dos cálculos biliares encontrados na vesícula biliar.

O medicamento pode ser encontrado na forma de comprimidos de uso oral. Apesar desse tipo de remédio ser eficaz, ele só deve ser usado por pessoas que apresentam cálculos biliares pequenos e o tratamento pode durar vários meses ou até anos.

2. Analgésicos

médica segurando remédios

A dor causada por problemas na vesícula pode ser amenizada com o uso de analgésicos de venda livre. Os analgésicos são, portanto, remédios para promover alívio de um sintoma e não do problema em si.

Exemplos incluem o paracetamol e a dipirona. Quando a dor é muito intensa, provavelmente o analgésico não será efetivo ou sua ação pode durar muito pouco tempo.

3. Antibióticos

Quando a vesícula está infeccionada por algum agente nocivo ao organismo, é necessário intervir com o uso de antibióticos.

Dentre os antibióticos que podem ser receitados estão o ciprofloxacino, a ceftriaxona, o metronidazol e a ampicilina. O metronidazol é um bactericida que também apresenta atividade antiparasitária, podendo ser útil no tratamento de vermes.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Anticolinérgicos

Medicamentos anticolinérgicos não são um tipo de remédio para vesícula, mas podem ser indicados para aliviar distúrbios gastrointestinais causados por problemas no órgão.

O anticolinérgico mais conhecido é a escopolamina, conhecida comercialmente pelo nome Buscopan. No caso do Buscopan Composto, a ação é ainda mais potente, já que o remédio tem efeito analgésico e antiespasmódico em um único comprimido.

5. Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno ou ácido acetilsalicílico por exemplo, podem ser indicados no caso de inflamação na vesícula e atuam amenizando-as ou eliminando as dores.

Já os anti-inflamatórios esteroides podem ser prescritos em inflamações mais graves no órgão. Os corticoides são os anti-inflamatórios esteroides mais conhecidos e utilizados. Porém, seus efeitos colaterais podem ser graves e por isso seu uso só é indicado a curto prazo ou em doses monitoradas por um médico.

Tratamentos alternativos

O éter metil-terc-butílico, também conhecido como éter metil terciário butílico e MTBE (do inglês methyl tert – butyl ether) pode dissolver cálculos biliares rapidamente quando injetado no corpo, segundo estudo publicado em 2015 no periódico Case Reports in Surgery

Entretanto, apenas médicos confiáveis podem aplicar esse tipo de injeção, já que efeitos colaterais como dor intensa com sensação de queimação e até mesmo queimaduras podem ocorrer.

Também há relatos de que a acupuntura e a prática de yoga podem ser úteis para aliviar os sintomas de cálculos biliares. Porém, não existem estudos conclusivos sobre essas terapias alternativas.

Remédios caseiros

chá de cúrcuma
Chá de cúrcuma

Curar problemas na vesícula apenas com remédios caseiros é improvável, mas eles podem ajudar a reduzir alguns sintomas. Alguns remédios caseiros que podem ser testados em casa são:

1. Compressas quentes

O calor pode ser bom para a vesícula, já que além da ação calmante, ele pode aliviar a dor, diminuir espasmos e reduzir a pressão no local quando há acúmulo de bile.

É recomendado manter a compressa na região dolorida por 10 a 15 minutos e repetir o procedimento quantas vezes for necessário, fazendo alguns intervalos entre as aplicações.

2. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã apresenta propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a dor e a combater a inflamação na vesícula. Uma dica é dissolver 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em um pouco de água morna e ingerir a mistura.

3. Chá de hortelã

A hortelã-pimenta apresenta mentol em sua composição, que ajuda a aliviar a dor e a acalmar. Ele também pode aliviar sintomas gastrointestinais como dor de estômago, náusea e indigestão. O consumo regular do chá de hortelã pode até reduzir as crises de dor na vesícula biliar.

4. Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria que contém curcumina. A curcumina é uma substância com efeitos de cura e anti-inflamatórios, que tornam a cúrcuma (ou açafrão-da-terra) um ótimo remédio caseiro para vesícula inflamada.

Um chá de cúrcuma pode ajudar a aliviar a dor e a esvaziar a vesícula biliar. Também é possível encontrar a curcumina na forma de suplementos, mas é importante usar a dose diária adequada ou procurar um profissional para tirar dúvidas sobre o seu modo de uso.

5. Magnésio

O magnésio também parece ajudar no esvaziamento da vesícula e no alívio da dor. Além disso, a deficiência de magnésio no organismo pode aumentar o risco de desenvolvimento de cálculos biliares.

Uma boa combinação para reduzir a dor consiste em 1 colher de chá de magnésio em pó e 1 copo de água morna. A ingestão de alimentos ricos em magnésio ou de suplementos de magnésio também é válido.

6. Dente-de-leão

De acordo com a medicina tradicional, o dente-de-leão é usado para o tratamento de problemas em órgãos como o fígado, os ductos biliares e a vesícula biliar. Os adeptos do dente-de-leão acreditam que as raízes da planta estimulam a produção de bile e melhoram a função do órgão.

No entanto, não há evidências científicas de que ele é realmente útil como remédio para vesícula.

Dicas de prevenção e cuidados

refeição balanceada

Segundo o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK) dos Estados Unidos, pessoas obesas, mulheres, indivíduos com mais de 40 anos e pessoas com histórico têm um risco maior de desenvolver cálculos biliares.

Uma dieta balanceada e variada pode ajudar a saúde de uma maneira geral e aliviar a dor causada pelos cálculos biliares ou até mesmo evitar a formação deles. Assim, o NIDDK recomenda:

  • Diminuir a ingestão de carboidratos e principalmente de açúcar;
  • Ingerir alimentos que sejam ricos em fibras como as leguminosas, as frutas, os vegetais e os grãos integrais;
  • Praticar atividades físicas;
  • Controlar o peso;
  • Evitar o consumo de gorduras em geral e priorizar as gorduras boas como as insaturadas, presentes em peixes por exemplo.

Sempre que sintomas como febre, dor persistente, náusea, vômito ou alterações nos movimentos intestinais e na urina surgirem, é preciso procurar um médico rapidamente, já que esses sinais podem indicar uma inflamação ou infecção grave.

Mesmo que a dor não seja intensa ou que seja pouco frequente, é indicado procurar atendimento médico para realizar alguns exames de sangue e de imagem, e verificar se está tudo bem com a vesícula.

Na maioria dos casos, os tratamentos para problemas de vesícula biliar são efetivos e mesmo nos casos em que a remoção do órgão é necessária, é possível ter uma boa recuperação e seguir uma vida normal e saudável.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você já foi diagnosticado com problemas na vesícula? Qual tipo de tratamento foi recomendado pelo médico? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento em transplantes no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela UFRJ em 2010. Dr. Lucio Pacheco é autor de diversos livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D'Or e do Hospital Copa D'Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

13 comentários em “Remédio para vesícula – 5 mais usados”

  1. Estou atualmente com litíase vesicular, com sinais de colecistite aguda. Segundo a conclusão do Exame de Ultra-som por imagem da região abdominal total,realizado pelo Dr. Ricardo Batista. Da GastroClinica do estado do Pará.
    Seria possível esse tipo de doença biliar não haver procedimento invasivo, digo precisar de cirurgia, pois os cálculos biliares tem pequenos, não identificados e uma de 17mm.este identificado escrito na conclusão do diagnóstico… só um questionamento porque gostei muito da sua matéria…parabéns Dr. Lúcio Pacheco

    Responder
  2. Fui diagnosticada com colecistite crônica e grastite o médico passou metronidazol,prédnisolona,esio loniou

    Responder
  3. Bom dia!
    Estou com coletitiase mais ainda nao fui ao clinico!
    Estou com uma dor suportavel principalmente nas costas bem embaixo da costela.E sinto inchaço e bem rigido embaixo xo seio. Obrigada pelas informações.

    Responder
  4. Diagnóstico feito o médico disse que pode ser tratado mas as consultas esta demorando a dor é frequente o medo é se a bílis estourar já está atrapalhando meu trabalho os analgésicos não funciona comecei tomar chás caseiros. Parabéns a matéria é muito boa e útil

    Responder
  5. Obrigado pelas Boas Dicas, que nos ajudam.
    Já fiz uma Ecografia. A minha Vesícula não funciona, e por vezes tenho muitas Dores, e faço Dieta.

    Responder
  6. Boa tarde fui diagnósticada com pedras fiz o exame de imagem.porem não passou nem um tratamento disse que a remoção mas rápido possível

    Responder
  7. Obrigada pelas dicas,foram iguais que meu médico falou… em breve irei retirar minha vesícula, estou com medo mas… vou com medo mesmo.

    Responder
  8. Olá! Primeiramente gostaria de dizer que gostei muito do artigo,fui diagnósticada com pedra na vesícula de 1,8cm. Passei pelo medico e ele não olho o exame que fiz e disse que é caso cirúrgico e que não tem outro tratamento, me encaminhou para o S.U.S e também não passou nenhum medicamento.

    Responder
  9. Minha esposa sofre e o SUS não ajuda de forma nenhuma,minha prima mesmo está a anos na fila pra fazer a cirurgia,acho que morre na fila e o SUS não libera a cirurgia, só Deus viu,se tivesse como já teria pago particular para ela.

    Responder
  10. Meu filho de 14 anos foi diagnosticado com colesistite. As dores não são frequentes, ele tomou tenoxicam mas me preocupo por ele ser tão novo e já com esse problema.

    Responder
  11. Sim calculo na vesicula e gordura no figado o medico só passou o remedio pra o figado tratamento neium para vesicula e continuo semtidodores o calculo maior esta com 1cm só são três esse eo maiorel

    Responder
  12. Sofro com cálculos na visícula. Morro de medo de operar. Pois tive hepatite C , tenho falta de coagulação. Enfim fico nervosa com ansiedade cada vez que passo mau.

    Responder