Remédio caseiro para infecção urinária – 5 mais usados

atualizado em

A infecção urinária é uma condição de saúde bastante incômoda, que atinge principalmente mulheres jovens, o que torna muito importante o conhecimento de tipos de remédio caseiro para tratá-la.

Esse problema é considerado uma condição bastante comum e que, apenas no Brasil, acomete mais de dois milhões de pessoa anualmente. Além disso, o tratamento da infecção urinária inclui o uso de antibióticos, além de algumas medidas caseiras.

Então, a seguir vamos entender o que é uma infecção urinária e quais as opções mais usadas de remédio caseiro para tratar o problema.

O que é uma infecção urinária?

A infecção urinária é um problema de saúde que atinge qualquer uma das partes das vias urinárias, que são:

  • Uretra
  • Bexiga
  • Ureter
  • Rins.

A classificação das infecções urinárias é feita de acordo com o local afetado pela infecção. Normalmente a categorização se divide em:

  • ITU Superior: Infecção nos rins, também conhecida como pielonefrite.
  • ITU Inferior: Infecções que atingem a uretra e a bexiga, também conhecida como cistite.

Assim, tanto a sua gravidade quanto seus sintomas podem variar, a depender das partes atingidas. Mas, de forma geral, os sintomas incluem:

  • Dor ou ardência ao urinar
  • Dificuldade de urinar
  • Dor abdominal ou pélvica
  • Urgência miccional, ou seja, vontade intensa de urinar, que ocorre de uma hora para outra.

Tratamentos caseiros para infecção urinária

Além de tratamentos à base de antibióticos, existem diversas opções de remédios caseiros que ajudam a combater os micro-organismos causadores das infecções urinárias. Conheça os 5 mais utilizados:

  Continua Depois da Publicidade  

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é um nutriente que atua deixando a urina mais ácida, ajudando assim a eliminar as bactérias e aliviar os sintomas da infecção urinária.

Por isso, incluir alimentos ricos nesta vitamina, como acerola, laranja, brócolis, pimentão, goiaba, kiwi e caju, diminui a chance de contrair esse tipo de infecção, e ainda contribui para o seu tratamento.

Probióticos

Probióticos são micro-organismos considerados benéficos ao organismo e podem ser consumidos por meio da alimentação ou suplementação. Esses micro-organismos são saudáveis e auxiliam nas funções do corpo humano, sobretudo no sistema digestivo.

Um estudo publicado no Canadian Journal of Urology demonstrou que os Lactobacillus, um gênero comum de probióticos, ajudaram a diminuir consideravelmente o risco de infecções urinárias em mulheres adultas.

Além disso, outro estudo publicado no Iranian Journal of Pediatrics constatou que associar o uso de alimentos probióticos à administração de antibióticos aumenta a eficácia dos medicamentos.

Os probióticos podem ser encontrados em alimentos como iogurtes, kefir, leite fermentado e kombucha.

  Continua Depois da Publicidade  

Água

Bebendo água
Um dos pontos mais importantes é beber bastante água

A falta de hidratação, ou seja, a ingestão de pouca água, é um fator que há muito tempo vem sendo associado às infecções urinárias. 

Isso ocorre porque nossa uretra é colonizada por uma série de bactérias, e quanto mais água ingerimos, mais vezes urinamos e, dessa maneira, mais bactérias do trato urinário são liberadas.

Então, o ideal é ingerir cerca de dois litros de água, divididos em 6 a 8 vezes por dia, para assim manter um bom fluxo de urina e prevenir o aparecimento da doença.

Alimentos antibacterianos

Desde os tempos mais remotos e ancestrais, muito antes da criação de fármacos e medicamentos artificiais, as pessoas utilizam alimentos e ervas para conter ou eliminar certas doenças e seus sintomas.

Inclusive, hoje em dia ainda se usa uma série de alimentos com esta finalidade, como no caso do alho, cebola, chá verde, gengibre, salsinha (in natura e em chá), Echinacea (flor-de-cone), canela, pau d’Arco, neem, abacate e orégano (in natura e em chá).

Assim, o consumo regular desses alimentos ajuda a diminuir a presença das bactérias nocivas no organismo e a acelerar a recuperação de infecções urinárias.

  Continua Depois da Publicidade  

Suco de cranberry

suco de cranberry uva do monte
Suco de cranberry é um dos mais conhecidos remédios caseiros para infecção urinária

O cranberry é uma fruta originária da América do Norte, e no Brasil, podemos encontrá-la em alguns supermercados sob o nome de airela, arando ou até mesmo oxicoco. Além disso, é possível encontrar também os sucos industrializados.

A bebida feita à base dessa fruta oferece inúmeros benefícios à saúde e é um ótimo remédio natural para infecção urinária, uma vez que ela impede a adesão de bactérias ao trato urinário, prevenindo e tratando o problema.

Esse efeito foi publicado em um artigo no periódico American Journal of Obstetrics and Gynecology, demonstrando que o consumo regular da fruta contribui para a prevenção da infecção urinária.

Evite bebidas que irritam a bexiga

Algumas bebidas, ao serem consumidas, são capazes de irritar a bexiga e agravar os quadros de infecções do trato urinário, como café, refrigerantes, álcool e demais alimentos e bebidas que contenham cafeína em sua composição.

Dessa maneira, evitar o seu consumo é uma dica importante, sobretudo quando o quadro infeccioso já está instaurado.

Causas de infecções urinárias

As infecções urinárias podem ser contraídas por causas distintas, mas, de forma geral, podemos dizer ela ocorre quando bactérias chegam ao trato urinário e começam a se multiplicar ali.

A principal porta de entrada desses micro-organismos são as extremidades inferiores do sistema urinário. Dessa forma, os micro-organismos podem chegar à bexiga e, algumas vezes, até aos rins. 

No caso dos homens, na extremidade do pênis, e no caso das mulheres, no fim da uretra, por onde a urina é liberada. Mas existe ainda o risco de esses micro-organismos chegarem aos rins é pelas vias sanguíneas.

Além disso, diferentes micro-organismos podem causar o problema, embora em quase 90% dos casos seja em decorrência de bactérias do intestino ou da vagina.

A seguir vamos conhecer as diferentes classes de organismos causadores das infecções urinárias:

1. Bactérias

As infecções urinárias de origem bacteriana representam a grande maioria dos casos e atingem, majoritariamente, o trato urinário inferior, ou seja, a bexiga. 

O gênero e a idade estão entre os principais fatores de risco, já que mulheres de 20 a 50 anos estão entre os principais alvos, devido ao fato de a mulher ter uma uretra menor e, portanto, mais suscetível ao trânsito de bactérias.

Além disso, como dito anteriormente, as bactérias que colonizam a vagina e o intestino são as principais causadoras da infecção, especialmente a Escherichia coli.

2. Fungos

O trato urinário também pode ser infectado por certos fungos e leveduras, que comumente iniciam a infecção na vagina, desencadeando quadros inflamatórios.

Nesses casos, o fungo mais comum é chamado Candida, responsável por causar a candidíase, sobretudo em pessoas com baixa imunidade ou que utilizem cateteres na bexiga.

3. Vírus

Outro causador possível para infecções do trato urinário é o vírus do herpes simples 2 (HSV-2). Quando esse vírus infecta a uretra, torna a micção muito mais dolorosa, o que prejudica o esvaziamento da bexiga.

No entanto, as infeções urinárias ocasionadas por vírus são muito mais raras e só ocorrem em pessoas com o sistema imunológico comprometido, como os que utilizam medicamentos imunossupressores ou tem diagnóstico de HIV/AIDS e câncer.

Como prevenir infecção do trato urinário?

Urina
Siga algumas dicas que podem ser úteis para evitar infecções

As infecções urinárias são desconfortáveis e comprometem o bem-estar das pessoas, pois causam dor e dificultam a micção. Mas, existem alguns hábitos que podem ser adotados para prevenir o aparecimento do problema, como:

  • Urinar sempre que tiver vontade, já que segurar a urina aumenta as chances de proliferação de bactérias.
  • Evitar o uso de produtos com aromas artificiais na região genital, pois as essências podem alterar o pH vaginal, o que prejudica a flora bacteriana. Dessa maneira, todos os produtos de higiene íntima com aromas artificiais devem ser evitados.
  • Urinar depois do sexo é uma outra prática que deve ser adotada, principalmente no caso das mulheres, pois bactérias podem facilmente entrar pela uretra durante o ato sexual.
  • Além disso, uma higiene correta é fundamental para ajudar a manter o sistema urinário livre de infecções.
Fontes e referências adicionais

Você já usou algum remédio caseiro para infecção urinaria? Já foi diagnosticado com essa condição? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário