Receita incrível de pão de farinha de soja – Sem glúten!

Especialista da área:
atualizado em 29/10/2020

A farinha de soja pode ser uma substituta da farinha de trigo na dieta de quem sofre com a doença celíaca ou alguma outra doença que impede a ingestão do glúten.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao mesmo tempo, ela também pode ser uma opção de farinha para as pessoas que deixaram de consumir a farinha de branca tradicional por entender que a farinha de trigo faz mal.

No entanto, como usar a farinha de soja? Bem, uma das receitas na qual o ingrediente pode aparecer no lugar da farinha de trigo é no pão. Fazer um pão de farinha de soja não é difícil, mas não basta substituir a farinha de trigo pela farinha de soja nas mesmas proporções.

É preciso combinar a farinha de soja com outras farinhas sem glúten para ter um bom resultado. Por exemplo, na receita de pão de farinha de soja, o ingrediente aparece ao lado da farinha de arroz integral e da farinha de banana verde.

Além das farinhas, a receita também traz a saudável e nutritiva quinoa. A preparação até demora um tempo para ficar pronta, mas ainda assim é fácil de fazer. Só não dá para exagerar nas porções, pois o pão não é pobre em calorias.

Quer tirar a prova dos nove? Então, aproveite que está por aqui, aprenda agora mesmo o passo a passo da receita e coloque já a mão na massa. Confira as instruções logo abaixo:

Pão de soja

Pão de farinha de soja

Um pão sem farinha de trigo e sem glúten. Uma delícia para o café da manhã ou lanchinho da tarde.
5 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 2 hrs
Tempo Total 2 hrs 10 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Rendimento 8
Calorias 449 kcal

Equipamento

  • Tigela grande
  • Forma de pão

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Despejar a água morna em uma bacia, adicionar o fermento e mexer para dissolver. Deixar o fermento se tornar ativo (isso ocorre quando ele começa a forma uma espuma).
  • Então, acrescentar uma xícara de farinha de arroz integral e o adoçante. Misturar e deixar descansar por 30 minutos para crescer. É aconselhável deixar a massa crescer ao sol ou dentro do forno aquecido, porém desligado. A temperatura quente ajuda a massa a fermentar.
  • Passado esse tempo, adicionar o restante das farinhas, os ovos, o azeite e o sal. Misturar sem sovar a massa.
  • Adicionar a quinoa. A massa deverá ficar homogênea e mole.
  • Untar a forma com azeite e despejar a massa por cima. Deixar a massa descer por uma hora. Nesse meio tempo, preaquecer o forno em 200º C.
  • Passado esse tempo, levar ao forno por 30 minutos. Após desligar, esperar esfriar por completo antes de cortar para evitar que esfarele.

Notas

  • No lugar de untar a forma com azeite, você pode forrá-la com papel-manteiga.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Pão de farinha de soja
Quantidade por Porção
Calorias 449 Calorias da Gordura 198
% Valores Diários*
Gordura Total 22g34%
Gordura Saturada 3g15%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 5g
Gordura Monoinsaturada 12g
Colesterol 41mg14%
Sódio 317mg16%
Potássio 870mg19%
Carboidratos 50g17%
Fibras 5g20%
Açúcar 3g
Proteína 15g30%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave pão de farinha de soja, pão sem farinha de trigo, Pão sem glúten
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário