Receita de bolo integral de abacaxi fácil e gostoso

Especialista da área:
atualizado em 16/08/2021

O abacaxi é uma fruta deliciosa, que combina com diversos momentos e climas. Por exemplo, quando estiver mais calor, dá para comer o alimento in natura ou preparar um suco de abacaxi bem gelado.

  Continua Depois da Publicidade  

Já quando estiver mais frio, algo que cai melhor na dieta é um bolo integral de abacaxi. Hoje você vai conhecer uma receita incrível, que traz a fruta em rodelas ao lado do açúcar mascavo em uma calda muito saborosa.

Por sua vez, a massa do bolo é feita à base de ingredientes como ovos, farinha de trigo integral, óleo de coco, amido de milho, leite desnatado e essência de baunilha.

O resultado é um prato delicioso e bem diferente para aproveitar aquele abacaxi que ficou esquecido na geladeira em meio às outras frutas e usá-lo antes que estrague.

Se quiser, você pode experimentar o bolo integral de abacaxi agora mesmo! Afinal, o passo a passo da receita está logo abaixo:

Bolo integral de abacaxi

Bolo integral de abacaxi

Uma forma deliciosa de usar o abacaxi. Um bolo incrível para o final de semana!
5 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 20 mins
Tempo de Espera 50 mins
Refeição Lanche, Sobremesa
Culinária Brasileira
Rendimento 20
Calorias 204 kcal

Equipamento

  • Batedeira
  • Panela
  • Forma redonda de fundo removível
  • Bandeja

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaqueça o forno em temperatura média. Junte os ovos, 1½ xícaras de açúcar mascavo e o óleo de coco na batedeira. Bata bastante.
  • Adicione a farinha integral, o amido de milho, a essência de baunilha e o leite desnatado. Bata até a massa ficar homogênea. Coloque sal e fermento e bata novamente.
  • Pique uma rodela de abacaxi em pedaços pequenos e coloque na massa. Misture com uma colher e reserve a massa.
  • Leve as outras rodelas de abacaxi com uma xícara de açúcar mascavo em uma panela ao fogo baixo para dar uma pequena cozinhada, por no máximo 10 minutos. Mexa o tempo todo.
  • Então, desligue o fogo. Com o auxílio de um garfo, colocar as rodelas de abacaxi no fundo de uma forma untada (ela deve ser redonda, de fundo removível e ter 40 cm de diâmetro).
  • Despeje o restante da calda por cima das rodelas. Após, distribua a massa da batedeira na forma.
  • Leve ao forno para assar por aproximadamente 40 minutos. Quando estiver pronto, retire do forno e vire o bolo ainda quente em uma bandeja.

Notas

  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção vão depender do tamanho em que você cortar cada pedaço de bolo.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bolo integral de abacaxi
Quantidade por Porção (1 )
Calorias 204 Calorias da Gordura 27
% Valores Diários*
Gordura Total 3g5%
Gordura Saturada 2g10%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Colesterol 25mg8%
Sódio 68mg3%
Potássio 136mg3%
Carboidratos 44g15%
Fibras 1g4%
Açúcar 32g
Proteína 2g4%
Vitamina A 87IU3%
Vitamina C 22mg24%
Cálcio 73mg6%
Ferro 1mg6%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave bolo, bolo integral, bolo integral de abacaxi
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário