Queratina para os cabelos: benefícios, como usar e dicas

atualizado em

Os tratamentos capilares têm como objetivo reparar os danos causados pela poluição, clima, uso de produtos químicos, dentre outros agentes que deixam os fios sem vida e porosos. Dentro de um cronograma capilar de hidratação, nutrição e reconstrução, a queratina se enquadra nesta última etapa, de reconstrução capilar. 

A queratina serve para repor as proteínas das fibras capilares, quando os fios se encontram quebradiços, finos e porosos. A queratina é uma proteína constituída de vários aminoácidos importantes para dar força, elasticidade e resistência à fibra capilar. 

Veja mais detalhes sobre o que é a queratina, os tipos disponíveis, seus benefícios e como usá-la em sua rotina de cuidados com os cabelos. 

O que é a queratina?

Tratamento com creatina
A queratina é uma proteína constituída de vários aminoácidos importantes para o cabelo

A queratina é uma proteína fibrosa, isto é, sua consistência é rígida, elástica e impermeável à água. Ela é de origem animal, sendo encontrada na camada mais externa da pele e em alguns anexos do corpo, como o cabelo e as unhas. Nos seres humanos, a queratina representa cerca de 90% da constituição dos folículos capilares. 

Como toda proteína, a queratina é constituída de unidades chamadas aminoácidos, dentre os quais se destaca a cisteína, responsável pela sua rigidez. 

É por isso que a fibra capilar é bastante resistente e, quando o cabelo está saudável, é necessária uma grande pressão para haver o seu rompimento. Porém, quando os fios sofrem algum tipo de dano, eles ficam fracos e quebradiços. 

Quando os cabelos estão molhados, os fios voltam à sua forma original. Nesta situação é possível observar com mais clareza os danos à cutícula dos fios, que parecem porosos, quebradiços, com frizz (ondulações) e sem maciez. Um cabelo saudável depende da integridade dos fios e de seu teor de hidratação.

  Continua Depois da Publicidade  

Neste sentido, o tratamento com a queratina visa reparar a constituição da fibra capilar, tornando-a mais encorpada (“grossa”), resistente e capaz de manter os nutrientes e água em seu interior, deixando os fios saudáveis, alinhados e flexíveis.

A reconstrução capilar com queratina pode ser especialmente útil para quem fez procedimentos com produtos químicos para alisamento ou tintura, que podem deixar os fios muito elásticos, opacos e repletos de frizz. 

Tipos de queratina

A queratina pode ser encontrada na formulação de diversos xampus e condicionadores, mas para um tratamento mais intensivo, é recomendado que você busque por produtos que contenham maior concentração dessa proteína. Na verdade, quanto mais pura for a formulação de uma queratina, melhor ela é para a reconstrução capilar. 

A queratina possui alta capacidade de penetração nos fios, devolvendo brilho e volume aos cabelos. Além disso, melhora também o estado de hidratação dos fios, que ficam mais macios ao toque e com uma aparência revitalizada.

Existem diversos tipos de queratina, líquida, hidrolisada, hidrogenada, vegetal e animal. Veja, a seguir, algumas das características e benefícios de cada um desses tipos de queratina para os cabelos:

  1. Queratina líquida: tem a maior concentração de queratina, podendo ser utilizada de forma direta nos cabelos em um processo de plástica capilar ou cauterização. O tratamento consiste na aplicação do produto, seguido de sua termoativação com chapinha, devendo ser realizado por um/uma profissional. Os produtos caseiros com queratina líquida possuem uma concentração mais baixa da proteína.
  2. Queratina hidrolisada: possui baixo peso molecular, o que facilita a sua penetração nos fios. Pode ser solubilizada em água, para não deixar os fios tão pesados. Ela pode ser encontrada na forma líquida, em gel ou dentro da composição de vários produtos para reconstrução capilar.
  3. Queratina hidrogenada: é o tipo mais comum de ser encontrado nos produtos cosméticos, sendo recomendado para cabelos não tão danificados, ou seja, que precisam apenas de um tratamento capilar leve. Em casos onde existam muitos danos nos fios, as queratinas em forma líquida concentrada e hidrolisada são mais recomendadas.
  4. Queratina vegetal: é muito parecida com a queratina presente naturalmente no cabelo e nas unhas. Pode ser encontrada tanto na forma hidrolisada quanto hidrogenada. Ela é composta por proteínas extraídas do trigo, do milho, do arroz, da soja e de algas. A queratina vegetal possui a mesma concentração de aminoácidos que a queratina animal, porém tem um odor mais suave.
  5. Queratina animal: é extraída de penas de aves, cascos de boi, chifres ou da lã de carneiro. Ela é menos utilizada do que a queratina vegetal, e deve ser aplicada com mais cuidado, pois pode deixar os fios com aspecto endurecido, já que penetram na cutícula e ficam fixas.

Como usar a queratina no dia a dia?

A queratina pode ser usada de várias formas em um tratamento caseiro, podendo ser aplicada diretamente nos fios ou em conjunto com outros produtos cosméticos.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Use diretamente nos fios

Para aplicar a queratina diretamente nos fios, recomenda-se o uso da queratina líquida. 

Essa forma de uso é indicada para fios danificados por procedimentos químicos, como descoloração, alisamento ou relaxamento. O tratamento pode ser feito no mesmo dia ou alguns dias após o procedimento, tendo como objetivo repor a massa capilar e reparar os danos. 

Como a queratina líquida é altamente concentrada, você não deve usá-la todos os dias, pois isso pode deixar seus fios rígidos. A frequência de uso recomendada para cabelos muito danificados é de uma vez por semana. Já para cabelos apenas ressecados, a recomendação é usá-la de 15 em 15 dias, e uma vez por mês, para cabelos saudáveis.

A queratina líquida deve ser usada dessa forma:

  1. Lave os cabelos com xampu, enxaguando bem, para tirar todo resíduo de sujeira e produto.
  2. Retire o excesso de água dos cabelos. 
  3. Borrife a queratina líquida no comprimento dos fios até as pontas, de mecha em mecha.
  4. Deixe agir por 5 minutos. Esse tempo de ação pode variar conforme a marca. É fundamental que você siga corretamente o tempo indicado na embalagem do produto, para evitar o efeito indesejado de ficar com os fios extremamente rígidos. 
  5. Aplique uma máscara de hidratação de sua preferência. 
  6. Deixe agir por mais 10 minutos. 
  7. Enxágue bem os cabelos e finalize com um creme de pentear ou um leave-in

2. Adicione a alguma máscara

Esta forma de uso é indicada para quem está com os cabelos ressecados e deseja fazer uma hidratação com ativos de reconstrução capilar. 

Para isso, comece preparando a sua máscara de hidratação com queratina. Basta misturar duas colheres de sopa da máscara de sua preferência com uma ampola de queratina. 

  Continua Depois da Publicidade  

Então, é só seguir essas etapas:

  1. Lave seus cabelos com xampu e enxágue bem, para retirar todo o produto. 
  2. Aplique a máscara de hidratação com queratina, enluvando (massageando) mecha por mecha. 
  3. Faça um coque baixo e deixe o produto agir por 30 minutos ou pelo tempo indicado no rótulo da ampola que você adquiriu.
  4. Depois disso, enxágue o cabelo, removendo todo o produto. 
  5. Finalize com um creme para pentear ou um leave-in

3. Potencialize a queratina com o calor

Uma forma bastante eficiente de repor a queratina nos fios danificados é pela aplicação do produto com a posterior selagem dos fios com a chapinha. Este tipo de tratamento é mais potente e trabalhoso, por isso o ideal é que você o faça em um salão de beleza. 

Mas se quiser fazer em casa, siga essas etapas: 

  1. Lave os cabelos com um xampu antirresíduos, para limpar profundamente os fios e o couro cabeludo. 
  2. Aplique uma máscara de hidratação de sua preferência e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem do produto. 
  3. Passado o tempo de ação, lave os cabelos para retirar todo o produto. 
  4. Retire o excesso de água com uma toalha. 
  5. Aplique a queratina em toda a extensão dos fios e nas pontas. Deixe agir por 20 a 30 minutos, conforme indicado na embalagem do produto. 
  6. Aplique um protetor térmico nos fios e seque o cabelo com um secador.
  7. Passe a chapinha de 2 a 4 vezes em cada mecha de cabelo.

Conclusão

Tratamento no cabelo
A queratina é indicada para tratamentos que visam recuperar a saúde e a boa aparência dos fios

A queratina é uma proteína fibrosa, composta por cerca de vinte aminoácidos, sendo a cisteína o mais importante de todos. Esta proteína compõe, aproximadamente, 90% do cabelo.

Com o aumento das agressões externas causadas pela poluição, radiação solar, vento, uso de produtos químicos, de secador, chapinha e babyliss, a aplicação de queratina nos cabelos se tornou muito comum, pois é capaz de restaurar os danos causados às fibras capilares.

Ela é indicada para tratamentos que visam recuperar a saúde e a boa aparência dos fios, podendo ser feitos em casa com produtos à base de queratina na forma líquida, hidrolisada ou hidrogenada, de origem vegetal ou animal.

Fontes e referências adicionais

Você já utilizou a queratina nos cabelos de alguma forma? Quais foram os resultados da aplicação do produto? Se ainda não, pretende experimentar os benefícios da substância? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário