Pycnogenol – O Que é, Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais

Especialista:
atualizado em 09/02/2021

Extraído da casca do pinheiro marítimo francês, o pycnogenol (ou picnogenol) é um potente antioxidante e anti-inflamatório, já comparado às Vitaminas C e E. Comercializado em cápsulas ou presente em suplementos alimentares, o pycnogenol tem sido considerado pelos pesquisadores uma das grandes descobertas científicas do nosso tempo quando o assunto é combate aos radicais livres. 

O que é Pycnogenol?

O picnogenol, como também é conhecido, é na verdade uma combinação de 40 diferentes compostos que estão presentes na casca do pinheiro marítimo, e que possuem diversos benefícios para a saúde.

O pinheiro marítimo é originário da Europa, estando presente em todo o litoral Mediterrâneo. Além de seu potencial farmacológico, o pinheiro também tem grande importância econômica devido à sua madeira.

Para que Serve?

O pycnogenol pode ter diversas funções no organismo, mas sua principal característica é seu alto potencial antioxidante. Os antioxidantes são compostos químicos que têm a capacidade de combater os radicais livres, prevenindo ou diminuindo danos às células. Esses danos celulares causados pelos radicais livres estão associados a diversas doenças, como câncer, infarto e Alzheimer.

O extrato de pycnogenol também pode auxiliar no tratamento de problemas circulatórios, asma, alergias, pressão alta, osteoartrite, dores musculares, diabetes, endometriose, TPM e disfunção erétil.

O uso regular do pycnogenol ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce. Cremes à base de pycnogenol ajudam a manter a saúde da pele, também contribuindo para evitar o envelhecimento precoce.

O que diz a Ciência

Em uma pesquisa da Universidade da Califórnia, cientistas analisaram a capacidade antioxidante de diversos extratos naturais, e concluíram que o pycnogenol é o mais potente de todos os estudados até hoje. Além de ter uma maior capacidade antioxidante que a Vitamina C, o pycnogenol ainda aumenta a vida útil da Vitamina no organismo, prolongando seus efeitos benéficos para a saúde.

As substâncias responsáveis pela capacidade antioxidante do Pycnogenol seriam os flavonóides, compostos encontrados em plantas e há muito tempo conhecidos pelos pesquisadores. Alguns flavonóides combatem inflamações e também evitam doenças, além de contribuírem para a saúde do sistema cardiovascular.

Os pesquisadores ainda descobriram efeitos do pycnogenol sobre a circulação sanguínea. Como o pycnogenol atua diretamente sobre o óxido nítrico (que por sua vez estimula a dilatação dos vasos), sua utilização levaria a uma melhora na circulação.

Benefícios do Pycnogenol

São vários os benefícios do picnogenol:

Anula os radicais livres

O pycnogenol neutraliza os radicais livres, que são causados por agentes estressores, como por exemplo atividades físicas prolongadas ou muito intensas. Os antioxidantes atuam neutralizando ou diminuindo o efeito desses radicais, impedindo maiores prejuízos às células.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao prevenir o acúmulo de radicais livres, o uso regular de pycnogenol está ligado à prevenção de doenças e também dos efeitos negativos das atividades físicas intensas.

Melhora nos treinos

O picnogenol estimula a produção de óxido nítrico (NO2), que por sua vez promove uma melhora na circulação sanguínea. Uma maior circulação nos músculos significa mais oxigênio e nutrientes chegando, o que permitirá que você consiga levantar mais peso ou então fazer mais séries. Estudos recentes afirmam que o picnogenol pode elevar a circulação de sangue para os músculos em até 41%.

Se você quer aumentar o Pump Muscular, o pycnogenol é um suplemento que deve fazer parte da sua rotina. Além de ajudá-lo a tirar o máximo dos seus treinos, o pycnogenol também auxilia na recuperação muscular e na prevenção de câimbras.

Auxilia o trabalho da Insulina

A utilização regular de pycnogenol pode ter efeitos positivos no mecanismo de atuação da insulina no corpo. Um estudo demonstrou que o pycnogenol possui a capacidade de reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea. Isso poderia estar relacionado ao fato do pycnogenol ajudar a melhorar o funcionamento da insulina, permitindo que ela retire açúcar mais rápido da circulação e envie para dentro das células.

Em outra pesquisa, o pycnogenol inibiu o acúmulo de gordura pelas células adiposas, além de estimular a lipólise (quebra de gorduras). Para quem se exercita regularmente, isso significa ganhar mais massa e acumular menos gordura. 

Previne o envelhecimento precoce

Diversas pesquisas têm atribuído ao pycnogenol a capacidade de melhorar a saúde da pele. As substâncias antioxidantes presentes do pycnogenol seriam responsáveis por combater alguns dos principais mecanismos ligados ao envelhecimento: estresse oxidativo, danos à estrutura do DNA, inflamação e danos à membrana celular.

Além de melhorar a elasticidade, o composto também diminuiria a degradação do colágeno, melhorando a aparência geral da pele. Para melhores resultados, utilize cremes à base de pycnogenol associados com protetor solar de FPS 30.

Combate inflamações

O pycnogenol atua como um grande estimulador do sistema imunológico, prevenindo e combatendo inflamações. Para quem se exercita com frequência, esse é um dos maiores benefícios do pycnogenol, pois ele ajuda a combater lesões nos tendões e ligamentos.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar disso, não inibe a recuperação muscular, não interferindo assim nos seu ganho de massa magra.

Melhora o desempenho sexual

O picnogenol aumenta os níveis de óxido nítrico, que pode melhorar a potência sexual masculina. O mecanismo de atuação é simples: o picnogenol estimula a produção de uma enzima que ajuda a converter o aminoácido arginina em ácido nítrico por todo o corpo, inclusive nos órgãos sexuais.

Utilizar pycnogenol regularmente e de 30 a 60 minutos antes do ato sexual pode elevar o fluxo sanguíneo para a região genital, melhorando a performance. É como se fosse um “Viagra” natural, melhorando a qualidade e o tempo de ereção.

Para obter melhores resultados, combine 100 mg de pycnogenol com 3g de arginina. Lembre-se de consultar seu médico antes de utilizar suplementos.

Promove a saúde cardiovascular

O pycnogenol tem um forte efeito vasodilatador, dilatando as artérias e aumentando o fluxo sanguíneo. Esse efeito colabora para manter estáveis os níveis de pressão sanguínea. Estudos também demonstraram que o picnogenol ajuda a baixar o colesterol. Mais precisamente, os níveis de LDL (“colesterol ruim”) diminuíram, ao passo que as taxas de HDL (“bom colesterol”) aumentaram.

Esses efeitos positivos do pycnogenol na circulação contribuem para diminuir os riscos de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Como tomar pycnogenol

Grande parte dos benefícios imediatos do pycnogenol parece aparecer com mais intensidade a partir de 30 dias de suplementação. Doses até 200 mg são consideradas seguras, mas o recomendável é que você inicie sua suplementação com pycnogenol com doses menores, fazendo uso de 50 a 100 mg por dia.

Quando for comprar pycnogenol, fique atento a demais substâncias que possam estar presentes no suplemento, e verifique se você não tem alguma contraindicação a elas.

Efeitos Colaterais

Não existem até o presente momento estudos que determinem qual a dosagem tóxica exata de pycnogenol. A princípio, o pycnogenol seria seguro para doses de 50 a 450 mg por dia por até 6 meses. No entanto, não é recomendado que você faça uso de mais 200 mg por dia.

Alguns dos efeitos colaterais do pycnogenol incluem: dor de cabeça, problemas estomacais, tonturas e feridas na boca.

Embora alguns estudos preliminares demonstrem a segurança da utilização do pycnogenol durante a gravidez, recomenda-se que seu uso seja evitado por gestantes e lactantes até que mais pesquisas conclusivas sejam realizadas.

Como o pycnogenol estimula o sistema imune, portadores de doenças auto-imunes (como por exemplo lúpus, esclerose múltipla, artrite reumatoide) devem evitar o seu uso.

Fontes e Referências Adicionais: 

Você conhece alguém que tenha o costume de consumir Pycnogenol? Você tem vontade de utilizar esta substância? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (495 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

90 comentários em “Pycnogenol – O Que é, Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais”

  1. Bom dia!!! Sofro de Fribromialgia, gostaria por gentileza que alguém pudesse me passar a fórmula. Sofro com muitas dores nas pernas e muscular. Grata!!!!!

    • Eu estava lendo os efeitos colaterais e fala que as pessoas com lupus, artrite reumatoide não devem usar. Eu tenho fibromialgia e agora fiquei com medo de usar. O que você acha?

      • eu tenho sindrome de sjogren e artrite reumatóide e tomo picnogenol 150mg (manipulado) a 8 meses, e estou super bem, não senti nada errado.

  2. Bom dia, Edi!
    Gostaria de saber a dosagem certinha de picnogenol com chá verde. Obrigada
    Aguardo resposta,
    Chardélia

  3. Tenho 64 anos tinha desânimo depressão falta de interesse para vida.tomava medicamentos fortes para depressão e pressão arterial.lendo alguns artigos sobre esse medicamento mandei manipular por conta própria. Vcs imagina que 3 meses após o uso de 150mg de picnogenol +vitamina e+ e vitamina c. Foi bom demaisss não tomo mais medicamentos para pressão arterial nem depressão não tenho dores. Acordei para vida. Minha pele está maravilhosa, coisa que nem eu imagino. O sexo então…ufa!!! Tive que arrumar um namorado já que sou viúva. Meu libido melhorou muito tô. Não me sinto assim desde que tinha 17 aninsosso. Estou linda maravilhosa tudo em mim brilha . Graças a este medicamento. Minha médica disse que posso continuar a tomar . Este é meu depoimento sobre este fantástico picnogenol

    • Parabéns Estrela, que sua vida continue brilhando. Obrigada por compartilhar seu depoimento, comecei a fazer uso do picnogenol faz 10 dias, depois volto aqui para dizer como estou me sentindo.

  4. eu tenho hipertensão e tomo remedio pra manter o humor será que posso tomar o pycogenol sem medo de acelerar meu coração ou de me dar um derrame?

  5. Tomo porque meu dermatologista me receitou e senti uma enorme melhora na pele a partir do 3 mês, eu tinha uma macha escura na testa e hoje ela está quase imperceptível, voltei na consulta está semana e aumentou as miligramas e fiquei feliz recomendo a todos .dor de cabeça sempre tive desde criança, então nem percebi efeitos colaterais, boa noite e boa sorte.

  6. Tenho artrite psoriatica e li que portadores de artrite reumatoide NÃO podem fazer uso…
    No entanto me foi recomendado tomar 2x ao dia….
    Gostaria que alguém me esclarecesse….

  7. Olá, boa noite! Gostaria de saber se posso tomar pynogenol, tomando anticoncepcional, especificamente o Cerazette, tenho 43anos e estou interessada em tomar esse medicamento para tratar melasma e problemas de varizes. Obrigado.

  8. Toma este suplemento apenas de outubro à fevereiro para evitar que o melasma aumente neste período.
    Posso tomar em uso contínuo?

    • Tomo há uns 10 anos apenas de outubro a fevereiro e apenas para a melasma não escurecer sem o ácido no período do verão. O picnogenol não clareia as manchas é apenas para resistência à novas manchas. Também não vejo outros benefícios, nem tive reações adversas.

      • Olá. .Já tomo picnogenol. Alguns meses. .pra mim foi muito bom. .Para olheiras. .diminuiu visivelmente. .ajudou muito. ..Não tive efeito colateral ..

  9. Boa Tarde !!! Eu tive endometriose fiz 3 cirurgias na última tirei os órgãos depois de muito tempo voltou como aderências no intestino e na parede vaginal tenhos muitas dores até morfina tive que tomar li sobre o pinus pinastre e resveratrol muito interessante tenho uma dúvida serve para quem tem aderências ??? Obrigado Aguardo Respostas

    • Para ter certeza que pode ser útil para o seu caso específico vale a pena conversar com o médico que acompanha sua condição.

  10. Estou grávida, de 7 meses com muito enchaço pelo corpo , alguém pode me enformar se eu posso tomar esse medicamento.

  11. Toma pycnogenol de 150 mg para mim foi ótimo, em tudo principalmente com a pele, porque tenho melasma, crariou muito, e minha pele, esta igual de bebê, pra mim, foi muito bom em td.

  12. Eu tomo 100 mg por dia há cerca de 1 ano. Farei uma cirurgia de catarata em breve. Devo suspender o uso do produto ? No rótulo é recomendado suspender.

Publicidade