Pressão 14×9 é perigoso?

Especialista da área:
atualizado em 03/08/2021

Quando o nosso coração bate, ele bombeia sangue para o corpo, para que o organismo tenha a energia e o oxigênio que necessita. Conforme o sangue se movimenta, ele vai pressionando as laterais dos vasos sanguíneos. A força dessa pressão é conhecida como a pressão arterial. Quando essa força sofre uma constante elevação, têm-se um caso de hipertensão, ou pressão arterial alta.

  Continua Depois da Publicidade  

Nesse sentido, a única forma de saber se uma pessoa sofre ou não com a hipertensão é medindo a sua pressão, o que é feito com o auxílio do aparelho de medir pressão, conhecido pelo nome de esfigmomanômetro, e do estetoscópio.

A pressão sistólica e a pressão diastólica 

Antes de entendermos se ter uma pressão 14×9 é perigoso, é importante entender as medidas que a representam, não é mesmo?

Você provavelmente já deve ter notado que são utilizados dois números para representar o valor da pressão, que o primeiro número é maior do que o segundo e que eles são separados pelo “x” ou por uma barra, que representa a palavra “por”.

De acordo com a Associação Americana do Coração, o número superior representa a pressão arterial sistólica e o número inferior corresponde à pressão arterial diastólica.

A pressão criada pela força exercida quando o coração contrai e empurra o sangue através das artérias para o resto do corpo é conhecida como a pressão arterial sistólica. Por sua vez, a pressão arterial diastólica é definida como a pressão existente nas artérias quando o coração descansa entre os batimentos, sendo o momento no qual o coração se enche de sangue.

Em outras palavras, a Sociedade Brasileira de Hipertensão define a sístole como a força máxima do coração em uma contração para expulsar o sangue, e a diástole como a força mínima, um período de relaxamento entre as contrações cardíacas.

  Continua Depois da Publicidade  

Conforme a instituição, a pressão arterial é representada pela medida mmHg, que significa milímetros de mercúrio.

E então, pressão 14×9 é perigoso?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, um valor de pressão arterial mais baixo do que 120/80 mmHg – o famoso “12 por 8” – é considerado ótimo. Esse é o mesmo valor considerado ideal pela Associação Americana do Coração.

Na verdade o parâmetro utilizado é a medida máxima para indicar se a pressão arterial está normal, pois abaixo de 12×8, qualquer valor é considerado normal, desde que a pessoa não apresente sintomas comuns à hipotensão, como por exemplo, tonturas, enjoo, e outros.

oficial gráfico pressão arterial versão nova parâmetros a partir de 2017

Na tabela abaixo podemos ver a informação acima em outro formato:

ClassificaçãoSistólica mmHgDiastólica mmHg
Pressão arterial normalAbaixo de 120Abaixo de 80
Pressão elevada120-129Abaixo de 80
Hipertensão estágio 1130-13980-89
Hipertensão estágio 2140 ou acima90 ou acima
Crise hipertensivaAcima de 180Acima de 120
Fonte: American Heart Association – AHA

Ou seja, podemos afirmar sim que ter a pressão 14×9 é muito perigoso para a saúde. Pior ainda se passar desses limites: quando o valor da pressão arterial for maior que 180 mmHg sístole e maior que 120 mmHg diástole, ou apenas 180×120, o que tem-se é uma crise hipertensiva, e deve recorrer-se imediatamente ao médico, alerta a Associação Americana do Coração.

Se você tiver o aparelho de medir a pressão em casa ou em uma farmácia, por exemplo, e notar que valor está fora do que é considerado normal, deve procurar logo a ajuda do médico para que ele lhe examine, confirme se você realmente tem hipertensão e prescreva o tratamento adequado para você.

  Continua Depois da Publicidade  

Já se a medição da pressão for feita em uma consulta médica ou no pronto-socorro, a equipe médica do local saberá como proceder para diagnosticar e avaliar se trata-se de uma caso de hipertensão.

Os perigos de uma doença silenciosa 

A hipertensão ou pressão arterial alta pode ser conhecida como uma doença silenciosa, por se tratar de uma doença assintomática (não provoca sintomas), de acordo com o que alerta a Sociedade Brasileira de Hipertensão.

De acordo com a instituição, somente quando o quadro de hipertensão já encontra-se grave ou prolongado e não foi tratado é que a pessoa passa a apresentar sintomas como dor de cabeça, vômito, dispneia (falta de ar), agitação e visão borrada, decorrentes de lesões que atingem o cérebro, os olhos, o coração e os rins.

Quando a hipertensão não é tratada, ela pode gerar uma série de complicações como derrames cerebrais, doenças no coração, como infarto, insuficiência cardíaca e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira, enfatiza a Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Portanto, vale a pena fazer um check-up regularmente. Assim, caso a hipertensão tenha sido desenvolvida ao longo dos anos, ela poderá ser descoberta a tempo, antes que outros problemas também apareçam.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você já imaginava que ter uma pressão 14×9 é perigoso? Qual foi a sua pressão na última vez que foi medida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (38 votos, média 3,82)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

40 comentários em “Pressão 14×9 é perigoso?”

  1. ola saudacoes de manha pressao 12.7 a tarde 13.8 pq de noite 14.9 nao uso sal nem frituras nem pao nao tenho diabetes qual segredo disso tem soluçao e as veias do coraçao que tem alguma normalia como funciona a pressao arterial acho que isso tem remedio ou nao???

    Responder
  2. Ola me chamo Rosangela ontem passei mal e desmaiei cheguei no medico minha pressao estava 14×10 e com muita dor na nunca e testa ele mandou procurar um clínico, é normal desmaiar?

    Responder
  3. ola saudacoes nao uso sal nem oleo..pq a minha pressao varia mais a noite de manha esta 12.7 ja cheguei a 11×7 a tarde 13.8 ou 14.9

    Responder
  4. A minha pressão, hoje,estava medindo,17 o 8 hoje sábado.na sexta eu fui até a upa,estava 16 por 9,a enfermeira me falou que.estava normal,e não me deu nenhum remédio, e a sim fiquei ,achando que estava tudo bem?só hoje que tomei conhecimento ,tinha médico marcado para o dia 3,a médica faltou.só Deus.

    Responder
    • Cuidado Maria. Eu tive uma crise hipertensiva que a pressao chegou a estar 18×10. A enfermeira do ambulatório da empresa pediu que fosse ao pronto socorro e chegando ali, a pressão estava 21×11. Fiquei internado por 2 dias para reducao da pressao arterial. Hoje com medicamento, dieta balanceada e atividade fisica (basta 30 min. diarios) em 5 meses minha pressao se estabilizou em 11×7. Antes, minha pressão era constantemente em 14×9.

      Responder
  5. Meu nome é Renan tenho 35 anos , desde jovem minha pressão normal era 13/8 …. Agora está 14/10 variando entre 14/8 e 14/10

    Responder
  6. Tenho 38 anos e nas últimas medições minha pressão estava em 14/8. Acredito que terei que fazer tratamento. Saúde à todos!!

    Responder
  7. Hoje minha pressão arterial deu 14 por 9.
    Não tomo remédio!!
    Na maioria das vezes da normal.
    Será que preciso tomar remédios agora?

    Responder
  8. Meço minha pressão com assiduidade, quase diariamente e, sempre está na casa de 14/9. Até então imaginava ser algo próximo do normal uma vez que quase não variava. Agora, lendo sobre e tomando conhecimento dos riscos iminentes, vou me cuidar. Hoje, ainda, marcarei um médico para confirmar e ser medicado. Recomendo à todos que não percamos tempo! ALTEROU/CUIDOU !!!

    Responder