Pressão 13×9 é normal ou alta? O que fazer?

atualizado em

Vamos entender se a pressão 13×9 é normal ou alta, e o papel da pressão arterial no nosso sistema circulatório.

A pressão arterial é a responsável por levar oxigênio e nutrientes para todos os tecidos e órgãos do nosso corpo. Além disso, ela transporta glóbulos brancos e anticorpos que garantem a nossa imunidade.

Ela leva também hormônios importantes para o nosso metabolismo, como é o caso da insulina, e possibilita que o sangue seja filtrado, e que o dióxido de carbono seja expelido através da respiração, e as toxinas sejam eliminadas pelo fígado e pelos rins.

O próprio sangue também carrega várias outras propriedades, incluindo sua capacidade de manter a temperatura corporal e fornecer as plaquetas, indispensáveis para que haja a coagulação do sangue, e a cicatrização de feridas e machucados.

Embora seja um processo natural do corpo, a pressão arterial pode ser alterada e se tornar perigosamente alta ou muito baixa, e o seu funcionamento inadequado pode trazer prejuízos para a saúde. Por exemplo, será que uma pressão 13×9 é normal ou alta? É o que vamos conferir em detalhes abaixo.

Pressão arterial

médico medindo a pressão

O sangue flui através do corpo devido a uma diferença de pressão, que é mais alta no início de sua jornada, quando sai do coração e entra na aorta, e é mais baixa no final de sua jornada, na medida em que alcançam as células através de pequenas ramificações, chamadas de capilares.

Essa diferença de pressão é o que faz com que o sangue flua no nosso organismo. Nesse sentido, as artérias são as vias pelas quais o sangue circula, e o seu estreitamento pode eventualmente bloquear o fornecimento desses elementos importantes levados pelo sangue, podendo causar condições perigosas de saúde, incluindo derrames e ataque cardíaco.

  Continua Depois da Publicidade  

O acompanhamento da pressão arterial é fundamental. Durante as leituras da pressão sanguínea, são analisadas a pressão sistólica em primeiro lugar e a pressão diastólica em seguida.

A pressão sistólica é a mais alta, causada pela contração do coração, enquanto a diastólica é a menor pressão nas artérias, durante o breve período de “repouso” entre os batimentos cardíacos.

Uma leitura de pressão arterial é considerada normal quando a pressão diastólica é inferior a 120 mmHg e a diastólica menor que 80 mmHg, também popularmente conhecida como pressão 12×8.

As leituras da pressão sanguínea são expressas em milímetros de mercúrio. Esta unidade é abreviada como mm Hg, que é o símbolo do mercúrio. Uma leitura normal seria qualquer pressão arterial abaixo de 120/80 mmHg em um adulto.

Pressão 13×9 é normal?

Como citado acima, os valores acima de 120/80 mmHg não são considerados adequados. Então, não se pode dizer que uma pressão 13×9 é normal – essa condição já significa que você precisa tomar precauções e adotar hábitos saudáveis para o coração.

Mas, para determinar se uma leitura da pressão arterial de 13×9 -ou 130 mmHg sistólica e 90 mmHg diastólica – é perigosa para a saúde, primeiro é preciso entender o que esses números significam, vendo a tabela a seguir:

  Continua Depois da Publicidade  
gráfico pressão arterial versão nova parâmetros a partir de 2017

Veja abaixo a mesma informação da ilustração acima, em outro formato:

Classificação Sistólica (mmHg) Diastólica (mmHg)
Pressão arterial normalAbaixo de 120Abaixo de 80
Pressão elevada120-129Abaixo de 80
Hipertensão estágio 1130-13980-89
Hipertensão estágio 2140 ou acima90 ou acima
Crise hipertensivaAcima de 180Acima de 120
Fonte: American Heart Association (AHA)

Portanto já de imediato, concluímos que a pressão 13×9 é considerado o primeiro estágio da hipertensão, portanto ela é alta sim.

Porém, para receber um diagnóstico de pressão alta é necessário obter uma média de seus números durante um período de tempo. Apenas uma leitura não caracteriza um diagnóstico de pressão alta. Um médico pode ajudar a medir e acompanhar a pressão arterial para confirmar se está alta.

Principais causas da hipertensão arterial

As causas que provocam a hipertensão nem sempre são claras, mas é fato que algumas coisas podem provocar essa condição. Você terá um risco aumentado de pressão alta se:

  • Já tem uma idade superior a 65 anos;
  • Está com sobrepeso ou apresenta um quadro de obesidade;
  • Tem histórico familiar de pressão alta;
  • Ingere muito sal e poucas frutas, legumes e verduras;
  • Não pratica atividades físicas;
  • Bebe muito álcool, café ou outras bebidas à base de cafeína;
  • Fuma;
  • Dorme pouco tempo ou tem a qualidade do sono comprometida.

Portanto, fazer mudanças saudáveis ​​no estilo de vida pode ajudar a reduzir as chances de ter pressão alta, e mesmo de combatê-la, se ela já existe.

Riscos da hipertensão arterial

A pressão arterial muito alta sobrecarrega os vasos sanguíneos, o coração e outros órgãos, como o cérebro, os rins e os olhos. A hipertensão persistente pode aumentar o risco de várias condições graves e potencialmente fatais, como:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Doença cardíaca;
  • Ataques cardíacos;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Doença arterial periférica;
  • Aneurismas aórticos;
  • Doença renal;
  • Demência vascular.

Qualquer redução na pressão alta já é benéfico e ajuda a diminuir o risco dessas condições.

O que fazer?

casal correndo corrida
A prática de exercícios físicos é importante para combater a pressão alta

Não dá para dizer que uma pressão 13×9 é normal, também não está muito longe disso. Um tratamento para pressão alta envolve mudança nos hábitos alimentares prática de atividades físicas.

Provavelmente essas pequenas mudanças de hábito já são suficientes para baixar a pressão. Porém, quando essas medidas não são suficientes, pode ser necessária uma intervenção com medicamentos, especialmente se o indivíduo já tiver algum fator de risco.

Veja outras dicas para lidar com o problema de pressão alta:

1. Acompanhe a sua pressão em casa regularmente

Tenha o seu próprio aparelho medidor de pressão, e faça diversas medidas ao longo do tempo. Isso vai garantir que os resultados sejam os mais precisos possível.

2. Invista no emagrecimento

O excesso de peso aumenta o risco de pressão alta, enquanto emagrecer pode diminuir. Estudos mostram que uma perda de peso moderada pode prevenir a hipertensão em 20% nas pessoas com excesso de peso e com hipertensão estágio 1.

3. Exercite-se regularmente

O exercício ajuda a perder peso e também a baixar a pressão arterial. Então, procure exercitar-se com mais frequência, pois a consistência é fundamental para manter uma leitura saudável da pressão arterial. É melhor se exercitar 30 minutos todos os dias do que apenas algumas horas nos finais de semana.

4. Reduza o consumo de sódio

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda manter o consumo diário de sal abaixo de 5 g (o equivalente a menos de 2 g de sódio), por comprovadamente ajudar a prevenir a hipertensão e reduzir o risco de doença cardiovascular e AVC entre os adultos.

A melhor forma de reduzir o consumo de sódio é não adicionar sal nos alimentos, e sim procurar usar ervas e especiarias para temperar a comida e trazer mais sabor aos pratos.

5. Diminua a ingestão de gordura saturada e trans

Procure incluir na dieta alimentos com baixo teor de gordura saturada, trans e colesterol, pois as dietas que contêm carnes e laticínios ricos em gordura, gordura trans (encontradas em algumas margarinas, salgadinhos e doces) e colesterol podem levar à obesidade, doenças cardíacas e até câncer.

6. Coma mais frutas, legumes e verduras

Coma muitas frutas, legumes, grãos integrais, peixe e laticínios com baixo teor de gordura. Estudos mostram que a hipertensão pode ser reduzida e até mesmo evitada com a dieta.

Portanto inclua alimentos com alto teor de proteína às suas refeições. Aumente as porções de frutas e vegetais, adicionando uma porção de cada vez. Por exemplo, você pode adicionar uma porção de frutas na hora do almoço e uma porção de legumes no jantar.

Principais frutas reguladoras

7. Beba com moderação e pare de fumar

Reduza sua ingestão de álcool. Dependendo da sua situação, talvez você precise parar de beber completamente. O excesso de álcool aumenta a pressão arterial.

Sendo assim, evite totalmente ou limite o consumo de bebidas alcoólicas para não mais que dois drinques por dia para homens e um drinque por dia para mulheres. Também é importante parar de fumar. Esse hábito é incrivelmente prejudicial para a saúde do seu coração.

8. Diminua a cafeína

A cafeína pode causar um pico instantâneo na pressão sanguínea, embora para muitas pessoas, não cause um aumento duradouro, pois ela costuma ter um efeito mais forte sobre as pessoas que não a consomem regularmente. Se suspeitar que é sensível à cafeína, reduza a quantidade e verifique se a pressão arterial diminui.

9. Controle o estresse

O estresse pode desencadear a pressão alta. Isso é possível porque ele provoca reações que elevam a pressão sanguínea, além de favorecer o consumo de álcool e alimentos não saudáveis, que também afetam negativamente a pressão. Vários estudos evidenciam que o estresse crônico pode contribuir para a hipertensão, então encontrar caminhos para gerenciar o quadro pode ajudar.

Caso as mudanças realizadas nos hábitos de vida não forem suficientes para baixar a pressão sanguínea, o médico pode receitar uma medicação.

Medicamentos para pressão alta

Se você for diagnosticado com pressão alta, seu médico pode recomendar um ou mais medicamentos para manter a pressão sanguínea controlada. A medicação recomendada dependerá de quão alto é a sua pressão arterial e a sua idade. Eles geralmente precisam ser tomados uma vez por dia e os mais comuns são:

  • Inibidores da ECA – como enalapril, lisinopril, perindopril e ramipril.
  • Bloqueadores dos receptores da angiotensina-2 (BRA) – como candesartana, irbesartana, losartana, valsartana e olmesartana.
  • Bloqueadores dos canais de cálcio – como amlodipina, felodipina e nifedipina ou diltiazem e verapamil.
  • Diuréticos – como indapamida e bendroflumetiazida.
  • Betabloqueadores – como atenolol e bisoprolol.
  • Alfa-bloqueadores – como doxazosina.
  • Inibidores da renina – como o aliscireno.
  • Outros diuréticos – como a amilorida e a espironolactona.

Tenha em mente que a pressão arterial controlada é fundamental para manter a saúde. Ela pode ser obtida através de uma combinação de hábitos de vida saudáveis ​​e medicamentos, quando necessário.

Vídeo: 10 piores alimentos para pressão alta

Confira nos vídeos abaixo o que pode atrapalhar e o que pode ajudar em casos de pressão alta.

Vídeo: 7 chás para pressão alta

Fontes e referências adicionais           

Você imaginava que uma pressão 13×9 é alta? Qual foi a última vez que você mediu a sua pressão? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...

  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

20 comentários em “Pressão 13×9 é normal ou alta? O que fazer?”

  1. Eu estou sempre aferindo a minha pressão nesse momento estava 13 por 9 por isso a cardiologista passou um remédio mas não me fez bem ,no meu aparelho às vezes dá 14 por 8 14 por 9 eu vou no hospital aparece 12 ou 13 ??

    Responder
  2. Eu achava que a pressão 13×9 não era ata para ser considerado hipertenso. A última vez tinha sido a uns 4 meses, e hoje 15/03/2023 fiz novamente.que deu 13×9

    Responder
  3. Hj e ontem ela está em 130×90 o que fazer pra controlar,pois já tomo losartana e continua assim.?

    Responder
  4. Minha pressão tá 13po 9 e normal mas eu não durmi bem
    Ontem como faço pra baixar pô 12

    Responder
  5. Estou fazendo controle da pressão essa semana tem dias q está normal e dia que está 13/9, comecei o controle desde que minha pressão chegou a 15/9, uma pressão de dor intensa na nuca do lado esquerdo, cansaço no braço e aperto no peito, será que posso levar uma vida normal mantendo uma dieta e conviver com a pressão assim???

    Responder
  6. Minha pressão desde o dia 02//5/2022
    Está muito elevada
    Máxima 20×13
    20×12
    19×11
    18×10
    17×11
    16×12
    13×10
    Isso tudo essa semana

    Responder
  7. Eu tenho aferido minha pressão arterial diariamente e tem dado 13×9, 13×8. Algumas vezes chega a 14×8. Estou hipertensa?

    Responder
  8. Por que esse valor 130/90 é alto? Por que 120/80 é bom? Cientificamente falando qual o artigo(s) que definem esses valores? Como uma pessoa que tem 1,80m tem a mesma pressão que uma pessoa de 1,50? Em análise de tubulações existe um termo chamado “perda de carga”, ou seja para você “bombear” um liquido por 1,80m e por 1,50m a potencia das bombas é diferente e a pressão é diferente. Então não entendo como podem definir uma pressão “normal” para pessoas de tamanhos diferentes.

    Responder
  9. Tenho um trauma de infância com pressao alta.
    Sempre fui uma pessoa muito ansiosa, certa vez quando criança ouvi um farmacêutico dizer ao meu avô que pressao alta era muito perigoso e que poderia matar.Neste dia eu estava próximo do meu avô e fiquei morrendo de medo de ter pressao alta por causa da fala do farmaceutico, quando então ele me pegou pelo braço e foi medir minha pressao, o medo era tanto que minha pressao deu alta ele me assustou muito.Desenvolvi pânico e até hoje depois de 40 anos tenho pânico em medir pressao.
    Sempre tenho que medir sozinho e várias vezes pois as primeiras medições ela da 14,5 /9,5 alguns minutos depois sem remédio e sem nada ela fica na casa dos 12,5/8,5.
    Muito raramente eu fico absolutamente relaxado e ela já chegou na casa de 11/7.
    Faz 40 anos que levo essa vida?, estou com 55 anos já fiz vários exames e nunca constatou nada de anormal, a não ser crises de pânico e ansiedade que atrapalham muito minha qualidade de vida.

    Responder