Posso fazer agachamento todos os dias?

Especialista da área:
atualizado em 22/11/2021

O agachamento é um exercício bastante presente no treinamento de membros inferiores, sendo capaz de proporcionar diversos benefícios para todo o corpo, mas fica sempre a dúvida se realiza-lo todos os dias pode intensificar os resultados.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele trabalha os músculos inferiores como os glúteos, quadríceps, posteriores das coxas, adutores (na virilha), flexores dos quadris e os músculos da panturrilha, exigindo também o uso dos músculos do core, localizados ao redor de toda a região do tronco, na altura da linha da coluna lombar, que inclui os abdominais, os lombares, os glúteos e os oblíquos.

Esse movimento também ajuda a promover a queima calórica e diminuir o risco de lesões.

Existem diversas variedades do exercício, como o agachamento búlgaro, o agachamento no Smith Machine e o agachamento hack.

Apesar de todos os benefícios, será que é possível fazer agachamento todos os dias sem acarretar algum problema à saúde? Aproveite para aprender como aperfeiçoar a sua técnica na execução do agachamento.

E então, será que eu posso fazer agachamento todos os dias?

agachamento sem pesos
Agachamento sem pesos

A treinadora Adrianne Oyewole, que tem uma graduação em cinesiologia (ciência do movimento), é contra a ideia de fazer agachamento diariamente.

A justificativa da treinadora é que o corpo só consegue resultados quando encontra tempo para descansar. Segundo Oyewole, nunca dar tempo para a recuperação ao fazer agachamento pode provocar danos aos ligamentos e articulações, além de diminuir a flexibilidade.

  Continua Depois da Publicidade  

A treinadora ressaltou ainda que exercitar-se além da conta (overtraining) pode reverter os benefícios em termos de preparo físico ou ganho muscular. Isso porque se a degradação de proteínas for maior que a sua síntese, os músculos ficarão menores e mais fracos. Dá-se a isso o nome de catabolismo.

Toda vez que treinamos estamos provocando dano aos nossos músculos. Portanto, para alcançarmos uma melhoria em nossa performance e/ou no tamanho dos nossos músculos, devemos oferecer ao nosso corpo o descanso adequado.

Cada caso é um caso

Quando surge a dúvida se é possível fazer agachamento todos os dias, é necessário ter em mente que as pessoas apresentam diferentes níveis de aptidão física, além de possuir diferentes corpos, o que pode demandar mais ou menos tempo para a recuperação após uma sessão de treinamentos físicos.

Um artigo publicado, pela personal trainer Nora Tobin defendeu a prática de exercícios de agachamento todos os dias.

A personal trainer argumentou que fazer agachamento diariamente aumenta a força e a potência dos glúteos, posteriores das coxas e quadríceps, proporcionando uma maior definição para as pernas e para o bumbum, melhorando assim, a mobilidade dos quadris e dos tornozelos, além de fortalecer e tonificar o core.

Mas será que realmente é necessário fazer agachamento todos os dias para obter esses benefícios, já que o nosso corpo necessita de um tempo para se recuperar? Não seria possível praticá-lo em dias intercalados e alternar este movimento com outros exercícios que possam promover um resultado semelhante ao nosso corpo?

É por isso que antes de tomar a decisão de fazer agachamento todos os dias, você realmente deve consultar um profissional de educação física para que ele possa te instruir sobre as suas sessões de treinamento, e verificar se você deve ou não fazer agachamentos diariamente.

  Continua Depois da Publicidade  

A falta de variação pode ser outro problema

mulher fazendo agachamento na máquina smith
Agachamento no Smith Machine

Segundo a personal trainer e especialista em nutrição fitness Malia Frey, não é ruim treinar todos os dias, mas repetir o mesmo método de treino, intensidade ou duração dia após dia não vai funcionar, pois o seu corpo se adapta à rotina, e chega um momento em que os resultados param de vir, e você não consegue mais perder peso ou ganhar massa muscular. É o tão temido efeito platô.

Uma vez que você tenha decidido seguir um programa de treinamento diário, você deve montar um cronograma com diferentes exercícios e níveis de intensidade.

A desvantagem da exaustão

Em seu artigo publicado, Malia Frey também destacou que não vale a pena treinar pesado todos os dias na academia e ao chegar em casa passar o dia inteiro na cama ou no sofá vendo televisão.

Frey explicou que existe um gasto calórico normal nas atividades corriqueiras do dia a dia, e que quando essas atividades são interrompidas, o metabolismo desacelera e a pessoa acaba não gastando tantas calorias quanto gastaria mantendo uma rotina diária normal.

Além disso, se os treinamentos te levam a exaustão, é hora de reavaliar o seu programa. Os treinamentos de alta intensidade devem ser relativamente curtos para que você possa incluir algum período de descanso durante a semana e dar ao seu corpo uma chance de se recuperar e formar novas fibras musculares.

Fontes e referências adicionais

Você já se perguntou se pode fazer agachamento todos os dias? Pretende alterar sua rotina de treinos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário