Polichinelo emagrece? Calorias e dicas

Especialista da área:
atualizado em 12/04/2021

O polichinelo é um exercício físico fácil de ser feito e que ajuda e emagrecer. Além disso, pode-se fazer essa atividade em qualquer lugar e não requer o uso de acessórios ou de equipamentos.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao fazer polichinelo você estará movimentando várias partes do corpo ao mesmo tempo de forma rápida, o que favorece a perda de peso e a tonificação dos músculos.

Além disso, esse exercício é ideal para quem não tem tempo de ir à academia, não tem esteira nem bicicleta ergométrica em casa e não quer ou não pode sair para se exercitar. Confira neste artigo as principais vantagens de fazer polichinelo.

Benefícios do polichinelo

Polichinelo emagrece

O polichinelo ajuda a emagrecer e ainda contribui para: melhorar a resistência física, o sistema respiratório e a coordenação motora.

Além disso, esse exercício também faz bem para o coração, já que aumenta a resistência cardíaca e protege esse órgão de várias doenças.

Você pode praticar o polichinelo em qualquer lugar e sem depender do uso de acessórios e aparelhos, o que faz dessa atividade uma das mais práticas que existem.

Intercalar com exercícios

O polichinelo também é muito indicado para ser feito antes de algumas atividades físicas, como musculação e corrida, pois prepara o corpo para executar aquele exercício de uma forma mais eficaz.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, especialistas indicam que polichinelo emagrece e queima mais calorias quando realizado de modo intercalado com outros exercícios, principalmente os exercícios de resistência (musculação).

Dessa maneira, intercalar o polichinelo com a musculação ajuda a queimar a gordura localizada mais rapidamente.

Polichinelo emagrece?

Se você estiver disposto a fazer de 10 a 15 minutos desta atividade por dia, você certamente estará no caminho certo para emagrecer, e será possível notar a diminuição de gordura abdominal pouco tempo depois de começar a fazer polichinelo regularmente.

Segundo educadores físicos, ao fazer 1.000 polichinelos você vai queimar, em média, 200 calorias. Pessoas que estão começando a praticar esse exercício conseguem realizar, geralmente, 500 polichinelos em 10 minutos, o que representa um gasto de 50 calorias. Mas vale ressaltar que, dependendo da amplitude e do vigor dos seu movimentos, você pode gastar ainda mais calorias.

Outro exercício simples que muita gente acha que não ajuda a perder peso é pular corda, mas essa atividade também ajuda a emagrecer, já que o praticante gasta muitas calorias ao fazer esse exercício.

No entanto, quem quer perder peso também deve seguir uma dieta saudável e equilibrada, com muitas frutas, verduras, grãos integrais e gorduras boas. Dessa forma, você estará nutrindo bem o corpo e ainda terá mais energia para realizar os polichinelos.

  Continua Depois da Publicidade  

Dicas para Fazer Polichinelo

  1. Para fazer polichinelo é necessário prestar atenção aos movimentos dos braços e das pernas, que precisam acontecer ao mesmo tempo;
  2. Procure manter a coluna reta durante todo o exercício, além de escolher superfícies que sejam planas. Essas recomendações são indispensáveis para quem não quer ficar com dores nas costas ao fazer polichinelo para emagrecer;
  3. Antes de começar a pular, cheque se os seus pés estão juntos;
  4. Para não machucar no primeiro impulso, principalmente no começo do exercício, quando os músculos não se encontram aquecidos, procure começar devagar e aumente a velocidade ao decorrer da prática;
  5. Ao abrir as pernas, as mãos precisam se fechar logo acima da cabeça.
  6. Se você se perder durante o exercício, pare o movimento e recomece;
  7. Para emagrecer e sentir os primeiros resultados de maneira rápida, o ideal é fazer cinco séries de polichinelo por dia;
  8. É essencial sempre fazer um alongamento antes de começar os polichinelos;
  9. Não abuse na prática diária. Fazer um pouco todo dia é melhor do que abusar em um dia e parar de realizar a atividade física durante o resto da semana.

Cuidados

Antes de começar a fazer polichinelos para emagrecer, consulte um médico para saber se você pode realizar essa atividade física, dessa forma, você diminui o risco de se lesionar.

Também é indicado é escolher uma roupa confortável e que te permita saltar sem dificuldade.

Além disso, é muito importante tomar bastante água antes, durante e após o exercício, já que a prática de atividades físicas faz com que o corpo perca muito líquido.

Você gosta de fazer polichinelos? Acredita que consegue emagrecer fazendo deles uma rotina de atividade física? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (70 votos, média 4,01)
Loading...
Francisco Santana
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

10 comentários em “Polichinelo emagrece? Calorias e dicas”

  1. Eu faço 300 polichinelos combinados com flexões, abdominais e agachamentos, faço uma corrida de 4km uma vez na semana, eu pesava 94kg hoje com 5 meses de exércicios estou com 70kg.

    Responder
    • Olá.
      Quando possível, revisar o texto do item 5 (“Ao abrir as pernas, as pernas precisam se fechar logo acima da cabeça.”).

      Responder