Pimenta dá gases?

atualizado em

Todas as pessoas possuem gases em seu trato intestinal, algumas menos e outras mais. É natural, pois o corpo os libera por meio de flatulência e/ou arrotos até duas dúzias de vezes por dia como subproduto dos alimentos que não foram digeridos. Confira se, por exemplo, a pimenta dá gases ou não faz parte desses alimentos que provocam um aumento das flatulências.

Às vezes, pode ser que você experimente gases excessivos ou dolorosos, e isso realmente pode acontecer devido à sua dieta. Vale a pena conferir alguns exemplos de alimentos que provocam gases e 10 formas de eliminar gases mais comuns.

Alimentos e flatulência

Quando você se alimenta, o seu sistema digestivo trabalha para decompor os alimentos em energia que será utilizada para alimentar suas células e realizar os vários processos e funções corporais.

Alguns alimentos podem ser muito difíceis para o seu intestino decompor e transformar apenas em energia e fezes, e o gás é o produto que sobra quando esses alimentos ficam no seu cólon.

Porções de alimentos que não podem ser digeridos e decompostos pelo intestino viajam para o cólon, que é cheio de bactérias que fermentam essas partículas não digeridas de alimentos, causando os gases, arrotos e flatulências.

O gás também pode ser causado por alimentos que o intestino delgado não pode manipular porque não contém uma enzima chamada lactase. Esta enzima decompõe a lactose, que é o açúcar presente no leite e nos produtos lácteos. Se a lactose não pode ser decomposta, as bactérias novamente começarão a fermentar esses açúcares e causar flatulência.

Porém, o corpo de cada pessoa reage de maneira diferente aos alimentos. Por exemplo, algumas pessoas não têm problemas para digerir produtos lácteos, enquanto que outras sofrem com o excesso de gás ao consumir esses alimentos.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas e em relação às pimentas? Será que pimenta dá gases?

De acordo com uma publicação feita pela Universidade de Michigan, Estados Unidos, o consumo de pimenta pode sim dar gases porque os alimentos condimentados e picantes podem acelerar a velocidade com que o alimento passa pelo intestino, o que, por sua vez, pode produzir mais gases do que o normal.

O que acontece no seu estômago quando você come alimentos excessivamente picantes

Um dos motivos pelos quais você pode sentir que pimenta dá gases é por se tratar de um alimento picante. Embora comer alimentos condimentados possa trazer vários benefícios para a saúde, eles também podem atrapalhar o funcionamento do organismo, especialmente o estômago.

Embora as pimentas possam ser até ótimas aliadas para a saúde e inclusive perda de peso, ingerir comidas apimentadas pode piorar as úlceras estomacais e a gastrite.

De acordo com o Dr. Kapil Agrawal, Consultor Sênior, Cirurgião Laproscópico e Bariátrico da Índia, “embora os alimentos condimentados não causem úlceras ou refluxo, eles podem aumentar a gravidade dos sintomas em pacientes que já sofrem de tais condições. Além disso, alimentos picantes podem causar diarreia em alguns pacientes, irritando o intestino, além de diminuir a sensibilidade das papilas gustativas.”

Comer alimentos condimentados pode fazer com que o trato gastrointestinal sinta uma “queimação”, pois o composto da capsaicina que está presente nas pimentas ativa a liberação da substância P, que é um composto que transmite as sensações de dor e queimação.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeito da pimenta vermelha e preta no estômago

As pimentas são muitas vezes consideradas a causa de lesões da mucosa gástrica. Uma pesquisa avaliou os efeitos da ingestão da pimenta vermelha e da pimenta preta, também conhecida como pimenta-do-reino, sobre a mucosa gástrica, em pessoas saudáveis.

Como resultado, tanto a pimenta vermelha quanto a preta causaram aumentos significativos na secreção de ácido clorídrico, secreção de pepsina (enzima digestiva produzida pelas paredes do estômago) e perda de potássio.

O resultado a longo prazo da ingestão diária de pimenta ainda é desconhecido. Portanto, isso merece estudos mais aprofundados.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Comer pimenta dá gases em você? Costuma consumir bastante pimenta no dia a dia? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

2 comentários em “Pimenta dá gases?”

  1. Como uma pessoa escreve um texto para o público leigo e coloca uma frase como “Não houve diferenças significativas de controle entre as refeições de teste, no volume nonparietal,” ou “o conteúdo gástrico foi analisado – DNA, pepsina, sódio, sangue, potássio, secreção de células parietais e secreção de células não parietais.”. Vamos aprender a formulinha do Enem: O texto sempre deve começar já de cara respondendo a pergunta – sim, não ou talvez (enrolação é só depois). Termos simplificados e bem explicados. Eu não sou médica, não faz diferença alguma para mim, verificar o que comeu o grupo de controle do estudo, eu só quero saber se pode ou não provocar gases.

    Responder
    • Oi Giovanna, realmente o trecho do texto que você mencionou não estava muita claro, e por isso fizemos uma edição, para que o ele fique mais objetivo e informativo. Obrigado pela mensagem, e qualquer dúvida estamos à disposição.

      Responder