Peróxido de benzoíla para acne – O que é, como usar e efeitos colaterais

Especialista da área:
atualizado em 08/09/2021

Existem vários tratamentos disponíveis para a acne e um deles envolve o uso de peróxido de benzoíla. Esse composto tem ação antimicrobiana que é útil para tratar e prevenir espinhas.

  Continua Depois da Publicidade  

De fato, o peróxido de benzoíla é o princípio ativo de vários remédios usados no tratamento da acne. Além disso, ele também ajuda a esfoliar a pele e limpar os poros.

Porém, é importante usar o produto corretamente para ter os melhores resultados e evitar os efeitos colaterais. Então, confira abaixo como usar o peróxido de benzoíla para acne sem danificar a sua pele.

O que é peróxido de benzoíla

O peróxido de benzoíla é um ingrediente ativo presente em vários tratamentos tópicos para combater a acne. Por ter ação antimicrobiana, ele pode eliminar as bactérias que causam a acne, como por exemplo a Propionibacterium acnes ou P. acnes.

Outras funções do peróxido de benzoíla incluem a remoção das células mortas da pele por meio da esfoliação, a desobstrução dos poros entupidos e a redução da oleosidade da pele.

Apesar de ser usado para tratar cravos e espinhas, o peróxido de benzoíla é mais eficaz em acnes inflamatórias, ou seja, aquelas espinhas que apresentam inchaço e pus. Esse é o caso de pústulas, pápulas, cistos e nódulos na pele.

Como usar

creme no rosto

O peróxido de benzoíla pode fazer parte da composição de géis, sabonetes, cremes, loções e outros produtos. Além disso, a concentração de peróxido varia em cada formulação. Por conta disso, é importante consultar o seu dermatologista para saber qual o tipo mais adequado para a sua pele. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, existem produtos com até 10% de peróxido de benzoíla em sua fórmula. Porém, essa concentração é considerada alta para pessoas com a pele sensível. Nesse caso, o ideal é usar um produto com uma porcentagem mais baixa da substância e observar como a sua pele reage.

Como a pele do rosto é mais sensível, é recomendado começar a usar o peróxido de benzoíla em uma concentração de cerca de 4%.

Apesar da forma de uso depender do tipo de produto e da gravidade da acne, a maioria dos remédios tópicos com peróxido de benzoíla devem ser usados todos os dias, uma ou duas vezes ao dia na pele para matar as bactérias. Mas no início do tratamento, o ideal é usar o peróxido uma vez a cada 1 ou 2 dias até a pele se acostumar com o produto.

Antes da aplicação, lave a pele com água e sabão e seque suavemente com uma toalha. Em seguida, aplique o peróxido na pele e massageie com movimentos circulares leves.

Se você precisar tratar espinhas nas costas ou em outras partes do corpo, o sabonete com peróxido de benzoíla é a opção mais prática para usar no banho. 

Efeitos colaterais

espinhas no rosto

Embora seja um composto seguro para a maioria das pessoas, o peróxido de benzoíla tem os seus riscos.

  Continua Depois da Publicidade  

É importante tomar cuidado, principalmente no início do tratamento, pois produtos com peróxido de benzoíla podem causar irritação e sensibilidade na pele. Por isso, não se esqueça de caprichar no uso do protetor solar ao se expor ao sol.

Ainda assim, com o passar do tempo, a tendência é que sua pele se acostume com o peróxido e não sofra mais com os efeitos adversos, que podem incluir:

  • Vermelhidão;
  • Descamação excessiva;
  • Ressecamento;
  • Irritação;
  • Ardência e queimação;
  • Coceira.

Nos primeiros dias de uso, é comum sentir certo desconforto na pele. Mas se os efeitos colaterais persistirem, pode ser necessário espaçar as aplicações ou usar uma quantidade menor de peróxido.

Por último, também é importante lavar bem as mãos antes e depois de aplicar o peróxido de benzoíla na pele, pois o composto pode manchar roupas e cabelos.

Lembre-se que apenas um dermatologista é capaz de indicar o tipo de tratamento mais eficiente para a sua pele. Entretanto, se o peróxido de benzoíla não funcionar, você pode experimentar também outras alternativas para tratar a acne que podem incluir o uso de ingredientes como, por exemplo, o ácido salicílico ou o enxofre.

Por fim, tenha paciência pois os resultados vêm com o uso contínuo do produto. Então, é importante usar a substância por pelo menos seis semanas para ele começar a fazer efeito e para você conseguir observar os benefícios do tratamento na sua pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo

Para ter uma pele saudável e livre de espinhas, também é importante cuidar da alimentação. Veja no vídeo abaixo a nossa nutricionista Patricia Leite mostrando quais são os alimentos que previnem a acne.

Fontes e referências adicionais

Você já usou o peróxido de benzoíla para tratar a acne? O que achou dos resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Alessandra Drummond
Sobre Dra. Alessandra Drummond

Dra. Alessandra Drummond é médica dermatologista, graduada em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós graduada em dermatologia no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Felowship no Hospital Arcispedale Santa Maria Nueva, Reggio Emília, Itália. Tem diversas publicações em revistas científicas indexadas, participa constantemente de congressos e conferências nacionais e internacionais, na área da dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Para mais informações, entre em contato com ela no seu site.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário