Ovo prende ou solta o intestino?

atualizado em

O ovo já foi considerado um alimento ruim para a saúde, entretanto, a ideia de que ele é um vilão foi superada, e hoje ele é associado a uma série de benefícios. O alimento é classificado como uma proteína completa e de alta qualidade justamente porque possui os nove aminoácidos essenciais que o corpo não pode sintetizar e precisa obter por meio da dieta.

Os ovos também servem como fonte de vitamina A, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B12, vitamina D, vitamina E, vitamina K, selênio, zinco, ferro e cobre, nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo, que encontram-se distribuídos entre a gema e a clara do alimento.

Mas será que o consumo de ovos pode afetar o funcionamento do nosso intestino? O ovo em si não causa prisão de ventre, porém, a sua ingestão exagerada associada à falta de fibras na dieta e ao consumo excessivo de outros alimentos ricos em gorduras e pobres em fibras, podem sim prejudicar o funcionamento do nosso intestino.

Veja então como o consumo de ovo pode interferir no funcionamento do seu intestino, e outras informações importantes sobre este alimento.

Será que o ovo prende ou solta o intestino?

cesta de ovos

Uma alimentação rica em ovos, queijos, carnes e outras comidas ricas em gorduras e pobres em fibras, pode contribuir para a prisão de ventre. Isso ocorre porque esse tipo de dieta torna o processo de digestão mais lenta.

A dica neste caso é diminuir a quantidade desse tipo de alimento e aumentar o consumo diário de fibras para 20 g a 35 g, além de evitar comidas processadas e fast food, que geralmente são pobres em fibras. Frequentemente, o consumo de ovo vem acompanhado de alimentos que podem prejudicar o intestino e ele pode acabar levando a culpa.

Então, uma boa opção para quem deseja comer ovos, queijos e carne vermelha, é adicionar saladas ou outros alimentos que contenham fibras ao prato. Vale mencionar que não existem fibras na composição dos ovos e esse nutriente é muito importante para o sistema digestivo.

  Continua Depois da Publicidade  

O consumo de fibras deve vir acompanhado de um aumento no consumo de líquidos para que não resseque as fezes e cause justamente o efeito oposto, ou seja, a constipação.

Portanto, se mesmo com uma ingestão adequada de fibras nas refeições e uma boa hidratação, você perceber que continua com dificuldades para ir ao banheiro, procure o seu médico para saber qual pode ser a causa do seu intestino preso. 

O outro lado da moeda 

Não é esperado que o ovo provoque problemas digestivos para a maioria dos adultos, a não ser que o indivíduo em questão sofra com algum tipo de alergia, intolerância ao alimento ou tenha a síndrome do intestino irritável.

O ovo é considerado um alergênico alimentar comum e as reações alérgicas podem surgir poucos minutos após o seu consumo e ocorrem quando o organismo confunde as proteínas dos ovos com substâncias perigosas.

O resultado disso é uma inflamação nos intestinos e em outros tecidos moles no corpo, que pode vir acompanhada de sintomas como diarreia, náusea, vômito e dor estomacal.

Diferente da alergia aos ovos, a intolerância ao alimento é causada por um defeito no sistema digestivo, onde faltam as enzimas adequadas para decompor as proteínas dos ovos. A ausência dessas enzimas também podem provocar reações como diarreia, náusea, vômito, gases, inchaço e cólica.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, se você já experimentou essas reações e no entanto, ainda não foi diagnosticado com a doença ou com uma intolerância ou alergia ao alimento, procure um médico.

Você já tinha ouvido falar que o ovo prende ou solta o intestino? Tem costume de consumir esse alimento no seu dia a dia? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

7 comentários em “Ovo prende ou solta o intestino?”

  1. Meu intestino já era um pouco preguiçoso mas, depois que passei a comer 2 ovos no desjejum, ele passou a travar e funcionar só com laxante! Vou ter que parar de consumir, diariamente!!

    Responder
  2. Comecei a pouco tempo consumir ovos no café da manhã, mas meu intestino é preguiçoso…
    E gostaria de uma opinião!

    Responder
  3. Boa tarde! Tem quatro dias que dei uma mudada na minha alimentação e tenho comido dois ovos cozidos na hora do almoço, depois desta mudança comecei a ter cólicas intestinais todos os dias praticamente o dia todo e o meu intestino mudou o funcionamento. Lendo a matéria, achei que pode ser o ovo mesmo a causa desta mudança.

    Responder