Orlistat Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 09/02/2021

Medicamentos que prometem auxiliar o processo de perda de peso são o que não faltam no mercado de saúde. Por isso, hoje nós vamos descobrir se o Orlistat emagrece mesmo, um remédio que age diretamente no bloqueio de absorção de gorduras pelo organismo. Vamos conhecer mais sobre o produto e saber maiores detalhes sobre o seu funcionamento no corpo?

O que é o Orlistat e como ele funciona?

Conhecido também pelo nome comercial de Xenical, o Orlistat, é recomendado para os casos de sobrepeso e obesidade que não podem ser tratados apenas com dieta e prática de exercícios físicos.

Diferente de outros remédios, ele não é um supressor de fome. Trata-se de um medicamento que age bloqueando substâncias químicas (enzimas) no intestino, impedindo a digestão e, consequentemente, a absorção de gorduras pelo corpo humano.

Sua ação acontece a partir da inibição de uma enzima chamada lipase, que é justamente a responsável pelo processo de absorção de gorduras no organismo.

Dessa maneira, aproximadamente 1/3 da gordura que o usuário consome pode ser bloqueada pelo Orlistat. A gordura não é digerida, não é absorvida pelo corpo e é, por fim, eliminada nas fezes.

Por isso, a previsão é que o Orlistat emagrece mesmo, e que no decorrer de um ano a pessoa consiga eliminar 10% de seu peso. Mas o indicado é que ela sempre mantenha uma dieta balanceada e saudável e a prática de exercícios físicos para alcançar tal objetivo, já que se o usuário consumir altas quantidades de gordura na alimentação, a restrição de apenas 1/3 na absorção da substância não trará efeitos tão impactantes ao corpo. Dessa maneira, em geral, não mais do que 30% das calorias em cada refeição deve vir de gordura.

Além da perda de peso, outros benefícios que o uso de Orlistat pode oferecer ao organismo são a redução das taxas de glicose no sangue, o controle da pressão arterial, auxílio no tratamento da esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), diminuição do LDL (colesterol ruim) e do ácido úrico.

Algumas pesquisas recentes sugerem que Orlistat ajuda a reduzir a quantidade de um tipo particularmente perigoso de gordura da barriga chamado de gordura visceral, e essa perda tem sido associada a algumas doenças, mas até o momento nada foi comprovado.

Recomendações e orientações

O medicamento é recomendado para pessoas com excesso de peso – Índice de Massa Corporal (IMC) maior do que 30 – e que tenham mais de 18 anos. Se você está acima do peso, e fazer dieta e exercício não funcionaram para você, converse com seu médico sobre um programa de gerenciamento de peso que envolve medicação.

Pacientes com IMC acima de 27, que tenham doenças como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, colesterol elevado e esteatose hepática também podem fazer o uso do remédio.

A dose indicada do remédio é uma cápsula – 120mg – três vezes por dia antes de cada refeição.

Quando o consumo de Orlistat é iniciado, ocorre também a alteração da maneira como o intestino absorve os nutrientes de sua alimentação. O medicamento faz com que o organismo não absorva a gordura dos alimentos, mas ele também pode interferir com a absorção de algumas vitaminas.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você tomar o medicamento, provavelmente vai precisar utilizar também um multivitamínico diariamente que contenha vitaminas A, D, E, K e beta-caroteno, pois ele reduz, em parte, a absorção de algumas vitaminas. As propriedades bloqueadoras de gordura do medicamento também tornam mais difícil para o seu corpo absorver vitaminas lipossolúveis.

Mas é preciso ter atenção pois não se pode tomar o complemento vitamínico e o Orlistat ao mesmo tempo, devido ao perigo de ocorrer interação medicamentosa. É preciso esperar um intervalo de duas horas entre a administração de um e outro.

Efeitos colaterais

Por conta da não digestão de gorduras, o remédio pode trazer efeitos como a presença de gotas de gordura nas fezes, cólicas abdominais, aumento de gases, aumento do número de idas ao banheiro, e incontinência fecal.

Também é possível que a pessoa tenha dor de cabeça, sintomas relacionados a gripe, sinta dor para urinar, cansaço, ansiedade, insônia e ciclos menstruais irregulares (no caso de mulheres). Outros efeitos colaterais mais raros são lesão hepática grave e reação alérgica.

Além disso, Orlistat pode interagir com certos medicamentos como ciclosporina, levotiroxina, e análogos de vitamina D. Por isso é recomendando não usar essas substâncias simultaneamente ao Orlistat, respeitando intervalos de horas para o consumo de um e outro (duas horas para os análogos da vitamina D, três para a ciclosporina e quatro para a levotiroxina).

Verifique com seu médico se você estiver tomando algum medicamento com efeito anticoagulante, medicamento para diabetes, remédios de tireoide, ou outras drogas de perda de peso para saber se não há risco de interação. Em alguns casos, a sua dosagem pode precisar de ser ajustada.

Contraindicações

É verdade que o Orlistat emagrece mesmo, mas ele não é recomendado para gestantes, lactantes, crianças e idosos. Pessoas com qualquer deficiência de absorção vitamínica não devem tomar esse medicamento, pois ele pode agravar sua condição.

Quem faz uso de anticoncepcionais também não deve usar o remédio, pois ele pode diminuir a absorção dos efeitos da pílula. Quem resolve utilizar o medicamento é aconselhado a optar por outros métodos anticonceptivos.

Ele também é contraindicado para pessoas com problemas renais e na vesícula biliar ou que sofram de arritmia cardíaca.

Valor e onde comprar

Você pode comprar Orlistat 120mg com 30, 42, 60 e 84 cápsulas. O mais barato sai em média R$ 100 e o mais caro custa R$ 340. Existe também o Orlistat 60mg, com valor mais acessível, assim como os genéricos, porém todos ficam mais ou menos na faixa de preços mostrada acima. O medicamento é encontrado em farmácias por todo o Brasil e na internet.

Você conhece alguém que tenha usado e afirme que o Orlistat emagrece mesmo? Como foi a perda de peso dessa pessoa? Você tem vontade de utilizá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.570 votos, média: 3,77 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

263 comentários em “Orlistat Emagrece Mesmo?”

  1. Muito interessante este artigo , a certeza é que esta capsula é uma maquina de emagrecer vi vários depoimentos sobre ela muito boa

  2. Tenho 33 anos, comecei a tomar 1 comprimido por dia ( sobre prescrição medica da endocrinologista) no terceiro dia já comei a ter os efeitos, porém apesar de seguir a dieta eu comecei ir muito ao banheiro, tanto que no 6 dia decidi parar por que minhas fezes saiam liquida e descontroladas, até beber somente liquido me da dor de barriga, parei a 3 dias e mesmo assim ainda tenho os efeitos, no meu caso não foi legal, pois quando da vontade de ir ai banheiro é tão instantâneo que se eu não for na hora acontece uma tragédia . Estou com muita cólicas intestinais, por tudo isso decidi parar de tomar esta afetando minha rotina de uma forma muito negativa. Detalhe não estou ingerindo gordura como pede a dieta e mesmo assim estou evacuando puro liquido. Então deixo aqui meu registro para pura informação. Vamos ver quanto tempo vai demorar para parar como eu disse já faz três dias que parei de tomar.

    • Oi, qual o fabricante vc usou? Venho usando pq tenho intestino muito preso, como gordura e mesmo assim nada sai. Já estava desistindo até ler seu comentario. Muito obrigada

  3. Estou tomando o Orlistat de 120mg mas tomo 1 por dia será que devo continuar com 1 ou devo tomar 2 ou 3 por dia .
    Será que 1 por dia da resultado.

    • NÃO SÓ BEBIDAS ALCOOLICAS, MAS TAMBÉM ASSOCIADA A DUAS PEDRAS DE CRACK, TODOS OS DIAS VOCÊ TERÁ UM RESULTADO SATISFATÓRIO KKKK.
      É CADA PERGUNTA QUE SÓ JESUS NA CAUSA.

  4. Posso tomar laxante tomando orlistat? Eu uso orlistat a quase 1 mês, as vezes sai gordura nas vezes, só quando eu como de mais, pois não como coisas gordurosas, mas vou muito pouco ao banheiro será que eu posso tomar um laxante pra ir mais ao banheiro?

    • Nossa, não. Eu ainda não tomei mais duas pessoas perto de mim tomaram e disseram que ter diarreia é inevitável. Iam ao banheiro diversas vezes. Uma delas quase fez coco nas calças.

  5. oi pessoal vcs que estao tomando desde abril e maio cmo esta os resultados estou querendo compra mas queria saber se ele so quebra a gordura que eu vou comer ou a do corpo tbm prq quero perde peso estou 10 kilos acima do peso . alguem pode me responder .agradeço

  6. Meu marido começou a tomar ,comprou 1 caixa com 42 ficou tomando 2 por dia. Em 21 dias perdeu 8 kg , agora já faz 30 dias que ele continuou a dieta sem o orlistate e não perdeu mas nenhum kg e nem ganhou . Comprei o medicamento e vamos ver se a perda de pesso só funcionou com o mesmo.

  7. Eu só tomo café da manhã e almoço não janto só um comprimido por dia faz efeito também ou só com três acada refeições que faz efeito

    • Muitos fármacos pode bloquear o efeito dos injetais ou ate mesmo comprimidos anticoncepcionais, fico dificil saber! Ate stress pode anular o efeito de uma medicação! Vai depender como seu organismo vai reagir! Eu não confiaria não! Se vc quer wmagrecer eu aconselharia para tomar hormonios sinteticos e use o diu de cobre ou camisinha! Sempre comia pouco mais vivia gorda…foi so eu para de tomar hormônio sintetico que emagreci! Poderia ser o mais fraco, porem ainda ficava gorda! Hj estou gordinha pq comia muito mesmo mais antes não! E anticoncepcional injetável e sempre mais forte

  8. Boa tarde,sofro de fibromialgia e o médico me receitou. Duloxetina e fazer academia pra diminuir as dores e perder peso porem tenho o intestino muito preguiçoso,o( que não ajuda muito) quero saber se posso
    Tomar Duloxetina; e Orlistate(pra ajudar na perca de peso) obrigado abraços

  9. Boa Noite, já tomei 2 meses e emagreci 9 quilos, no começo ia mais vezes ao banheiro e saia muita gordura, tive cólicas e diarreia, agora sai menos e não vou tantas vezes, mais senti que nessa segunda vez que estou tomando, me deu muitos gases que é normal. Além de emagrecer não senti tanta dor de cabeça e minha pressão arterial não subiu mais. É Muito Bommm

    • Olá, boa tarde! Eu estou tomando olistate da Germed,mais não estou sentindo nada ,será se pra mim está fazendo efeito?

  10. Bom dia, Olá por quanto tempo devo tomar orlistat, ele e natural, depois que perde peso, ou para de tomar será que volta a engordar tudo de novo. Obrigada aguardando resposta.

  11. Geralda
    8 de março 2019

    Estou tomando orlistate a 7 dias ainda não senti que emagreci nada, tomo uma cápsula por dia.

Publicidade