Órgãos de saúde advertem contra máscaras ineficazes para COVID-19

publicado em

A esta altura da pandemia do novo coronavírus, todos já sabem da importância de usar máscaras faciais sempre que sair de casa. Afinal, a medida serve como uma ferramenta coletiva contra a propagação da COVID-19, que pode trazer uma proteção extra contra a doença.

Atualmente, existe uma variedade de máscaras que podemos comprar e que prometem ajudar a evitar a propagação do novo coronavírus. No entanto, não é todo tipo de máscara que oferece uma boa proteção contra a contaminação pelo vírus.

Aliás, órgãos de saúde e pesquisadores já advertiram contra o uso de certas máscaras, que não concedem uma boa proteção. São elas:

1. Protetores faciais (face shield)

Para muitas pessoas, eles são mais confortáveis que as máscaras que tampam o nariz e a boca por completo. Entretanto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a proteção que a face shield fornece é mais baixa do que a que as máscaras trazem.

Isso porque ela não bloqueia as gotículas expelidas por quem a utiliza, assim como não impede que o usuário inale outras gotículas. Entenda melhor por que, embora mais confortáveis, as faces shield são menos efetivas contra a COVID-19.

Mas se você já tiver comprado um protetor facial do tipo face shield, a opção é usá-lo juntamente da máscara facial que cobre o nariz e boca.

2. Máscaras com menos de três camadas

Máscara de pano

Um estudo de pesquisadores da Virginia Tech University nos Estados Unidos testou 11 tipos diferentes de máscaras faciais. Entre elas, havia máscaras feitas com filtros de café, camiseta de algodão e outros tecidos, além de proteção facial e máscara cirúrgica.

  Continua Depois da Publicidade  

Como resultado, ao término da pesquisa, eles concluíram que as máscaras que contavam com três camadas foram as que forneceram mais proteção.

3. Máscaras faciais com válvula

De acordo com descobertas de pesquisadores do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST, sigla em inglês) dos Estados Unidos, as máscaras que contam com válvulas de ventilação podem contribuir com a propagação do novo coronavírus.

Esses estudiosos observaram que enquanto as máscaras tipo N95 normais impedem a passagem de gotas, as máscaras tipo N95 que possuem válvula de ventilação não fazem quase nada para impedir a difusão dessas gotas.

4. Máscaras não lavadas

Lavar máscara

É realmente muito importante levar a sério a recomendação de lavar bem a máscara que acabou de usar na rua, assim que chegar em casa.

Além disso, logicamente, é igualmente fundamental que só repita o uso de uma máscara após lavá-la adequadamente e a mesma estiver seca e passada.

Uma pesquisa apontou que não lavar as máscaras de pano depois de utilizá-las aumenta a chance de contaminação pelo novo coronavírus. Ou seja, usar a mesma máscara suja por vários dias seguidos não adianta nada. Além de ser uma atitude bem porca, não é mesmo?

  Continua Depois da Publicidade  

Aproveite para conhecer os maiores mitos sobre os novo vírus em que você não deve acreditar, como a nossa nutricionista explica no vídeo a seguir:

Gostou das dicas?

Qual tipo de máscara você usa para se proteger contra o novo coronavírus? Conte para nós nos comentários!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

1 comentário em “Órgãos de saúde advertem contra máscaras ineficazes para COVID-19”

  1. Muito superficial esta noticia.
    Eu só uso as mascaras de TNT. Elas são hidrofóbicas quando novas. Isto é, repelem a água e portanto não deixam as microgoticulas de água ou aerossol contaminado penetraram na máscara. Depois de algumas lavadas perde esta propriedade e deve ser jogada fora.
    Para sabe se esta boa ainda, pelo toque ou jogando umas gotinhas de água nela se verifica se as gotículas escorrem com facilidade.
    A máscara tem que ser grande i suficiente oara pegar toda a região da boca e cobrir o nariz totalmente.
    O que ajuda a manter a máscara no lugar é sempre usar um óculos. Mesmo que não tenha grau. Além de manter a máscara no lugar vai evitar que gotículas cheguem nos seus olhos também.
    Em casa jogo um spray de álcool na máscara e deixo secar antes de lavar. E o óculos e lavado com água e sabão ou detergente.

    Responder