Nível de açúcar no sangue ajuda a entender seu peso

Especialista da área:
atualizado em 27/04/2021

O seu metabolismo, ou a rapidez com que o seu corpo digere e aproveita os nutrientes da alimentação, é essencial no controle do seu peso. Recentemente, um novo estudo comprovou esta tese.

  Continua Depois da Publicidade  

Segundo a pesquisa, a rapidez com que seu corpo metaboliza o açúcar depois das refeições pode ser a chave para compreender as mudanças no seu peso.

Rapidez da metabolização do açúcar influencia a fome

O estudo em questão é do programa PREDICT, o maior programa de pesquisa nutricional em andamento no mundo. Ele analisa as respostas aos alimentos em ambientes da vida real.

De acordo com a pesquisa, as pessoas que experimentam grandes quedas nos níveis de açúcar no sangue, horas depois de comer, sentem mais fome.

Dessa forma, elas acabam consumindo mais calorias durante o dia do que outras. Para obter estes dados, o estudo acompanhou mais de mil indivíduos.

A pesquisa verificou como os níveis de açúcar no sangue respondiam às refeições. Os pesquisadores analisaram ainda o nível de fome dos participantes ao longo de duas semanas comendo refeições de livre escolha.

Sendo assim, durante o estudo, os participantes usaram monitores contínuos de glicose (CGMs) e um app para registrar os níveis de fome e criar um diário de alimentação.

  Continua Depois da Publicidade  

Como resultado, os participantes cujos níveis de açúcar no sangue caem significativamente de 2 a 4 horas após comer são propensos a sentir mais fome. Com isso, eles consomem em média cerca de 300 calorias a mais ao longo do dia.

Dieta e exercícios influenciam na metabolização do açúcar

De acordo com a pesquisa, pessoas nas quais os níveis de açúcar diminuem rapidamente experimentaram um aumento de 9% na fome.

Ou seja, elas esperaram cerca de meia hora a menos para comer novamente em comparação com as pessoas que metabolizam o açúcar de forma mais lenta.

Embora sua genética e biologia determinem como ocorre esta metabolização, as escolhas de alimentos e os níveis de atividade física tiveram um impacto ainda maior nas flutuações de açúcar no sangue.

Portanto, mesmo que você metabolize o açúcar mais rapidamente, comer alimentos ricos em fibras e com baixo teor de açúcar simples ajuda a regular o açúcar no sangue, assim como os níveis de atividade ao longo do dia.

De acordo com os pesquisadores, quanto mais ativo você for, maior será a probabilidade de queimar a energia antes que ela possa causar um aumento de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Compreender o seu metabolismo é o primeiro passo

De acordo com a chefe da pesquisa, Dra. Sarah Berry, do King’s College London, os cientistas já suspeitavam que os níveis de açúcar no sangue desempenham um papel importante no controle da fome. No entanto, os resultados de estudos anteriores foram inconclusivos.

Para a responsável pelo estudo, a pesquisa mudou o modo como pensamos a relação entre os níveis de açúcar no sangue e os alimentos que comemos.

alimentação

Muitas pessoas lutam para ganhar, perder peso ou mantê-lo. Desta forma, apenas algumas calorias a mais todos os dias podem adicionar alguns quilos ao longo do ano, conforme Ana Valdes, da Universidade de Nottingham, que liderou o estudo.

Provavelmente, a pesquisa irá ajudar as pessoas a compreender e controlar o seu peso e a sua saúde a longo prazo, defendeu a pesquisadora.

Mas afinal, quais são os fatores que regulam a sua fome e os níveis de açúcar?

Os cientistas ainda não descobriram os fatores exatos que expliquem a diferença de metabolização do açúcar. Segundo os especialistas, não há nenhuma correlação entre idade, peso corporal ou IMC.

Apesar disso, os resultados mostraram que os homens possuem, em média, quedas um pouco maiores do que as mulheres. Descobertas anteriores também mostraram que mesmo gêmeos idênticos têm respostas diferentes à mesma comida.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma dieta baseada em vegetais, alimentos ricos em fibras, frutas e grãos integrais, por exemplo, ajudará a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

O estudo ainda mostrou que uma dieta cheia de açúcar e carboidratos simples faz com que você metabolize o açúcar mais rápido e, consequentemente, tenha mais fome.

O estudo foi conduzido por membros da equipe de pesquisa da empresa de ciências da saúde ZOE, composta por cientistas de diversas universidades americanas. Além deles, a Universidade de Nottingham, King’s College London, Universidade de Leeds e Universidade de Lund, na Suécia.

Você costuma sentir fome muito rápido? Como é a sua dieta? Conte para gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Equipe MundoBoaForma
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Nível de açúcar no sangue ajuda a entender seu peso”

  1. Minha dieta basicamente é composta de proteína e folhas, como 2x ao dia e não sinto muita fome no período entre as refeições.

    Responder