Naltrexona e Bupropiona Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 23/11/2020

São tantos os remédios para emagrecer disponíveis que às vezes até fica difícil saber qual realmente funciona e ajuda a emagrecer. E agora temos ainda o lançamento de outro medicamento que promete colaborar para a perda de peso, a Naltrexona e Bupropiona.

Enquanto alguns medicamentos atuam inibindo o apetite, outros impedem a absorção de gorduras e outros diminuem a vontade de comer por impulso. A Naltrexona e Bupropiona encaixam-se exatamente na primeira categoria, pois atuam no sistema nervoso diminuindo o apetite e causando uma redução no consumo de calorias.

Então isso significa dizer que a Naltrexona e Bupropiona emagrece? É o que veremos a seguir.

Bupropiona

A Bupropiona atua inibindo a recaptação das catecolaminas no cérebro, sobretudo a dopamina e a norepinefrina, estimulando esses neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem estar. Originalmente, a Bupropiona foi desenvolvida para tratar o tabagismo e combater a depressão, graças à sua capacidade de manter elevados os níveis de neurotransmissores nas fendas sinápticas. Em tese, ela seria então um excelente remédio para emagrecer, pois níveis elevados de neurotransmissores estão associados a uma inibição do apetite.

Na prática, no entanto, não é bem assim. A Bupropiona até aumenta os níveis dos neurotransmissores, o que levaria a um aumento no gasto energético e redução no apetite, mas ocorre que uma das substâncias estimuladas pela bupropiona é a beta-endorfina (um opióide), que atua autoinibindo os mesmos neurônios estimulados originalmente pela bupropiona. Ou seja, a beta-endorfina anula os potenciais efeitos da bupropiona de redução do apetite.

Por isso, seus efeitos na redução de peso e controle à obesidade são modestos, não justificando seu uso isolado como remédio para emagrecer.

Naltrexona

A Naltrexona foi pesquisada inicialmente para auxiliar no tratamento de dependentes de opiáceos, já que ela atua no cérebro como um antagonista do receptor opióide, relacionado à sensação de prazer e recompensa. Atualmente, tem sido utilizada no tratamento contra a dependência causada pelo álcool.

Em estudos para analisar o potencial da Naltrexona no combate à obesidade, os resultados foram mínimos, com pouca ou nenhuma perda de peso após o tratamento com a substância.

Naltrexona e Bupropiona

Assim, vimos que quando separadas, a Bupropiona e a Naltrexona não possuem efeito no emagrecimento. O conjunto de Naltrexona e Bupropiona emagrece somente quando as duas substâncias são combinadas em um único medicamento.

Quando as duas substâncias estão em conjunto, a Naltrexona inibe os receptores para a beta-endorfina, o que bloqueia sua ação inibitória nos neurônios cerebrais e potencializa os efeitos da Bupropiona sobre os neurotransmissores. Isso leva a uma diminuição no apetite e a um aumento no gasto energético.

Portanto, quando consumidas em conjunto, a combinação de Naltrexona e Bupropiona emagrece.

Como Naltrexona e Bupropiona emagrece?

Em um estudo feito com 700 participantes obesos (90% dos quais eram mulheres e pesavam acima de 100 kg) os resultados observados com o uso de Naltrexona e Bupropiona foram promissores.

  Continua Depois da Publicidade  

Durante 56 semanas, os participantes (apenas 60% permaneceu até o final) foram submetidos a um intenso programa de perda de peso, que incluía dieta, atividade física e acompanhamento psicológico. Dois terços dos participantes também tomaram Naltrexona e Bupropiona durante a duração do programa.

Após o final do programa de emagrecimento, estes foram os resultados:

  • A perda de peso média foi de 5% do peso total do início do programa (de cinco a sete quilos);
  • 11% dos participantes que ficaram até o fim do programa tiveram uma perda de peso superior a 11% de seu peso total inicial;
  • Aqueles que fizeram tratamento com Naltrexona e Bupropiona perderam mais de 15% do seu peso corporal total (de nove a 11 quilos);
  • Do total de participantes que fizeram o tratamento com Naltrexona e Bupropiona, 29% chegou a eliminar mais de 15% de seu peso inicial.

Ou seja, a Naltrexona e Bupropiona emagrece, mas seu uso deve estar associado a uma mudança nos hábitos de vida que incluam uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas regulares.

Benefícios da Naltrexona e Bupropiona

Ainda segundo alguns estudos, além da perda de peso, o uso de Naltrexona e Bupropiona também levaram a:

  • Redução nas taxas de LDL (colesterol ruim);
  • Aumento nos níveis do colesterol bom (HDL);
  • Redução da glicemia em jejum;
  • Diminuição da circunferência abdominal;
  • Redução real de peso.

Outros efeitos observados foram as reduções do risco de algumas condições associadas à obesidade, como diabetes, pressão alta, doenças cardíacas e arteriosclerose.

Efeitos Colaterais

Durante o estudo com o uso de Naltrexona e Bupropiona, diversos participantes se queixaram de náuseas e alguns chegaram a sofrer com dores de cabeça, sobretudo no início da pesquisa.

Principais efeitos colaterais da Naltrexona e Bupropiona:

  • Tontura;
  • Enjoo;
  • Dores de cabeça;
  • Tremores.

Muitas pessoas se queixam de enjoos fortes durante os primeiros dias de tratamento com a Naltrexona e Bupropiona. Caso este seja o seu caso e esses sintomas não desapareçam após a primeira semana com Naltrexona e Bupropiona, converse com o médico que prescreveu o medicamento sobre a possibilidade de utilizar outro remédio.

A Naltrexona e Bupropiona não deve ser utilizada por grávidas ou lactantes, e embora seu uso seja indicado para todas as faixas etárias, o ideal é que seja evitado por adolescentes e idosos, grupos mais suscetíveis aos efeitos colaterais.

Como comprar Naltrexona e Bupropiona

Para poder comprar Naltrexona e Bupropiona você precisará de uma receita médica, que ficará retirada no estabelecimento comercial ou site de onde encomendou o medicamento. Mesmo que você tenha acesso ao remédio sem receita médica, seu uso é desaconselhado sem o acompanhamento de um profissional qualificado da área da saúde.

Ao decidir comprar a Naltrexona, é importante ter em mente que esse remédio não promove a mudança dos hábitos alimentares, e nem trata a ansiedade e compulsão alimentar, dois dos principais fatores por trás dos excessos alimentares.

E também não se esqueça de que se não forem feitas alterações no seu modo de se alimentar, você poderá readquirir todos os quilos perdidos durante o tratamento com a Naltrexona e Bupropiona.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma conversa com um nutricionista e o início de um programa moderado de atividade física ainda são o melhor caminho para quem precisa perder peso e não quer sofrer com os efeitos colaterais dos remédios para emagrecer.

Fontes e Referências Adicionais:

Você conhece alguém, ou você mesmo já tomou Naltrexona e Bupropiona para emagrecer? Quais foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (527 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

322 comentários em “Naltrexona e Bupropiona Emagrece Mesmo?”

  1. comecei o tratamento associado naltrexona 2mg e cocarserina 11mg mais o bupropiona 11mg, manipulados, foi receitado por uma médica endocrionologia e merabologia, estpi com 20kl a cima do meu peso, a primeira semana é pra tomar somete uma vez por dia a partir da segunda duas vezes, estou muito feliz emagreci dois k em uma semana, hoje já inicio as duas vezes por dia, não estou sentindo fome nenhuma e não consigo comer nem a metade que comia, mudei também meus hábitos, estou comento tudo verde e uma proteína, estou utilizando o jejum intermitente de 16hs janto as 18hs e depois tomo café da manhã as 9hs, maravilhoso, estou amando tudo isso, estou sentindo alguns efeitos colaterais, um pouco de dor de cabeça umas ondinhas de calor que deverão passar nas primeiras semanas, voltarei ao medico em dias !

  2. Olá pessoal, bom dia!

    fui medicada com Bupropiona 100 mg + Naltrexona 10 mg, será a primeira vez que irei tomar remédio para emagrece, estou confiante!!

  3. Ola, iniciei o tratamento da bupropiona 50mg + Naltrexona 4mg, 2 capsulas ao dia… volto daqui um mês para dizer o resultado, ao total preciso perder 25Kg. Ao tomar hoje não senti nenhuma reação a não ser a boca seca

    • Olá!! Só sentiu a boca seca? Já tem 5 dias, e está tudo bem? Estou perguntando porque eu tomo Zetron XL de 300 (que é a bupropiona) e tomei um único comprimido de Naltrexona 5mg (manipulado). Passei tanto mal que tive que ir embora mais cedo do trabalho. Fiquei umas 24 hs com muito enjoo e vertigem. Como não sou de perder dinheiro, vou tentar tomar de novo nas minhas férias.

      • Oi Marcia, então ainda não tem um mes que estou tomando, porem ainda contiunuo sem nenhum tipo de reação, pra mim vem sendo bom pois tem tirado bem a minha ansiedade, principalmente em comer doce. No ano passado tentei tomar a bupropiona com topiramato e só consegui por um mes com este sim fiquei muito mal, sentia o estomago revirado e muito esquecimento. Mas dependendo fala com seu medico acredito que a dosagem da bupropiona esta alta, muitas vezes adequando voce nao passara tão mal assim.

          • Bom dia! Minha endo me passou bupropiona 80mg + naltrexona 3mg + 5 HTP e picolinato de cromo 500mcg vem 60 cápsulas ela pediu pra tomar as 10:00 e as 18:00
            Como já tomo cymbalta fiquei com receio então nem abri o frasco que é manipulado! Ela receitou para ansiedade e perda de peso! Se alguém quiser estou repassando!

  4. Se se interessarem estou repassando os dois, farei bem mais em conta (pois estão parados e tomamos cerca de 3 dias). Eu e nem minha mãe nos adaptamos, moro no interior de SP.

  5. Bom dia genteee!!! Pra mim, não adiantou nada esses medicamentos !!! Só me fizeram mal!!! Não tomo mais!!! Parei na metade!!!Nao façam isso com vcs!!! Uma sensação de estômago pesado, e ainda sinto fome!!!! To fora!!!!

  6. Olá, pessoal.
    Estou repassando o Zetron 150 mg (Bupropriona) e o Uninaltrex 50 mg (Naltrexona). Minha intenção não era emagrecimento e não me adaptei ao medicamento. Moro em Brasília.

    • A nutróloga em conjunto com a minha psiquiatra me passou bupropiona 150 mg+ 4 mg naltrexona as 10 e 16 horas…
      a noite após o jantar topiramato 25mg.
      Ambos para ansiedade e compulsão alimentar.
      Já tomava o topiramato e a bupropiona, mas depois que colocou a naltrexona achei que ia morrer de tanta enxaqueca.
      sera que faz sentido?

Publicidade