Merthiolate (clorexidina) – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 05/07/2021

O merthiolate te traz boas ou más lembranças? Confira para que serve e como usar o merthiolate (clorexidina) e saiba por que as versões atuais não ardem mais na pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Quem nunca usou o merthiolate para tratar um machucado, não é mesmo? Além de ajudar na limpeza e desinfecção da pele, o merthiolate previne infecções e assim acelera a cicatrização de feridas.

Hoje em dia, todos os benefícios do merthiolate são obtidos sem dor ou ardência na pele. E sabe por quê? A composição do merthiolate mudou!

O merthiolate antigo, que ardia e causava dor, era composto por uma substância com potencial tóxico. Por isso, a composição antiga do merthiolate foi proibida pelos órgãos de saúde.

Agora, o princípio ativo do merthiolate é a clorexidina – uma substância antisséptica com potencial bactericida e antifúngico e que não causa danos à saúde.

Para que serve

O merthiolate é uma solução aquosa de clorexidina para aplicação na pele nos seguintes casos:

  • Queimadura leve na pele;
  • Mordida de inseto ou outro animal;
  • Escoriações na pele;
  • Cortes ou outras lesões superficiais.

Além disso, você também pode usar a clorexidina antes de tomar uma injeção para desinfetar a pele e prevenir infecções.

  Continua Depois da Publicidade  

Como usar o merthiolate

curativo no braço

O modo de usar é muito simples. É possível aplicar o merthiolate na pele de 3 a 4 vezes ao dia ou toda vez que você precisar limpar a ferida ou trocar de curativo.

Você deve encontrar o remédio de duas formas: em solução líquida ou em spray. O spray é mais fácil de usar, pois basta pressionar 2 ou 3 vezes no local afetado. Mas ele tem o mesmo efeito do líquido, que pode ser aplicado com o auxílio de um algodão ou gaze. 

Em primeiro lugar, lave a pele machucada com água e sabão. Depois disso, seque bem. Em seguida, aplique o merthiolate e deixe secar naturalmente. 

Se necessário, você pode cobrir o local da lesão cutânea com uma gaze ou curativo limpo.

Cuidados importantes

O merthiolate é um remédio muito útil para lesões leves do dia a dia. Mas, se você tiver um corte profundo na pele, não deixe de buscar atendimento médico.

Além disso, não se deve aplicar a clorexidina no olho, na boca ou nos ouvidos. Na realidade, existe um enxaguante bucal que contém clorexidina que pode ser usado na boca, mas o antisséptico para a pele nunca deve ser usado para enxague na boca e muito menos ingerido.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar de a maioria das pessoas não notar nenhum efeito colateral, é possível que algumas sintam:

  • Ardor leve na pele;
  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Inchaço;
  • Erupção na pele.

Se os efeitos adversos forem fortes ou não passarem em alguns minutos, fique atento, pois pode ser uma reação alérgica do seu corpo à clorexidina. Nesse caso, suspenda o uso e procure um médico.

O merthiolate (clorexidina) é um medicamento e por isso você não deve usá-lo por mais tempo do que o necessário, pois isso pode deixar a pele sensível e irritada. Assim, sempre procure um profissional da saúde para te orientar.

Fontes e referências adicionais

Você já sabia que o Merthiolate mudou de fórmula e por isso não arde mais? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
João Hollanda
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário