Menopausa Engorda? Como Emagrecer na Menopausa?

Especialista:
atualizado em 22/04/2021

A menopausa é um processo natural pelo qual toda mulher passa, marcado pelo encerramento do ciclo menstrual e o fim de sua idade reprodutiva, já que o ovário não libera mais os óvulos para serem fecundados.

Geralmente, é a partir dos 40 anos que a menopausa aparece, porém há casos em que mulheres dão início ao processo mais cedo, na chamada menopausa prematura.

Como é mais um marco de mudanças no corpo da mulher, pode ser que ela cause alguns efeitos no corpo da mulher como ondas de calor, vermelhidão e suor. Além disso, também é possível afirmar que a menopausa engorda. Mas por que será que isso acontece? Há como emagrecer na menopausa?

Como a menopausa engorda

Quando uma mulher entra na menopausa, os seus níveis de estrogênio tendem a diminuir e pode estar justamente aí a causa para o ganho de peso durante esse período.

Em estudos feitos com animais de laboratórios, foi comprovado que níveis baixos desse hormônio no organismo podem impulsionar o aumento de apetite, fazer com que o corpo fique menos ativo fisicamente e deixar o ritmo do metabolismo mais lento, o que prejudica a queima de gorduras. É provável que aconteça o mesmo com as mulheres quando começa a menopausa.

Além disso, pouco estrogênio no corpo faz com que o organismo utilize o açúcar no sangue de maneira menos eficaz, o que aumenta a quantidade de gordura armazenada e faz com que a perda de peso seja mais difícil.

Há como emagrecer na menopausa, solucionando este problema, com o consumo de suplementos de estrogênio que podem ajudar a melhorar o funcionamento do metabolismo. Porém, é indicado consultar um médico antes de decidir usar ou não a substância.

Avanço da idade

Aliado aos baixos níveis de estrogênio no organismo está o avanço da idade, outro fator pelo qual a menopausa engorda a mulher no é que, conforme as pessoas vão ficando mais velhas, menos exercícios físicos elas tendem a praticar.

Outro ponto é que com a idade ocorre a perda de massa muscular, o que deixa o metabolismo mais devagar e faz com que engordar seja mais fácil. Dessa forma, mesmo para aquelas mulheres que têm o hábito de fazer atividades físicas, o gasto de energia usado para alcançar a perda de peso desejada quando elas já estão mais velhas deve ser maior do que a quantidade suficiente quando elas eram mais jovens.

Logo, para eliminar determinada quantidade de calorias, será necessário ficar mais tempo praticando um exercício do que o habitual. Neste sentido, um programa de ganho de massa muscular pode ser muito importante para controle do peso, além do exercício aeróbico para queima de calorias e gorduras.

Como emagrecer na menopausa?

Não é só porque a menopausa engorda que a mulher deve se conformar com isso e ter que suportar os indesejáveis quilinhos a mais. Existem algumas atitudes que podem driblar esse ganho de peso.

Faça da prática de exercícios um hábito

Para quem nunca teve a prática de exercícios como algo presente em sua rotina, chegou a hora de mudar. É recomendando separar um tempo diário para se dedicar a uma atividade física, nem que sejam somente 30 minutos. Dá para fazer uma caminhada, começar a ter aulas de dança ou até praticar yoga.

  Continua Depois da Publicidade  

Com o tempo, serão perceptíveis os benefícios dos exercícios não somente para o peso, mas para o corpo de uma maneira geral.

Seja consciente com relação às calorias dos alimentos

Para perder peso, a regra é básica e fácil de memorizar: é preciso gastar mais calorias do que consome. Logo, é óbvio que uma caminhada de 30 minutos não irá ser muito útil se, após realizá-la, a pessoa chegar em casa e se empanturrar de gorduras e guloseimas.

Assim, o jeito é aprender a contar as calorias ingeridas por dia, para saber a quantia certa que você precisa gastar no seu exercício diário para conseguir emagrecer. Para não errar ou fazer confusão, vale pedir ajuda a profissionais especializados para montar um cardápio saudável e definir a rotina de treinamentos físicos.

Receba orientação de um nutricionista

Se além de não ter o costume de se exercitar, a pessoa também nunca foi de se importar muito em ter uma alimentação saudável e equilibrada, começar do zero pode ser um pouco complicado. Por isso, é importante se consultar com um nutricionista e pedir orientações para mudar a dieta e aprender a escolher os alimentos corretos para saber como emagrecer na menopausa.

O que evitar e o que consumir?

Bebidas industrializadas, como os refrigerantes e sucos artificiais, não ajudam em nada na perda de peso, tendo em vista o seu número de calorias e a enorme quantidade de açúcar presente em sua composição. Um copo de refrigerante tem, em média, 90 calorias, enquanto é possível encontrar 92 calorias em um suco artificial de maçã, por exemplo.

Para diminuir o número de calorias ingeridas, a dica é trocar essas bebidas por outras que sejam mais leves como um copo de suco de limão, com somente 12 calorias, ou o chá verde, que possui apenas 2 calorias em uma porção de 240 ml, que também possui antioxidantes.

Outra sugestão é deixar as guloseimas fora do alcance dos olhos e colocar frutas de diversos tipos ao alcance dos olhos. Assim, na hora que der uma fome e precisar fazer um lanchinho, ficará mais fácil trocar os doces por elas.

Prova de que essa mudança vale a pena é que, enquanto uma porção de bolachas amanteigadas de chocolate contém 125 calorias, 100 g de melancia correspondem somente a 46 calorias.

Outros efeitos da menopausa

Além de dificultar a perda de peso, a menopausa também traz alguns sintomas que incomodam as mulheres, como:

  • Insônia;
  • Fadiga;
  • Depressão;
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Mudanças no desejo sexual;
  • Ressecamento na vagina;
  • Problemas no controle urinário.

Da mesma forma, o surgimento de certos problemas de saúde podem estar ligados à ocorrência da menopausa e à diminuição dos níveis de estrogênio no organismo da mulher. São elas:

  • Osteoporose;
  • Doenças do coração;
  • Maior risco de Mal de Alzheimer;
  • Pouca elasticidade na pele;
  • Diminuição da força muscular;
  • Enfraquecimento da visão (ligada ao surgimento de cataratas) e degeneração macular (perda da visão no centro do campo visual).

É importante ressaltar que esses problemas não aparecem em todas as mulheres e que, ao perceber os sintomas da menopausa, a mulher deve informar o seu ginecologista para saber que efeitos o processo pode causar ao organismo dela, em especial, e o que pode ser feito para lidar com isso.

Vídeo:

Gostou das dicas?

  Continua Depois da Publicidade  

Você tem percebido diferenças em seu corpo em decorrência da menopausa? Acredita que está engordando por conta dela também? Comente abaixo.

(108 votes, average: 3,91 out of 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

137 comentários em “Menopausa Engorda? Como Emagrecer na Menopausa?”

  1. Cara Yasmin!
    Não se desespere. Comece tomando todos os dias em jejum, 1 copo com água e um limão. Faça a dieta do ovo para começar e não se esqueça dos chás. Para mim os melhores são o verde, hibisco e o de amora. E tome bastante água gelada. Abraços!

    Responder
    • Muito Obrigada pela ajuda, Marilia. Comecei a tomar primula, selenium, omega 369 e calcio, tem uns 5 dias, estou me sentindo um pouquinho melhor. Espero que a melhora seja gradativa. Obrigada!

      Responder
      • Fico feliz por vc! Agora eu que vou comprar o selenium, a primula e o ômega 369. Viu, uma ajudando a outra. Abraços!!!

        Responder
        • Gente tenho todos os sintomas que vcs citaram, pra mim, o pior deles é o ganho de peso, isso acaba com a mulher! Tenho 37 anos e fiz a histerectomia, mas antes da cirurgia já sentia todos os sintomas da menopausa. Sensação de que essa fase não irá passar nunca!

          Responder
    • Preciso de ajuda para emagrecer. Menopausa desde os 38 hoje tenho 51, não consigo emagrecer helpp

      Responder
  2. Meninas, bom dia.
    Entrei na menopausa com 37 anos, hoje tenho 40. Estou em um estado lastimável de desespero. Estou na pior fase. Muitos calores, insonia, chorona, chata, confusa e obesa. Fui magra a vida toda e hoje tenho 80 kg, engordei 23 kg. Sempre fui vaidosa, feliz, proativa, inteligente e animada. Hoje, me sinto um lixo. Não tomo nada pq tenho medo, pois tenho casos de cancer na familia. Preciso de ajuda urgente!!! Me informe com qual vendedor do mercado livre voces compram o selenium e em qual lugar em especifico voces compram os outros produtos, preciso ver se servem para mim. Minha vida está fora do meu controle, vivo triste e desnorteada. Afeta diretamente meu casamento, meu relacionamento com minha familia, filhos e o meu trabalho. Fora que me olho no espelho e nao me reconheço mais. Me sinto só e muito depressiva! Me ajudem !!! Obrigada e fiquem com Deus .

    Responder
    • Sei bem como é! Muito triste, cada vez se come menos, e não diminuimos 1 grama se quer.
      Minha alimentação é o mais natural possível, não fumo, não bebo. Jã fiz td q é tipo de dietas.
      Agora, não fico mais longas horas sem comer e depois das 18h, como o mínimo possível.
      Arroz, batata, massa, pão e feijao eliminei da minha vida, e mesmo assim, muito difícil.

      Como bastante gelatina light com maça picada ou iogurte natural, abacate, chás, e suco verde.

      Não vou desistir!! faço musculação e corrida, aliás, essa ajuda muito pra desinchar.

      Responder
  3. Estou passando pelos mesmos problemas que vcs: os sintomas da menopausa.
    Não sei muito o q fazer. Preciso de informações.

    Responder
  4. Caso tenham formado grupo no what , gostaria de trocar informações e experiências pois em todos relatos que li me identifico , trocando experiências talvez nos ajude . Beijos 975684185

    Responder
  5. Faz 4 anos que entrei no clima. E faz 4 meses que entrei na menopausa. Fui sempre rato de academia. Até que começou às dores. Hoje estou com desgastes de cartilagem. Muitos fogachos. E a cabeça confusa. Quando chego fico melhor. Estou na luta. Chá desmontas. Concentrado de amoras, isoflavona. Colágeno e por aí vou sofrendo. Minha alimentação é perfeita mas não emagreço. Difícil conviver assim.

    Responder
    • Comecei aos 48 anos e entre remédios via oral optei pelo Implante, deu uma diminuida no peso mais a flacidez e o abdômen inchado é um tormento, malho todos os dias e cuido da alimentação, mas tem dias que aparece uma fome insana por carboidratos.

      Responder
  6. Tenho 45 anos. Estou sofrendo muito com a menopausa. Iniciei a reposição hormonal. Não durmo a noite . Sinto calor insuportável. Estou muito gorda.

    Responder
  7. Olá bom dia linda , eu tbm sofria muito com todos esses sintomas da menopausa , eu sempre fui magra , mais entrei na menopausa a 2 anos e comecei engordar um calorão insuportável q eu pensei q ia ficar louca , depois de pesquisar muito , eu encontrei alguns suplementos q tá me ajudando muito graças a Deus , maca peruana e um mineral muito bom , não e remédio e um mineral ok , Selenium mineral tomo uma cápsulas ao dia , e a maca peruana 2 cápsulas ao dia e p combater o hiperidrose ,o famoso fogacho , eu tomo retemic tomo 2 comprimidos de manhã e a noite , e exercícios físicos p manter o peso eu emagrece bastante , voltei ao meu peso normal graças a Deus , hoje não sinto mais os sintomas da menopausa , vida normal graças a Deus

    Responder
    • Maura Gomes dos Santos
      Muito obrigada por seu depoimento. Irei tentar segui-lo e ver se meu organismo reagi positivamente.

      Responder
    • Nossa que bom, vou comprar e testar. Estou tomando oleo de primola, esta me ajudado um pouco, mas o que ajuda mais concentrado de amoras. obrigada

      Responder
    • Boa noite Maura, não consegui acha para comprar o Silenium mineral. Por favor me indique onde que você comprou. Obrigada!

      Responder
      • Olá boa tarde amigas eu já testei vários suplementos , o Selenium mineral eu compro no mercado livre , mais p complementar , hoje estou tomando tbm maca peruana , vc encontra em qualquer farmácia da sua cidade não e remédio e um alimento , eu tomo em cápsulas , ecápsul

        Responder
  8. Olá, pessoal! O grupo ainda não foi formado, não é? Eu continuo tentando combater os problemas da falta do estrogênio .. mas só com a dieta low carb consegui emagrecer um pouco, junto com caminhada.

    Responder
    • Olá, Isabel!
      Já tentei esta dieta e não consegui resultados. Acho que para formarmos um grupo, alguém precisa dar o pontapé inicial. Quem se habilita?
      Um abraço e força para todos nós!

      Responder
    • Comecei aos 48 anos e entre remédios via oral optei pelo Implante, deu uma diminuida no peso mais a flacidez e o abdômen inchado é um tormento, malho todos os dias e cuido da alimentação, mas tem dias que aparece uma fome insana por carboidratos.

      Vamos formar um grupo para termos mais interação.

      Responder
  9. Olá, tenho 54 anos estou na menopausa desde os 47, como muito pouco e estou cada vez ganhando mais peso, não sei que se passa sinto-me muito mal com este problema

    Responder
      • Olá tenho 47 anos e de uns três anos para cá estou engordando muito.o médico diz que preciso emagrecer 30 quilos.É também tenho muitas dores de cabeça nas pernas e Costa.o que posso fazer para emagresser e sofrer menos com esta gaze da vida que todas nós mulheres temos?

        Responder
    • Olá!
      fiz 49 anos ontem 11/02 e desde meus 47 sofro com os sintomas da menopausa; engordei mais de 20 kg e não emagreço mais de forma alguma. Tentei de tudo para emagrecer mas não obtive resultados; sou bem sedentária, e não consigo fazer nem ao menos uma caminhada, dói tudo. Estou bem depressiva por me ver tão gorda e sem esperanças…SOCORRO…

      Responder
  10. Olá. Tenho 40 anos, faz muito tempo sinto muito calor, fora do normal. Mas o que mais me perturba é o ganho exagerado de peso. Desde meus 38 venho engordando demais. 15kg acima do peso. Tomo anticoncepcional, mas minha mestruação anda irregular, diminuindo.
    O grupo foi formado?

    Responder
  11. Boa noite gurias ! Bah tô nesse barco e tá desgovernado … afff . A pessoa aqui é personal trainer , imagina o cartão de visita com a buchada que só aumenta … socorro. Purfaaaa me adicionem no grupo .51 981112363

    Responder
  12. Olá, meninas! O pior para mim é ter engordado 10 quilos e o pior é que não estou fazendo exercício. Quanto à disposição, eu tomo, por orientação do Dr. Lair Ribeiro, que tem muitos vídeos do Youtube, Vitamina D3 (protege contra câncer), Ômega 3 de boa qualidade (protege as funções cerebrais) e magnésio dimalato = magnésio + ácido málico (protege de morte súbita e ajuda as mitocôndrias a produzirem mais ATP e, em consequência, aumenta a sua energia). Tomo, também, a ração humana cuja receita foi passada no Globo Repórter (caso queira saber quais são os ingredientes, é só digitar no Google que a lista vem). Tomo duas colheres de sopa em qualquer suco, uma de manhã, uma à noite. Nunca tive tanta disposição! Agora preciso limitar a ingestão de calorias a pelo menos 1200 cal por dia e voltar a caminhar. Tenho certeza que vou conseguir emagrecer! Abraços a todas e FORÇA MULHERADA! Nós vamos conseguir! Fiquem com Deus!

    Responder
    • Estou com 51 anos e 103 quilos .
      Não como massas e bebo socialmente .
      Não posso fazer exercícios pois tenho muitas dores nas pernas .
      Estou na menopausa tbm
      Preciso de ajuda com urgência .
      Me ajudem
      O que devo fazer para emagrecer

      Responder
      • Olá amiga bom dia , eu eu tbm to na menopausa , pensei q ia ficar louca , um calor insuportável , engordei 3 k dentro de uma semana , sempre fui magra pq sempre pratiquei exercícios físicos , até o meu cabelo começou cair , eu não tinha mais vida social , Th 49 anos , mais fui pesquisar sobre a menopausa e encontrei um remédio q tá me ajudando muito , óleo de prímula e borragem , tomo uma cápsula de manhã e outra a noite , e p controlar o peso tomo óleo de cártamo e cromo e contínuo fazendo exercícios físicos , estou muito bem graças a Deus , ainda sinto o calor mais não como antes 1ou 2 vezes dia , experimenta q vc vai se sentir melhor

        Responder
  13. ola meninas…
    estou me identificando a cada comentario, achei que estava sozinha, estou com 46 anos e faz um ano que entrei na menopausa, esta sendo terrivel pra mim essa faze, o calor e suor excessivo e muito irritante e constrangedor pra mim, pois acabo tendo vergonha porque suo muito e todo mundo me pergunta o porque disso…. meu ginecologista me passou o gel estreva, pois nao tive resultado ate parei de usar, porque achei que era ele que estava me engordando, sera?, ganhei 8 kilos e tudo concentrado na barriga.
    se voces fizerem um grupo me adiciona por favor, preciso trocar informacao (18)99703-8510

    Responder
  14. Estou com 48 anos, comecei a sentir os calores no final do ano de 2017, já e não tenho mais esses calores. Sinto muito cansaço e estou engordando, também. Faço musculação à três anos. Identifiquei-me com muitas pessoas pelos sintomas parecidos. O que eu tenho a dizer é que não podemos ficar neuróticas por causa da menopausa, pois todas nós vamos ter que passar por isso, temos que aprender a lidar com essa nova fase, aprender a gostar do nosso corpo sendo magra ou gordinha, pois nós somos mais do que um corpo. Vamos gostar mais de nós mesmas. O que me ajudou no cansaço foi um remédio que o ginecologista passou Vitacon e vou continuar fazendo musculação e tentando cuidar da alimentação. Espero ter ajudado alguém. Fiquem com Jesus

    Responder
  15. Bom, vou colocar aqui o que resolveu para mim:
    1-para os sintomas da menopausa, fogaço, suores e dores articulares: oleo de prímula (1 capsula pela manha e 1 capsula a noite)
    2-para o controle do peso-> jejum intermitente. Há vários grupos no facebook e no watszapp.

    Estou com 53 anos e não tomo nenhum hormônio.

    Responder
  16. Oi, apenas duas pessoas me add no whats, então não foi criado o grupo, precisaria de pelo menos uma 15 pessoas para troca de experências, relatos.

    Responder
  17. Boa tarde a todas! Tenho 53 anos entrei na menopausa com 50, só tive um curto de período de calorões que aliviou muito com Óleo de Prímula, na verdade só tomei por um curto período e esse sintoma já desapareceu. Mas há cerca de 5 meses tenho engordado principalmente na região do abdômen e também sinto muito estufamento na barriga, principalmente de 1 mês pra cá e parece que tudo que como me estufa, muito desagradável essa sensação! E também sinto cansaço, desânimo e irritação com frequência! Se tiver um grupo também quero participar! Deus abençoe a todas! Obrigada

    Responder
  18. pessoal depois que li todos os comentários me deu um pouquinho só de alívio pois tenho 48 anos desde 209 retirei o utero por causa de um mioma e desde então entrei na menopausa, mas estava tudo no controle agor qd 47 anos tudo mudou engordei demais, minha barriga grande, celulite nas coxas estou agoniada, nunca mais soube o que é dormir bem, nunca mais dormi de conchinha com meu marido que era a melhor hora da noite, ele comprou uma cama super king que cabe tres pessoas confortavelmente só pra não encostar em mim( a meu pedido ta?) não me enrolo em lençol( nesse momento que estou escrevendo o calorão no rosto e nos seios chegou)eu choro o tempo todo, há tres semanas faço caminhada sozinha mesmo , ando rapido e as vezes corro por uma hora e não esta adiantando continuo com os 89 kilos para 1,60 alt. mudei a alimentação mas nada acontece, quero participar do grupo e vou procurar essa gineco ortomolecular , muito obrigada pelas dicas de vcs anotei tudo e vou a luta, não vou desistir!

    Responder
    • olá. tenho 47 anos, comecei o climatério aos 44, há 5 meses não menstruo. Sofria muito com os calorões, pricipalmente a noite. A minha ginecologista passou-me um fitoterápico climatrix, mas não achei satisfatório, além de caro reduziu pouco o calor. Um farmaceutico indicou me o BOM CICLO (oleo de primula, borragem e linhaça) foi uma bençao. Tomo 1 capsula pela manha e outra a noite depois de um mês, xô caloroes, melhorei 98% e o preço é bem em conta. Experimentem prá mim foi excelente.

      Responder
Publicidade