Menopausa Engorda? Como Emagrecer na Menopausa?

atualizado em

A menopausa é um processo natural pelo qual toda mulher passa, marcado pelo encerramento do ciclo menstrual e o fim de sua idade reprodutiva, já que o ovário não libera mais os óvulos para serem fecundados.

Geralmente, é a partir dos 40 anos que a menopausa aparece, porém há casos em que mulheres dão início ao processo mais cedo, na chamada menopausa prematura.

Como é mais um marco de mudanças no corpo da mulher, pode ser que ela cause alguns efeitos no corpo da mulher como ondas de calor, vermelhidão e suor. Além disso, também é possível afirmar que a menopausa engorda. Mas por que será que isso acontece? Há como emagrecer na menopausa?

Como a menopausa engorda

Quando uma mulher entra na menopausa, os seus níveis de estrogênio tendem a diminuir e pode estar justamente aí a causa para o ganho de peso durante esse período.

Em estudos feitos com animais de laboratórios, foi comprovado que níveis baixos desse hormônio no organismo podem impulsionar o aumento de apetite, fazer com que o corpo fique menos ativo fisicamente e deixar o ritmo do metabolismo mais lento, o que prejudica a queima de gorduras. É provável que aconteça o mesmo com as mulheres quando começa a menopausa.

Além disso, pouco estrogênio no corpo faz com que o organismo utilize o açúcar no sangue de maneira menos eficaz, o que aumenta a quantidade de gordura armazenada e faz com que a perda de peso seja mais difícil.

Há como emagrecer na menopausa, solucionando este problema, com o consumo de suplementos de estrogênio que podem ajudar a melhorar o funcionamento do metabolismo. Porém, é indicado consultar um médico antes de decidir usar ou não a substância.

  Continua Depois da Publicidade  

Avanço da idade

Aliado aos baixos níveis de estrogênio no organismo está o avanço da idade, outro fator pelo qual a menopausa engorda a mulher no é que, conforme as pessoas vão ficando mais velhas, menos exercícios físicos elas tendem a praticar.

Outro ponto é que com a idade ocorre a perda de massa muscular, o que deixa o metabolismo mais devagar e faz com que engordar seja mais fácil. Dessa forma, mesmo para aquelas mulheres que têm o hábito de fazer atividades físicas, o gasto de energia usado para alcançar a perda de peso desejada quando elas já estão mais velhas deve ser maior do que a quantidade suficiente quando elas eram mais jovens.

Logo, para eliminar determinada quantidade de calorias, será necessário ficar mais tempo praticando um exercício do que o habitual. Neste sentido, um programa de ganho de massa muscular pode ser muito importante para controle do peso, além do exercício aeróbico para queima de calorias e gorduras.

Como emagrecer na menopausa?

Não é só porque a menopausa engorda que a mulher deve se conformar com isso e ter que suportar os indesejáveis quilinhos a mais. Existem algumas atitudes que podem driblar esse ganho de peso.

Faça da prática de exercícios um hábito

Para quem nunca teve a prática de exercícios como algo presente em sua rotina, chegou a hora de mudar. É recomendando separar um tempo diário para se dedicar a uma atividade física, nem que sejam somente 30 minutos. Dá para fazer uma caminhada, começar a ter aulas de dança ou até praticar yoga.

Com o tempo, serão perceptíveis os benefícios dos exercícios não somente para o peso, mas para o corpo de uma maneira geral.

  Continua Depois da Publicidade  

Seja consciente com relação às calorias dos alimentos

Para perder peso, a regra é básica e fácil de memorizar: é preciso gastar mais calorias do que consome. Logo, é óbvio que uma caminhada de 30 minutos não irá ser muito útil se, após realizá-la, a pessoa chegar em casa e se empanturrar de gorduras e guloseimas.

Assim, o jeito é aprender a contar as calorias ingeridas por dia, para saber a quantia certa que você precisa gastar no seu exercício diário para conseguir emagrecer. Para não errar ou fazer confusão, vale pedir ajuda a profissionais especializados para montar um cardápio saudável e definir a rotina de treinamentos físicos.

Receba orientação de um nutricionista

Se além de não ter o costume de se exercitar, a pessoa também nunca foi de se importar muito em ter uma alimentação saudável e equilibrada, começar do zero pode ser um pouco complicado. Por isso, é importante se consultar com um nutricionista e pedir orientações para mudar a dieta e aprender a escolher os alimentos corretos para saber como emagrecer na menopausa.

O que evitar e o que consumir?

Bebidas industrializadas, como os refrigerantes e sucos artificiais, não ajudam em nada na perda de peso, tendo em vista o seu número de calorias e a enorme quantidade de açúcar presente em sua composição. Um copo de refrigerante tem, em média, 90 calorias, enquanto é possível encontrar 92 calorias em um suco artificial de maçã, por exemplo.

Para diminuir o número de calorias ingeridas, a dica é trocar essas bebidas por outras que sejam mais leves como um copo de suco de limão, com somente 12 calorias, ou o chá verde, que possui apenas 2 calorias em uma porção de 240 ml, que também possui antioxidantes.

Outra sugestão é deixar as guloseimas fora do alcance dos olhos e colocar frutas de diversos tipos ao alcance dos olhos. Assim, na hora que der uma fome e precisar fazer um lanchinho, ficará mais fácil trocar os doces por elas.

  Continua Depois da Publicidade  

Prova de que essa mudança vale a pena é que, enquanto uma porção de bolachas amanteigadas de chocolate contém 125 calorias, 100 g de melancia correspondem somente a 46 calorias.

Outros efeitos da menopausa

Além de dificultar a perda de peso, a menopausa também traz alguns sintomas que incomodam as mulheres, como:

  • Insônia;
  • Fadiga;
  • Depressão;
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Mudanças no desejo sexual;
  • Ressecamento na vagina;
  • Problemas no controle urinário.

Da mesma forma, o surgimento de certos problemas de saúde podem estar ligados à ocorrência da menopausa e à diminuição dos níveis de estrogênio no organismo da mulher. São elas:

  • Osteoporose;
  • Doenças do coração;
  • Maior risco de Mal de Alzheimer;
  • Pouca elasticidade na pele;
  • Diminuição da força muscular;
  • Enfraquecimento da visão (ligada ao surgimento de cataratas) e degeneração macular (perda da visão no centro do campo visual).

É importante ressaltar que esses problemas não aparecem em todas as mulheres e que, ao perceber os sintomas da menopausa, a mulher deve informar o seu ginecologista para saber que efeitos o processo pode causar ao organismo dela, em especial, e o que pode ser feito para lidar com isso.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem percebido diferenças em seu corpo em decorrência da menopausa? Acredita que está engordando por conta dela também? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

137 comentários em “Menopausa Engorda? Como Emagrecer na Menopausa?”

    • Olá ,Sou Cristina, tbém estou por este período menopauseano,nada fácil, quero uma solução! Preciso perder peso,mesmo segurando a boca,está muito complicado,não consigo perder peso!

      Responder
  1. Meninas eu tenho 38 anos e desde que tive minha filha mais nova que agora ta com 9 anos que comecei a sentir esses malditos sintomas de menopausa. Vivo inchada, não consigo perder peso, sinto muita fraqueza, desânimo. Tem dias que parece que vou morrer. Estou com baixo teor de estrogenio.to tomando hormonio, faço atividade física todos os dias, to cuidando da alimentação mais até agora nada ta resolvendo. Algum conselho?

    Responder
  2. Olá, garotas… eu tenho 54 anos, há uns 5 na menopausa. Ainda tenho calores, mas está diminuindo.O que me ajudou foi o hormônio bioidêntico Estreva. Tomo melatonina para dormir , pois na menopausa até este hormônio não temos mais e percebi que as unhas só melhoram com Pantogar. Sinto ainda falta de ar, que melhora um pouco com caminhada…o problema é que trabalho muito!

    Responder
  3. Meninas eu entendo vocês.Estou na Menopausa fazem uns dois anos,e depois disso engordei uns 8 quilos a mais do meu peso.Sou rata de academia,aliás se não fosse acredito que estava rolando.
    Estou cortando o carbo,mas fico um pouco sem energia.
    Também tenho muita vontade de doces,mas já cortei bastante,bem como os refrigerantes.
    Acredito que temos que procurar um nutricionista,porque essa fase é muito complicada.
    Façam muita atividade aeróbica,porque se não o ganho de peso é extremo e principalmente no abdômem,o que é mais triste.
    Boa sorte.

    Responder
  4. Olá, me chamo Rozi, estou com 44 anos e há dois anos no climatério. Engordei 11 quilos e não é nada fácil perder peso. Vi nos comentários a idéia de um grupo no whatzap, se quiserem mesmo, eu crio.
    Deixem o numero de cel com o DDD para eu add, ou me mandem via whats no numero:
    034- 9 9163-9097

    Responder
  5. Olá. Tenho 52 anos e retirei o útero com 47 .
    Meus sintomas apareceram há dois anos. Calores, nervosismo, depressão, ganho de peso, insonia.
    Meu santo ginecologista receitou Sofyeme.
    Uma capsula ao dia e sou outra pessoa. Faço exercícios ou caminhadas todos os dias, pois senão tenho insonia. A tática é gastar muita energia e comer menos.
    Uma nutricionista está me orientando a perder peso. Troque doces por frutas. (tática faça no forno, frutas abacaxi, maça, pera, etc, com canela e polvilhe açucar demerara quando estiver com muita vontade de doce, quebra um galho. Muita salada com proteina. (evite arroz e feijão só esporadicamente).
    Força meninas.

    Responder
  6. cha de amora 1 lito e meio por dia e adeus calor tive apena uma emana de calor não sinto mais nada , mas cuida con chas comprado o meu eu mesma seco e guardo se mofo sem fungo é maravilhoso

    Responder
  7. Estou na mesma situação , já fazem seis anos q estou na menopausa os sintomas ainda existem , reposição não posso fazer ! Engordei muito os calores melhorou com maca peruana..
    Indicação da minha nutricionista!
    Ah o grupo existe???

    Responder
  8. Meninas… Me identifico com cada palavra aqui. Estou nesta fase da vida em que nem me reconheço mais: ganho de peso, aumento considerável da barriga, baixa auto estima… etc.
    E então? Foi criado o grupo no whats?
    Queria mto participar e trocar informações.
    Grande abraço a todas.

    Responder
  9. Prestei um depoimento a 2 meses atraz e hoje estou aqui para dizer que com o uso do isosoy, tintura de amora e florais melhorei muito !!!! Não tenho sentido tanto os calores os mesmos tem sido eventuais…meu peso tem se mantido muito embora sou praticante de atividade física. Fui na gineco que me receitou tibolona mais fiquei com medo de tomar devido a depoimentos dizendo que esse medicamento engorda.morall da historia: em time que está gAnhando não se mexe! Bjos

    Responder
  10. O pior é que as roupas não servem mais.. como pouco é caminho, trabalho muito. A pele já está ficando flácida. Podia ser mais lenta esta fase. Ainda bem que tomo melatonina para dormir, é hormônio natural…

    Responder
    • Ola bom dia meninas tbm to sofrendo todos esses sintomas Th 49 anos faço exercício físico , alimentação saudável é nada disso adianta , suor excessivo , ganho de peso , me recomendaram tomar óleo de prímula e borragem , comecei tomar Agora , sinto q melhorou um pouco , esses sintomas e terrível não Th mais vida social , pq o suor vem em qualquer momento e um constrangimento , mais se vcs fizerem o grupo tbm qro participar ,há eu tbm Tomei tibolona não tive um bom resultado , só engordei

      Responder
      • Meu nome é Eliane. Tenho 55 anos e engordei em um ano 10 kg. Minha cintura já acabou a muito tempo. Vou marcar um endocrinologista. Ele saberá me orientar sobre meus hormonios. Acho que esse profissional poderá nos orientar.
        Quero participar desse grupo. Me adicionem. Se minha consultar der um bom resultado., falo pra vós. Meu celular 31992711478. Eliane

        Responder
  11. Meninas estou iniciando o período da Menopausa!
    Bora, organizar um grupo e trocar informações, par auxiliar uma a outra!
    Que tal? formar um grupo no whatsApp?
    Sou terapeuta floral!

    Responder
  12. Olá tenho 49 anos e a 3 anos entrei na menopausa, sinto muito calor na face, e corpo inteiro acompanhado de coceira. Se não bastasse só isso, tbm estou engordando muito estou já com 90 kilos. Me sinto uma verdadeira baleia, roupas ja não cabem em mim mal posso me olhar ao espelho. Também tenho hipotiroidismo e tudo isso me faz me sentir ainda mais pior. Ja Fui ao ginecologista e não me passam hormonios porque meu triclicerídeos e colesterol andam bem elevados. Então o que fazer nessa hora em que me encontro com baixa estima?

    Responder
  13. Meninas, fiz 40 anos faz três meses e já um ano e meio entrei na menopausa.
    Minha barriga está enorme. Estou engordando cada vez mais. Eu cuido na alimentação, estou fazendo CrossFit e nada de baixar o peso. Só ouço falarem que eu devo comer escondida, que é coisa da minha cabeça. Tenho caloroes, insônia e muitas dores nas costas e articulações. Me ajudem.

    Responder
  14. Boa tarde meninas…li os comentários e fiquei arrasada…Estou passando por td isso e mais um pouco… fiquei muito desanimada…. Estou tomando isosoy e disseram que não engorda.Tomo tbem tintura de mora, até ir na nova gineco daqui uns 25 dias….O que mais me incomoda é que malho muito, como poucoi e sinto que estou engordando.Não sei o que fazer pois sou muito vaidosa e não estou me aceitando…estou muito depressiva e sempre fui alegre…Preciso de ajuda, pois até besteira passaram pela minha cabeça…. me ajudem

    Responder
  15. Eu To passando por esse processo já faz uns dois anos ,meu ginecologista pediu pra tomar isoflovona ,ainda ñ iniciei ,tou maus engordei 13 quilos sinto calorão irritação ,isso ta me acabando ,hoje vou iniciar na academia ..vou tentar me distrair To desanimada demais .me põe no.grupo por favor .

    Responder
  16. Boa noite! Tenho 49 anos. Estou há 3anos na menopausa, engordei muito e sinto dores nas articulações. Mesmo malhando e controlando a alimentação só aumenta meu peso. Já tomei chá de amora, água de aveia, chá de salsinha, cloreto de magnésio…Nada funcionou para perder peso. Não sei mais o que fazer. Se tiver um grupo, por favor me adicionem.

    Responder
    • Olá Márcia passei exatamente por isso fiz uso da medicação oral, mas no meu caso o Implante Hormonal trouxe um resultado melhor converse com seu Médico

      Responder
  17. Bom dia a todas e feliz ano novo!
    É difícil…medi minha cintura esses dias e estou com 101 cm
    Fiquei pasma…não entendo como fiquei com tanta barriga…sou alta sempre fui esbelta mas hj vejo meu corpo sem forma…perdi coxas, quadril, pernas e ganhei muita barriga…

    Responder
  18. Olá meninas tenho 51 anos, dois filhoa de 6 e 8 anos e estou sofrendo com a menopausa, sinto todos os sintomas citados por vcs e ainda tenho pressão baixa 10 x 7. Estou com bcs, gostaria de saber se alguem toma o fitoterapico Soyfemme, e se podem me falar alguma coisa, pois to o Aplause e o resultado é quase nulo. Bjs e pbrigada.

    Responder
  19. OLA SOU ELIANA EM 2003 RETIREI UM MIOMA E JUNTO TAMBEM FOI TIRADO MEU UTERO ,NA EPOCA EU TINHA 36 ANOS HJ ESTOU COM 49 ANOS, SINTO OS MESMO SINTOMAS DE VCS MEU GINECOLOGISTA MANDOU EU TOMAR TIBOLONA MAS ENGORDA RAPIDAMENTE,VOU PARAR DE TOMAR FAÇO CAMINHADA TODOS OS DIAS ,AGORA RESOLVI TAMBEM FECHAR A BOCA, SEI QUE É DIFICIL MAS VOU PEDIR FORÇA A DEUS E COM CERTEZA VOU CONSEQUI. QUERO FAZR PRTE DESSE GRUPO.

    Responder