Luteína: o que é, para que serve e benefícios

atualizado em

A luteína é um antioxidante carotenoide muito importante para a saúde, e por isso é essencial sabermos exatamente o que ela é e para que serve.

Esse nutriente pode ser encontrado em uma série de alimentos, e contribui para a prevenção de doenças, e principalmente para a manutenção da saúde dos olhos.

E, além de estar presente nos olhos, a luteína, juntamente com outro carotenoide chamado zeaxantina, também é encontrada na pele, no colo do útero, no cérebro, na mama e no sangue.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre a luteína e seus benefícios para a saúde, além de descobrir quais os alimentos ricos neste antioxidante.

Mas o que é um carotenoide?

Chamamos de carotenoides os pigmentos que ocorrem naturalmente nos vegetais, que geralmente possuem coloração vermelha, laranja ou amarela.

Eles possuem uma ação antioxidante potente, e seu consumo, a partir de alimentos ricos no nutriente, é indicado para pessoas de todas as idades.

Na natureza, eles são essenciais para o crescimento da planta e o processo da fotossíntese, e são uma das fontes principais de vitamina A na dieta nos seres humanos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, por serem seguros, eles são muito usados​ como corantes para alimentos e cosméticos.

A importância da luteína

suplemento de luteína

A luteína não é produzida pelo nosso organismo, e por isso deve ser ingerida através dos alimentos ou na forma de suplementos.

Ela é altamente concentrada na mácula do olho, e também é encontrada em quantidades menores na retina e no nervo ótico, o que a leva a ser considerada como “a vitamina dos olhos”.

Assim, ela ajuda a evitar o desenvolvimento de algumas doenças oculares, incluindo a degeneração macular relacionada à idade, a catarata e a retinite pigmentosa, que é um distúrbio hereditário que causa a degeneração da retina.

Benefícios da luteína no organismo

Agora que você já sabe o que é a luteína, é hora de conhecer os seus benefícios para a saúde:

1. Diminui o risco de desenvolvimento de catarata

Alguns estudos mostram que altos níveis de luteína, associada a zeaxantina, diminuem o risco de desenvolvimento da catarata, quando comparamos com pessoas com níveis mais baixos da substância.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso se deve à sua capacidade de prevenir a degeneração das estruturas internas do olho, que são responsáveis por uma série de problemas na visão.

2. Previne a degeneração macular

Como a luteína é encontrada em quantidades bastante altas nos olhos, ela desempenha um papel importante na manutenção da saúde.

Mas, à medida que envelhecemos, os níveis de luteína nos olhos tendem a diminuir, especificamente em uma parte conhecida como mácula.

Por isso, de acordo com a American Macular Degeneration Foundation, fundação americana que estuda a degeneração macular, aumentar os níveis de ingestão de luteína ou tomar suplementos deste carotenoide pode ajudar a prevenir e tratar o problema.

3. Protege a saúde da pele

Os olhos e a pele humana são os únicos órgãos expostos diretamente ao ambiente externo, e por isso sofrem bastante com a ação dos radicais livres e da radiação solar.

Por isso, consumir alimentos ricos em luteína pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele, além de melhorar a produção de colágeno.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Benefícios cardiovasculares

A luteína também está presente no sangue, e desempenha função antioxidante, que ajuda a manter a saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

Assim, ela ajuda no combate à formação de placas nas artérias, e contribui para a prevenção de uma série de doenças cardiovasculares.

Alimentos ricos em luteína

alimentos ricos em luteína

Devido a sua importância para a saúde, incluir alimentos ricos em luteína na dieta é essencial para a manutenção da saúde. Por isso, preparamos uma lista dos principais alimentos ricos neste antioxidante. Confira abaixo:

Mas, apesar de sabermos quais os alimentos ricos em luteína, definir a quantidade do nutriente em cada um é difícil, uma vez que alguns fatores podem afetar a sua produção no vegetal, como:

  • Forma de cultivo;
  • Período de coleta;
  • Nutrição a que a planta foi submetida.

E ainda existe a possibilidade de obter a luteína através de suplementos, que são facilmente encontrados em farmácias.

Efeitos colaterais e contraindicações

Não há registros de efeitos colaterais pela ingestão de carotenoides, como luteína e zeaxantina, quando feita na dose correta.

Mas, existem casos de pessoas que consomem grandes quantidades de alimentos ricos nesses pigmentos, como cenouras ou frutas cítricas amarelas e verdes. Nesses caso, pode ocorrer o desenvolvimento de uma coloração amarela mais forte da pele chamada carotenemia.

Além disso, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como crianças com menos de 3 anos de idade, devem consultar um médico antes de iniciar o uso de suplementos de luteína. Mas, essas contraindicações não existem para o nutriente obtido através da alimentação.

Fontes e referências adicionais

O que achou dos benefícios da luteína? Você já recorreu a algum suplemento de luteína para cuidar da visão? Deu resultado? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

35 comentários em “Luteína: o que é, para que serve e benefícios”

  1. Gostei muito dessas informações, tenho miopia e retinose pigimentar, meu médico mim receitou neovite max que a substância e luteina +zaatadina, mais fico procurando outras vitaminas que contém essa mesma substância, pois nem todo mês posso comprar, mais ela e ótima, e como muitas folhas verdes e cenoura para ajudar minha visão, pois enxergo pouquíssimo com lente ou óculos

    Responder
  2. Há 2 anos ao me preparar para cirurgia de catarata foi identificado um leve problema na retina,desde então tomo medicamento que contem Luteína e Zeaxantina, e a poucos dias fiz exames e minha visão está ótima segundo a médica,não houve necessidade de trocar as lentes dos óculos. tenho 74 anos

    Responder
    • Boa tarde Vilma Gonçalves Braga, vc poderia me dizer o nome desse suplemento e o fabricante como tbm quantos cápsulas por dia vc toma, pois estou com degeneração miopia grave gostaria e preciso mt tomar esse suplemento, pois oftalmologista não me receitou nada só falou que não tinha tratamento. Mande essa informação para meu email rivinha.campos@hotmail.com

      Responder
    • Pode tomar sim porque a Luteína age na parte interna dos olhos, fortalecendo a visão. É muito bom, uso há um tempo já.

      Responder
  3. Maravilhosa essa informação.
    A Luteina na forma de cápsula, quantas por dias devemos usar?.
    A Luteína Plus é mais eficiente.
    Pode me responder?.

    Responder
  4. No mês de outubro do ano 2018, tive a eclosão da veia da retina e, presentemente, estou a fazer tratamento médico com injecções oculares de Avastin. No entanto, tenho uma certa dificuldade na visão que, infelizmente é fatigante. Recentemente, falei com um farmacêutico, qu me aconselhou tomar Luteina. Comprei uma embalagem, comecei a tomar uma drageia por dia, esperando ter um resultado satisfatório no final. Esta oclusão foi provocada por um medicamento para efeitos de manter o sangue mais diluido ( a fim de evitar conflitos, não posso mencionar o nome do produto ).A

    Responder
  5. Uso Liteina de 20 MG. Estava embalando tudo o qje fosse de perto. Principalmente a alimentação . Já retirei o óculos na hora das refeiloes. Podem acreditar. 33 9.88757741

    Responder
  6. Tenho degeneração macular. O meu oftalmo disse que se for seca a degeneração não tem o que fazer.
    Ele me deu uma caixa amostra de Totavit e vou começar a tomar e isso vai melhorar minha visão, espero.
    Fiquei muito contente com o artigo e me deixou um tanto tranquila e espero que faça diferença ao tomar este remédio.

    Responder
  7. Eu também tenho desgeneracao na retina , só que com a lente de contato enxergo muito bem e até dirijo , a minha doutora pediu que eu procurasse uma clínica para eu estar fazendo uma aplicação de células tronco do meu próprio corpo vocês já ouviram falar nisso ou conhece alguém que tenha feito esse procedimento e souber o valor ? Já ouvi dizer que muita gente recupero uma boa parte da visão

    Responder
  8. Tenho 48 anos, desde 42 descobri o Dmri, fora da minha idade, já tomei vários suplementos, porém o com valor maior de luteína é Luvis, e não e tão coro quanto os outros, tem 10 mg outros com 3 ou 6 mg, importante também é usar um óculos polarizado para proteger a visão

    Responder
  9. Tenho miopia degenerativa e tenho muito medo de ficar Sega. Será q esse remédio me ajuda em alguma coisa? Tenho um grau de 28 na vista esquerda e na direita 27,mas com a direita não vejo quase nada mesmo com a lente.

    Responder
  10. Estou a 3 meses tomando melhorei bem pois via uns pontos dourado na minha visão mesmo com os olhos fechados agora passa mais de duas semanas sem ver estes pontos dourados.

    Responder
  11. Estou na segunda caixa de LAVITAN, um suplemento que contám luteína. Sou portadora de catarata e vo me submeter a cirurgia na próxima semana.

    Responder
  12. Muito bem e bem ilustrado o artigo,gostei muito pois tenho serios problemas de visão e até agora nenhum cirugião oftalmo me falou a respeito de nada disto.Vou pedir receita não sei se conseguirei mas vou tentar.Posto mais tarde qdo começar a tomar e ver se começo a melhorar a visaõ.Valeu muito agradeço.

    Responder
    • Jane converse com seu oftalmo, estou com problemas na macula e vou fazer uma tomografia para ter melhor conclusão mas meu oftalmo me receitou Totavit e o farmacêutico comentou que é o mais novo e o melhor que contém a Luteina e Zeaxantina. Boa sorte.

      Responder
      • Não tenho problemas de visão tipo degeneração macular tenho 63 anos e tenho problemas para enxergar perto. Posso tomar prevenção uma vez que pela.minha idade os níveis devem ser baixos?

        Responder
  13. Olá, achei o artigo muito interessante e completo ,pois tenho assistido a videos do DR lair Ribeiro e outros médicos que falam a respeito da Luteina.Comecei a tomar a dois meses.Me nego a usar óculos sendo que este é apenas uma bengala ,nunca vai curar nossa visão .Obrigado por postar o artigo que ajuda a todos .

    Responder
  14. Estou tomando Neuvite ( luteína)já há dois anos, pois tenho degeneração da retina. Não cura, mas estaciona o problema. Não sabia do seu benefício para pele e outros.O bom também é que esta vitamina não tem efeitos colaterais.

    Responder
    • Alguém ja fez a injeção intravitrea ocular?Fui fuagnusticada com degeneração macular… ela também né indicou o Neovite mas me?
      disse que ele e genérico que o verdadeiro é importado PRESERVISION alguém pode me responder

      Responder
  15. A minha Dra Fernanda bombonatti (dermatologista)
    Mandou manipular luteína 10mg
    Começo a tomar hoje
    Depois direi o resultado
    Lembrando que uso óculos e sou fumante
    #anciosa

    Responder
    • gostei muito do efeito latrina p visão vou usar luteina logo vou contar meu depoimento de curada dos meus olhos em nome de JESUS CRISTO

      Responder