Lista de 20 alimentos que contêm cafeína

atualizado em

A cafeína (1,3,7-trimetilxantina) é um composto químico que pertence ao grupo das xantinas, e pode ser encontrada em mais de 60 tipos de plantas. O composto é constituído na forma de um pó branco, solúvel em água quente, não tem cheiro e o seu sabor é muito amargo.

Dentro do grupo das xantinas, a cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central ativando e aumentando a energia e o metabolismo do organismo.

No entanto, a cafeína deve ser consumida com moderação, e sua dose máxima não deve ultrapassar 400 mg por dia, o que corresponde a aproximadamente 4 xícaras de 200 ml de café, pois seu consumo excessivo pode causa efeitos negativos, como, insônia, ansiedade, tremores e dor de estômago.  

Quais os efeitos da cafeína?

CAFEÍNA

Os alimentos que contêm cafeína são absorvidos pelo intestino delgado e em poucos minutos a substância está presente em todos os órgãos do nosso corpo através da corrente sanguínea.

Os efeitos que podemos sentir em curto prazo são a aceleração dos batimentos cardíacos, o estímulo ao cérebro, aumento do fluxo urinário e a produção de ácidos digestivos.

A cafeína relaxa os músculos que controlam os vasos sanguíneos e as vias respiratórias e causa a sensação de revigoramento, diminuindo, temporariamente, a fadiga, a sensação de torpor e o sono.

Quando a cafeína é consumida regularmente, o organismo passa a desenvolver certa tolerância aos seus efeitos. Caso o consumo seja diário seus efeitos serão menos perceptíveis, no entanto, se você não a consome de forma regular, notará claramente os seus efeitos.

  Continua Depois da Publicidade  

Pessoas acostumadas ao consumo de cafeína, quando ficam em abstinência do produto por um período razoável, podem ter como efeito dores de cabeça, irritação e outros sintomas.

Pessoas com problemas cardíacos são aconselhadas a se absterem da cafeína, pois ela pode provocar palpitações e outras arritmias no coração.

Alguns possíveis benefícios da cafeína sobre a nossa saúde são o aumento temporário da capacidade mental e da concentração, além da melhoria do desempenho físico, aumentando a força e a resistência muscular.

Muito se fala sobre o efeito da cafeína sobre o sono. A cafeína inibe a ação da adenosina, hormônio associado ao sono profundo. Em média, o tempo que a cafeína se mantém no organismo é de 4 a 6 horas. Se bebermos uma xícara de café, no final da tarde, provavelmente teremos ainda vestígios de cafeína no sangue e isso pode influenciar a qualidade do sono durante a noite.

Alimentos que contêm cafeína

café e chocolate ricos em cafeína

Inúmeros fabricantes de alimentos e bebidas extraem a cafeína natural para uso em seus produtos, ou mesmo adicionam a cafeína de forma sintética. Bebidas energéticas e suplementos esportivos são os campeões de adição de cafeína.

Erva-mate e guaraná são algumas das plantas mais utilizadas para estes efeitos, em parte, porque são alimentos que têm cafeína, mas são fáceis de isolar o sabor e alterá-lo para a fabricação de um produto industrializado mais específico. Eles também são mais baratos do que os grãos de café ou folhas de chá.

  Continua Depois da Publicidade  

Café

A primeira coisa que pode vir à sua mente quando se pensa em cafeína é o café.

  • Um copo de Café coado em geral tem entre 95 a 165 mg de cafeína.
  • O café instantâneo tem de 60 a 80 mg.
  • Um copo de expresso tem de 47 a 64 mg.
  • Se você optar pelo café descafeinado, mesmo assim você não estará completamente livre de cafeína. Um copo de café descafeinado tem 2 a 4 mg de cafeína.

Chá

Algumas pessoas podem pensar que um simples chá não contém cafeína, mas existe sim, embora em baixos teores. Uma xícara de chá pode conter de 20 a 90 miligramas de cafeína e se o chá for importado, a tendência é que contenha ainda mais cafeína.

  • Chá Mate: Uma xícara de chá Mate contém em média 20 a 30 mg.
  • Chá verde: Uma xícara de chá verde contém de 25 a 40 mg.
  • Chá preto: Uma xícara de chá preto contém de 15 a 60 mg.

Todas essas medidas variam de acordo com o fabricante e também a procedência do produto. A recomendação é prestar sempre atenção às informações constantes na própria embalagem do produto para que seja feito um consumo saudável.

Chá verde

Refrigerantes

Os refrigerantes utilizam a cafeína para alterar o sabor, e outras vezes como “efeito viciante”. As quantidades variam de zero até 40 mg

  • Coca-Cola: Um copo de 350 mililitros contém cerca de 30 a 35 mg de cafeína.
  • Coca-Cola Zero: Um copo de 350 mililitros contém 35 mg de cafeína.
  • Guaraná Antártica: Um copo de 350 mililitros contém 2 mg de cafeína.
  • Guaraná Antártica Zero: Um copo de 350 mililitros contém 4 mg de cafeína.
  • Pepsi: Um copo de 350 mililitros contém cerca de 32 a 39 mg de cafeína.
  • Sprite: Não contém níveis significativos de cafeína em um copo de 350 mililitros.

Chocolate

Outros alimentos que contêm cafeína são os produtos de chocolate. Uma xícara de cacau pode ter 3-50 mg de cafeína. Uma porção de 100 g de chocolate ao leite pode conter de 3 a 30 mg, e 100g de chocolate amargo pode ter 15-70 mg de cafeína.

chocolate

Bebidas Energéticas

Bebidas energéticas são extremamente populares hoje em dia, tanto como a bebida em si, como misturada com algum tipo bebida alcoólica. Estas bebidas podem ter uma quantidade elevada de cafeína por porção.

  Continua Depois da Publicidade  
  • Burn: A medida de 250 mililitros possui cerca de 36 mg de cafeína.
  • Monster: A medida de 250 mililitros possui cerca de 90 mg de cafeína.
  • Red Bull: A medida de 250 mililitros possui cerca de 75 a 80 mg de cafeína.

Achocolatados

Achocolatados contêm cafeína porque são utilizados grãos de cacau em sua fabricação.

  • Achocolatado em geral: A medida de 250 mililitros possui cerca de 4 a 5 mg de cafeína.
  • Achocolatado Meio Amargo: A medida de 240 mililitros possui cerca de 17 a 23 mg de cafeína.

Medicamentos

Existem muitos medicamentos que utilizam cafeína em seus componentes para aproveitar seus efeitos sobre o corpo.

  • Dorflex: 1 comprimido contém 50 mg de cafeína.
  • Neosaldina: 1 comprimido contém 30 mg de cafeína.

Você está à procura de alimentos que contêm cafeína? Algum item dessa lista te surpreendeu? Pretende aumentar ou diminuir o consumo de cafeína? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

112 comentários em “Lista de 20 alimentos que contêm cafeína”

  1. Bom dia a Todos.
    Meu interesse em pesquisar a cafeína é devido eu estar sempre agitada “elétrica à tomada 220V”.Creio que alternando a ingestão, possa me favorecer.
    Parabéns pelo vosso site.
    Atenciosamente,

    Responder
  2. tenho crises convulsivas, gostaria de saber se a cafeína pode ajudar ou ser a causa para minhas convulsões

    Responder
  3. A cafeina provoca trombose? A cafeina interfere na circulação?obrigada pela atenção, a minha filha tem trombose e falaram para eliminar a cafeina.

    Responder
  4. Gostei muito do anúncio, eu preciso diminuir a cafeína pois tenho hérnia de hiato, eu. Não sei o que tomar no café da manhã

    Responder
    • Você já experimentou cevada? Lembra um pouco o café e tem zero cafeína. Dá pra encontrar a versão solúvel ou em pó, que a gente prepara igualzinho a um café. Eu tive uma gastrite braba e tomei cevada pela manhã por mais de um ano, tanto pura como com um tiquinho de leite. Achei bem gostoso.

      Responder
  5. Tenho crises de labirintite e pessoas me disseram que a cafeina e prejudicial. E porque quero diminuir o consumo de cafeina. Me surpreendeu saber que o chá mate tem mais cafeina que o chá preto sempre soube que o vilão era o chá preto.Gostei muito das informações.

    Responder
    • Groselha não contém cafeína. A maioria dos remédios/suplementos que contêm cafeína são estimulantes e termogênicos.

      Responder
      • Boa tarde!!! Vou começar um tratamento para psoríase, e a médica proibiu álcool e cafeína…Vai ser difícil, pois amu café , chocolate e uma cervejinha, mas vai valer o sacrifício. Espero conseguir ficar sem…???
        Adorei as informações!!!! ????

        Responder
  6. Gostaria de saber se as bebidas que conhecemos como guaraná natural contem cafeína. Como guaravita, guaraviton e outros. Obrigada

    Responder
  7. Estou procurando alimentos que contenham mais cafeína. Eu tomo café desde que me conheço como humano kkk e queria saber quanto tempo eu devo ficar sem tomar café para poder tomar novamente em altas doses e sentir claramente os efeitos da cafeína?

    Responder
      • Julio, eu entendo, tomo café ao longo do dia, até mesmo pouco antes de dormir. O que quero saber é como sinto claramente os efeitos da cafeína, devo ficar quanto tempo sem tomar café? Quero obter o máximo dos efeitos da cafeína, mas receio que meu organismo ja está tolerante a ela por eu tomar café desde pequeno.

        Responder
        • Olá Jhonathan,

          Existem algumas formas de se fazer isso e você tem razão, o corpo se torna tolerante sim. Se você conseguir, fique um mês sem tomar cafeína e depois tente manter os ciclos de tomar por 2 ou 3 semanas e depois ficar duas semanas sem tomar. Mantenha essa frequência e você poderá voltar a ver os efeitos da cafeína.

          Responder
  8. Acabei de descobrir q estou com Hipertireoidismo. Por causa disso, tenho taquicardia, tremores etc. Além da medicação meu médico pediu para parar com cafeína.

    Responder
  9. Eu estava com leve incontinência urinária e dores no peito crônicas,parei de tomar café e meus problemas sumiram!CAFÉ=VENENO

    Responder
  10. Deixei o café por conto da hipertensão, tomo só chá Matte leão, vendo essa matéria que diz que erva mate contém cafeína, li e reli a caixa do chá e não encontrei nada sobre engredientes como cafeína.Se a erva mate tem cafeína então também devo parar de tomar.

    Responder
  11. Estou procurando saber quais alimentos que contém cafeína para evitar o consumo, pois o mesmo é nocivo a nossa saúde. Não é a toa que nos livros inspirados de Ellem white deixa isso claro, ela escreveu sobre isso a mais de cem anos, antes mesmo da ciência descobrir seus maleficios, quem se interessar em saber mais sobre o assunto leiam o livro “conselhos sobre o regime alentar”. Ao ler os comentários percebi quantos pessoas estão com problemas pelo seu uso.

    Responder
  12. Estou terminando meu mestrado em Bioenergia, e o tema do meu trabalho é a remoção de cafeína em efluentes aquosos utilizando cascas de frutas, achei o artigo interessante para contribuir em meu trabalho.

    Responder
  13. Estou pesquisando sobre cafeína, porque sofro de incontinência urinária e descobri que controlar meu tratamento a primeira coisa é evitar TUDO que contenha cafeína e BINGO! Esta dando certo mesmo; tenho 80 anos e o negócio, sobretudo, com a graças de DEUS, é evitar uma operação da próstata benigna ou bexiga. MQTJ

    Responder
  14. Tenho otosclerose e percebo melhora quando evito café, apesar de os médicos dizerem que não há tratamento. Ao parar com de ingeri-lo, também a pressão de minha vista voltou ao normal. Assim como as cólicas e diarreias acabaram. O Dr. Rey tem um vídeo na Internet em que explica bem porque café é um veneno que, entre outras coisas, prejudica a ação da vitamina D, a qual ajuda na absorção de cálcio. É sabido, também, que o café provoca zumbido nos ouvidos. Em 2010 fui acometido de tonteiras, que pararam quando desconfiei do café, pois elas vinham sempre de manhã, após o café da manhã. Enfim, ninguém deveria tomar esta bebida – além de outras que contenham cafeína.

    Responder
  15. Tenho mais sono que o normal. Durmo por volta de 6hs por noite durante a semana de trabalho, mas nos finais de semana, durmo mais de 12 horas. As 6hs não são suficiente, pois passo o dia todo com sono, tendo até problemas para me concentrar no trabalho. Procuro alimentos que contenham mais cafeína, que estimule ‘naturalmente’, sem que use medicamentos.

    Responder