Lifting de Coxa – O Que é, Antes e Depois, Cuidados e Dicas

atualizado em

O lifting de coxa é uma cirurgia de elevação da coxa que serve para remodelar as coxas e remover o excesso de pele e de gordura no local, deixando a pele do local mais lisa. Você verá a seguir os detalhes sobre o lifting de coxa e da expectativa do procedimento por meio de imagens de antes e depois de algumas pessoas que se submeteram a esse procedimento.

O procedimento em si não é muito diferente de outros tipos de lifting como o lifting de nariz, o lifting facial ou o lifting de mama, mas a coxa é totalmente diferente de partes do corpo como o rosto e a mama e, por isso, existem algumas diferenças em relação à técnica cirúrgica e aos cuidados necessários após um lifting de coxa.

Além de ver com seus próprios olhos o que um lifting de coxa pode fazer pelo seu corpo, você vai encontrar várias informações e dicas importantes sobre o pré e o pós-operatório. Vamos então ao que interessa?

Lifting de coxa – O que é?

O lifting de coxa trata-se de uma ótima opção para pessoas que perderam muito peso ou que removeram gordura por meio de uma lipoaspiração, por exemplo, mas que tem uma pele pouco elástica. Assim, o lifting atua levantando a pele e deixando as coxas mais firmes e bonitas.

O lifting é uma boa escolha para pessoas que atualmente se enquadram nas seguintes características:

  • Peso relativamente estável;
  • Não fumantes;
  • Pessoas que passaram por uma redução de peso considerável;
  • Boa saúde geral e ausência de condições que prejudicam a cicatrização ou que aumentam os riscos da operação;
  • Indivíduos com excesso de tecido mole ao longo da coxa;
  • Flacidez, celulites e peles soltas nas coxas;
  • Expectativa realista em relação aos resultados;
  • Pessoas comprometidas com um estilo de vida saudável e uma boa alimentação.

Se você acha que não se encaixa nas características acima, veja também outros tipos de tratamento para remover gordura localizada da coxa e de outras partes do corpo.

Pré-operatório

Antes de qualquer procedimento cirúrgico, é indicado realizar uma série de exames para checar as condições de saúde atuais.

  Continua Depois da Publicidade  

Também é importante ficar a par de todos os possíveis riscos da cirurgia e alinhar as suas expectativas com as expectativas do cirurgião para reduzir as chances de arrependimento após o lifting de coxa.

Assim, é importante alinhar os seguintes pontos com o seu cirurgião:

  • Discutir sobre os objetivos e os resultados esperados;
  • Mencionar o uso de medicamentos, vitaminas, ervas, suplementos, tabaco, álcool e qualquer outro tipo de substância;
  • Citar problemas de saúde ou alergias;
  • Informar sobre cirurgias anteriores, se for o caso;
  • Avaliar o seu estado de saúde atual;
  • Tirar dúvidas sobre possíveis riscos e complicações cirúrgicas.

Algumas semanas antes do lifting de coxa, o médico vai pedir para você não fumar e nem usar medicamentos anti-inflamatórios como a aspirina porque eles podem aumentar o risco de sangramento durante a operação.

Pode ser necessário fazer um jejum de pelo menos 12 horas antes da cirurgia para evitar complicações associadas à anestesia.

Durante o lifting

– Anestesia

O primeiro passo de qualquer cirurgia é a anestesia. Geralmente, é usada a sedação intravenosa ou a anestesia geral. A escolha vai depender do seu histórico médico e do seu estado de saúde atual.

– Incisão

Em um lifting de coxa, o cirurgião pode optar entre 2 tipos de corte nas coxas. Um deles é feito na parte externa e o outro na parte interna da coxa.

  Continua Depois da Publicidade  

Através de uma dessas incisões, o médico remove o excesso de gordura e de pele no local. É óbvio que quanto menor o corte, menos perceptível será a cicatriz formada.

As técnicas de incisão são descritas com mais detalhes a seguir.

Incisão de lifting na coxa interna

Nesse caso, o cirurgião faz um corte na parte superior interna da coxa e o tamanho do corte vai depender da extensão e da quantidade de gordura e pele que será removida.

A opção mais simples é fazer um pequeno corte na parte interna da coxa bem próximo à virilha.

Outra alternativa consiste em fazer uma incisão que começa na virilha e vai se estendendo par baixo até alcançar a parte detrás da coxa.

E a última opção de corte é aquele que vai da virilha e percorre toda a extensão interna da coxa até chegar no joelho.

  Continua Depois da Publicidade  

Incisão de lifting na coxa externa

Alguns casos exigem que a incisão seja feita na parte externa da coxa para que os contornos da parte externa da coxa fiquem melhores.

Em geral, o corte feito começa na virilha e vai seguindo a linha do biquini até a região dos glúteos. Apesar de ser um corte grande, a cicatriz pode ser facilmente ocultada.

– Sutura

Depois de feito todo o lifting, é hora de fechar os cortes. As suturas são profundas e são feitas de modo a definir os contornos e deixar a pele bem firme e esticada. Elas podem ser feitas com colas cirúrgicas ou do modo tradicional.

Todo o procedimento não dura mais do que 4 horas e o paciente geralmente é liberado no mesmo dia ou no dia seguinte.

O que esperar do pós-operatório

– Recuperação nos primeiros dias

Nas primeiras horas após o lifting de coxa, não é recomendado se sentar pois isso pode comprometer as suturas que acabaram de ser feitas. Assim, só se movimente quando o médico dizer que é seguro.

Medicamentos como analgésicos e antibióticos devem ser prescritos pelo cirurgião para aliviar a dor e evitar infecções.

Podem ocorrer hematomas, inchaço e uma leve dormência após o lifting, mas o desconforto desaparece depois de alguns dias.

Nas primeiras semanas é importante fazer movimentos suaves e lentos para não pressionar demais as suturas e não causar o rompimento delas.

– Retorno ao consultório

Seu médico irá combinar um dia para você retornar ao consultório para retirar pontos e tubos de drenagem – que servem para drenar o excesso de líquido e de sangue nos primeiros dias do pós-operatório – e para ver como você está se recuperando.

– Recuperação total

As atividades diárias mais leves podem ser retomadas depois de 2 ou 3 semanas após o procedimento. Em cerca de 4 a 6 semanas, já é possível retomar toda e qualquer atividade.

Alguns médicos indicam o uso de roupas de compressão em torno das coxas para otimizar o contorno delas, mas isso vai depender muito do seu caso. Pergunte ao seu médico se isso é necessário.

– Cicatrização

A cicatrização total pode levar até um ano, mas o cirurgião pode indicar alguns cremes cicatrizantes para acelerar a cicatrizar e suavizar a aparência da cicatriz, a tornando menos perceptível.

Antes e Depois

Abaixo é possível ter uma ideia sobre os resultados obtidos após o lifting de coxa.

As fotografias acima mostram pessoas que se submeteram a um procedimento de lifting de coxa. É possível notar uma nítida melhora no aspecto da pele da coxa que se torna bem mais firme do que antes.

As imagens não mostram nenhum tipo de cicatriz, indicando que elas são realmente bem discretas já que o corte é feito na parte interna das coxas ou então bem próximo da virilha.

Se informe mais sobre as melhores formas de tirar cicatrizes da pele para minimizar ainda mais a aparência da cicatriz deixada pelo lifting.

Cuidados e Dicas

Profissional de confiança

Procurar um cirurgião experiente para realizar a cirurgia aumenta as chances de satisfação com os resultados do lifting.

Pesquise sobre o cirurgião que vai te atender e também sobre a clínica que você escolheu e veja se são profissionais sérios e capacitados.

Riscos

O lifting de coxa não está livre de riscos e complicações. Alguns contratempos que podem ocorrer durante ou até mesmo após o procedimento incluem:

  • Hemorragia;
  • Infecção;
  • Reação à anestesia;
  • Má cicatrização;
  • Acúmulo de fluidos;
  • Dor persistente;
  • Inchaço;
  • Descoloração da pele;
  • Dormência ou mudanças na sensação da pele;
  • Trombose venosa profunda;
  • Risco de uma perna ficar diferente da outra.

Também pode ser que um novo procedimento seja necessário para corrigir problemas ou irregularidades na pele.

Se você observar sintomas como falta de ar, alteração nos batimentos cardíacos ou dores no peito quando estiver em casa, é importante procurar atendimento médico com urgência.

Vale a pena?

É preciso ter paciência porque, apesar de os resultados serem visíveis imediatamente, pode demorar vários meses para que a cicatrização se complete.

O procedimento é personalizado e assim os resultados podem variar de acordo com as diferentes necessidades e características de cada corpo. Dessa forma, só faça um lifting de coxa depois de tirar todas as suas dúvidas sobre a cirurgia e depois de alinhar as suas expectativas com as expectativas do médico. Isso reduz o risco de arrependimentos.

Ainda que o lifting seja um procedimento cirúrgico permanente, é preciso cuidar da saúde por meio de uma boa alimentação e da prática de exercícios físicos para preservar os resultados.

Apenas você é capaz de avaliar se está disposta a se submeter a um lifting de coxa, mas desde que sua saúde esteja boa. Escolha um bom cirurgião e tome todos os cuidados pré e pós-operatórios à risca. As chances de obter um bom resultado sem complicações serão enormes.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o lifting de coxa? Conhece alguém que já fez? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Felipe Santos e Dra. Patrícia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário