Lesão no Joelho – Causas, Tratamento e Prevenção

atualizado em

Uma lesão no joelho pode ter origem em diversas causas, como o impacto extremo durante a prática de exercícios físicos, torções, traumas (também chamados de acidentes agudos) na articulação, quedas, rotação da articulação ou contração muscular.

Dor extrema, inchaço, formigamento e dormência ao redor da região do joelho podem ser alguns dos indicativos da existência de uma lesão na articulação, assim como a dificuldade de dobrar os joelhos e de sustentar peso na perna.

Por exemplo, quando um inchaço surge de repente, isso pode ser um sintoma de lesão no ligamento ou fratura. Já quando o joelho fica inchado por bastante tempo, é possível que existam problemas na cartilagem ou no menisco.

Primeiros socorros

Assim que começar a sentir um desses sintomas e desconfiar de uma lesão no joelho, a pessoa pode começar a fazer um tratamento em casa para aliviar as dores. O primeiro passo é arranjar um lugar confortável na residência para descansar o joelho e aplicar uma compressa de gelo na região da articulação.

Depois, o recomendado é que o joelho seja elevado até a maior altura possível. Se a dor estiver muito forte, a pessoa pode tomar um medicamento que esteja acostumada a usar nesses casos.

Entretanto, se depois de alguns dias da realização desse tratamento em casa, algumas vezes por dia a dor no local ainda não tiver passado, a temperatura da região estiver quente, a articulação estiver inchada e houver febre, não é recomendado esperar nem mais um minuto para procurar o médico. Se não é um caso grave, a pessoa já começa a ver melhoras em alguns dias.

O médico irá analisar o problema e deverá indicar tratamentos como imobilização com gesso, uso de medicamentos anti-inflamatórios, drenagem, reabilitação com fisioterapia, uso de bengalas ou até uma cirurgia, dependendo do tipo e da gravidade da lesão no joelho.

  Continua Depois da Publicidade  

Tipos de lesão no joelho

O joelho é uma articulação formada pelo fêmur, que é o osso da coxa, pela tíbia, o osso da perna, e pela patela. Esses ossos ficam unidos por meio de estruturas como ligamentos e meniscos. Logo, existem vários tipos de lesão no joelho que podem estar ligados a problemas em um desses ossos ou estruturas.

Lesão no menisco

A lesão no menisco pode ser ocasionada por traumas na articulação originados em quedas ou rotações no joelho. Pessoas que sofrem desse problema podem acabar mancando, apresentar dificuldades para movimentar a articulação, sentir dores no local e ouvir barulhos ou estalos no joelho.

Casos mais graves de lesão do menisco podem necessitar da realização de artroscopia, um exame que identifica onde está o problema e permite que o médico possa retirar a parte prejudicada do menisco. Nesses casos, o tempo de recuperação pode durar de quatro a seis semanas.

Lesão nos ligamentos

Podendo estar também associada a uma lesão no menisco, a lesão nos ligamentos ocorre geralmente durante a prática de atividades esportivas, como o futebol, quando um atleta realiza um movimento brusco com a sua perna. Em alguns casos, esse problema pode impedir que a atividade física continue a ser praticada no momento em que ocorre a lesão.

Um indivíduo que tenha sofrido esse tipo de lesão no joelho pode apresentar dor e espasmos musculares, que é quando um músculo se contrai involuntariamente. Especialmente no caso de atletas, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para resolver o problema.

Deslocamento da patela

O deslocamento da patela pode acontecer durante o movimento de rotação do joelho, sendo percebido na hora em que ocorre. Após, é comum que a patela retorne à sua posição normal assim que a pessoa esticar a sua perna e que ela sinta dor ao tentar dobrar a articulação.

  Continua Depois da Publicidade  

Dependendo do grau da lesão, o tratamento oferecido pode ser desde a imobilização do local até a cirurgia.

Lesão no tendão muscular

Outro tipo de lesão no joelho que pode ocorrer é aquela que envolve a ruptura do tendão muscular. Pode acontecer com o músculo da coxa, o quadríceps, sendo observada em pessoas com mais de 40 anos de idade. Um de seus indicativos é que o indivíduo não consegue esticar a sua perna e quanto tenta fazê-lo, percebe a formação de uma espécie de buraco na região localizada acima da patela.

Quando há a lesão do tendão da patela, a pessoa também apresenta dificuldades para esticar a sua perna e ainda ocorre um deslocamento da patela para cima, sendo possível perceber um defeito abaixo desse osso. Esse é um tipo de lesão no joelho que pode aparecer em pessoas com menos de 40 anos.

Para ambos os casos, o tratamento costuma ser a intervenção cirúrgica.

Como prevenir

Nada melhor do que a prevenção para evitar o sofrimento de uma lesão no joelho. Uma das maneiras de se fazer isso é aquecer e alongar cuidadosamente antes de começar a prática de uma atividade física.

Além disso, é fundamental usar calçados apropriados, que ofereçam segurança e mobilidade, durante a realização desses exercícios físicos.

  Continua Depois da Publicidade  

Ainda pensando nas atividades físicas, quando estiver chegando o fim de uma sessão de treinamentos, tente relaxar, diminuindo a intensidade dos exercícios, aproveitando para ir esticando o seu corpo.

Algo que pode ajuda nesse sentido é conversar com o seu preparador físico ou personal trainer para que ele indique uma série de exercícios mais tranquilos para o final de uma sessão de treinamentos.

Falando nos profissionais de educação física, um dos grandes benefícios de contratar um deles para orientar a prática dos exercícios é evitar que algumas técnicas sejam executadas de maneira equivocada e causem problemas no joelho ou em outras partes do corpo.

Não são poucos os jogadores de futebol que ficam bastante tempo afastados do campo por conta de uma lesão no joelho. Por isso, quando for jogar uma partida de futebol, não se esqueça de usar um protetor na região.

A manutenção do peso adequado também é uma ótima maneira de evitar problemas no joelho. A razão para isso é que o peso ideal ajuda a diminuir a quantidade de pressão feita sob os joelhos e por consequência, também faz com que as chances de ocorrerem lesões na região sejam menores.

Por fim, para evitar problemas causados por movimentações básicas do dia a dia, quando estiver caminhando e precisar mudar de direção, comece a se movimentar pela parte de trás dos seus pés e não com o joelho.

Você já teve uma lesão no joelho? Acredita que pode estar com uma agora? Qual desses tipos acima foi ou é a sua? E qual foi a causa? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário

41 comentários em “Lesão no Joelho – Causas, Tratamento e Prevenção”

  1. Olá boa noite !!
    Bom o meu caso é que de uns tempo pra cá estou sentindo muito desconforto no joelho ,ele foi demais quando eu dobro não posso ficar mais que um minuto com ele dobrado ou esticado,ele incha no dia dia a perna tbm,mais se eu repousar o inchaço vai embora mais a dor e o desconforto fica …
    Estou começando a ficar preocupada você pode me ajudar ?

    Responder
    • Vale a pena ir ao médico, consultar um ortopedista ou especialista em joelhos para verificar se há alguma lesão.

      Responder
  2. Sofri um acidente de moto em agosto de 2017 não quebrei nada o raio x está normal mais sinto dor muito forte no joelho perna e tornozelo muito forte chega dar ânsia de dor o q poderia ser não estou nem trabalhando porque fico impossibilitada e sou autônomo ainda

    Responder
  3. Olá torci o joelho e a patela saiu do lugar e voltou mais eu não sinto dor mais apenas fica duro ainda é dormente as vezes so quando eu ando quando vai passa?

    Responder
  4. Meu joelho não dói, mas está sem estabilidade e dormente.
    Tudo isso depois de um alongamento.
    Hoje é o 4 dia e não senti nenhuma melhora.

    Responder
  5. Bom dia…..tive uma lesao no joelho jogando fiyebol. ao saltar qdo cai o joelho dobrou pra o lado e voltou causando uma fortebdor. Comecei o tratamento com gelo. Mas sinto ele enstavel. Onao sinto dores mas estou inseguro em fazer alguns movimentos. O que o sr sugere para fortalecer a area e me dar segurança para voltar a praticar meu esporte .
    Obrigado.

    Responder
  6. Estava jogando futebol,e na hora que estava correndo quando pisei no chão a minha perna não dobrou,pisei com ela reta,senti a dor na hora,e agora não consigo esticar.Não percebo inchaço,apenas dor ao tentar esticar a perna,para andar não sinto dor, somente quando tento esticar a perna completamente.

    Responder
  7. meu joelho doe conforme eu estico a perna, ou quando vou me deita porem ando normal nao doe ,,somente quando estico a perna por que isso acontece e uma lesao tenho que procura um medico

    Responder
  8. bom dia,torci o pe,mas meu joelho q doi,fazem 20 dias,ate agora nada,ja tomei remedio,coloquei gelo e nada.o q devo fazer???agradeço desde ja

    Responder
  9. A uma semana sofri um acidente de moto na caí mais bati o pé forte no chão
    Tirei raio x não deu nada só que meu juelho está inchado e doendo mal consigo dobrar a perna

    Responder
  10. Olá faz um mês que torci o joelho jogando basquete, ainda doe qndo tento dobrar a perna, o que pode ser? Desde ja obrigada

    Responder
  11. Ola eu tava deitado depois de um tempo eu sé levantei tava normal ae fui abaixar para pegar um negoncio quando do nada meu joelho tipo travo n consigo anda direito tenhu q ficar ou pulando ou um pouco abaixado quando vou esticar a perna n dar fica doendo oque sera ?

    Responder
  12. NESTE DOMINGO JOGANDO FUTEBOL TENTEI CHUTAR UMA BOLA QUE ESTAVA NO ALTO NÃO PEGUEI EM CHEIO NELA, LOGO APÓS SENTI QUE PERDI A FIRMEZA NA PERNA E SAI DO JOGO O JOELHO INCHOU NÃO SINTO DOR MAIS PERDI A FIRMEZA E NÃO CONSIGO DOBRAR A PERNA SEM O AUXILIO DAS MÃO O QUE PODE SER ?

    Responder
  13. Eu cai hj no meu serviço é na hora meu joelho deu um estalo é uma dor forte ….Continue a trabalhar com ele dolorido na hora que fui embora que sentei senti a dor mais forte depois foi piorando ando com dificuldade sinto muita dor do lado de dentro da perna … Só aparece uma mancha b pequena roxa tipo uma pinta …Consigo andar mais com dificuldade estou a base de Dorflex ajuda a diminuir a dor será que vai demorar para passar essa dor ?

    Responder
  14. À um ano e meio tentei separar uma briga e acabei caindo e torcendo meu joelho, desde então sinto dores ao esticar ou ao dobrar a perna, essas dores aparecem mais quando esta frio ou quando ando demais, começo a mancar ele trava que nao consigo me mover é uma dor tremenda, Tenho uma bebe de 8 meses fico medo de travar e acabar eu e ela caindo, gostaria de saber oque poderia ser isso ?

    Responder
  15. A uns meses tenho dores ao dobrar o joelho e ha uns 10 dias pra ca tenho dores e ja tomei antinflamatorio e tive o joelho travado,depois de aplicar gelo e exercitar o joelho com dificuldade ainda tenho dores ao andar e nao consigo dobrar o joelho. O que pode ser?Obrigada

    Responder
  16. ola pela treceira vez cai fazendo uma torçao no joelho e afectando os ligamentos nao sou desportista mas nao encontro motivo para que isto me aconteça! Sao dores horriveis ja tenho medo de andar,ja fui operada aos dois joelhos e talvez tenha que ser novamente!Porque me acontece com frequencia,o que devo fazer?

    Responder
  17. OLA TIVE UMA LESAO NO JOELHO DIREITO FIZ UM ULTRASSON O MEDICO DISSE QUE EU TIVE UM TRAUMA NA ARTICULAÇAO AINDA SINTO MUITAS DORES NO JOELHO NOS MOVIMENTOS SERA QUE TENHO QUE FAZER ALGUMA CIRURGIA E E GRAVE ESSE TIPO DE LESAO POIS QUERO VOLTAR A JOGAR FUTEBOL

    Responder
  18. Ola, jogo.voleybol e.em dos treinos tive uma lesao nojoelho, fiz a.compressa com gelo e com quente mas a dor continuou. Fiz uma.ultrasson e deu Inflamacao do Tendão Patelar, a medica proibio academia e voley. Estou bem preocupada e a dor continua.. pode ser grave?

    Responder