Laranja Amarga (Citrus aurantium) Emagrece?

Especialista:
atualizado em 23/11/2020

Qualquer forcinha para conquistar o corpo desejado é bem vinda. Sabemos que podemos contar com diversos aliados da natureza, mas também temos conhecimento que muitas pessoas adotam o consumo de frutos da mesma sem conhecimento sobre os possíveis efeitos colaterais que podem propiciar.

A laranja amarga é uma das aliadas daqueles que desejam entrar em forma, mas não estão satisfeitos apenas com os efeitos dos métodos naturais. Vamos conhecer um pouco mais sobre o uso da laranja amarga e o que é esta erva, para então entendermos se ela emagrece ou não.

O que é?

A laranja amarga é uma erva obtida a partir da árvore de laranja amarga. Ela também pode ser conhecida como Citrus aurantium. A casca, flor, folha, e suco da planta são utilizados para fins medicinais. O óleo de laranja amarga é feito a partir da casca.

Os extratos da casca de laranja amarga são frequentemente encontrados em suplementos para emagrecimento e suplementos voltados para uma variedade de problemas de saúde. A Citrus aurantium ganhou popularidade entre os produtos diets e fabricantes de suplementos para perda de peso.

Para que serve?

A laranja amarga pode ser consumida via oral, ou aplicada sobre a pele. Estudos vêm demonstrando que, quando aplicada sobre a pele, pode ser eficaz para o tratamento de infecções fúngicas como micose, coceiras entre outras.

Afirma-se que a casca de laranja amarga também pode proporcionar um melhor apetite, sendo essa uma das causas para justificar os benefícios para a perda de peso. Dentre os demais usos dos frutos, também podemos destacar a casca para solucionar dores de estômago, síndrome de fadiga crônica e até congestão nasal.

Α flor e o óleo de laranja amarga podem ser utilizados para distúrbios gastrointestinais, como úlceras no intestino, prisão de ventre, sangue nas fezes, problemas no ânus ou no reto e até para reduzir diarreia e gases intestinais. Essas duas partes da planta também são utilizadas para regular os níveis de gordura na corrente sanguínea e também reduz os níveis de açúcar, sendo muito indicado para pessoas com diabetes, além de estimular o coração e o sistema circulatório.

Os benefícios ainda podem ser estendidos para reduzir distúrbios do fígado, vesícula biliar, doenças na bexiga e nos rins, agindo também como sedativo para distúrbios do sono.

Há pessoas que adotam o consumo regular de laranja amarga para reduzir fadigas e fraqueza geral, marcando presença eficaz para anemia, reduz impurezas da pele, combate a perda de cabelo, e ainda age como tônico.

A aplicação de Citrus aurantium sobre a pele pode ser recomendada para inflamações e inchaços da pálpebra. Afirma-se que o consumo é indicado parra reduzir sangramentos da retina, fadigas que acompanham resfriados, dores de cabeça, dores musculares, nos nervos e nas articulações, como também para contusões. A laranja amarga também é indicada para reduzir inchaços das veias e escaras.

No campo da aromaterapia, o óleo de laranja amarga é aplicado sobre a pele e inalado como um analgésico.

Na culinária, o óleo de Citrus aurantium é utilizado como agente aromatizante. Ele pode ser encontrado em geleias e licores. O fruto é tão azedo e amargo, que raramente é consumido sozinho, exceto no México e no Irã. A casca da laranja amarga também é utilizada como tempero.

  Continua Depois da Publicidade  

O óleo também marca presença na composição de cosméticos, produtos farmacêuticos e sabonetes. A venda de laranja amarga é proibida, então você confiaria nos possíveis efeitos que o fruto pode oferecer?

Citrus aurantium emagrece?

A laranja amarga age de forma semelhante à efedrina, ingrediente proibido para venda. O composto ativo é chamado de sinefrina, e pode atuar como a anfetamina, um composto químico. Ela pode contribuir com o aumento de termogênese, assim auxiliando seu corpo a queimar gordura e também reduzindo o apetite, o que favorece a ingestão de menos calorias.

Afirma-se que a laranja amarga emagrece sem os efeitos secundários prejudiciais da efedrina. Ao contrario da efedrina, a laranja amarga evita interferir na frequência dos batimentos cardíacos e também na pressão arterial.

É importante atentarmos para isso, pois o fruto pode agir como estimulante, e cada organismo pode reagir de uma forma diferente, oferecendo reações adversas se consumido junto a outros medicamentos. Se você consumir laranja amarga com mais suplementos estimulantes, esses produtos podem acelerar o ritmo cardíaco e aumentar a pressão arterial.

Lembre-se, só porque um suplemento de ervas pode ser natural, não significa que é 100% seguro, por isso é recomendado que você busque uma avaliação médica antes de iniciar o consumo. Se você deseja apenas perder peso, há evidências de que 32 mg/dia pode ser a dosagem ideal.

Veja abaixo como a laranja amarga emagrece:

  • Aumenta o metabolismo;
  • Aumenta a termogênese;
  • Diminui o apetite;
  • Aumenta a energia.

Efeitos colaterais

O consumo isolado de laranja amarga pode ser reconhecido como seguro. A aplicação de laranja amarga sobre a pele pode aumentar o risco de queimaduras solares, principalmente em pessoas que possuam pele de coloração mais clara.

Contraindicações

Devido à falta de comprovações sobre a segurança no consumo de Citrus aurantium, é recomendado que gestantes e mulheres em fase de amamentação evitem o consumo de produtos que possuam laranja amarga em sua composição. Diabéticos, pessoas com pressão arterial irregular e com desequilíbrios nutricionais tendenciosos devem manter distância do consumo da erva.

Emagrecimento saudável

Pode ser mesmo verdade que a laranja amarga emagrece, mas é fundamental que haja uma reflexão sobre os hábitos alimentares, pois ela não poderá induzir à perda de peso se você permanecer em uma alimentação sem regras e incoerente com o seu objetivo.

Dessa forma, se o seu objetivo é eliminar os quilos a mais, consuma laranja amarga regularmente, mas não se esqueça de uma reeducação alimentar, e principalmente, praticar exercícios físicos com uma maior frequência, pois assim o Citrus aurantium será apenas um impulsionador para a conquista da boa forma.

Avaliação médica

É fundamental que você busque uma avaliação do caso. Se você deseja consumir laranja amarga, ou se você já consumiu, busque o acompanhamento de um profissional da saúde, pois ele poderá esclarecer dúvidas e fazer recomendações cabíveis à sua condição de saúde, assim evitando possíveis consequências irreversíveis. O médico poderá recomendar uma dieta adequada para perda de peso e indicar suplementos não prejudiciais à saúde.

Você já experimentou tomar a laranja amarga com o intuito de emagrecer? Conhece alguém que tenha feito este uso? E quais foram os resultados e efeitos colaterais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (158 votos, média: 3,68 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

4 comentários em “Laranja Amarga (Citrus aurantium) Emagrece?”

  1. Não tira o apetite tomei e nada a mesma coisa de não tomar. Continuo comendo tudo que vejo. Kkk
    Bom mesmo é a sibutramina

    Afff

  2. A laranja amarga sozinha não faz mal nenhum..agora se associada a outros termogênico s como cafeína ou outros pode acelerar batimento cardíaco…mas depende de cada pessoa. Quem tem pressão alta tem q procurar médico endocrino

  3. Comprei o slim Power pelo mercado livre,pra começar o frasco não era igual ao apresentado na propaganda, e na composição do produto que comprei contém laranja amarga, comecei a tomar na primeira semana comecei ter dor muito forte na cabeça, parei na HR,
    E importante ressaltar aqui que eu acho que por mais naturais que sejam os compostos de alguns produtos devemos ficar atentos, algumas coisas tem efeitos colaterais sim.

    • Cíntia… só compre seus remédios em farmácias de confiança. Você não faz nem ideia do que podia ter dentro dessas capsulas que tomou e nunca vai saber se os efeitos colaterais foram da laranja amarga, você não tem sequer como saber nem se realmente tinha esse composto dentro da cápsula e como ele foi produzido! Não faça loucuras com seu corpo. O preço pode ser muito mais alto do que o que você acha q economizou.

Publicidade