Kibe tem carboidrato? E glúten? Tipos, variações e dicas

atualizado em

Praticamente todos nós já experimentamos o kibe, um salgado de origem árabe bastante consumido em nosso país. Mas você saberia dizer do que ele é feito? Ou ainda, o kibe tem carboidratos e glúten? Será que o kibe engorda?

Essa preocupação é ainda maior para pessoas que precisam, por motivos médicos ou não, restringir a ingestão de carboidratos e glúten.

Então, a seguir vamos conhecer melhor esse salgado tão famoso, e descobrir se o kibe tem carboidratos e glúten em sua composição.

O que é o kibe?

Kibe
O salgado de origem árabe é um dos mais consumidos no Brasil

O kibe é um salgado originário do Mediterrâneo e do Iraque, e acredita-se que o kibe tenha chegado ao Brasil juntamente com os imigrantes libaneses.

Ele era considerado uma comida das classes mais pobres, já que a carne misturada ao trigo poderia render e servir de alimento para toda uma família.

Atualmente, entretanto, o kibe é apreciado por pessoas de todas as classes sociais, e a tradicional receita com carne e trigo, que pode aparecer em versões cruas, assadas ou fritas, ganhou algumas adaptações.

Assim, é possível encontrar kibe com queijo muçarela e catupiry, com presunto e mesmo versões sem trigo, que utilizam quinoa em sua massa.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas será que o kibe tem carboidrato?

Para quem aprecia essa iguaria, mas quer também seguir um programa alimentar low carb, o kibe pode não ser uma boa opção.

Entretanto, muitas pessoas acabam se confundindo na hora de escolher os alimentos low carb, e incluem o kibe na dieta por pensarem que a maior parte da receita é composta por carne.

Por isso, é importante ressaltar que o kibe de fato tem carboidrato, uma vez que a maioria de suas receitas contém trigo. E mesmo aquelas que substituem esse ingrediente, o fazem com outras fontes de carboidrato, como a quinoa.

Assim, analisamos algumas marcas e versões do quitute, para avaliar a quantidade de carboidratos por porção e por 100 gramas do produto:

1. Kibe frito (genérico)

  • 30 g: aproximadamente 4,85 g de carboidratos
  • 100 g: aproximadamente 16 g de carboidratos
  • 1 xícara: aproximadamente 39,9 g de carboidratos

2. Kibe assado da marca Almanara

  • 30 g: aproximadamente 4,75 g de carboidratos
  • 100 g: aproximadamente 16 g de carboidratos

3. Mini kibe da marca Sadia

  • 2 unidades ou 40 g: 5 g de carboidratos
  • 100 g: 12,5 g de carboidratos

4. Kibe frito da marca Habib’s

  • 1 unidade de 85 g: 14 g de carboidratos

5. Kibe cru da marca Almanara

  • 30 g: aproximadamente 6,1 g de carboidratos
  • 100 g: aproximadamente 20,5 g de carboidratos

6. Kibe de quinoa (genérico)

  • 30 g: aproximadamente 3 g de carboidratos
  • 100 g: aproximadamente 10 g de carboidratos
  • 1 xícara: 23,85 g de carboidratos

7. Kibe de abóbora da marca Pranic

  • 30 g: 7,05 g de carboidratos
  • 100 g: 23,5 g de carboidratos

8. Kibe de soja da marca Goshen

  • 50 g ou 1 1/3 unidades: 11 g de carboidratos
  • 100 g: 22 g de carboidratos

9. Kibe fit da marca Gym Chef

  • 30 g: 10,8 g de carboidratos
  • 100 g: 36 g de carboidratos

10. Mini kibe assado (genérico)

  • 1 unidade: aproximadamente 2,35 g de carboidratos
  • 100 g: aproximadamente 15,75 g de carboidratos

11. Trigo para kibe (genérico)

  • 1 colher de sopa cheia: aproximadamente 22,75 g de carboidratos
  • 100 g: 75,9 g de carboidratos

Atenção: As quantidades de carboidratos encontradas em cada kibe podem ser diferentes dos expostos na lista de cima, dependendo dos ingredientes, das marcas e do tamanho das porções. Portanto, os valores funcionam somente como uma estimativa.

E será que o kibe tem glúten?

Kibe
Por levar o triguilho na receita, o kibe preparado de forma tradicional contém glúten

Agora que já vimos se o kibe tem carboidrato e que a quantidade do nutriente pode variar de acordo com a receita, a marca e os ingredientes, vamos descobrir se ele tem outro composto que causa preocupação em algumas pessoas: o glúten.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa informação é importante para as pessoas que não podem ingerir o glúten em suas refeições, seja devido ao fato de sofrerem com a doença celíaca, ou ainda a sensibilidade ou a intolerância ao glúten, e mesmo para aqueles que simplesmente escolheram excluir a substância da sua alimentação.

Pois bem, como sabemos, o trigo é um ingrediente que contém o glúten em sua composição, portanto, o kibe preparado com esse trigo tem grandes quantidades desse nutriente.

Entretanto, isso não significa que não existam versões de receitas de kibe sem glúten. Por exemplo, existe uma receita de kibe assado que não utiliza trigo, mas sim quinoa crua.

Assim, uma dica importante para quem não pode ou não quer ingerir o glúten é sempre checar na embalagem dos ingredientes utilizados no preparo do kibe, para conferir se eles não possuem traços da substância.

E se for a um restaurante ou lanchonete que comercializa o kibe, questione a respeito de quais ingredientes são utilizados na preparação do alimento, para certificar-se de que ele realmente é livre de glúten.

Dicas e cuidados

O kibe pode ser um aliado importante da perda de peso, desde que consumido de forma moderada e preparado de forma saudável.

  Continua Depois da Publicidade  

Ou seja, o ideal é dar preferência às versões assadas, ao invés das fritas, e de preferência utilizar carnes magras em seu preparo.

Além disso, pessoas que possuem algum tipo de intolerância ao glúten devem ficar atentas aos ingredientes utilizados na preparação deste salgado, e dar preferência a receitas sem trigo em sua composição.

Por fim, é importante estar atento ao risco de contaminação dos ingredientes, principalmente quando falamos do kibe cru.

Você já imaginava que o kibe tem glúten? Tem o costume de consumir muito esse alimento? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

3 comentários em “Kibe tem carboidrato? E glúten? Tipos, variações e dicas”

  1. Algumas marcas de triguilho vem especificado : Não contém Glúten ( Colibri ). E aí como fica o consumidor ?
    Att

    Responder
  2. Olá. Apesar do post ser antigo, tenho encontrado trigo para quibe integral informando traços de glúten. Esse glúten seria parte da composição do trigo ou proveniente de contaminação do silo de onde é embalado?

    Responder