Joelho valgo – O que é, causas e como tratar

Especialista da área:
atualizado em 22/06/2021

O joelho desalinhado pode trazer dores e problemas ao longo da vida. Veja o que é, quais as principais causas e como tratar o joelho valgo.

  Continua Depois da Publicidade  

O alinhamento dos joelhos em relação ao resto do corpo é essencial para sustentar o peso da parte superior. Mas algumas pessoas podem ter os joelhos voltados para dentro – o que também é chamado de joelho valgo.

Além de ser desagradável, ter joelho valgo pode aumentar o risco de doenças como a osteoartrite no joelho, por exemplo.

Apesar de ser mais comum durante a infância, algumas pessoas podem levar o problema para a vida adulta.

O que é joelho valgo

mãos no joelho

O joelho valgo (ou geno valgo) é um desalinhamento dos joelhos que desloca o eixo de suporte do corpo para fora. Com o tempo, isso aumenta a tensão na parte externa do joelho e pode causar o desgaste precoce do membro.

Ao ficar de pé com os joelhos juntos, uma pessoa com joelho valgo pode notar uma distância de até 7 centímetros (ou mais) entre os tornozelos.

Além de ser esteticamente desagradável, o estresse físico causado no resto do corpo pelo joelho para dentro pode desgastar a cartilagem do joelho e prejudicar os ossos da região.

  Continua Depois da Publicidade  

Causas

O joelho valgo é comum em crianças pequenas, mas em geral a deformidade no joelho é corrigida sozinha ao longo do crescimento. Assim, por volta dos 7 ou 8 anos de idade a criança não apresenta mais o joelho para dentro.

No entanto, há casos em que o joelho valgo surge ou se agrava na vida adulta por conta dos seguintes fatores de risco:

  • Obesidade;
  • Deficiência nutricional grave, principalmente de cálcio e vitamina D;
  • Artrite no joelho;
  • Doenças ósseas;
  • Lesão ou infecção no joelho ou na perna.

Como tratar

fisioterapia no joelho

Quando o joelho valgo não é grave e nem causa dor, o tratamento não é necessário. Mas é importante tomar precauções a fim de evitar lesões ou doenças que afetam a articulação do joelho.

Assim, é fundamental cuidar do joelho valgo para evitar complicações, como:

  • Artrose;
  • Dificuldade para andar;
  • Risco de luxação e lesões;
  • Dor lombar;
  • Desvios de postura.

Exercícios e remédios

A prática de exercícios físicos e o acompanhamento de um fisioterapeuta são essenciais para minimizar os possíveis danos à saúde e para aumentar a sensação de bem estar.

Dependendo da causa do joelho valgo, pode ser necessário perder um pouco de peso para diminuir a sobrecarga nos joelhos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, algumas pessoas podem se beneficiar do uso de:

Quando há problemas mais sérios de mobilidade ou até mesmo comprimento desigual de pernas por causa do joelho valgo, é possível usar órteses nos sapatos a fim de melhorar a locomoção.

Cirurgia

Além disso, a cirurgia do joelho é uma boa alternativa para os casos em que os exercícios e as outras medidas terapêuticas não são suficientes para aliviar a dor ou melhorar a mobilidade física.

Certamente, quanto mais cedo começar o tratamento, melhores são as perspectivas futuras. Dessa forma, é possível fazer um procedimento chamado de osteotomia – cujo objetivo é corrigir a mal formação e manter os ossos alinhados.

Além disso, é possível inserir uma placa de metal (ou placa de crescimento) para direcionar e permitir o crescimento ósseo saudável.

Aliás, o direcionamento ósseo é especialmente eficaz quando o problema é identificado e tratado ainda na primeira infância. 

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, um adulto com joelho para dentro também pode e deve procurar tratamento para realinhar os joelhos e reduzir o risco de dano precoce ao membro.

Mais para lidar com o joelho valgo

Independentemente da linha de tratamento (cirúrgica ou não), os exercícios regulares são fundamentais para uma melhor qualidade de vida.

A maioria dos exercícios são alongamentos e exercícios de fortalecimento muscular para realinhar os joelhos e fortalecer a região.

De qualquer forma, é preciso consultar um bom ortopedista para te avaliar e indicar a melhor abordagem para lidar com o joelho valgo.

Fontes e referências adicionais

Você ou alguém que você conhece teve o joelho desalinhado durante a infância? O problema persiste na vida adulta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
João Hollanda
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário