Jejum Intermitente 12h ou 24 horas – Diferenças e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 22/04/2021

Já pensou ficar 12 horas completas ou até mesmo 24 horas sem comer nada? Se para alguns isso parece totalmente impensável, para outros isso funciona como uma técnica de dieta.

O método consiste em intercalar períodos sem colocar nada de comida no corpo com períodos de alimentação com o objetivo de fazer com que o corpo utilize – e gaste – os seus estoques de massa de gordura.

Entretanto, antes de falar sobre as diferenças entre o jejum intermitente de 12h e o de 24h e como fazê-los, é importante que você saiba que o método é contraindicado para mulheres que estejam grávidas ou amamentando, crianças, adolescentes e pessoas diagnosticadas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

As diferenças entre o jejum intermitente 12h e o de 24h e como fazer ambos

De maneira resumida, a proposta do jejum intermitente de 24 horas, que também é conhecido pelo nome de Coma-Pare-Coma (Eat-Stop-Eat, em inglês), é realmente ficar um dia todo sem comer: se a última refeição da pessoa foi às 20h da segunda-feira, a sua próxima refeição pode ocorrer somente às 20h da terça-feira.

Durante esse período, ela não pode comer nada. Esse processo pode acontecer de uma a três vezes a cada semana, sendo que duas vezes por semana é a frequência mais adotada.

Uma das vantagens do método é o déficit de calorias que ele promove – afinal, se a pessoa fica sem comer ao longo de todo um dia, vai deixar de consumir um bocado de calorias. Por outro lado, algumas pessoas podem apresentar problemas quando ficam sem comer por períodos longos de tempo, em particular aquelas que sofrem com baixos níveis de açúcar no sangue, condição que também é chamada de hipoglicemia.

No jejum de 24 horas, a pessoa pode fazer o seu jejum de um café da manhã até o outro ou de um almoço até o outro, por exemplo. Apesar de não ser permitido o consumo de alimentos sólidos, a pessoa pode ingerir água, café e outras bebidas não calóricas durante o período do jejum.

Ainda que o objetivo seja emagrecer, a pessoa precisa tomar cuidado com a alimentação dos dias em que não estiver de jejum, recomendação que cabe tanto para o jejum intermitente 12h quanto para o de 24 horas.

Profissionais alertam que ao ficar tanto tempo sem se alimentar a pessoa pode ficar mais tentada a comer além da conta no dia seguinte. E pior: acabar consumindo muitos itens de baixa qualidade, ricos em calorias e açúcar e pobres em nutrientes, por exemplo.

Caso ela coma nesses dias para compensar tudo o que não consumiu nos dias de jejum, além de poder passar mal, corre o risco de não conseguir emagrecer como o esperado por recuperar em um dia as calorias que foram economizadas no outro.

Isso também pode levar a um relacionamento nada saudável com os alimentos, o que arrisca o desenvolvimento de distúrbios alimentares. Para evitar que isso aconteça, conte com acompanhamento de médico e nutricionista durante todo o processo do seu jejum intermitente 12h ou 24h.

O jejum intermitente de 24 horas traz uma adaptação mais difícil e recomenda-se que a pessoa faça refeições ricas em fibras antes de dar início ao período de um dia sem se alimentar. Vale lembrar que as fibras são conhecidas por auxiliarem em relação à saciedade do organismo.

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O jejum intermitente 12h 

Esta versão do jejum intermitente pode ser considerada mais leve graças ao fato de que o período sem comer pode contar as horas de sono do participante. É o tipo mais comum do método e determina que a pessoa passe metade do dia em jejum, fazendo três refeições ao longo de todo o dia.

O sistema pode funcionar, por exemplo, da seguinte maneira: a pessoa para de comer às 20h de um sábado e volta a alimentar-se às 8h da manhã do domingo.

Isso é interessante para quem não está habituado a passar longos períodos de tempo sem comer e sabe que terá dificuldades para passar pelo jejum. Isso porque, se descontarmos as oito horas de sono, o praticante de método passará somente quatro horas sem comer.

Uma vantagem de ficar menos tempo privado dos alimentos é que a pessoa pode ser capaz de se controlar melhor em relação à comilança excessiva do que conseguiria depois de ficar um dia todo sem ingerir um alimento sequer.

Se perceber que dá conta de ficar mais tempo em jejum, ela pode ir aumentando gradativamente as horas sem se alimentar até atingir períodos maiores como o de 24h. Entretanto, é fundamental que esse processo seja feito sob o acompanhamento do médico.

Cuidados com o jejum intermitente 12h e 24h 

O primeiro passo que cabe para ambos os métodos é: você deve consultar um médico para saber se realmente pode aderir ao jejum intermitente e contar com o acompanhamento do profissional durante todo o processo.

Por que isso é tão importante? Bem, você ficará um belo período sem fornecer nutrientes e energia ao organismo, logo é necessário ouvir do médico quais precauções precisam ser tomadas para evitar que a sua saúde seja prejudicada.

É importante avaliar o perfil físico e psicológico do paciente e ter critério durante as janelas de alimentação. No ponto de vista médico, ficar sem comer de 12h a 24h pode ser aceitável dependendo do perfil do paciente, o que deve ser analisado pelo profissional.

Quando o jejum intermitente acontece sem a orientação de um profissional de saúde ou é mal executado, pode provocar problemas sérios como desnutrição, desidratação, hipoglicemia, fraqueza muscular e dificuldades de concentração, principalmente nos casos em que o indivíduo fizer parte do grupo de pessoas para as quais o método é contraindicado.

Algumas pessoas também podem experimentar problemas como dor de cabeça, fadiga, ansiedade e irritação ao jejuarem por bastante tempo.

Outro ponto importante é que a pessoa não deve praticar atividades físicas enquanto estiver em jejum porque o corpo não poderá utilizar a energia de maneira devida.

Vídeos:

Gostou das dicas?

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Você já experimentou fazer o jejum intermitente 12h ou 24 horas alguma vez? como foram seus resultados? Tem vontade de usá-lo como prática recorrente para emagrecer? Comente abaixo!

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Sobre Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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51 comentários em “Jejum Intermitente 12h ou 24 horas – Diferenças e Como Fazer”

  1. Parabéns pelo conteúdo. Comecei fazendo o Ji de 12hrs e pretendo avançar para 14hrs uma semana dps. Minha alimentação e as 8,12,16 e 20hrs. Sendo q acordo às 6 e faço meia hr de corrida em jejum e dps umas meia hr de barra, paralela,ABS e flexão,estou com 100kg,25 anos e 1,75. Sabe se tem algum problema da forma q estou fazendo ?

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  2. Boa tarde. Faço o jejum de 12h com muita facilidade, de modo que, normalmente, acabo fazendo o de 16h. No meu caso, me ajuda a manter as taxas de glicose sob controle sem remédios, em conjunto com uma dieta de restrição de carboidratos. Vale muito a pena. Aliás, quero aproveitar para dizer que as receitas low cabr que vcs postam são as melhores da web. Estou sempre por aqui, buscando novidades. Parabéns pelo sucesso e obrigada!

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  3. Tenho feito jejum intermitente há 5 meses, faço o de 12 horas ou seja apòs as 18h ñ me alimento sò tomo água até o outro dia geralmente tomo café da manhã as 7 ou 8 horas tem dias que tento ficar mais que doze horas, também faço esteira em casa mesmo, pelo menos três vezes na semana, enfim também evito alimentos com carboidratos e no entanto emagreci neste período 22 kg, tem dias que me alimento com alguma bobeira mas tento ao máximo evitar mas também ñ sou de ferro rsrs. Espero ter ajudado alguém com meu depoimento. Boa noite a todos.

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    • Oi boa tarde alguem pode me explicar como fazer esse jejum intermitente de 16 hrs quero fazer mais não sei como.
      Tipo oq comer e que horas comer.

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    • Gostei do seu depoimento vou começar a fazer também tenho uma bicicleta em casa vamos ver mais Obrigado pela sua dicas

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      • Fiz o jejum de 24 horas e meamo assim fazia academia, gangei massa magra e perdi peso. Devido uma depressão profunda pela perda do meu pai, abandonei td. Estou voltando hj ao jejum e aos exercícios, começarei os exercícios com baixa intensidade, porém, volto à academia no começo do mês. Estou pesando 66,850kg, quero perder no mínimo 7 kg. Vou postando meu progresso aqui.
        Até a próxima!

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  4. O jejum de 12 horas também dá resultado?
    Gostaria de parar de comer as 22:00 e retornar no outro dia as 10:30 da manhã.

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  5. Eu comecei a fazer exercícios físicos junto com jejum tem 3 dias, e já vi resultados, estou me alimentando a cada 24h (cerca de 300 calorias) e bebendo cha de gengibre com canela o dia todo. Estava com 78kg antes de começar e hoje me pesei estou com 75,5
    Não sei se perdi gordura ou somente liquido, mas vou seguir em frente até conquistar meu objetivo.

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  6. Iniciei um jejum intermitente de 16 horas em Novembro do ano passado e 3 meses depois havia perdido 10kg e venho mantendo este peso. 179, 83kg. No fim de semana saio numa noite, faço uso se alcool, no sábado tomo café de manhã, refeição que pulo durante a semana, e todo o domingo meto o peh na jaca e como aquela feijoada gordurosa. Portanto n se assuste. Vc n vai morrer. Porém de seg a sex, ninguem me faz ser indisciplinado, nestes dias eu apenas almoço e janto. E pelo menos uma vez Na semana, apenas almoço. Pela manhã, apenas café preto e água morna com limão no caminho pra o trabalho. O grande segredo, creio que seja a ingestão de muita água, evitar ao máximo sal e açúcar, beirando o zero, e esquecer carboidrato nos dias do jejum. Excluir as palavras, macarrão, arroz e pão. Esses são os demônios que me atormentam, mas aprendi a lidar com eles. Como disse, meu único café da manhã eh no sábado e meu único exagero no almoço eh no domingo. No mais, carne, frango, salada a vontade e para dar um gosto, aquela pitada de um molho que se gosta, mas não exagerar. Melhor evitar. Alem disso, malho seis dias na semana, e isso ajuda manter o metabolismo acelerado. N tem segredo, eh lógica. Para ter eficácia, eh necessário gastar mais do que se consome. E pronto. N sou especialista, obviamente, mas pra mim funciona maravilhosamente. Eu era grande, aquele embaçado, agora m sinto leve e tenho muito mais energia. Repito, n sou especialista e creio que o melhor pra quem vai iniciar eh procurar alguém que possa avaliar suas possibilidades. Sobre minha rotina, 71992054330 zap. Abraço

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  7. Ola! Gostaria de uma orientacao. Queri iniciar o jejum de 16h mas fiquei na duvida se ao fazer o jejum de manha, poderia continuar consumindo um limao espremido logo de manha quando acordo. Faco isso pelos beneficios do limao em jejum (corpo mais alcalino) e fiquei com duvida se teria que parar com essa pratica durante o periodo que fizer a dietA.

    Obrigada

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    • A água com limão é óeima para limpar o organismo , respondendo sua pergunta.
      Durante o jejum tome água, chá e café sem adoçante e sem açúcar e para quebrar o jejum coma uma proteina. Se quebrar o jejum comendo outra coisa seu jejum foi para o espaço.
      Importante é beber líquidos durante o dia para auxiliar na perda de peso.
      Calcule seu peso x0.35 e vc vai saber a quantidade de líquidos para beber por dia.
      Boa Sorte!

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  8. Estou fazendo o jejum 24h mas s tomo agua café chás e suco sem açúcar faço uma semana e a outra me alimento com alimentos nutritivos isso é correto pois passo 24 ingerindo só líquido?

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  9. Já tem 5 semanas que estou fazendo jejum de 24 horas e também dieta da proteína. Ou seja todo dia eu apenas janto e apenas carne, alguns dias alguma salada junto (brócolis, alface e tomate, palmito). Não pratico esportes e trabalho o dia inteiro sem nenhum efeito negativo. Já perdi 10KG e pretendo perder mais 10 nas próximas 5 semanas!!! Durante o dia só café sem açúcar e água.

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    • E a cara envelheceu quantos anos nessas 5 semanas? Deve estar só a caveira, rosto chupado igual todos que fazem dieta drástica (tipo daquele Leandro Hassum). 10kg por mês? E ainda restringindo os macronutrientes? Lamentável. Marque já um psicólogo.

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      • Leandro, tome cuidado com as informações que vc passa. Em primeiro lugar, cada corpo tem uma resposta diferente a uma dieta ou a um estilo de vida.
        Falar aqui ou em qualquer site da boca pra fora ou pq ouviu fulano dizer, ou mesmo pq ainda se acredita nesse mito que a alimentação deva ser de 3 em 3 horas é completamente falho.
        Segundo, jejum intermitente nao é modinha de dieta, é um estilo de vida a se seguir.

        Pesquise no google academico, onde vai ter acesso a inumeros estudos baseados ai sim em evidencias científicas desmistificando mtos e mtos mitos que nos são passados a anos

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  10. Ontem pela primeira vez fiz o jejum de 24h depois de ter passado por um período de adaptação fazendo jejum de 16h, não foi tão difícil quanto achei, tomei muita água e isso ajudou bastante, fiquei com medo de depois vim à compulsão, mas não veio, acho que estou conseguindo seguir bem o jejum. Sobre peso ainda não sei quanto perdi, pois não me pesei, no entanto, já sinto o resultado.
    Mais uma coisa: jejum de 24h não deve ser praticado por tantos dias seguidos, deve ser feito apenas umas 2 vezes na semana, isso pode causa problemas sérios e o principal é transtorno alimentar, então cuidado!

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  11. Eu faço o jejum há um mês e alguns dias… comecei com o de 16 hrs e logo vi resultados, depois de uma semana tinha perdido 2.900 kls.
    Não estava acreditando no q estava vendo na balança, depois mudei para o 18 e 20 horas fiquei perdendo 0.900 gramas por semana durante um mês, tudo isso sem fazer nenhum tipo de exercício.
    Mas chegou um certo momento em q peço não queria mais diminuir só com o jejum, aí eu baixei um aplicativo com exercícios para fazer em casa… E já vi a diferença meu peço já abaixou….. MT feliz
    Obs: sempre bebendo MT água.
    E super indico.

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    • Kélen bom dia!
      Você parou de perder peso porque seu corpo diminuiu o metabolismo pela pouca quantidade de alimento que você estava ingerindo é como uma defesa do corpo, funciona meio que ele entende que está ingerindo pouco alimento e deve usar pouco desse alimento diminuindo o metabolismo. Você deve mais ou menos uma vez no mês ingerir tudo aquilo que você gosta de comer alimento com alta taxa de carboidratos, gordura e açucares, com isso seu corpo antederá que deve aumentar a taxa de metabolismo do corpo voltando a aumentar a taxa metabólica e consequentemente quando voltar para o jejum intermitente voltará a perder peso.

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      • Oii boa tarde, fiz o que vc me falou deu certo…. MT obrigada.
        Mas estou em uma fase q estou achando mais lenta a minha perda de peço, mesmo fazendo low carb.
        O q devo fazer?

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        • Oi pessoal. Minha dúvida é na fase da menopausa, será que o jejum intermitente é algo que vai me ajudar a perder peso com saúde?

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  12. Eu faço o jejum há um mês e alguns dias… comecei com o de 16 hrs e logo vi resultados, depois de uma semana tinha perdido 2.900 kls.
    Não estava acreditando no q estava vendo na balança, depois fiquei perdendo 0.900 gramas por semana durante um mês, tudo isso sem fazer nenhum tipo de exercício.
    Mas chegou um certo momento em q peço não queria mais diminuir só com o jejum, aí eu baixei um aplicativo com exercícios para fazer em casa… E já vi a diferença meu peço já abaixou….. MT feliz
    E super indico.

    Responder
  13. Eu comecei ontem com o Jejum intermitente 24h. Quero e gostaria de fazer durante 2 ou 3 meses, porque estou a tentar emagrecer ha bastante tempo e nao consigo… estou com 18 kg a cima do peso… Tambem quero fazer todos os dias sem alternar.

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  14. André de Souza, se você faz 24 de jejum todos os dias, você não come nada nunca!! Como ainda está vivo???

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    • Wal Moreira, acho que ele come a cada 24 horas. Por exemplo, ele almoça hoje às 12:30, somente amanhã às 12:30 ele come novamente.

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    • Também faço jejum de 24 horas todos os dias faz 3 meses já emagreci 14 kg. Vou seguir fazendo por muito tempo. Me sinto ótimo! Estava com 151 kg… Minha meta chegar nos 100 kg tenho 1,90 alt.

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  15. Pratico o jejum de 24 horas todos os dias há alguns meses. Minha adaptação foi rápida mas varia de pessoa pra pessoa. É importante que em sua única refeição sejam garantidos todos os macro e micronutrientes que seu corpo necessita levando em consideração seu gasto diário de energia e etc. Enfim, sua alimentação deve ser baseada em alimentos de verdade, quanto mais perto de serem naturais, melhor.
    Quando aderi ao estilo alimentar estava com 92 kg, hoje mantenho 68 kg. (perdi essa quantidade de massa em aproximadamente 4 meses). Tenho 1,79 m.
    Super recomendo. Sua saúde agradecerá e muito.

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    • Jejum intermitente não é para fazer todo dia. Você deve estar saropênico, deficiências nutricionais, com metabolismo lento e sem energia para esportes. Não passe mais privações, dieta drástica mas ficar com problemas emocionais e estéticos não é algo a ser recomendado. Cuide -se!

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    • Jejum de 24 h todos os dias? Não é bem assim que funciona.
      O correto são, no máximo 3 X por semana. Eu pratic o de 12h.

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