Implante de Retina Conectado ao Cérebro Faz Mulher Voltar a Enxergar Após 15 Anos

publicado em

A espanhola Bernadeta Gómez, de 57 anos, voltou a enxergar imagens, mesmo que em baixa resolução, após 15 anos de cegueira, devido a uma tecnologia que ainda está em seus primeiros passos.

A espécie de “óculos” é um implante desenvolvido na Espanha pelo Dr. Eduardo Fernandez, diretor de neuroengenharia da Universidade Miguel Hernandez, em Madri, e dribla as deficiências óticas da retina enviando informações diretamente ao córtex, parte traseira do cérebro ligada à visão.

Bernadeta é a única pessoa que experimentou o implante até agora. A espanhola é cega desde os 42 anos, quando uma neuropatia óptica tóxica destruiu os feixes de nervos que conectam os olhos ao cérebro.

A equipe pretende trabalhar com mais cinco pacientes nos próximos anos. Fernandez espera que seus esforços possam ajudar a recuperar a visão de muitas outras pessoas cegas do mundo.

Veja também por que o seu smartphone pode estar acelerando a cegueira.

Como funciona o implante?

Uma câmera embutida em um par de óculos grossos de aro preto registra o campo de visão de Bernadeta e o envia para um computador. O computador converte os dados em impulsos elétricos que o cérebro pode ler e os encaminha para um implante cerebral por meio de um cabo conectado a uma porta no crânio de Bernadeta.

O implante estimula os neurônios no córtex visual dela, e seu cérebro interpreta como informação sensorial recebida. Bernadeta percebe uma representação em baixa resolução de seus arredores na forma de pontos amarelos e formas chamadas fosfenos, que ela aprendeu a interpretar como objetos no mundo ao seu redor.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar de ter sido uma cirurgia arriscada em Bernadeta, o procedimento do implante deu certo e só teve de ser removido seis meses depois por ainda não ser aprovado para uso a longo prazo. “O sistema imunológico do corpo começa a quebrar os eletrodos e cercá-los com tecido cicatricial, o que acaba enfraquecendo o sinal”, disse Fernandez.

De qualquer forma, é uma das melhores chances que cegos afetados por problemas no sistema nervoso têm para poder sair por aí enxergando letras, portas e calçadas sem maiores preocupações. Veja também uma opção de chip que cientistas estão desenvolvendo que pode reverter cegueira e surdez.

Fontes e Referências Adicionais:

Você tem algum parente ou pessoa conhecida que enfrenta a cegueira? Por que motivo essa pessoa perdeu a visão? O que achou do experimento? comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. Haroldo Vieira Junior

Dr. Haroldo Vieira de Moraes Junior é Oftalmologista - CRM 380377 RJ. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1981. Em seguida concluiu Mestrado em Oftalmologia pela UFRJ em 1986 e Doutorado em Oftalmologia pela UFRJ em 1994. Pós-Doutorado no National Eye Institute do National Institutes of Health (NIH/NEI) durante 1998/1999 e Livre Docente em Oftalmologia pela UNIFESP (2001), atualmente é Professor Titular de Oftalmologia da UFRJ. Para mais informações, entre em contato com ele.

Deixe um comentário