Forxiga Emagrece? Como Funciona e Dicas

Especialista:
atualizado em 22/04/2021

No ano de 2013, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o remédio Forxiga, também conhecida pelo nome de Dapagliflozina para o tratamento de diabetes. Ele é comercializado em embalagens de 14 ou 30 comprimidos de 5 mg e 10 mg. Além de possibilitar maior controle da doença, houve grande interesse pelo consumo após estudos mostrarem que Forxiga emagrece. Entenderemos a seguir o mecanismo de ação do medicamento e seu impacto no peso corporal.

Para que serve Forxiga?

Forxiga pode ser recomendado para cuidar da diabetes já que seu objetivo é reduzir os níveis de açúcar no sangue. Embora o medicamento seja recomendado para pessoas com diabetes de tipo 2, ele já vem sendo usado também para pessoas com diabetes do tipo 1. Ele não é recomendado para pessoas com cetoacidose diabética, uma condição em que os níveis de glicose no sangue de um diabético estão muito elevados.

Como Forxiga funciona?

O remédio bloqueia uma proteína, o cotransportador sódio-glicose 2, cuja função é a reabsorção de glicose por parte do rim. Uma vez que Dapagliflozina impede que o açúcar volte ao rim, ele é eliminado pela urina, o que propicia o controle da diabetes do tipo 2.

Associado a uma dieta apropriada e a prática de exercícios físicos, a expectativa é que Forxiga melhore o controle dos níveis de açúcar no sangue. Quando essa combinação não é suficiente, pode ser adicionada outra substância ao tratamento para trazer os resultados esperados.

Forxiga emagrece mesmo?

É possível dizer que Forxiga emagrece porque ao controlar os níveis de açúcar no sangue, o medicamento evita os picos e quedas bruscas de glicose que podem estar por trás do aumento de apetite, que é um dos grandes vilões na vida de quem não consegue manter-se no peso adequado para sua idade e altura e precisa e/ou deseja emagrecer.

Além disso, estudos já mostraram como essa perda de peso pode ocorrer na prática. Um deles avaliou dois grupos de pessoas: um deles recebeu um placebo, um produto sem propriedades farmacológicas, enquanto o outro ingeriu Forxiga.

O resultado foi que os pacientes medicados com Dapagliflozina (Forxiga) eliminaram 3 kg a mais do que os participantes que ficaram com o placebo. A diferença de Forxiga para outros remédios que tratam a diabetes está no seu mecanismo de ação. Por exemplo, o grupo das sufolnilureias reduz as taxas de glicose no sangue por aumentar os níveis de insulina, ao mesmo tempo em que promove o ganho de peso.

Em outra pesquisa, todos os participantes receberam uma substância chamada metformina. Depois disso, eles foram divididos em dois grupos, em que um recebeu Forxiga e outro tomou um remédio que libera insulina (Glipizida sulfonylurea). Ao final do experimento, os cientistas observaram que as pessoas que tinham ingerido Dapaglifozina perderam, em média, cinco quilos.

Ok, estudo mostram que Forxiga emagrece, mas isso não significa que quem deseja simplesmente perder peso e não sofre com a diabetes do tipo 2 deva usar o medicamento. Primeiro, porque estamos falando de um remédio que deve ser prescrito pelo médico. Segundo por não vale a pena ingerir uma substância que pode trazer efeitos colaterais, como veremos abaixo, sem a devida necessidade.

Quer emagrecer? Então trate de fazer isso com saúde, melhorando a qualidade da alimentação e praticando atividades físicas com regularidade.

Video Explicativo

Neste vídeo o professor de endocrinologia da PUC-RJ mostra como forxiga emagrece, explicando seu mecanismo de ação.

Efeitos colaterais

Em geral o medicamento é bem tolerado. Confira abaixo a lista com os possíveis efeitos colaterais que podem ser trazidos por Dapagliflozina:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Infecção genital;
  • Infecção do trato urinário;
  • Dor nas costas;
  • Poliúria – produção excessiva de urina, mais de 2,5 l por dia;
  • Dor de cabeça – quando combinado com a metformina;
  • Inflamação da mucosa interna do nariz e faringe – quando combinado com a pioglitazona;
  • Diarreia – quando combinado com a pioglitazona;
  • Aumento dos níveis de creatina no sangue;
  • Elevação da frequência de fraturas ósseas – para pacientes com problemas renais;
  • Desidratação;
  • Diminuição do volume sanguíneo;
  • Pressão baixa;
  • Hipoglicemia – redução em relação à quantidade normal de glicose no sangue;
  • Câncer de bexiga;
  • Câncer de mama;
  • Alterações no exame que mede a relação entre o volume ocupado pelos glóbulos vermelhos e o volume total se sangue – hematócrito;
  • Mudanças nos níveis de fósforo, triglicerídeos, colesterol bom e colesterol ruim no sangue;
  • Dor de garganta;
  • Irritação nos órgãos genitais.

Contraindicações e cuidados

Quem possui alergia a qualquer um dos componentes da fórmula do remédio deve ficar longe dele. Ele também não é indicado para pessoas com histórico ou risco de cetoacidose diabética, problemas renais, doenças cardiovasculares ou sofra com infecção no trato urinário.

A mesma recomendação vale para quem possui disfunção renal moderada ou grave, risco de depleção de volume (falta de líquido, que pode indicar desidratação), mulheres no segundo e primeiro trimestre de gravidez – as de outros períodos devem checar com o médico – e que estejam amamentando.

Não se sabe o risco que o produto pode causar para crianças, portanto, é seguro que elas não o tomem. Em relação aos idosos, a preocupação refere-se quanto aos rins, que têm maior possibilidade de sofrer com prejuízos em relação ao seu funcionamento.

Ao receber a prescrição do médico para tomar o remédio é fundamental informá-lo a respeito de todos os outros medicamentos que esteja tomando, das condições de saúde e histórico de doenças que tenha e da possibilidade ou não de engravidar, para que ele determine se Forxiga é realmente o mais indicado.

Além disso, também é importante comunicá-lo sobre as reações adversas experimentadas para que ele saiba como proceder.

Onde comprar e preço

O medicamento pode ser encontrado em farmácias e drogarias, em suas lojas virtuais ou físicas. Antes de fechar a compra e levar o produto para casa é necessário apresentar a receita médica. Uma embalagem com 30 comprimidos de 10 mg de Forxiga pode ser vendida por pouco mais de R$ 105. Entretanto, o preço pode variar de acordo com o estabelecimento.

Outras referências:

  1. co.uk – the global diabetes community.
  2. DietDoctor – Revolutionize your health.
  3. Better Health Channel.

Você conhece alguém que necessite do uso para tratamento de diabetes e afirme que o medicamento Forxiga emagrece? Já pensou em utilizá-lo? Comente abaixo!

(243 votes, average: 3,74 out of 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

74 comentários em “Forxiga Emagrece? Como Funciona e Dicas”

  1. Minha sogra toma idapen1,5 e um diurético ,eo endocrinologia passou forxiga que tbm faz urina muito ,ele pode tomar assim mesmo ?
    E toma mais 2 de pressão.

    Responder
  2. Estou tomando Forxiga a 3 dias, e estou com uns sintomas muito extranhos, a minha cabeça formigando, coração acelerado, sera que é normal, faz tão pouco tempo.

    Responder
  3. Uso forxiga a 4 meses e lá se foram 4k. O mal estar relacionado a hiper/hipoglicemia praticamente não acontece com seu uso, como se mantivesse minha glicose sempre em um nível normal, mesmo quando como açúcar. Possuo DM 2.

    Responder
  4. Eu comecei a tomar, e agora com todos estes depoimentos, e ter lido a bula, fiquei com medo, o que devo fazer? continuar tomando

    Responder
  5. Tomo o forxiga 10mg há 4 anos e emagreci 8 quilos e assim continuo até o dia de hoje. Tinha muita dor de cabeça, até que parei o uso concomitante com o tryenta duo. Apesar de não conseguir baixar como queria a glicose (tbm por culpa minha, como e bebo de tudo), estou satisfeita, principalmente por não voltar ao peso excessivo que tinha.

    Responder
  6. Estou tomando 2 forxiga de 10mg e 2 metformina de 1000mg a 3 meses diminui 70% da insulina que tomava emagreci 14 quilos, tomo 3 litros de água por dia, diminuiu a hemoglobina glicosilada, colesterol, triglicérides e outros tudo excelente, me sinto bem, agora vou tomar só 1 por dia e 2 metformina de 850mg, continuar com este pouco de insulina por mais 3 meses e realizar exames novamente

    Responder
    • Siga corretamente as especificações do médico que receitar o medicamento. Vale lembrar que essa não é a indicação dele.

      Responder
      • Estou tomando forxiga a um mês, a glicose abaixou está no nível normal, mas me dá muita cãibras isso é normal?

        Responder
  7. Todo medicamento tem efeito colateral, se lermos a bula ninguém toma nenhum remédio. Sou pré diabética já tomei o Forxiga, graças a Deus não tive nada tão grave, senti apenas minha mão gelada, um pouco de dor de cabeça, a urina aumentou pois o remédio faz com que eliminamos açúcar pela urina e emagreci também.

    Responder
  8. Estou preocupada. Meu médico receitou ontem esse forxiga com 2 glicazida e 3 metoformina 600gramas.me de desconforto para urinar queimação. Fui medir hoje em jejum a diabete estava 205.depois foi p.120 .E depois deu uma baixa p.75.À tarde 16.00hs.150.N.sei o que faço. 08.11.2018.

    Responder
    • Continue a tomada dos medicamentos por uma semana, até a adaptação do organismo. Se caso os sintomas permanecerem, marque uma consulta. Se caso antes desse período houver piora, procure seu médico. Não tome outros medicamentos sem avaliação médica.

      Responder
  9. Tomei para emagrecer somente, o principal efeito colateral foram tonturas no início e depois desmaios. Perdi um total de 8kg oq é muito para uma pessoa que já tem baixo peso, fui de 51kg a 43kg (tenho 1,60 de altura) em dois meses de uso.

    Responder
  10. Minha mãe faleceu e tudo indica k foi devido a esse medicamento. Era diabetica insulino-dependente e o coração parou…

    Responder
    • Olá Maria, difícil afirmar isso! Um estudo mais recente que se chama Declare, leia-se, Declér, mostra um efeito positivo em pacientes cardíacos, dando uma característica de cardio protetor!

      Responder
  11. Tomei Forxiga porr quase 2 anos. Realmente controlou os níveis de açúcar no sangue. Porém os efeitos colaterais são bem desagradáveis pois passei a ter infecções de urina constantes, dificuldade para urinar e sensação de ardor constante. Passei a ter diarreia também. Não emagreci nada e acho que não vale a pena os riscos. Comecei tratamento com outra endocrinologista e estou usando o Glifage xr associado com uma injeção semanal de nome Trulicity. Por enquanto não tive efeitos colaterais e espero.melhor resultado.

    Responder
  12. Tomo forxiga a uns dois anos. Pesava 105 kilos perdi 20k
    Estou com 85.
    A única coisa ruim é candidiase no pênis. Sempre volta.
    Por mais higiene que eu faça. Sempre volta . Fiz até uma postectomia melhorou 98% mas o danado volta.
    Alguém teve essa experiência

    Responder
  13. Eu peso 170 kg. Procurei a endocrinologia, pois preciso emagrecer urgentemente! Fiz TODOS os exames possíveis! Função hepática, testosterona, etc. A doutora olhou e disse que eu estava com resistência a insulina e que, por isso, estava engordando e não emagrecia com as dietas. Minha Insulina está em 17 e glicose 83. Vitamina De deu 15…. Ela me receitou o forxiga 10g de manhã e metiforfina de 500 a noite. Comprei os remédios caríssimos, mas estou com receio, pois apesar dela ser a médica e eu a paciente (ela estudou para isso) eu não estou diabética. Será que esses remédios não me farão mal??????? Ela está correta em me receitar isso?

    Responder
    • Você está diabética sim, se a sua insulina está tão alta. A sua sorte é que o seu pâncreas ainda não faliu e você ainda não precisa de insulina.

      Responder
      • Renata você ainda faz o tratamento? Se sente bem?
        Eu devo começar o tratamento essa semana pois fui ontem ao endócrino e ele me receitou. Sou diabética. Fiquei receosa ao ler a bula.

        Responder
      • Renata bom dia.
        Gostaria de saber como você está.
        Eu fui ao endócrino ontem é ele me receitou esse medicamento e fiquei receosa ao ler os efeitos colaterais.
        Como seu depoimento é um dos mais atuais gostaria de saber como você está, se você se sentiu bem, como foi a fase do emagrecimento.
        Eu sou obesa creio que ele me receitou essa medicação com algum propósito al em de a abaixar a glicemia.

        Responder
      • Renata como vc se sente, continua o uso?
        Meu medico me indicou, comecei a tomar no sabado, ele disse que esse medicamento iria ajudar no meu estado geral, tenho hipertensao, colesterol, e diabete 2.
        Vc sentiu bons resultados?
        Se eu nao me adaptar vou para bariatrica.

        Responder
        • Comecei a tomar este medicamento forxiga 10 mg associado a glifage e glicazida comecei a ter dores no baixo ventre muito intensas e infecção urinária com uma frequência urinária a cada 30 minutossuspendi por conta própria e ainda aumentou meu nível de creatinina e muito vou conversar com meu médico porque controlou a glicemia mas os efeitos colaterais não compensam

          Responder
        • Um forxiga de manhã com 2 glifage + 2 glifage no jantar, sempre durante ou logo após refeições

          Responder
  14. Eu tomou forxiga (10mg) 1 c após ao pequeno almoço e metformina (700mg) 1 c 8/8 h e já perdi 10 kg em 7 meses ,a minha glicemia em jejum vária de 82 a 84 mg/ dl aTA esta normal 110/ 60. Faço caminhadas em dias alternados, cumpro a dieta e já fiz o exame da função renal .Graças a Deus está tudo bem, apenas o colesterol subiu um pouco e cefaleia que sinto é um dos efeitos colaterais da forxiga

    Responder
Publicidade