Dor no braço – O que pode ser e o que fazer

Especialista da área:
atualizado em 10/06/2021

Se você sente dor no braço com frequência, veja o que pode ser e o que fazer para aliviar o incômodo.

  Continua Depois da Publicidade  

Muitas coisas podem deixar o seu braço doendo, mas a boa notícia é que geralmente não é nada grave – principalmente se a dor for pouco intensa e aumentar aos poucos.

Mas atenção, pois a dor súbita e muito intensa pode indicar uma emergência médica. Por isso, não deixe de ir ao médico imediatamente ao suspeitar de sintomas de infarto ou ataque cardíaco.

A dor no braço pode afetar qualquer parte do membro – incluindo o cotovelo, o pulso, o antebraço e os ombros. Aliás, aproveite e confira o que fazer para aliviar a dor nos ombros.

O que pode ser

homem com braço doendo

As principais causas da dor no braço podem ser:

Queda ou lesão

Sofrer uma queda, uma pancada ou um acidente pode fraturar o braço. Esses acidentes podem quebrar o osso do braço ou causar entorses e luxações que precisam de tratamento – incluindo a imobilização do membro com gesso ou tala em alguns casos.

Tendinite ou bursite de ombro

A tendinite é uma inflamação que pode afetar o braço. De fato, esse tipo de inflamação causa bastante dor – principalmente ao movimentar o braço.

  Continua Depois da Publicidade  

Na maioria dos casos, a tendinite é causada pelo esforço repetitivo, ou seja, pela repetição de um mesmo movimento por várias horas por dia.

Dor muscular

Quando ocorre depois do exercício físico, é provável que a dor no braço seja apenas muscular.

Toda vez que fazemos um exercício, nossos músculos são distendidos e sofrem micro lesões. Então, isso causa dor que pode ser mais ou menos intensa dependendo da intensidade do treino.

Mais causas de dor no braço

Apesar de ser menos comum, a dor no braço muito frequente pode ser um sinal de:

O que fazer

Vale lembrar que embora a dor e desconforto no braço seja um dos vários sintomas de infarto, a dor isolada não é motivo para alarde. Mas, se você observar sintomas adicionais, é bom consultar um médico.

Além disso, se você sofreu uma queda e acha que teve uma fratura ou lesão mais séria, procure um hospital para avaliação. Lá você poderá fazer alguns exames a fim de avaliar se existe ou não uma lesão.

  Continua Depois da Publicidade  

Nos demais casos, você pode tentar aliviar a dor no braço em casa das seguintes maneiras:

  1. Usando uma compressa gelada no local;
  2. Tomando um analgésico;
  3. Fazendo uma massagem na área dolorida.

Quando a dor no braço é resultado de uma lesão, você também pode precisar de tratamento hospitalar, além de sessões de fisioterapia. Por fim, em casos mais graves, pode ser preciso fazer um procedimento cirúrgico.

De qualquer forma, é fundamental ir ao médico quando sua dor é muito forte ou não melhora em pouco tempo.

Vídeo

Para ficar mais tranquilo sobre a sua dor no braço e saber se você deve buscar ajuda, veja no vídeo abaixo quais são os sinais que seu corpo dá antes de ter um infarto:

Fontes e referências adicionais

Você tem dor no braço depois de treinar ou praticar um esporte? Já fez um check up para avaliar a origem da dor? Comente então abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 3,50)
Loading...
João Hollanda
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário