Dieta Para Engordar Rápido – 6 Passos

Especialista:
atualizado em 22/08/2021

A maioria das pessoas sofre para perder a barriga, enquanto outros se desesperam para ganhar peso e massa muscular sem sucesso. Uns podem achar muito difícil perder peso, mas aqueles que não conseguem ganhar peso também enfrentam muitos problemas. Homens e mulheres sonham em ter um corpo bacana, definido, para chamar a atenção do sexo oposto, se sentir mais confiante, mais disposto, saudável e com um melhor condicionamento físico.

Aqueles que possuem dificuldade em engordar geralmente têm um metabolismo muito acelerado e, por isso, a melhor maneira de conseguir atingir o corpo tão desejado é mudando seus hábitos alimentares e os treinos. Não pense que para ganhar peso basta comer porcarias e parar de se exercitar, isso é uma maneira nada saudável do mesmo. A melhor maneira é se alimentando com produtos ricos em nutrientes e realizando musculação para ganhar massa muscular. A seguir está uma orientação de dieta para engordar rápido que, se seguida passo a passo, poderá te surpreender em poucas semanas.

1. Aumente a quantidade de refeições

Se você está acostumado a se alimentar pouco, aumente a quantidade de vezes que come ao dia. De nada adiantar comer muito e poucas vezes ao dia. O ideal é realizar mais de três refeições por dia. Seu corpo queima calorias rapidamente e, por isso, quanto mais você se alimentar, mais suas calorias poderão ser gastas à seu favor, na forma de músculos, por exemplo.

A dieta para engordar rápido orienta comer de 5 a 6 vezes por dia, em intervalos espaçados (de três em três horas). Este é um bom número para ganhar peso de forma saudável, sem extrapolar. Comer mesmo quando não está com fome respeitando os horários é importante.

Assim, coma um belo café da manhã, um lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Opte por alimentos calóricos para comer durante o dia. Adquira um estoque de bananas, barras de cereais, manteiga de amendoim, dentre outras coisas para os lanches durante o dia.

2. Aumente a quantidade de calorias

De nada adianta aumentar a quantidade de refeições que você consome no dia se não comer comidas mais calóricas do que está acostumado normalmente. As refeições precisam ser grandes e ricas em calorias, por isso escolha pratos grandes ao invés de pratos pequenos, e faça-os ricos em proteínas como carnes, vegetais e carboidratos.

Algumas dicas de comidas calóricas, saborosas e saudáveis para se comer durante o dia são: um omelete caprichado no café da manhã com legumes, presunto e queijos, temperados com salsinha e orégano acompanhado de um suco de frutas e pães integrais. Para o almoço, você pode comer arroz ou macarrão integral com proteínas como frango e vegetais ou um prato equilibrado com carnes, arroz e salada (não se acanhe em repetir a carne, coma o quanto quiser); para a janta, você pode substituir o arroz por batatas acompanhadas de um belo bife grelhado.

3. Alimentos nutritivos

Se você estiver investindo em uma alimentação calórica mas não saudável, procurando engordar com pizzas, hambúrgueres, hot dogs e comidas industrializadas, pare o quanto antes. Além de estar comprometendo a sua saúde, você irá ganhar gordura ao invés de músculo e não é isso o que você quer, certo?

A dieta para engordar rápido ideal é a que incentiva o consumo de alimentos nutritivos, como aveia integral, frango e carnes frescas (nada de carnes processadas como hambúrguer congelado, salsicha, linguiça e coisas do tipo). Prefira fazer suas refeições em casa, sempre grelhadas e bem nutritivas ou frequente restaurantes que sirvam comidas caseiras. Esqueça as churrascarias, lanchonetes e fast foods, por mais que eles acenem para você.

4. Proteína, gordura e carboidratos

As três coisas, no caso, os três macronutrientes mais importantes que devem fazer parte de sua dieta para engordar rápido diariamente são esses: proteína, gordura e carboidratos. O ideal é incorporar esses três em todas as refeições que fizer. Pode ser difícil, mas criando uma lista de produtos e variando-os ao longo do dia você pode chegar lá.

Os produtos da categoria de proteína que você pode adquirir em quantidade são: ovos, salmão, atum e outros peixes, frutos do mar, carnes de porco, frango, bifes e outras carnes magras. As gorduras podem ser: azeite de oliva, óleo de coco, abacates, linhaça, nozes e amêndoas. Os carboidratos que podem integrar sua dieta são: feijões, lentilhas, arroz integral, macarrão integral, pão integral e outros produtos integrais da preferência.

5. Mantenha-se hidratado

Com essa mudança de hábito alimentar é comum você sentir mais sede do que o normal, principalmente devido às proteínas ingeridas. Por isso beba o quanto quiser de água sem receio. Beber água acompanhada das refeições e nos intervalos é essencial para evitar a desidratação e auxiliar no ganho de massa.

  Continua Depois da Publicidade  

Beba pelo menos dez copos de água ao dia, principalmente se você estiver realizando as atividades físicas indicadas para ganho de massa muscular. Se preferir você pode optar por chás sem açúcar, sucos de frutas e outras bebidas saudáveis.

6. Treinos para ganho de massa

Para ganhar massa de forma mais eficaz é preciso aliar a prática à dieta para engordar rápido. Por isso, foque no levantamento de peso para deixar os músculos mais fortes e maiores. Se nunca tiver praticado musculação, comece devagar com peso menores, o processo deve ser gradual para não forçar seus músculos e causar lesões. Aos poucos você poderá aumentar o peso conforme for ganhando mais força. Os alimentos que estiver consumindo te darão mais energia para agilizar essas etapas.

Você deve realizar os exercícios várias vezes, pelo menos três dias por semana. Você pode se inscrever em uma academia com supervisão de um professor ou adquirir alguns halteres e barras para praticar em casa. Por mais que você queira que um músculo do seu corpo se sobressaia mais – geralmente os homens se preocupam mais com os bíceps e abdômen -, lembre-se que todos os músculos do corpo devem ser exercitados, por isso, procure alternar os exercícios entre braços, coxas, costas, abdômen, pernas e peito.

A ajuda de um personal trainer que crie um plano de exercícios específico para o seu biotipo é muito recomendada. Lembre-se de descansar entre uma sessão e outra e nunca exercitar o mesmo músculo no dia seguinte, pois o intervalo deve ser de 48 horas.

Tome um shake após a finalização do treino, algumas bananas ou frutas secas para se nutrir junto com um suplemento de proteína como o whey protein. Tenha uma boa noite de sono. O sono é imprescindível para ganhar massa muscular, pois os músculos se reconstituem durante o relaxamento, além de que é durante o sono que o hormônio do crescimento é liberado, auxiliando na definição e tonificação dos seus músculos. O ideal é dormir de oito a nove horas por dias para usufruir de todo o esforço realizado durante os treinos.

Você necessita entrar em uma dieta para engordar rápido? Quais métodos você utiliza atualmente, e o que precisa mudar em sua vida? Comente abaixo!

(111 votes, average: 4,14 out of 5)
Loading...
Sobre Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

53 comentários em “Dieta Para Engordar Rápido – 6 Passos”

  1. bom, 14 anos 1.66 de altura e 50 kg, tá legalzinho, mas quero muito engordar um pouco na parte do pescoço costas e aumentar o quadril scrr kkk

    Responder
  2. Tenho 15 anos e peso 45 kg queria engordar uns 60kg
    más não consigo de geito nenhum, estou comendo muito pouco por causa da depressão

    Responder
  3. Tenho 28 anos de idade, meço 1,64 e peso apenas 44,5 kg. O que faço para engordar? Já tomei medicamentos e estou comendo muito e quase tudo o que escreveram, mas não resulta

    Responder
  4. Muito obrigado pelas dicas, estou pesquisando pois minha esposa passou por um processo de gastrite e perdeu 6 kilos. Ela está lutando para ganhar massa. Fomos em uma nutricionista e estamos seguindo as recomendações. Sua matéria bateu de pronto com o recomendado. Muito obrigado!

    Responder
  5. Gente, comam bolo, que bolo engorda. Todo dia, 2x por dia, não precisa ser aqueles bolos de confeitaria, com recheio e tal, pode ser um bolo normal com cobertura, especialmente a nega maluca, que tem bastante óleo.

    Responder
  6. Estou muito magra pq eu dormia muito e não me alimentava bem. Agora acordo cedo e tenho 4 refeições ao dia pois não consigo comer mais de 4 vezes ao dia, acredito que agora ganharei kg.

    Responder
  7. Tenho 22 anos e estou abaixo do meu peso já não sei mais oque faço pois meu mentabolismo e muito acelerado pois comer eu como bastante oque devo fazer peso 40 kg e tenho 1,50 de altura

    Responder
Publicidade