A Dieta do Leite: Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 22/04/2021

Você já pensou em uma dieta onde você perde 7 a 8 quilos em 8 dias? Parece bom demais para ser verdade? Pode até ser, mas o fato é que quem já fez a dieta do leite garante que o resultado é esse mesmo. Saiba o que está por trás da dieta do leite e se vale a pena ou não fazê-la.

Os benefícios do leite

O leite é o nosso primeiro alimento. Nas crianças ele é essencial, já que ajuda na formação do esqueleto. Na idade adulta, ele continua trazendo benefícios por ser um dos alimentos mais completos. Primeiramente, ele é a melhor fonte de cálcio. O cálcio ajuda as contrações musculares e, por consequência, ajuda no batimento do coração, que é um músculo. Ele também ajuda na coagulação sanguínea e na transmissão de impulsos nervosos. Por fim, o cálcio é essencial para ativar certas enzimas durante a digestão, tornando o processo mais eficaz.

Em segundo lugar, o leite tem grandes quantidades de fósforo, vitamina A e algumas do complexo B. Em terceiro, o leite também possui carboidrato, gordura e proteína, os três grupos alimentares que necessitamos no dia a dia. Se você não tem intolerância à lactose (um açúcar do leite), vale a pena inclui-lo no seu cardápio diário.

Como funciona a dieta do leite

Pensando nisso, a ideia da dieta do leite é incluir leite em todas as suas refeições. Apenas leite, com algumas poucas exceções. A dieta do leite é uma dieta extremamente rígida e baixíssima em calorias.

A teoria por trás da dieta do leite é que você estará consumindo os três grupos alimentares necessários (carboidrato, proteína e gordura – isso se você escolher tomar o integral) e vai emagrecer por estar consumindo menos calorias do que você gasta diariamente. Além disso, o cálcio ajuda no processamento das gorduras, então o corpo trabalhará melhor e com mais eficácia para quebrar as suas gorduras extras.

A estrutura da dieta do leite – Cardápio

Há duas versões da dieta do leite, uma radical e outra menos radical.

  • Versão mais radical

Você só pode tomar leite durante 8 dias, sem passar do limite de 600 calorias diárias.

  • Versão menos radical

Além do leite, às vezes algum outro alimento pode ser incluído e você pode distribuir o consumo ao longo do dia da maneira que achar melhor:

1º dia: 6 copos de leite

2º dia: 4 copos de leite e duas frutas

3º dia: 2 copos de leite, duas frutas e queijo magro à vontade

4º dia: 4 copos de leite, uma fruta e uma porção de carne magra grelhada

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5º dia: 2 copos de leite, duas frutas, um ovo cozido e uma porção de carne magra grelhada

6º dia: 2 copos de leite, uma fruta, um ovo cozido, uma porção de carne magra grelhado e queijo magro à vontade

7º dia: 3 copos de leite e três frutas

8º dia: 2 copos de leite, uma fruta, uma porção de carne magra grelhada e queijo à vontade

Você pode bater as frutas com o leite, se quiser.

Independentemente da versão que escolher, você não deve fazer esta dieta por mais de 8 dias, pois ela é muito baixa em nutrientes e os resultados negativos podem começar a aparecer.

Calorias

Na dieta radical, ideal é não passar de 600 calorias diárias. Já na segunda versão, não há uma regra fixa, o mais importante é respeitar a porção de cada alimento. Entretanto, muitas pessoas preferem não passar de 600 calorias. Se você escolher os alimentos e combinados eles fiquem abaixo de 600 calorias, a recomendação da dieta do leite é não incluir uma porção extra (seja de fruta, de carne, ou ovo etc.) para alcançar as 600 calorias.

Que leite devo tomar?

A dieta do leite não faz nenhuma restrição, escolha o que achar melhor, respeitando sempre a contagem de 600 calorias diárias. Confira as calorias e porções para…

… Leite de vaca (1 copo)

Integral: 119

Semidesnatado: 85

Desnatado: 66

…Leite de vaca em pó (2 col. sopa)

Integral: 130

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Semidesnatado: 95

Desnatado: 64

… Leite de cabra (1 copo)

Integral: 120

Desnatado: 60

… Leite de soja (1 copo)

Comum: 120

Zero: 60

(Observação: os valores variam de acordo com a marca)

Na dieta do leite, ficam de fora o leite condensado e o leite fermentado por terem composição mais diferente do que os leites comuns.

Que frutas escolher?

Dê preferência a frutas que tenham outros nutrientes que não são encontrados no leite, como fibras, vitamina C, potássio, antioxidantes etc. Algumas sugestões são: mamão, morango, banana, laranja, kiwi, pera, manga, melão, abacaxi.

Atividade física

Em sua versão mais radical, você não deve fazer nenhuma atividade física. Na versão menos radical, o limite é 30 minutos de uma atividade leve, como uma caminhada fácil (velocidade mais lenta e um terreno sem inclinações). Aproveite e – caso você se exercite – passe a tirar fotos do seu corpo e você verá como tirar fotos pode ajudar a emagrecer.

Vale a pena fazer a dieta do leite?

Por um lado, o emagrecimento é rápido e é possível notar mudanças a partir do terceiro dia. Seu corpo também vai ter bastante cálcio e talvez você adquira o hábito de incluir este alimento no seu cardápio, se ainda não o faz. Independentemente da versão que escolher, a dieta do leite é barata.

Por outro lado, é uma dieta muito restritiva e quem a fizer provavelmente sentirá fraqueza, dor de cabeça, cansaço. Além disso, boa parte do peso perdido é de água. O risco de recuperar o peso perdido é muito alto, pois, após passar por um período de privação assim, a tendência do corpo é estocar mais comida na forma de gordura do que de costume, já que o corpo acredita que você poderá passar por outro período de privação.

Portanto, a dieta do leite só deve ser feita se você estiver em boas condições de saúde, se você não comete erros emocionais que atrapalham o seu crescimento e se realmente houver uma necessidade imediata (uma festa, por exemplo). Se não, o melhor é apostar em outras dietas mais nutritivas.

Você já fez a dieta do leite? Como foi sua experiência? Se não, gostaria de fazer? Comente abaixo!

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Sobre Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

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207 comentários em “A Dieta do Leite: Como Funciona, Cardápio e Dicas”

  1. ola galera,alguem aqui fez essa dieta e obteve resultados?vou comecar a minha amanha estou com 74 kls e tenho 165 de altura volto p contar o meu resultado logo,e quero saver o de vcs tbm.boa sorte a tds.

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  2. oi gente comecei hoje a minha dieta so no leite,vou mim pesar amanha estou pesando 74 kg e tenho 1,59

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  3. Bom dia vou começar a dieta hoje 27/02 estou pesando 72k e 100g bora emagrecer meninas!!! volto todos os dias pra contar o quanto emagreci

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      • Eu fiz uma vez,
        Perdi 10 kilos em 8 dias.
        Passei do 44 para 42.
        Ruim e os 3 primeiros dias, que o cérebro fica te torturando por açúcar, carboidratos ??
        Mas chegou no 3° dia e mole para as gatas?

        Três coisas principais…..
        FORÇA ?
        FÉ ?
        FOCO ?

        EU ESTOU FAZENDO PELA SEGUNDA VEZ, VOLTEI AO 44 E QUERO CHEGAR AO 38 BORA TOMAR LEITE ???????

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  4. Bom Dia, hj em: 28/07/18, iniciarei a dieta do leite, estou pesando 57,70, espero chegar aos 50 kilos, me comprometo a postar novamente se completei a dieta com êxito e o quanto emagreci, a busca por postar um sucesso me motivará, estou convicta que dará certo! ??? Até 05/08/18!…

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