A Dieta da Cabala – Como Funciona, Cardápio e Dicas

atualizado em

A dieta da Cabala, proveniente de uma publicação de nome similar e de autoria de Ian Mecler, promete não somente a transformação do corpo como também da mente e da alma, dentro de um período de 22 dias.

A ideia é acabar não apenas com a compulsão alimentar e os maus hábitos relacionados à dieta e promover uma reeducação alimentar, como também se livrar dos maus hábitos, tratando os padrões de negativos de comportamento onde eles começam.

Vamos falar sobre esse programa alimentar, conhecer como funciona a dieta da cabala e conferir um modelo de cardápio? Confira abaixo.

Como funciona a dieta da Cabala?

cabala

A metodologia do programa alimentar está contida no livro Dieta da Cabala – 22 dias para Transformar Corpo, Mente e Alma, da editora Record. Ele é composto por 22 aulas que devem ser postas em práticas uma a cada dia.

O método é dividido em três etapas – a dieta do corpo, a dieta da mente e a dieta da alma.

Primeira fase – a dieta do corpo

A primeira etapa consiste em entender a necessidade de eliminar alguns alimentos das refeições como forma de aprimorar o mecanismo físico do corpo. Essa etapa inicial consiste em obedecer as seguintes setes regras:

  1. Reduzir a ingestão de glúten;
  2. Diminuir o consumo de sódio;
  3. Reduzir a quantidade de açúcar consumido na alimentação;
  4. Inclusão de sementes na dieta;
  5. Dar ênfase à ingestão de água;
  6. Adicionar os chamados alimentos vivos às refeições. Isso engloba vegetais, frutas e verduras;
  7. Acrescentar os chamados alimentos pacíficos à alimentação. Os alimentos pacíficos são aqueles que não possuem carnes de animais.

Tais modificações na rotina servem para melhorar o funcionamento do organismo e diminuir o processo inflamatório causado pelo consumo de alimentos maléficos, com o objetivo de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida. 

  Continua Depois da Publicidade  

Segunda fase – a dieta da mente

A proposta aqui é deixar para trás hábitos negativos que estejam associados a algum tipo de trauma que a pessoa tenha experimentado ao longo de sua vida. De acordo com a dieta da cabala, cada um desses problemas é oriundo de uma espécie de semente que cultivou e gerou uma atitude negativa dentro da mente do indivíduo.

Em outras palavras, a ideia é tratar e curar esses hábitos negativos a partir da raiz do problema. O método parte do princípio que os ensinamentos da cabala, uma sabedoria milenar também definida como um misticismo judaico que prega que todas as esferas da vida humana, possuem a mesma origem e possui seus próprios ensinamentos a respeito de Deus, o homem, o universo e a criação.

Alguns ensinamentos retirados da cabala na segunda fase da dieta com o objetivo de curar os hábitos negativos são:

  • Saber compartilhar;
  • O poder de dizer não;
  • O poder de dizer sim;
  • Meditação.

Terceira fase – a dieta da alma

Já a terceira etapa do programa tem como proposta a criação de mantras cujo objetivo é tornar a alma da pessoa mais espiritualizada. O método prega que isso deve acontecer por meio da recitação de mantras e salmos em voz alta e em horários específicos.

Entretanto, ao recitar as mensagens, é necessário que a pessoa entenda o que cada um deles significa. 

Cardápio da dieta da cabala

Confira a seguir o exemplo do cardápio de um dia da dieta da cabala:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Café da manhã: 1 tapioca pequena com chia e um ovo de recheio, ½ mamão papaia com ½ colher de chá de linhaça e 1 copo de 200 ml de suco de uva integral.
  • Em jejum ou depois do café da manhã: 1 copo de 200 ml de água.
  • Lanche da manhã: suco da juventude. Para fazê-lo bater 200 ml de água, 1 banana, a colher de chá de chia e 1 colher de chá de linhaça no liquidificador.
  • Almoço: 1 copo de 200 ml de água, 1 xícara de chá ou 100 g de berinjela cozida, 1 xícara de chá ou 100 g de cenoura crua, salada verde à vontade e 1 filé de 200 g de peixe tipo Saint Peter.
  • Lanche da tarde: 1 copo de 200 ml de água e 1 quantidade equivalente à palma da mão de oleaginosas – castanhas, amendoim, nozes e amêndoas.
  • Jantar: 1 tigela de sopa de abobrinha, berinjela, chuchu, cenoura, beterraba, couve, brócolis e legumes.
  • Ceia: 1 copo de 200 ml de suco preparado com maçã, pepino, couve, hortelã, alface e inhame. Todos os ingredientes devem ser usados crus para fazer a bebida.

Cuidados importantes

Antes de começar a seguir a dieta da cabala ou qualquer programa alimentar, é fundamental recorrer ao médico e ao nutricionista para se certificar de que a dieta em questão é realmente apropriada para o seu caso e garantir que não trará problemas à saúde.

Isso porque, mais importante do que seguir uma dieta para perder peso, é encontrar um método que permita que você tenha o peso que deseja e, ao mesmo tempo, possa ser sustentado a longo prazo e não prejudique a sua saúde, de modo que o organismo receba todos os nutrientes que necessita para funcionar corretamente.

Você já tinha ouvido falar da dieta da Cabala? O que achou do modo como funciona e do cardápio deste programa alimentar? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário