Cuscuz aumenta o colesterol e triglicérides?

atualizado em

O cuscuz é um prato bastante popular na região nordeste do nosso país e serve como uma bela fonte de energia. Esta receita pode ser preparada à base de uma mistura de farinha de milho, fubá ou flocos de milho pré-cozidos, com água e sal dentro de um aparelho chamado de cuscuzeira.

Ele é rico em vitamina A, nutriente que faz bem para a pele e a visão, além de possuir boas quantidades de vitaminas do complexo B e de fibras, que contribuem com a saciedade do organismo.

O cuscuz não possui alto teor de sódio, gorduras saturadas e colesterol, porém, como é rico em carboidratos, o consumo elevado deste alimento pode favorecer o aumento de triglicérides no sangue.

Veja então a maneira ideal de se consumir o cuscuz sem que ele afete a sua saúde e aproveite também para entender se cuscuz engorda ou emagrece e conheça ainda uma lista dos alimentos que aumentam o colesterol que você deve evitar comer em excesso.

Cuscuz e o colesterol

colesterol ldl e hdl

O colesterol é um tipo de gordura encontrado no sangue e nas células e é muito importante para produzir hormônios, vitaminas e por auxiliar no correto funcionamento dos órgãos.

Existem dois tipos de colesterol: o bom e o ruim. O colesterol “bom”, o HDL, é responsável por transportar o excesso de colesterol das artérias para o fígado, evitando assim o seu entupimento. O LDL, considerado o colesterol “ruim”, leva o colesterol para as células e quando circula em excesso pode se acumular nas artérias e formar placas de gorduras no coração, aumentando os riscos aterosclerose (um acúmulo perigoso de colesterol e outros depósitos nas paredes das artérias que podem diminuir o fluxo sanguíneo pelas artérias), infarto e AVC.

A maior parte do colesterol é produzida pelo nosso próprio corpo, mas uma parcela vem da dieta, e por isso é preciso tomar bastante cuidado para controlar as suas taxas no nosso organismo, uma vez que quanto mais elevadas, maior será o risco de sofrer complicações de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas como já mencionamos acima, você não precisa abandonar seu prato queridinho, porque o cuscuz não aumenta o colesterol. A retirada do cuscuz do cardápio só deve ser feita quando há restrição médica devido ao aumento de triglicérides ou quando a pessoa sofre de alergia alimentar. Nesses casos é preciso adequar o consumo junto ao nutricionista.

No entanto, manter uma alimentação saudável é fundamental para controlar os níveis de colesterol no sangue, assim como é recomendado a prática regular de atividades físicas e a adoção de uma dieta balanceada para emagrecer e manter a saúde.

De olhos nos acompanhamentos

cuscuz

Muita gente costuma utilizar outros ingredientes para acompanhar o seu cuscuz. Mas quem tem os níveis de colesterol elevado no sangue, precisa evitar incluir alguns alimentos que possam aumentar o colesterol no seu prato.

Margarina, manteiga, carne vermelha, produtos laticínios gordos, bacon, frituras, salsichas e embutidos são alguns exemplos de alimentos que podem aumentar o colesterol e devem ser evitados como acompanhamento a um prato de cuscuz.

Se você possui alto nível de colesterol em seu sangue, é fundamental que você siga todo o tratamento indicado pelo seu médico para lidar com esta comorbidade, e pode também seguir algumas dicas de dieta para abaixá-lo.

Lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir as opiniões e recomendações do médico e do nutricionista.

  Continua Depois da Publicidade  

Aproveite para conhecer no vídeo a seguir os 10 melhores alimentos para baixar colesterol rápido e dicas, segundo nossa nutricionista:

Cuscuz aumenta e os triglicérides

Exame de triglicerídeos

As taxas de triglicérides elevadas são um fator de risco para o endurecimento e engrossamento das paredes das artérias, aumentando as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Os níveis altos deste carboidrato também costumam ser um sintoma de outras doenças, como a obesidade e a síndrome metabólica.

A síndrome metabólica corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica, e essas principais condições são: obesidade central (circunferência da cintura elevado), pressão alta, triglicérides elevados, níveis altos de açúcar no sangue (hiperglicemia) e taxas anormais de colesterol.

De acordo com nutricionistas, as fontes de carboidratos fazem parte do grupo de alimentos que favorecem o aumento dos triglicérides no sangue, e como vimos acima, o cuscuz é rico em carboidratos.

Mas qual será o problema com os carboidratos?

Uma das possíveis causas do desenvolvimento de níveis elevados de triglicérides é justamente a ingestão de muitas comidas e bebidas ricas em carboidratos, como grãos refinados, doces e bebidas açucaradas.

Os alimentos amiláceos (ricos em amido) são decompostos na forma de açúcar no nosso organismo. Uma vez que esses açúcares são consumidos de maneira excessiva, eles podem ser transformados em triglicérides.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas o que o cuscuz tem a ver com tudo isso? É que o milho, matéria prima deste prato tipicamente nordestino, é considerado um vegetal amiláceo.

Portanto, para quem já foi diagnosticado com níveis elevados de triglicérides, é fundamental consumir o cuscuz com moderação. Se você já sabe que sofre desta condição, consulte o seu médico e/ou seu nutricionista para saber como incluir o cuscuz nas suas refeições, mantendo os seus níveis de triglicérides sob controle.

Vídeo

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que cuscuz aumenta o colesterol? Tem o hábito de consumir esse alimento? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

9 comentários em “Cuscuz aumenta o colesterol e triglicérides?”

  1. Gostei muito, obrigada Dra.Ptricia! Gosto muito de cuscuz mais vou diminuir , estou com colesterol e trigliceridios um pouco altos. Sou do recife – Pernambuco! Nordestina.bj

    Responder
  2. Tenho colesterol alto deixei de comer muitos alimentos por recomendação da nutricionista.Ela passou uma dieta com alimentos incluindo o cuscuz e hoje descobrir que não é muito muito bom

    Responder
  3. Meu triglicerídeos está alto em 300 e o normal é até 150. Gostaria de saber se devo mim preocupar com a minha apesar que sempre evitei gorduras,frituras e massas .Sempre foi normal minhas taxas. Mas, há 2 meses tive muito estresse e nervoso devido o falecimento de um ente muito querido. Será que foi o estresse que aumentou meu triglicérides ?
    Gostaria de obter uma resposta se possível.

    Responder
  4. Bom dia! Não sabia que o cuscuz almentava o triglicerídeos,o meu já era alto,comi cuscuz várias vezes,só Deus sabe como está agora. Preciso fazer um exame muito rápido estou com muita tontura, meu acucar e gordura também é alto. Só Deus na causa. ??

    Responder
  5. Bom dia! Infelizmente não sabia. Como cuscuz quase todos os dias,e não vinha me sentindo bem já faz dias. Fiz os exames e descobri que meu triglicérides estava ali alto.

    Responder
  6. Não, pra mim foi muito bom essa informação, pois gosto muito de cuscuz, e minha triglicerídeos, alto.obg.

    Responder
  7. Bom dia

    Infelizmente já sim,o melhor prato para mim, graças a Deus, não tenho colesterol Alto, triste que filho de 10 anos tenho.

    Responder