Creatina Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 09/02/2021

Muitos pensam na possibilidade, de fato real, de que a creatina engorda. Entretanto, a questão que você realmente deveria estar perguntando é se a creatina te fará ganhar gordura!

A maioria das pessoas sabe que músculos pesam mais que gordura. Isso quer dizer que você pode perder gordura, mas ainda assim ganhar peso porque ganha músculos.

A creatina não foi desenvolvida como um produto para perda de peso. A creatina é formulada e comercializada como um produto que te ajuda a se exercitar por mais tempo, para que você possa criar músculos mais rápido.

A creatina ajuda a aumentar os níveis de energia nos músculos, o que quer dizer que você não sente fatiga tão rápido quando está se exercitando. Assim você pode se exercitar por mais tempo.

A creatina engorda em peso de músculos ou de gordura?

Primeiramente, o efeito colateral mais comum do uso de creatina é inchaço e retenção de líquidos. Quando isso acontece, uma flutuação de peso de cerca de 2 a 5 quilos é normal.

É importante notar que peso de água ou peso de inchaço não é permanente. Uma vez que seus níveis de creatina diminuam, você deve ver esse peso extra desaparecer.

Agora vamos falar sobre outros tipos de ganho de peso. Se você está se exercitando enquanto a usa, a creatina engorda em peso de músculos e não de gordura.

A creatina tem poucas calorias, gordura e carboidratos. Isso quer dizer que você não está adicionando lixo ao seu corpo quando usa creatina – embora você deva sempre ler o rótulo de um produto para ter certeza!

Há benefícios no uso de creatina com proteína?

Logicamente falando, a combinação de proteína e creatina deve te oferecer resultados excepcionais.

Na maioria dos casos, fisioculturistas usam proteína e creatina como parte de sua rotina de exercícios para ganhar massa. Alguns até combinam as duas em um shake.

A Creatina Emagrece?

Sim! De alguma forma, a creatina emagrece por te ajuda a ganhar e manter tecido muscular magro metabolicamente ativo, o que faz dela um queimador de gordura indireto.

De forma simples, quanto mais músculos você tem no seu corpo, mais você pode se exercitar, e mais calorias você pode queimar durante e depois das suas sessões de exercícios.

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Além disso, a creatina também te ajuda a elevar seu metabolismo mais diretamente, através de suas propriedades de hidratação. “Uma célula bem hidratada tende a ser mais metabólica,”

Mais sobre Creatina e Perda de Peso

O Princípio em que Creatina Emagrece

Além dos outros benefícios da creatina, como ela pode afetar seu peso? Não se preocupe, vamos chegar lá, mas primeiro você tem que entender…

Quando você toma creatina como um suplemento, ela satura as células musculares conforme elas se enchem de água. Creatina atrai a água presente no seu corpo para seus músculos. Mas os músculos não estão prontos para aceitar essa grande quantidade de água, e para fazer isso, as células musculares devem se expandir.

Aqui os músculos crescem e se tornam mais fortes. Mas se você é uma mulher e não quer que isso aconteça, porque você não quer músculos grandes, você precisa tomar cuidado com as calorias que ingere, você nunca deve exceder. Na verdade, muitas mulheres tomam creatina, mas não têm músculos grandes, apenas tonificados. Entretanto, aqueles que tomam creatina, sejam homens ou mulheres, terão pelo menos um pequeno crescimento no tamanho dos músculos.

Agora, já que músculos maiores requerem mais calorias para manter seu novo tamanho (lembre-se, isso não quer dizer enormes, apenas maiores que antes), os músculos não terão outra escolha senão buscar suas reservas de gordura para conseguir as calorias necessárias para manter seu tamanho.

Durante um estudo conduzido pela Universidade de São Paulo (USP), pessoas foram divididas em 2 grupos que receberam, respectivamente, 10 gramas de creatina por dia ou um placebo, por 3 meses, durante os quais eles fizeram atividades aeróbicas de intensidade média.

Resultado: aqueles tomando creatina tinham níveis mais baixos de glicose, aparentemente porque a creatina usou mais glicose da corrente sanguínea para levar aos músculos.

As vantagens desse processo são várias:

  • Células musculares podem ter mais energia para queimar e isso permite que você se exercite por mais tempo.
  • Queimar uma quantidade maior de gordura previne o acúmulo de gordura e promove perda de peso.
  • Ao armazenar mais glicose nas células musculares, ela aumenta o volume das células, e assim de massa muscular.

É por isso que creatina é um dos métodos usados por muitas pessoas que querem voltar à forma!

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Você era do grupo de pessoas que acredita que a creatina engorda ou emagrece? Você já tomou este suplemento em alguma fase da vida? Comente abaixo os resultados à época.

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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42 comentários em “Creatina Engorda ou Emagrece?”

  1. Oi bom dia ei queria saber eu quero ganhar peso entao se eu começar a malhar e tomar creatina eu ganho peso ne isso mas eu devo tomar a creatina com carboidrato e proteina é isso me fala obg.

  2. Não faço exercício físico mas tomei creatina por 2 meses pois tenho.mais de 45 anos e estou perdendo massa muscular. Minha intenção é de repor ou perder menos por causa da idade. Não vi resultado ainda. Seria preciso exercitar o musculo para isso ou ela pode ajudar a repor o músculo soxinha ? Preciso muito da resposta por favor .

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