Cranberry em cápsulas: benefícios, para que serve e como tomar

atualizado em

Cranberry é um fruto bem pequeno, de sabor azedo e cor avermelhada. Rico em substâncias antioxidantes, o cranberry oferece diversos benefícios para nossa saúde.

Além do fruto, é possível encontrar cranberry em cápsulas. Elas são produzidas a partir do pó obtido do fruto seco, sendo uma forma mais fácil e acessível de aproveitar os benefícios do fruto, que não é tão facilmente encontrado no Brasil.

Vamos mostrar os melhores benefícios de se consumir cranberry em cápsulas, além de explicar para que serve e como tomar as pílulas.

Cranberry: o que é?

Cranberry
O nome brasileiro da fruta é oxicoco, mas também é conhecida como mirtilo-vermelho e arando

Cranberry é um fruto redondo, bem pequeno, levemente azedo-adocicado e de cor avermelhada, originário da América do Norte. 

O cranberry não é tão conhecido no Brasil, sendo mais facilmente encontrado na forma desidratada ou em cápsulas. O nome brasileiro da fruta é oxicoco, mas também é conhecida como mirtilo-vermelho e arando. 

Apesar de pouco popular, o cranberry contém muitos antioxidantes e nutrientes, que exercem importantes funções em nosso organismo. 

Além disso, o cranberry é pouco calórico. Para você ter ideia, uma porção de meia xícara de cranberries, equivalente a 90 gramas, contém apenas 25 calorias e um alto teor de nutrientes, como vitamina C, A e K.

  Continua Depois da Publicidade  

Cranberry: para que serve 

Essa fruta vem sendo usada desde a antiguidade pelos povos nativos norte americanos, principalmente para tratar infecções urinárias e doenças renais. 

Na Inglaterra, os colonos usavam a fruta para tratar problemas de falta de apetite, dores de estômago e distúrbios sanguíneos.

Se a fruta é nutritiva e saborosa, por que usá-la em cápsulas?

O fato do cranberry não estar disponível o ano todo e só ser cultivado nos Estados Unidos e Canadá, dificulta um pouco a sua aquisição. 

Isso também torna o produto mais caro, podendo ser encontrado na forma de polpa congelada, fruto desidratado ou em cápsulas. Além disso, seria necessário ingerir a fruta diariamente para obter seus benefícios, em torno de 480 mL de suco da fruta. Sendo assim, consumir o cranberry em cápsulas é uma maneira mais prática de usufruir dos benefícios do fruto em sua forma concentrada.

Cranberry em cápsulas, ou cápsulas de arando, são um suplemento alimentar feito com o fruto seco em pó. Essas cápsulas são tão nutritivas e benéficas quanto a fruta fresca. 

Devido à presença de importantes antioxidantes, como vitamina C, proantocianidinas, zinco e selênio, as cápsulas de cranberry são indicadas para o tratamento complementar de infecções urinárias e úlceras no estômago e como tratamento preventivo contra o envelhecimento precoce. 

  Continua Depois da Publicidade  

Alguns estudos científicos, ainda na fase laboratorial, têm mostrado uma ação de combate a diferentes tipos de cânceres em experimentos feitos em placas e em modelos animais. 

Além dos benefícios do cranberry propriamente dito, algumas cápsulas trazem em sua formulação outros ingredientes ativos, como vitaminas C, D3, K, E e manganês, que servem para adicionar benefícios ao suplemento. 

Benefícios da cranberry em cápsulas 

1. Prevenção de infecções no trato urinário

As cápsulas de cranberry podem ser bastante eficazes na prevenção de infecções recorrentes do trato urinário. Isso se deve à presença de proantocianidinas, que são substâncias que impedem a adesão da bactéria Escherichia coli ao revestimento da uretra e da bexiga.

Desse modo, a colonização bacteriana é inibida e, consequentemente, a progressão da infecção. Isso porque, quando as bactérias não conseguem se aderir aos tecidos, elas não são capazes de se multiplicar, reduzindo os riscos de infecções.

Diversos estudos mostram que o consumo diário de cranberry em cápsulas contendo 36 miligramas de proantocianidinas pode reduzir de forma significativa a frequência de infecções recorrentes do trato urinário, principalmente em mulheres. Já em outros grupos de pessoas, como idosos, alguns estudos não encontraram uma correlação positiva entre o uso de cranberry em cápsulas e menor ocorrência de infecções urinárias.

Considerando o conhecimento obtido até hoje sobre as cápsulas de cranberry, elas se mostram como uma excelente terapia complementar e preventiva. Isso significa que, apesar de prevenir e complementar um tratamento de infecção urinária, ela não deve substituir um tratamento convencional que tenha sido prescrito pelo seu médico ou médica. 

  Continua Depois da Publicidade  

Converse com o médico ou médica que te acompanha, para saber qual é a melhor forma de incluir as cápsulas em seu tratamento ou como usá-la para prevenir infecções urinárias recorrentes, aquelas que sempre voltam apesar do tratamento. 

2. Efeito antioxidante

O cranberry contém muitos antioxidantes em sua composição, que ajudam na proteção contra danos causados por radicais livres no organismo. A presença de radicais livres está associada a muitas doenças crônicas como doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo.

Existem evidências de que os antioxidantes presentes na cranberry são mais eficazes do que a própria vitamina E, que é um dos antioxidantes mais importantes que temos em nosso corpo, no que se refere ao combate aos radicais livres.

Por ser preparada a partir dos frutos secos, a cranberry em cápsulas apresenta uma maior concentração de antioxidantes do que as frutas frescas ou produtos como molhos e geleias de cranberry. Estudos indicam que o uso diário de cranberry em cápsulas reduz de modo significativo os marcadores relacionados ao estresse oxidativo no corpo.

3. Prevenção de doenças do coração

A ingestão regular de suco de cranberry pode ajudar na redução do risco de doenças cardíacas, no aumento do colesterol do tipo HDL (colesterol bom) e na redução da inflamação crônica, que pode dar origem a problemas metabólicos, como síndrome metabólica e diabetes.

Existem pesquisas realizadas com suco de cranberry que mostraram que ele é capaz de aumentar em até 10% os níveis do colesterol bom no sangue, o que implica em uma redução dos riscos de se desenvolver doenças cardiovasculares.

Apesar de não existirem estudos específicos sobre a cranberry em cápsulas, é bem provável que seus benefícios sejam os mesmos para a saúde cardiovascular.

4. Proteção e tratamento contra úlceras no estômago

Algumas substâncias presentes na cranberry podem ajudar a eliminar infecções bacterianas causadas pela bactéria Helicobacter pylori no estômago, reduzindo o risco de úlceras no local. Pesquisas sugerem que usar cranberry por 90 dias pode eliminar totalmente a presença dessa bactéria no organismo.

5. Risco reduzido de câncer

Estudos feitos principalmente em modelos animais e in vitro (em placas de laboratório) mostram que os compostos encontrados no cranberry podem ajudar na proteção contra o câncer, retardando o crescimento de tumores. Isso se deve em grande parte à presença de substâncias antioxidantes que ajudam a proteger as células de danos causados por radicais livres que podem levar à mutações no DNA das células, transformando-as em cancerígenas.

6. Saúde bucal

As mesmas substâncias que impedem que as bactérias se liguem ao revestimento do trato urinário, as proantocianidinas, são as que evitam que as bactérias se desenvolvam na sua boca. Isso reduz problemas bucais como cáries e doenças na gengiva.

7. Aumento da imunidade

Vários estudos sugerem que as substâncias presentes no cranberry aumentam a imunidade, fazendo com que o organismo seja capaz de combater infecções e outras doenças com mais eficiência. 

A cranberry em cápsulas é muitas vezes enriquecida com vitamina C e outros antioxidantes, tornando-as ainda mais benéficas para o sistema imunológico.

8. Controle dos níveis de açúcar

Diversas pesquisas comprovam que a cranberry é capaz de reduzir de forma significativa os níveis de açúcar no sangue de pessoas com diabetes. Veja quais são os sintomas de glicemia alta

Além disso, não é adicionado açúcar na cranberry em cápsulas, como ocorre na maioria dos sucos preparados com a fruta, devido ao seu sabor levemente azedo.

9. Auxílio no emagrecimento e remoção de toxinas

As cápsulas de cranberry também apresentam um alto teor de fibras, que ajudam no processo digestivo e, consequentemente, em processos de perda de peso. A redução do teor de colesterol no sangue também ajuda no emagrecimento. Além disso, o cranberry ajuda a reduzir desconfortos estomacais, como indigestão, azia, refluxo e gases. 

O alto teor de fibras também ajuda na remoção de resíduos e toxinas presentes no organismo através das fezes.

Como tomar cranberry em cápsulas

Cápsulas
Pesquisas indicam tomar até 1500 mg de cranberry por dia

As cápsulas de cranberry são facilmente encontradas em farmácias, lojas físicas de produtos naturais ou pela internet. 

Geralmente, uma dose de cranberry em cápsulas equivale a um copo de 237 mililitros de suco da fruta puro.

A cranberry em cápsula parece ser totalmente segura. A recomendação geral é de 2 cápsulas ao dia, sendo que a quantidade de doses pode variar conforme a miligramagem usada por cada fabricante. Confira a dose recomendada no rótulo do produto, ou consulte um/uma fitoterapeuta para confirmar esta informação.

Os resultados das pesquisas disponíveis indicam que tomar até 1500 miligramas de cranberry por dia é seguro para a maioria das pessoas. 

Dosagens entre 500 e 1500 miligramas são indicadas para o tratamento preventivo de infecções do trato urinário. Doses diárias de 1200 miligramas são indicadas para o inibição do estresse oxidativo, o que pode ser útil na prevenção de doenças crônicas e do envelhecimento precoce. 

Efeitos colaterais

Se usadas em excesso, além da dose diária recomendada no rótulo do produto, as cápsulas de cranberry podem causar alguns efeitos colaterais indesejados, como: diarreia, enjoos, vômitos, dores abdominais, aumento de micção (maior frequência urinária) e desconfortos gastrointestinais.

Dicas e cuidados

Apesar de povos antigos usarem a cranberry para tratar problemas renais, atualmente é indicado que pessoas que têm pedras nos rins não usem essas cápsulas, já que o aumento da micção pode piorar o problema, num quadro de crise aguda. 

Além disso, as cápsulas de cranberry podem conter oxalato que, quando combinadas com cálcio, podem aumentar o risco de formação de pedras nos rins em pessoas com histórico de cálculos renais (pedras nos rins). 

As pesquisas sobre esse assunto são conflitantes e, por isso, é melhor evitar o uso de cranberry nesse caso.

Indivíduos que são alérgicos a componentes da fruta também não devem usar cranberry em cápsulas. Quem é alérgico à aspirina (ácido acetilsalicílico), por exemplo, não deve usar o produto, já que o cranberry é rico em vitamina C.

Também existem relatos de interações medicamentosas com medicamentos anticoagulantes, como varfarina, dicumarol, atorvastatina e nifedipina. Por isso, sempre converse com um profissional da saúde antes de usar um suplemento nutricional como as cápsulas de cranberry, principalmente se estiver usando remédios.

Fontes e referências adicionais

Você já usou cranberry em cápsulas por algum desses benefícios que listamos acima? Teve bons resultados com essa suplementação? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
  Continua Depois da Publicidade  
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário

9 comentários em “Cranberry em cápsulas: benefícios, para que serve e como tomar”

  1. Faço uso da cápsula de Cranberry e a cada dia tenho um resultado ainda melhor para infecção urinária, sem conta que é rico em vitamina C.É ótimo, super eficaz e por isso, eu recomendo o uso do mesmo.

    Responder
  2. Eu tenho muito tempo dor no canal da urina e Fasso exames não dá a ficção e dói direto já fiz um monte de exame e não descobre o q eu tenho é o médico receitou esse remédio pra mim tomar posso tomar direto será?

    Responder
  3. Tenho colesterol ruim um pouco alto já fiz vários exames tenho acompanhamento médico de 6 em 6 meses só que tenho muito cuidado com que como td meu e sem gorduras e mesmo assim ele não baixa meu é 49.50 já estou na nutricionista pra ver já fiz um exame de SELÊNIO CÉTICO o resultado é do dia 05/07 enfim sou cuidadosa não sou teimosa e ainda assim tem isso, o que posso fazer ?

    Responder
  4. Estou fazendo uso da cranberry na fórmula de cápsulas nome de fantasia Cystera indicado pela ginecologista porque sofro de infecçao urinária recorrente, a dosagem inicial foram 4 caixas com 30cap tomando 2 x ao dia por dois meses e depoius três meses seguidos reduzindo a dose para 1 cápsula diária totalizando 7 caixas e 5meses de tratamento. Faço o acompanhamento através do exame de urina e está td normal, faço ingestão de muita água

    Responder