Coração de frango é saudável? Benefícios e malefícios

Especialista da área:
atualizado em 27/10/2021

É comum, no nosso dia a dia, dar preferência aos músculos e evitarmos os miúdos, como coração, fígado e língua. Porém, é importante dizer que eles são tão nutritivos quanto os próprios músculos.  

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O coração de frango tem espaço garantido nos nossos churrascos, mas muita gente se pergunta se essa proteína é saudável e se existem benefícios em seu consumo. Será que ele deveria ter mais espaço nas nossas refeições diárias?

Baixa densidade energética

coração de galinha

Comer coração de galinha exige um certo cuidado, pois apesar de possuir baixa densidade energética, ou seja, ser pouco calórico, ele contém bastante gordura. Por isso, é melhor não exagerar nas porções e comê-lo com moderação.

Rico em proteínas

O coração de galinha é uma excelente fonte de proteína, fornecendo todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Além disso, a proteína prolonga a sensação de saciedade após as refeições.

Alto valor nutritivo

Por ser uma fonte de proteína magra, o coração de frango fornece vitamina do complexo B, é rico em ferro (responsável pela produção de hemoglobina e o transporte de oxigênio pela corrente sanguínea) e em zinco (que otimiza a manutenção do sistema imunológico).

Ele também é a melhor fonte de obtenção da coenzima Q10, uma enzima de ação antioxidante e anti-inflamatória, importante para o transporte de oxigênio pelo organismo e para a manutenção dos níveis de energia do mesmo.

Cuidados

coração de frango

De fato existem mais benefícios no consumo do coração de frango do que malefícios, porém é sempre ter cautela, principalmente com relação a quantidade ingerida.

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O coração de galinha, como já mencionamos, é um alimento gorduroso e cerca de 40% de seu valor calórico é constituído de gordura. Por tal razão é recomendável que seja retirada a maior parte da gordura branca que fica visível no topo do coração, pois trata-se de gordura saturada.

Existe o risco, embora muito pequeno de contrair a toxoplasmose, uma infecção não muito grave para o indivíduo comum e saudável, mas de risco para mulheres grávidas, por exemplo. Uma maneira de evitar ou minimizar esse risco é consumir esse miúdo bem passado.

Como consumir

O coração de frango é saudável e nutritivo quando consumido em quantidade moderada, além de ser uma opção de carne mais barata com potencial de se tornar numa refeição muito saborosa, se preparado corretamente.

Você pode grelhar, assar, cozinhar na panela de pressão e até mesmo fazer um strogonoff de coração de frango com champignon! Use a criatividade e não deixe essa proteína magra e suculenta (e barata!) de fora da sua dieta.

Você imaginava que o coração de frango é saudável? Já conhecia os benefícios que seu consumo pode fornecer? Tem costume de consumi-lo? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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11 comentários em “Coração de frango é saudável? Benefícios e malefícios”

  1. Sempre que posso eu faço coração de galinha pra família! Todos gostam! Faço cozido com pimentão.

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  2. Boa noite , tudo que eu posso afirmar é que coração de frango não é nada barato , pois eu fui ao mercado , sábado dia 14 de dezembro de 2019 , encontrei a bandeja com um kg no valor de R$ 22 reais , agora fígado e moela , realmente são de baixo custo sim , este são o meu comentário .

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  3. Consumo direto, mas só não gostei de saber que não posso consumir mal passado, melhor forma de consumo ao meu ver, porque ele não fica “borrachento”, kkkk

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    • pode sim, se vc tiver uma produção de ácido cloridrico boa no estomago. o ácido mata as bactérias patogenicas.

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      • Uma boa dica eh consumir vinagre de maca antes da refeicao mal passada e durante tomar uma ou duas capsulas de cloridrato de betaina hcl. Assim o risco eh zero de se contaminar com alguma bacteria.

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